This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • 2018-11-03 02:58:30 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in:
    Post by gicba: <p>Peguei de vez e fui até o fundo.#img#[595869]</p

    Peguei de vez e fui até o fundo.

    Gostei um bocado do jogo, me sinto feliz por ter superado meu preconceito com ele (e coisas da falcom num geral). Tem alguns problemas mas o bom acaba te fazendo ignorar o ruim na maior parte do tempo. O gameplay não é particularmente desafiador ou super único, mas funciona e acerta aquele ponto de matar a sede de JRPG, as músicas são ótimas apesar de ter achado elas um pouco repetitivas, etc

    O que mais me encantou no jogo foram os personagens e a história. A história é simples. Não é 3deep5me igual Xenogears, mas não é superficial e quase desnecessária como em 7th Dragon. E tem um ritmo gostoso de seguir, também, te dando a quantidade certa de informações nas horas certas. Os personagens são bem amáveis, eu realmente gostei de todos eles. Eles não vão te fazer questionar a vida ou suas morais, mas nenhum deles parece desnecessário pra história, ou são irritantes. Não sei como é o texto original, mas os caras que localizaram estão de parabéns, eles realmente parecem ter se divertido escrevendo os diálogos.

    Achei que todo esse meme de worldbuilding fosse conversa de fanboy, mas ele realmente existe. Tem vários detalhezinhos legais, pena que eu perdi a maioria provavelmente, por que sou preguiçoso e ignorei quase todo o conteúdo opcional. E é legal que tem uma conspiração/história numa escala maior por cima da historinha desse aqui. Já tô indo atrás do segundo jogo por que a curiosidade tá matando pra saber (especialmente com esse cliffhanger maldito do final)

    Por último, o artstyle é bem bonitinho. Nada contra o estilo de animu moderno, mas sinto um pouco de falta desse estilão early 2000s. Acho que foi parte do por que os personagens resonaram tanto comigo

    10
  • 2018-10-23 00:38:50 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in:
    Post by gicba: <p>Rant a seguir#img#[593772]</p><p>Essa porra (ou

    Rant a seguir

    Essa porra (ou essas porras, tem 6 deles) foram o maior pesadelo que já tive em JRPGs em um bom tempo

    Do nada o jogo te confina a uma parte minúscula do mapa em que você não pode fazer quase nada além de comprar itens básicos de cura e dormir numa pousada

    Esse jogo tem um sistema semelhante ao de Materia de FFVII, que você bota bolas de gude nos personagens e elas dão stats/magias, etc.

    Nessa área que o jogo te confina, não dá pra fazer novas, e eu deixei algumas minhas com a pirralhinha que saiu da party por um tempo bem antes desse "boss"

    Daí que eu fiquei empacado nessa luta aí, uns 6 cachorro que matam meus personagens em 3-4 hits, e em que tu tem que proteger uma NPC retardada que morre em 2 tapas pros dog, e anda pra lá e pra cá erroneamente...

    Eu só consegui vencer por pura sorte mesmo. Eu gosto de JRPGs difíceis e gosto de otimizar lutas pra conseguir vencer no final, mas isso só me frustrou. Depender do RNG pra proteger algo fora do meu alcance é um inferno, o jogo limita suas opções sem te avisar sem motivo algum.

    Honestamente eu tô adorando o jogo. Mas só quando tem uma caixa de diálogo na tela. Por que só teve uma luta realmente interessante/divertida até agora (os bichos de estimação do prefeito lá no capítulo 2), e não é pq eu tô querendo pagar de cara chato ou AVGN. 

    Fim do desabafo

    PS: aparentemente era pra eu ter uma magia fodona já nesse ponto do jogo e essa luta era pra ser baba, mas oops?

