This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • 2020-11-02 12:52:23 -0200 Thumb picture

    #290 - Sakura Wars [Sega Saturn] 1996

     Após assistir a uma apresentação de teatro, Oji Hiroi escreveu um jogo que iria misturar RPG e elementos de simulador de namoro. O jogador controla Ichiro que foi designado a se integrar a um grupo secreto que combate as forças de Hive of Darkness. O grupo é formado por mulheres que possuem poderes mágicos e Ichiro deve interagir com cada uma para aumentar sua relação e com isso, melhorar suas estatísticas. Durante o modo visual novel, o jogo implementa o sistema LIPS, na qual o jogador deve escolher uma das opções dentro de um tempo limitado. O jogo também apresenta o modo de combate, onde os membros usam armaduras tecnológicas e lutam em um terreno tático quadriculado baseado em turnos.

     - Um jogo que apresenta uma mescla inusitada entre visual novel e RPG tático. Durante as sessões de interação com os personagens, o jogador pode explorar diferentes áreas do teatro, conversar com as integrantes da Divisão das Flores e cada garota possui uma personalidade bem marcante. O sistema de LIPS garante uma leve tensão durante os diálogos, o que torna a coisa um pouco menos entediante. O combate tático é bem simples e direto, serve mais para dar uma variada no gameplay. Os gráficos são belíssimos, muito fiel aos animes da época, bem como as animações que ocorrem durante o jogo, mas na parte tática, eu achei que o visual destoa muito. A trilha sonora é sensacional, certamente é o maior destaque do jogo.

    Nota pessoal: ★★★☆☆

    @andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx, @fredson, @mjdias, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    41
    • Micro picture
      darlanfagundes · 23 days ago · 3 pontos

      O tipo de jogo que não gosto...quando faz esses crossovers loucos...kkk. Tipo, aquele Kingdom Hearts...misturas assim não são de meu agrado.

      5 replies
    • Micro picture
      manoelnsn · 23 days ago · 2 pontos

      Esse que quero jogar, ainda mais com a tradução agora

      2 replies
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · 23 days ago · 2 pontos

      Que visual lindo tem esse jogo, parece interessante.

      1 reply
  • 2020-01-31 11:30:56 -0200 Thumb picture

    Planilha de traduções de RPGs atualizada (31/1/20)

    Medium 685003 3309110367

    Aventureiros,

    Dando início às atualizações de 2020 nossa planilha destaca a combinação da SEGA entre estratégia, visual novel e dating sim (simulador de romance) chamada Sakura Taisen -- ou Sakura Wars por aqui. Lançada em 1996 ao Sega Saturn o primeiro jogo da franquia trouxe um cenário de ficção steampunk usando como palco o período Taishō do Japão, que historicamente falando foi marcado por diversos problemas políticos e econômicos. Aqui um grupo de mulheres lideram a Imperial Assault Force por possuir um poder espiritual superior ao dos homens, consecutivamente lhes dando a capacidade para controlar unidades de combate à vapor, mechas, capazes enfrentar forças demoníacas.

    Apesar de ter recebido mais três sequências a série só chegou no Ocidente em 2010 quando sofreu um reboot ao Wii e PS2. Sendo assim essa é a primeira vez que o Sakura Wars original tornou-se jogável em inglês, porém é válido destacar que essa "aventura dramática" da SEGA está para voltar em solo ocidental esse ano com mais um reboot.

    Além desse SRPG temos outros nove destaques:

    *Brave Prove (PS1) - Inglês

    *Castlevania: Portrait of Ruin (NDS) - PORTUGUÊS

    *Castlevania: Dawn of Sorrow (NDS) - PORTUGUÊS

    *Hero Senki: Project Olympus (SNES) - Inglês

    *Madou Monogatari I: 3 Magic Spheres (Game Gear) - Inglês

    *Phoenix Wright: Ace Attorney (NDS) - PORTUGUÊS

    *Sorcery Saga III: The Ultimate Queen (Game Gear) - Inglês

    *Stardom Warriors (NES) - Inglês

    *Sorcery Saga A: Vivacious Vacation (Game Gear) - Inglês

    Link da planilha com todos os 494 jogos, incluindo gêneros/títulos que considero interessantes aos fãs de RPGs:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WXlPiCOFLO...

