This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • supernovas SUPERNOVAS
    2020-08-24 03:23:52 -0300 Thumb picture

    A História de Top Gear!

    Medium 3822548 featured image

    De 1984 a 1999, a Gremlin Interactive viveu, e viveu dando ao mundo dos videogames frutos saudosos como Jungle Strike, Nigel Mansell’s World Championship Racing e Zool. Mas talvez o seu feito mais reconhecido mundialmente tenha sido a série de jogos de corrida Lotus, que aparecia nos computadores caseiros como Commodore e fez ponta no Mega Drive. Lotus serviu de base para um jogo peculiar para o nosso país: Top Gear, que hoje, dia 19 de Novembro faz 24 anos desde seu lançamento.

    Para se fazer um jogo de corrida com sensações de velocidade interessantes aos olhos, Top Gear também usava uma tática da época que era de deixar os sprites de chão listrados, para dar sensação de movimento e evitar que apenas os sprites acima do solo produzissem efeitos de aproximação. Essa técnica foi largamente utilizada em jogos de arcade da SEGA e um belo exemplo a se pegar é o chão xadrez em Space Harrier.

    O jogo consiste de uma variedade grande de pistas, que no fim tratam apenas de fundos diferentes, caracterizando cada país em que se corre, nada muito diferente do que já rolava com outros jogos de corrida. Uma pegada interessante é o efeito dos faróis que iluminam as pistas noturnas, que nada mais são que filtros negros na tela. O jogo possui um efeito interessante de amanhecer, com o filtro negro lentamente desaparecendo da tela, dando uma sensação bastante convincente ao jogador.

    Top Gear possui um sistema para dois jogadores e isso é feito de forma interessante. Os gringos normalmente reclamam que até se jogando o jogo em um jogador, a tela será dividida, com a segunda dando lugar à CPU que se torna a sua rival direta. E isso é exatamente a grande atração no modo para um jogador. Normalmente todos os oponentes em um jogo antigo de corrida são tratados como iguais, mas dessa vez você tem que enfrentar aquele que é mais competente do que a média.

    O sistema de pit stop também é uma adição estratégica, dando desconforto ao primeiro lugar que acha que a corrida já está supostamente ganha e no modo para dois jogadores a coisa pode pegar fogo.

    São oferecidos 4 tipos de carros diferentes, cada um com uma cor bem distinta, mas a principal motivo da inclusão dos quatro é pela gameplay mesmo: cada carro possui um pico de velocidade máxima e essa velocidade varia drasticamente entre um em outro, mas não é só isso: quanto mais rápido o for por natureza, mais combustível ele gasta também, fazendo com que o jogador mais apressadinho em algumas pistas tenha que fazer pit stop, enquanto os outros talvez não precisem.

    Talvez no Brasil a característica mais lembrada do jogo é sua música, que dentro do chip do SNES simula sintetizadores e seus arpejos afim de produzir linhas musicais que estavam em voga principalmente no fim dos anos 80 até ali. Nisso você pode incluir artistas pop como Erasure ou New Order – nada mais inglês e sintetizador que isso.

    Essas queridas e cativantes canções foram compostas por Barry Leitch, um simpático escocês que já produzia música para jogos, principalmente para computadores europeus da época.

    Numa entrevista dada ao Gamasutra, Barry comenta um pouco sobre o chip de som do SNES e como foi desenvolver pra ele.

    “Eu não me lembro muito, mas sei que o chip [SPC7000] tinha 8 canais simultâneos e isso era maravilhoso na época… Mais tarde a gente descobriu que o kit de desenvolvimento do console tinha uma placa de som removível que era uma placa ISA, e então a gente conseguia plugar ela num PC normal. Nisso, a gente usava um software que desenvolvi, junto com MEDIT (Software de composição utilizado pela Ocean no SNES) para compôr. Dessa forma era possível desenvolver uma música que pudesse ser reproduzida em várias plataformas, porém a gente nunca conseguiu fazer isso funcionar no Mega Drive. Quando eu comecei a trabalhar em Top Gear, eu gastei um dia em média só pra ver o que esse driver de som poderia alcançar. A maioria dos manuais estavam em japonês, então a gente não fazia ideia de explicação alguma dali, mas a estrutura de dados era bem óbvia.

    Depois de muitos erros e acertos, a gente descobriu a capacidade do efeito de eco do SNES, e isso explodiu nossas cabeças na época porque era um efeito de audio DSP em tempo real. Nenhum outro console no mercado fazia aquilo. Mas isso teve um preço… Ele usava memória para cada milisegundo de eco que a gente aplicava. É por isso que Top Gear tinha um eco exatamente sempre na 16ª nota, é tudo que a gente podia fazer.”