    10
  • 2018-10-09 23:02:36 -0300 Thumb picture
    gicba checked-in:
    Post by gicba: <p>Tô no capítulo 3, depois de duas tentativas frus

    Tô no capítulo 3, depois de duas tentativas frustradas de jogar essa série, acho que agora vai

    Não achei o gameplay particularmente interessante, esse aspecto é bem....passável, não ruim, mas nem bom, nada realmente me prende nele. Mas a história e os personagens são bem bacanas, e as músicas são excelentes tbm

    11
  • kotarou Bruno Soares
    2018-09-25 22:31:57 -0300 Thumb picture

    Joguem Kiseki

    Olá. Faz tempo que não posto aqui, mas gostaria de falar um pouco sobre uma série que passei a amar no decorrer dos últimos anos.


    Kiseki, ou simplesmente Trails, como é conhecido em inglês, é uma sub série que faz parte da franquia Legend of Heroes. Alguns de vocês já devem conhecê-la, mas pra quem não conhece, por que valeria a pena dar uma chance?

    O Mundo de Kiseki


    Um de seus pontos mais fortes, o universo de Kiseki é muito rico e bem construído. Os meios pelos quais isso se realiza são diversos, mas o maior contribuidor talvez seja os NPCs da série.

    Há um reconhecimento básico que permeia a ideia de construir um mundo: ele é primeiramente feito por pessoas.

    Cada NPC que o jogador conversar tem algo a dizer sobre sua própria vida e o mundo onde vive, mas de maneira natural e pouquíssimo utilitária. Com isso quero dizer que muitas vezes os diálogos não tem nenhuma utilidade prática para o jogador que não simplesmente entretê-lo com alguma trívia sobre a sua vida. Parece banal, mas é exatamente assim que as pessoas são; enquanto os heróis vão por aí rondando o mundo, cada NPC vive sua própria vida e tem seus próprios problemas, por mais mundanos, pouco importantes em relação ao enredo maior eles sejam. As vezes, é claro, esses diálogos coincidem com algo que os protagonistas fazem na história, mas em grande parte não é o caso.

    Além disso, existe um fator de continuidade na história de muitos dos NPCs. A cada avanço no enredo principal, eles ganham diálogos novos e frequentemente um progresso sobre o dilema em que se encontram. Inclusive, nem sempre ficam parados em um mesmo lugar, viajando pelo mundo onde vivem, encontrando os protagonistas novamente de tempo em tempo.

    Tudo isso acumula num mundo fictício que parece extremamente vivo. As pessoas que vivem nele seguem com suas vidas, as vezes resolvem seus problemas sozinhas, e a passagem do tempo é palpável.

    Talvez você esteja pensando que já viu esse tipo de coisa em outros RPGs ou jogos em geral, mas em toda minha vida jogando diversos joguinhos, nunca vi nada na mesma escala. Tudo isso que eu falei serve para a grande, grande maioria dos NPCs. Não são casos isolados espalhados num mundo gigantesco, são vários. Então saiba que se num capricho decidir conversar com alguém, não vai se arrepender. Não precisa nem procurar para achar.

    A História


    Entre arcos extremamente pessoais e conflitos/tramas políticas que atravessam jogos, as premissas mais simples se tornam histórias incríveis. Em outras palavras, é na execução e nos detalhes que a genialidade do roteiro mostra-se presente. Por isso talvez não chame tanto a atenção de começo, mas acredite em mim quando digo que é muito maior do que parece. Em algum ponto você estará investido na história de um jogo em particular, mas eventualmente também na história maior que engloba o mundo inteiro da série.

    Afinal, é aqui que o mundo se expande ainda mais. Alguns arcos simplesmente não teriam a mesma batida emocional se não fosse pela construção meticulosa através de vários jogos e toda a exposição sobre o funcionamento interno do universo, assim como os lugares que fazem parte dele e os personagens que o habitam.

    É difícil expressar o quão investido eu estava na história quando as maiores recompensas emocionais se concretizaram, ou o quão maravilhado eu fiquei quando percebi o significado de temas recorrentes. É uma experiência incrível.