    Lembrando que as atualizações mais recentes da planilha ficam destacadas em verde/negrito, sempre. Se curtir não deixe de compartilhar esse post aqui na Alvanista e em outros locais!

    Join the party!

    [@jvhazuki]

    18
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-01-06 21:47:32 -0200 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Zerado.</p><p>#img#[680236]</p><p>Como conhecia

    Zerado.

    Como conhecia a história pelos OVAs, não imaginava que o jogo teria uma "segunda temporada", com a reorganização dos vilões e afins. Os malucos continuaram clichês e etc, todavia a revelação final do "último chefão" foi bem tosqueira. Apesar de também bem caricato, o véinho do mal da primeira parte tinha uma motivação bem mais interessante. 

    Bem, boa narrativa (fora os vilões) e interação de personagens. As batalhas TRPG são bem legais também. Visual novel é uma parada que nunca joguei muito, mas até que é bacana. The King of Fighters Kyo, por exemplo, foi uma agradável surpresa quando joguei. Expandiu bastante a história subjetiva de personagens de um jogo de luta.

    Anos querendo jogar Sakura Wars (série original/inicial) e enfim consegui! Mais uns 6 pra traduzirem o segundo? Ficarei no aguardo...

    __________________________________

    Zerados em 2020:

    Sakura Wars (Sega Saturno)

    23
    • Micro picture
      mastershadow · 11 months ago · 2 pontos

      Deu certo de zerar? Quantas horas? O game é bom? kkk

      8 replies
    • Micro picture
      emphighwind · 11 months ago · 2 pontos

      Quando joguei com .txt do lado eu achei meio confuso os twitsts do final, especialmente com relação a aquela personagem virar uma anja.

      1 reply
    • Micro picture
      santz · 11 months ago · 2 pontos

      Ma já? Esou um tempão jogando um RPG tático e parece que nunca tem fim. Tá que só jogo algumas vezes no busão.

      3 replies
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-01-03 19:49:17 -0200 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>E o jogo travou pela segunda vez quando a Kohran

    E o jogo travou pela segunda vez quando a Kohran vai atacar. Agora, foi depois de meia hora quando estava quase vencendo o cenário... esse Saturno tem enroscado demais. T_T

    20
    • Micro picture
      mastershadow · 11 months ago · 3 pontos

      Grava uma versão japa tbm cara, ai vc troca nos momentos q vc sabe q trava, o save vai funcionar normal, pq o patch nao altera a regiao interna do game!

      1 reply
    • Micro picture
      jcelove · 11 months ago · 2 pontos

      Ai é cruel. É da traduçao ou a original japa crasha tbm?

      5 replies
    • Micro picture
      lukenakama · 11 months ago · 2 pontos

      Aí é foda.
      Se for erro da Patch, tem como tirar a tradução pra jogar em japa essa parte e botar de volta quando passar? Não sei como isso funciona.

      1 reply
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-01-02 20:16:09 -0200 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Como encaminhado, a Sumire é a mais caidinha pel

    Como encaminhado, a Sumire é a mais caidinha pelo Ichiro. Provavelmente terminarei com ela como waifu, já até rolou o aguardado encontro. 

    Nos finalmentes do jogo, só mais umas batalhas pra terminar de vez...

    21
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-12-31 13:26:33 -0200 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Graças a tradução feita pelos fãs,&nbsp;estou co

    Graças a tradução feita pelos fãs, estou conhecendo as origens dessa série que sempre me interessei (gostava bastante dos OVAs). Uns tempos atrás cheguei a zerar o único que existia em inglês, So Long My Love. Achei meio morno apesar das qualidades. Segundo definição do @manoelnsn, ele (e a série) é "uma visual novel harém com batalhas a la SRPG" (eu diria TRPG, mas acho que são sinônimos). O tenso desse So Long é que o protagonista tem cara e atitudes de criança...

    Aqui no original a coisa é bem menos pior. O dono do harém do momento, vulgo protagonista, Ichiro Ogami e as meninas provavelmente são maiores de idade (Sumire aparece bêbada). O nosso bom rapaz aparenta ser um jovem militar correto e esforçado, bem mais coerente do que o protagonista do outro que era um bocó. 