    Depois do sucesso do primeiro jogo, a Kemco tentou registrar a marca Top Gear para atrelar a jogos de corrida no geral, só que talvez ela não estivesse sabendo, mas desde os anos 70 há um programa de TV chamado Top Gear, que também é sobre automobilismo. O registro foi negado.

    Manual do Game

    Top Gear, por fim, é uma franquia morta, tendo seu último jogo sido lançado no PS2 (Top Gear Dare Devil). Pena que, o jogo não tem nada a ver com os jogos originais e francamente achamos que Top Gear é um nome altamente atrelado a títulos 2D ou que simulam o 2D utilizando o 3D, como o excelente Horizon Chase, que é fruto do amor brasileiro a Top Gear e consegue ser um jogo lindamente adaptado para os dias de hoje.

    E aqui está o nosso podcast sobre Top Gear: https://www.supernovas.com.br/podcast/top-gear-e-a...

    19
  • danielretrolevel Daniel Lunas
    2020-08-23 13:06:49 -0300 Thumb picture
    Post by danielretrolevel: <p>Aee está no ar nossa maratona especial do fim de

    Aee está no ar nossa maratona especial do fim de semana!! Vamos passar o dia todo online detonando vários games de Super Nintendo ao vivo! Venha participar com a gente e concorra a uma assinatura no nosso canal :D

    https://www.twitch.tv/retro_level

    2
  • 2020-07-07 16:12:19 -0300 Thumb picture
    elainedemedeiros checked-in:
    Post by elainedemedeiros: <p>Concluído depois de muita luta! 😂</p>

    Concluído depois de muita luta! 😂

    2
  • 2020-07-05 02:18:44 -0300 Thumb picture

    Bem vindo @andradekelvenn!

    Seja bem vindo ao Alvanista @andradekelvenn! A rede é muito legal e cheia de conteúdos interessantes, você vai gostar! ^^

    887

    21
  • 2020-06-20 16:54:51 -0300 Thumb picture
    Post by christopherfrancini: <p>Eita joguinho tenso. </p>

    Eita joguinho tenso.

    8
  • 2020-06-18 15:19:11 -0300 Thumb picture
    l_perugia checked-in:
    Post by l_perugia: <p>Última parada, Reino Unido;</p><p>#img#[716269]C

    Última parada, Reino Unido;

    Começamos em Londres, com o Big Ben de fundo, e uma das maiores pistas do jogo. Saber quando abastecer aqui é primordial, ou você pode acabar como nosso rival, abastecendo duas vezes e ficando muito mal colocado.

    Em Sheffield temos uma pista rápida, porém muito sinuosa, dá um pouco de trabalho, mas deu pra levar bem.

    Nossa próxima parada é no Lago Ness, Escócia. Pista bem rápida, bem sinuosa, e o mais legal são as placas com o monstro Ness durante a pista, além disso até o formato da pista lembra o famoso monstro.

    Finalizamos em StoneHenge, uma pista meio quadrada, sem muita dificuldade, em que o horizonte não lembra nada o famoso monumento de pedra.

    E pra finalizar com chave de ouro, primeiro lugar nessa liga, e não, não vou tentar o modo profissional.

    O jogo, apesar de alguns problemas, envelheceu bem, mas são esses pequenos problemas que não me instigam a tentar o modo profissional, hasta la vista pessoas!

    8
    • Micro picture
      santz · 3 months ago · 2 pontos

      Eu gosto demais da última pista desse jogo. Ela é feita para tu curtir a velocidade.

  • 2020-06-18 14:52:32 -0300 Thumb picture
    l_perugia checked-in:
    Post by l_perugia: <p>Chegamos na Itália, nossa penúltima liga, e a It

    Chegamos na Itália, nossa penúltima liga, e a Itália é calmaria.

    Pisa, pista rápida, toda aberta, incluindo curvas muito fáceis de fazer, e claro, a célebre torre de fundo.

    Em Roma, uma pista mais longa, com Coliseu de fundo, mas de modo geral segue o mesmo padrão da anterior, molinha.

    Indo para Sicília temos uma pequena surpresa, uma pista rápida, mais sinuosa e bem estreita, pra dificultar um pouco anoitece na última volta, porém não a considerei difícil.

    Finalizando em Florença, voltamos ao normal das pistas rápidas e largas dessa liga, o único diferencial aqui é que as duas primeiras voltas são à noite, depois amanhece.

    Consegui o primeiro lugar nessa liga, nada mal.

    2
  • 2020-06-18 14:08:24 -0300 Thumb picture
    l_perugia checked-in:
    Post by l_perugia: <p>Chegamos a França, responsável pelo fracasso de

    Chegamos a França, responsável pelo fracasso de muita piazada nos anos 90, sério, chegar até aqui é fácil, passar daqui é phoda.