    Os Personagens

    Não deve haver dúvida que um jogo que se importa muito até com os seus pedestres também teria o maior carinho com seus personagens principais. Sendo simples e direto, são em grande parte muito bem desenvolvidos e esbanjam carisma. Os protagonistas crescem muito durante suas jornadas e é extremamente gratificante ver o tipo de pessoa que se tornaram no fim dela.

    As relações pessoais dos personagens principais, inclusive com NPCs menos importantes, é bem escrita também. Pode ser algo pequeno, mas é gostoso ver como Estelle e Joshua, protagonistas do primeiro arco de Kiseki, são tratados pelas pessoas que habitam a cidade em que cresceram. São detalhes como a diferença de intimidade nas conversas e as reações que recebem quando revisitam o local que fazem o jogador criar um carinho especial por esses personagens. Sem dúvida tudo isso contribui para um elenco inesquecível.

    As Sidequests

    As sidequests são um ponto central nessa série, porque encompassa o trabalho dos protagonistas e é um dos maiores meios pelo qual você conhece melhor os personagens secundários. Como na maioria dos jogos, existem quests "filler". Vá lá e mate um monstro; vá lá e entregue um item, mas geralmente são rápidas e não são a maioria. Toda quest de entrega tem uma historinha por trás, e frequentemente os mesmos NPCs voltam fazer pedidos que os protagonistas podem escolher resolver. E é claro, boa parte das sidequests tem histórias mais extensas e divertidas de se ler, com algumas que até mostram um lado do mundo que você não conhecia ainda.

    Há outra coisa interessante em relação à construção de mundo e a continuidade/passagem de tempo da série no que se trata das sidequests. Em vários casos, os NPCs lembram, inclusive entre jogos, de que os protagonistas já fizeram algum favor a eles. E acredite ou não, esse pequeno favor pode mudar radicalmente as vidas deles. Ajudou uma garotinha a adotar o gatinho que queria? Pois bem, esse gatinho agora vai reaparecer em toda sidequest com a família da garota e será um pilar emocional para quando as coisas não derem muito certo na vida desses personagens. E isso é só um exemplo, existem vários outros casos parecidos ainda mais gratificantes de se vivenciar, principalmente os que exploram ideias do enredo principal.



    Notas finais

    É isto. Kiseki é uma série especial para mim por muitos, muitos motivos. Mais do que eu consegui expressar aqui com toda certeza. É um jRPG que pegou tudo que tem de bom no gênero e fez o melhor que podia com isso; o resultado é uma gema a ser conservada.

    Peço desculpas se não fui muito sucinto, mas enfim, joguem Kiseki!


    32
    • Micro picture
      mattfenrir · 8 months ago · 2 pontos

      Coloquei na lista de desejos da Steam! Achei lindo os gráficos e super leve de rodar no PC.

      1 reply
    • Micro picture
      _gustavo · 8 months ago · 2 pontos

      Os JRPGs da Falcom são sensacionais, to ansioso pelo capítulo 4 do Cold Steel, mas tomara q lancem o 3 em inglês, q até agora ta bem enrolado tb, deve pintar só em 2020 pelo jeito

      1 reply
    • Micro picture
      lipherus · 8 months ago · 2 pontos

      Que post incrível, @kotarou! Eu sempre vi esse jogo de passagem lá no Steam mas depois de ler seu texto acho que vou pesquisar mais sobre ele. Realmente deve ser foda jogar algo onde os NPCs têm uma vida própria e também são responsáveis por gerar situações descompromissadas com a jornada dos heróis. É quase uma experiência até! E a forma como você disse que a construção do universo do jogo é super bem feita e embasada nos próprios personagens deve ser algo lindo de se ver. Curti muito.