    Apesar de poder escolher observar os peitos das minas, dizer que é macho alfa, espiar no chuveiro e coisas do tipo, geralmente essas ações (se escolhidas) são repreendidas por todos e o próprio Ogami se arrepende de ter falado/feito merda.
    Sabemos que todas essas situações são feitas para punhetagens (dar vazão aos sonhos reprimidos do público alvo do jogo), mas podemos dizer que ele "educa" a você ser mais legal, menos tarado e que, no final, (provavelmente) existe uma recompensa por vc ser mais de boas com as minas, pois alguma você pegará (!?). Hã, sei lá se ensinou alguma coisa...

    O problema é a menininha de 10 anos que fala francês. Apesar das reflexões sobre infância e maturidade que a personagem oferece para o enredo, ela parece servir para dar vazão a algo bem mais cabuloso na mente de possíveis problemáticos. Apesar de que, aqui, o Ichiro leva tudo numa esportiva, como se ela fosse uma criança mesmo e eu, como condutor das escolhas, faço questão de responder somente com inversões aos "ataques amorosos" dela (digo que ela é uma criança, que tem que brincar e etcs). Apesar dela poder ser a waifu principal, desde que com "a condição de que esperará ela crescer". No novo Sakura Wars pro PS4 se perdeu o TRPG em prol de uma jogabilidade mais genérica, mas felizmente parece que não tem mais essa personagem da criança.

    Apesar do dito, o jogo tem várias qualidades: 

    # A interação dos personagens é bem profunda e narra os dramas pessoais de cada um e afins. Isso até deixa no chinelo vários RPGs onde os coadjuvantes falam "oi, sou um guerreiro X que nascue na cidade Y", entram na sua equipe e depois praticamente só se manifestam dizendo coisas genéricas com suas histórias nunca mais sendo exploradas. Recentemente zerei o Albert Odyssey do Saturno que era assim, por exemplo. 
    No Sakura Wars existem muitos diálogos que vão além de "querer namorar alguém" o que me faz pensar que, nessa situação hipoteticíssima de você ser um jovem solteiro trabalhando com um monte de minas jovens e também solteiras, realmente talvez você quisesse sair com alguma delas e suas conversas, volta e meia, girariam em torno dessa possibilidade. Olha, o harém parece começar a fazer sentido...

    # Além das escolhas, temos alguns minigames de ajudas às meninas.

    # As batalhas TRPG com os Koobus (acho que é assim que se escreve) continuam bem interessantes, mas aqui são com visão isométrica e caminhando pelos quadradinhos. Esses robôs lembram muito o incrível Elemental Gimmick Gear do Dreamcast.

    Pra um jogo de escolhas (de waifus) é meio estranho ter uma menina principal, acho que quebra um pouco com a jogabilidade de opções.

    Talvez a Sakura seja a mais interessada nele desde o início, por isso é alçada ao papel da "moça principal". Nesse ponto o anime é muito mais interessante, nos OVAs (levíssimo spoiler) o Ichiro só aparece depois de alguns episódios passados. Não só para a Sakura, mas isso dá um protagonismo bem mais bacana para as meninas. No jogo o Ichiro é o protagonista inegavelmente.

    Concluindo... estou gostando bem mais desse primeiro Sakura Wars do que o So Long My Love.
    Em vários aspectos (gráficos, sonoro, enredo) ele é bem charmoso e interessante. O SW da era pós consoles da Sega tem um sistema um pouco mais complexo nas escolhas, mas não tem esses minigames mais divertidinhos do original.

    Como o novo Sakura Wars, que sairá em 2020 no ocidente, é uma espécie de reinício da série, creio que só dependendo dos fãs mesmo pra jogar o 2, 3 e 4 em "ingreis". O jeito é esperar muito tempo depois de zerar esse primeiro...

    19
    • Micro picture
      santz · 11 months ago · 2 pontos

      Com muito custo eu consegui fazer esse jogo rodar o emulador. Agora só preciso que traduzem o Grandia do Saturn para eu ter todos os jogos da minha lista de Saturn em inglês.