    A pista de abertura é em Paris, e não podia faltar a torre Eifel de fundo. Pista rápida, dificuldade média.

    Indo para Nice, temos uma pista um pouco mais complicada, ainda assim dá pra levar.

    Chegamos em Bordeaux e topamos com a Motherfucker das pistas do jogo, é uma pista longa, cansativa, cheia de curvas fechadas, e o pior é que uma pista muito rápida, então bater é muito fácil, e qualquer batida te joga lá pra baixo na classificação. É nessa pista que temos as famigeradas placas de uva.

    Além do mais a pista é quase toda fechada, poucos pontos de ultrapassagem, é phoda.

    Foram várias tentativas frustradas até conseguir um top 5 aqui.

    Pra finalizar, Mônaco é um melzinho na chupeta, com um longo túnel para se passar, legal demais.

    Um terceiro lugar até que caiu bem devido a dificuldade dessa liga.

    3
    • Micro picture
      santz · 3 months ago · 2 pontos

      A pista em formato de Mickey e suas placas de uvas malditas. É quase impossível vencer ela sem bater pelo menos 1 vez nessas placas e perder toda a velocidade.

  • 2020-06-18 10:35:36 -0300 Thumb picture
    l_perugia checked-in:
    Post by l_perugia: <p>Chegamos na Escandinávia, o território gelado, é

    Chegamos na Escandinávia, o território gelado, é a liga mais curta, todas as pistas tem 3 voltas, e de modo geral são beeem parecidas.

    Começando em Estocolmo, neve para todo o lado, pista bem tranquilaça com uma grande reta do lado esquerdo pra queimar turbo à vontade.

    Copenhague segue mais ou menos o mesmo estilo, porém sendo uma pista um pouco mais técnica e com mais curvas,

    Helsinque é mais legal até agora, intercalando trechos de neve, verdejantes, e você passa até por dentro de um rio.

    Finalizamos em Oslo, que é bem parecida (na parte climática) com a anterior, exceto o fato de aqui a gente só ter neve mesmo, e um riozinho congelado para passar dentro. 

    Obs: Não há neve dentro da pista, então não há nenhuma alteração em dirigibilidade.

    Tô ficando muito em segundo hein?

    De modo geral é uma liga muito fácil, é quase como se os desenvolvedores falassem, vamos te dar uma folga depois de um monte de perrengues.

    Enfim, talvez eu finalize hoje, se a França e suas placas de uva não me matarem de raiva.

    14
    • Micro picture
      mastershadow · 3 months ago · 3 pontos

      Até ouço a musica haha

      2 replies
    • Micro picture
      neilson1984 · 3 months ago · 2 pontos

      Joguei muito isso na adolescência na locadora cara, gosto bastante do primeiro por causa das musicas, mas o segundo eu acho melhor em quase tudo exceto nas musicas hahahaha!

      2 replies
    • Micro picture
      santz · 3 months ago · 2 pontos

      Tem um macete que você consegue chegar em primeiro e segundo lugar ao mesmo tempo, sabia? No final da corrida, você tem que estar em altíssima velocidade e bater na trave. Se der certo, você ganha a pontuação dos 2 colocados, se der errado, você corre o risco do carro anterior te ultrapassar.

      1 reply
  • 2020-06-18 10:11:55 -0300 Thumb picture
    l_perugia checked-in:
    Post by l_perugia: <p>Mais uma temporada em Top Gear, estamos agora na

    Mais uma temporada em Top Gear, estamos agora na Alemanha;

    A primeira pista em Munique já nos indica o que tem por vir, pista grande, algumas curvas mais complexas, casarões ao fundo, mas de modo geral é uma boa pista de apresentação sem grandes dificuldades.

    Partindo para Colônia temos uma pista bem chatinha, curvas fechadas bagarai, e para piorar a situação anoitece após a primeira volta, felizmente a pista é curta e ficar no top 5 é fácil.

    Chegamos agora na floresta negra (que apesar de começar a noite e amanhecer, de negra mesmo não tem nada), pista bem tranquila, sem sustos, suave na nave,

    Para encerrar em Frankfurt, temos a maior pista do jogo até aqui, 8 voltas, com um pit stop que sai por trás dos postes e faz você bater?? What! Fora isso é uma pista bem tranquila, de modo geral uma liga bem tranquila.

    Algumas observações chatas sobre o jogo:

    Seus adversários (tirando o computer obviamente) não fazem pit stop.

    Seus adversários não batem em outros carros, é sério, eles passam por dentro dos outros carros, e isso é muito chato.

    Fora isso bora pra próxima.

    5

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...