      1 reply
  • manoelnsn Manoel Nogueira
    2018-07-06 10:31:12 -0300 Thumb picture

    Desafio trilha sonora - Dia #20

    Fui marcado pelo parça @thecriticgames pra mais um @desafio, então bora!

    As regras são as seguintes:

    1 - Poste uma música de um jogo por dia por 20 dias (total de 20 jogos)

    2 - Não pode repetir o jogo

    3 - A música precisa estar no jogo (OF COURSE!)

    4 - Vale versão remix ou música licenciada no jogo

    5 - Marque um abguinho e a persona @desafio

    6 - Não explique nada, só poste

    Essa franquia tem uma trilha sonora extremamente nostálgica... Enfim, desafio cumprido! Acho que tá bom deles pra mim por um bom tempo, hauhaua

    21
    • Micro picture
      thecriticgames · 11 months ago · 2 pontos

      To pra fazer um desafio (mais light,coisa de um único dia) e que deve ser menos trabalhoso dai ia desafiar você mas você (assim como eu) creio que esta um tanto de saco cheio dos desafios.

      2 replies
  • hirogaru Gleyson Ribeiro Soares
    2018-01-10 13:43:13 -0200 Thumb picture
    hirogaru checked-in:
    Post by hirogaru: <p>Que final depressivo HSOSHSOASHAO'&nbsp;</p><p>M

    Que final depressivo HSOSHSOASHAO' 

    Minhas suspeitas estavam corretas :v

    Vontade de colocar a Estelle em um potinho para ela n ter que passar por isso. Valeu a pena, um jogão mas impossível finalizar 100% na 1 vez sem um guia. Mais tarde começo o SC. 

    4
    • Micro picture
      manoelnsn · 11 months ago · 2 pontos

      Se achou o final do 1 depressivo, espere até ver o enredo do 3 :D

      2 replies
  • mastermune Herik Santos
    2017-08-28 21:16:16 -0300 Thumb picture
    mastermune checked-in:
    Post by mastermune: <p>Continuando a aventura...</p><p>O @manoelnsn tá

    Continuando a aventura...

    O @manoelnsn tá me pressionando só um pouquinho pra terminar esse jogo, kkkkkkkkkkkkkkkk!!

    Agora que eles adaptaram o jogo pra directX 8 e 9, o jogo ficou com um empenho bem melhor e parou de dar aqueles lags leves durante as corridas nos mapas...

    Cheguei em Bose City, que é BEEEEM maior que Rolent.

    As lojas são bem grandes e tem mais coisas variadas pra comprar, embora seja o cão conseguir dinheiro aqui, e eu quase não tenho nada...

    Okay, precisava de grana, fui pro bagulho dos Bracers lá pra aceitar umas quests...

    Consegui concluir uma missão instantaneamente, que era de matar um monstro raro na estrada da região, fiz isso antes de chegar na cidade.

    A outra era matar um monstro que estava aterrorizando uma vila dali, fui pra lá então...

    Bora falar com o Elder da vila e pegar o bicho!

    18
    • Micro picture
      manoelnsn · over 1 year ago · 3 pontos

      Tu tá fazendo todas as missões da Guild? Tu é animado, eu só fazia a dos monstros, ahuehauea

      6 replies
    • Micro picture
      rcukierti · over 1 year ago · 2 pontos

      DirectX 8 e 9.... XD

      1 reply
  • mastermune Herik Santos
    2017-08-19 16:19:23 -0300 Thumb picture
    mastermune checked-in:
    Post by mastermune: <p>O @manoelnsn me falou tão bem desse game, resolv

    O @manoelnsn me falou tão bem desse game, resolvi pegar ele pra jogar....

    Da última vez que me lembro, tinha jogado um pouco antes de lançar o SC, e pelas últimas atualizações, os gráficos estão bem mais polidos, até os sprites melhoraram, não fica aqueles pixels à mostra como tinha antes...

