Medium picture

typhonite Linck's Roberto Ripka Siqueira

GameDev de Curitiba/PR. Amo RPGs, boas histórias e cerveja gelada!


8 months ago 2019-01-28

Fable II

Fable II é um Action/Adventure RPG exclusivo do Xbox 360 (ou Xbox One, através da retrocompatibilidade emulada) lançando em 2008, pelo extinto estúdio Lionhead, liderado por Peter Molyneux, que deixa bem claro que o jogo tem sua marca, onde as decisões do seu personagem moldam o mundo do jogo, mundo este repleto de humor politicamente incorreto e críticas sociais.

Os pontos bons:

A história é muito boa, às vezes um pouco cliché, mas te prende muito bem.

A jogabilidade é ok, é bem estranha no começo, mas depois que vc se familiariza, flui.

Os gráficos são muito bons pra época (final de 2008), estilizados, ao ponto de que 11 anos depois, com toda a tecnologia PBR, etc, me fez parar pra apreciar e tirar fotos várias vezes.

Há vários segredos para se explorar e easter eggs para os mais atentos, e, principalmente, são divertidos de se fazer, sem tirar demais da rota padrão, e geralmente contém uma pitada de humor. Destaco aqui o easter egg sobre easter eggs (Dingly Egg) e os diversos túmulos espalhados pelos mapas que são referencias tanto a equipe de desenvolvedores quanto a personagens de Albion.

Os pontos altos são exatamente o que o distingue dos outros RPGs: o humor politicamente incorreto e o seu sistema singular de socialização.

Quanto a esse sistema de socialização, inicialmente parece bem raso, mas ao experimentar (e passei um bom tempo nisso!) vi uma grande complexidade de personalidades, e dá a impressão de que provavelmente tinha sido desenhado para ser ainda mais complexo porém deve ter sido simplificado em alguma revisão antes da publicação do jogo. Às vezes, contudo, chega a ser irritante ser seguido por uma multidão de fãs, no caso de você jogar com um personagem bonzinho.

Agora aos pontos negativos:

A trilha sonora é bem repetitiva, e em especial as de batalha, notei, talvez, duas músicas diferentes, sendo uma extremamente irritante e repetitiva. Além disso, às vezes a detecção de batalha buga e mesmo não tendo inimigos vivos ao redor, a música continua tocando até vc sair do mapa. As trilhas sonoras normais são agradáveis, porém também há pouca variedade.

Diversos bugs. Um dos mais comuns e que mais me atrapalharam ao ponto de ter que refazer 2 missões foi o de sistema de "seguidores" do jogo, onde o sistema por algum motivo deixa de reconhecer que o NPC está ali com vc, mesmo de fato estando.

Fora esse, há bugs no pathfinding do jogo, que às vezes atrapalham tanto a IA do seu cachorro que às vezes fica 5min procurando um "dig spot" que estava ali em baixo dele, quanto a trilha que o jogo estabelece para algum objetivo.

E também tinham os glitches de renderização de textura e reprodução de áudio, (pelo que pesquisei, culpa de uma das últimas atualizações do sistema de emulação do X360 no XOne), sendo o de áudio definitivamente um dos mais chatos, já que, além de quebrar o flow das cenas e diálogos, ainda tornava elas mais lentas, como se tivesse colocado um vídeo do YouTube em metade da velocidade, e como o jogo detecta conclusões de quest com a conclusão da reprodução de um diálogo, isso se tornou algo absurdamente chato.

O de renderização, apesar de incômodo e também quebrar a imersão, só atrapalhou mesmo, justamente na última cena da última DLC, onde deveria mostrar uma visão do futuro, só que não pude ver NADA.

Concluindo: um ótimo RPG, uma experiência única, apesar de algumas falhas, merecia um remake, ou ao menos um port para PC, para que a fanbase cuidasse disso, porém infelizmente nada disso deve acontecer, já que a desenvolvedora já não existe mais.

Se você gosta de RPGs ou Adventures, diria que é um título indispensável, ainda mais se tiver um Xbox 360, onde há menos bugs.

Quanto a nota, é difícil contabilizar se tratando de um jogo com 11 anos e que ainda sofreu com bugs por culpa da emulação de plataformas, mas considerando tudo...

Nota: 8,5/10

8.5 8.5 10
Overall
7.0 Gameplay
10 Story
5.0 Music
10 Graphics
Humor
História
Opções
Mundo vivo
Doggo!
Trilha sonora
Bugs
Glitches na emulação do XOne

5 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...