      1 reply
    • Micro picture
      mastershadow · 11 months ago · 2 pontos

      Nossa nem tinha visto essa postagem, mt bom rever seu Saturn e Dreamcast kkkkk

      3 replies
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-12-30 12:58:00 -0200 Thumb picture
  • srw
    2019-12-20 09:55:37 -0200 Thumb picture

    Tradução em inglês (atualizado)

    Como adoro trabalho de fã, fazendo coisa que as empresas simplesmente se negam em fazer...
    Lançaram uma tradução em inglês completa para o Sakura Wars do Sega Saturn

    Deixar os links aqui:

    http://www.romhacking.net/translations/5318/

    No arquivo já vem o programa de patch, só baixar a ISO e aplicar.
    Assim que eu fazer o procedimento (to baixando a ISO agora) eu dou uma atualizada aqui

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Edit:

    Bem, consegui fazer rodar o patch, usei pelo retroarch mesmo (usando o core "Yabause"). Como não to muito afim de ver conversa agora (já que não irei joga-lo propriamente agora), não cheguei na primeira batalha, mas pelo menos ta indo.
    Uns prints que eu tirei só pra mostrar funcionando

    31
    • Micro picture
      santz · 11 months ago · 1 ponto

      Show de bola. Agora é torcer para o emulador conseguir rodar.

      4 replies
    • Micro picture
      ederpezawm · 11 months ago · 1 ponto

      Muito bom, baixei no dia que lançaram mas ainda não testei.

    • Micro picture
      toinho2 · 7 months ago · 1 ponto

      A pessoa que comentou que conseguiu rodar no Retroarch, preciso de ajuda: como faço para rodar este e outros jogos de Saturn dentro dele? Eu tenho muita dificuldade para jogar em emuladores no meu notebook, por isso preciso urgente de ajuda para jogar este Sakura Taisen, pois o novo anime me despertou bastante o interesse pela franquia. Por favor, me ajudem.

      1 reply
  • 2019-11-06 20:03:29 -0200 Thumb picture

    Sakura Wars

    Adoro essas artes do primeiro Sakura Wars, considero essa época o auge do Kosuke Fujishima...

    Aliás, parece que o cara que tá traduzindo o primeiro jogo pra Sega Saturn tá tendo algum progresso, só espero que rode no emulador, ahuahua

    23
    • Micro picture
      fabiorsodre · about 1 year ago · 2 pontos

      Os mini games embutidos nesse título são ótimos!

      1 reply
    • Micro picture
      fonsaca · about 1 year ago · 2 pontos

      Esse e o Samurai Shodown RPG são dois RPGs que o pessoal progride com a tradução, mas a passo de tartaruga infelizmente. =/
      Também estou no aguardo.
      E, sim, as artes são ótimas!

      4 replies
    • Micro picture
      quartododu · about 1 year ago · 2 pontos

      Vai vim o mangá pro Brasil pela JBC se eu não me engano. O jogo de Saturn é muito legal, eu joguei na época que um amigo meu tinha o cd, mas caras tanto eu como ele não sabia japoneis (nao sei até hoje), ai nos jogavamos simplismente pulando os dialogos e apenas jogando na hora das batalhas, e na hora de escolher as ações nos marcavamos depois num caderno, por exemplo aparecia 4 palavras de ação, ai nos simplesmente colocava a ordem no caderno 1 movimentar, 2 golpear, 3 item, 4 cancelar ação, e ia jogando dessa maneira, era bom demais, porem chegamos uma parte que travamos e acabamos desistindo do jogo. Essa tradução faz anos e até agora nada, mas super compreensivo, deve ser mo trabalho do cão, tem dialogo a beça esse game. Excelente post caras.

      1 reply
  • fabiorsodre Fábio Sodré
    2017-09-24 12:12:17 -0300 Thumb picture
    6
    • Micro picture
      onai_onai · about 3 years ago · 2 pontos

      Lembro que assisti esse anime a muito tempo, ainda em um videocassete. Hehe...

    • Micro picture
      fabiorsodre · about 3 years ago · 1 ponto

      Descobri ele no youtube e que foi exibido no Cartoon Network. Só falta um capítulo pra terminar! Os personagens são dóceis demais! No Saturn eles são bem diferentes! Somente a Sumirê que é a mesma coisa tanto no jogo como no amime!

      4 replies

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...