    Agora o jogo vem com uma habilidade de Boost, eu não sabia que tinha isso, ou se foi alguma atualização também, kkkkkkkkkkkk!!!

    Enfim, peguei uma batalhas pra pegar o jeito de novo...

    Gente??? Como eu parei de jogar isso??? Tá incrível!!!!! O_O

    Em vez de seguir em frente, resolvi desviar o caminho pra um vale ali nas proximidades. Pela força dos bichos, percebi que ainda não é hora de ir lá, kkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Mas resolvi dar uma de corajoso e enfrentar esse monstrão das neves aí...

    Valeu a pena! Peguei a Orb "HP 2", deu pra dar um up bem legal nas minhas Skills de cura.

    No meio do caminho tinha outro monstro meio diferente também, fui lá dar um fim nele...

    ... no fim também dropei outra Orb "HP 2" agora sim!!!!!!!!! \o/

    O jogo tá ficando muito legal, vou ver se pego mais firme nele xD

    O @hanzy pediu uma análise do game enquanto eu conversava com ele na Steam, tá aí amigo algumas impressões, hehehehe....

    24
    • Micro picture
      manoelnsn · over 1 year ago · 3 pontos

      Trails in the Sky é uma série bem legal, compensa muito jogar!

      Joshua e Estelle tu vai usar obrigatoriamente o jogo inteiro, então acostume-se com ambos. O que não é difícil, já que eles são paus pra toda obra, sendo eficientes fisicamente e magicamente.

      Bem, eu joguei o Trails in the Sky no PSP, e faz bastante tempo, portanto não sei bem se tinham essas coisas ou não... Mas a qualidade dos gráficos melhorou, pelo visto. E o melhor de tudo: são sprites, porra!

      2 replies
    • Micro picture
      hanzy · over 1 year ago · 3 pontos

      Agora sim PO! ficou ótimo o check in e deu pra ter uma ótima noção do jogo, já deu ate vontade de dropar tudo e começar ele HASIAHSIASHAISHAIS

      1 reply
    • Micro picture
      deathcorps · over 1 year ago · 2 pontos

      Cara nunca se esqueça de falar com os NPCs, os mais vivos da história dos JRPGs

      4 replies
  • _gustavo Luis Gustavo Da Luz
    2017-05-29 22:14:21 -0300 Thumb picture
    _gustavo checked-in:
    Post by _gustavo: <p>Agora a noite continuei o Trails de onde estava

    Agora a noite continuei o Trails de onde estava parado, completei uma das requests da Guilda matando um bicho doido em Nebel Valley, mas que no final só tinha tamanho e nem era assim tão tenso

    E também completei a side quest de Amberl Tower mas um dos baús ficou la porque 3 inimigos hard pra baralho me impediram de abrir ele, ainda mais sem nenhum item de cura reserva

    Amanhã tem mais progresso nas requests da Guilda, ainda tenho 3 pra fazer antes de seguir a história

    14
    • Micro picture
      mastermune · almost 2 years ago · 2 pontos

      Monstros modafocas com level baixo: comum em Legend os Heroes

  • _gustavo Luis Gustavo Da Luz
    2017-05-17 22:43:17 -0300 Thumb picture
    _gustavo checked-in:
    Post by _gustavo: <p>Check-in pra não acharem que eu morri hsuahsuahs

    Check-in pra não acharem que eu morri hsuahsuahsuhauh

    Na verdade eu não tenho postado check-in porque ando jogando mais mesmo e alguns não tem muito como postar sobre progresso, como é o caso do MX Nitro e do NBA Playgrounds

    Ontem dei uma leve avançada capitulo 1 adentro no Trails in the Sky, com Estelle, Joshua e Schera encontrando Olivier pela primeira vez, e sendo expulsos da sala do general pela boca grande da Estelle como sempre kkkkkkkkkk

    Agora tenho mais umas missões da guilda, e uma side quest pra fazer antes de seguir com a história

    17

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...