Medium picture

volstag Guilherme De Assis Pinto

Compre meu livro, pela Amazon (digital) ou por aqui o impresso https://loja.uiclap.com/titulo/ua6475


5 months ago 2020-11-17

Vampyr

Vampyr é um jogo que acabei jogando porque ganhei na Plus, confesso que por fotos, título e principalmente pela fama que leva, eu não tinha a mínima vontade de conhecer.

Porém, apesar de tudo isso, resolvi arriscar e descobrir até que ponto o jogo seria ou não ruim pro meu gosto em particular.
Confesso que logo de cara o visual dos cenários me agradaram bastante, o mistério da origem do personagem também me fazia querer jogar mais, em contra partida a dificuldade, a falta de direção inicial e o mapa grande e fácil de se perder, me fazia querer abandonar.

Aprendendo melhor a lógica por trás do game, ou quem sabe, o famoso "macete" como diziam antigamente, fica bem tranquilo, ou menos torturante finalizar.

Antes de mais nada, o jogo tem mais de um final, um deles você não deve matar nenhum NPC, tirando esse final, você pode moderadamente pegar alguns deles pra aumentar seu XP, apenas não faça isso logo de cara, o XP que você ganha tem relação a saúde desses NPCs, ou seja, a menos que a vítima esteja sadia e com o nível completo, outro detalhe, isso não vai acontecer logo nas primeiras noites, e esse é outro detalhe, MUITO IMPORTANTE nesse jogo, você pode (e na verdade deve) jogar eternamente sem se preocupar com a noite do jogo, não irá amanhecer nunca, digamos que tirando a unica vez que isso acontece logo no início, não existe mais o perigo de você perder a hora jogando demais e o sol te matar, portanto, você não fará com que o ciclo de um novo dia se inicie a menos que vá dormir em algum esconderijo!

E aí você vai me perguntar:
"Mas se eu não durmo, não ganho XP"
E eu te respondo, mas os inimigos também não sobem de level! (leia até o fim)
A lógica neste jogo funciona de uma maneira que sempre os inimigos vão variar em níveis iguais ao seu ou até 4 níveis a mais, se você evitar dormir, eles vão se mantar nesses níveis, e aqui eu devo ressaltar outro detalhe, haverão sim inimigos com níveis gritantemente superiores que o seu, mas estes estarão em areas das quais você não deve ainda entrar, ao avistar algum assim, e se ele estiver em companhia de mais outros, considere nem tentar enfrenta-los ainda.

Muito bem, com essa lógica explicada, vamos a mais detalhes sobre jogar nesse estilo que estou ensinando, os pacientes do hospital, os médicos, e outros NPCs de outras localidades, as vezes estão doentes e cabe a você encontrar ingredientes, ir até uma bancada que fica nos esconderijos (ou na sua sala do hospital) e fabricar o remédio correspondente, então ir até a pessoa e geralmente força-la a beber, já que não querem ou não confiam em você, esses status nos NPCs possuem um ciclo: em um determinado dia aparecem com o problema, a cada dia que você dormir, o problema se agrava, se você por acaso não tiver ingredientes suficientes para curar todos NPcs e curar só alguns, no dia seguinte que você dormir, os que ficaram sem cuidados podem piorar, aii o remédio necessário será outro mais complexo e com mais ingredientes, só vai dificultando! não dormir portanto, em um jogo que só considerará que o dia passou se você dormir, significa adiar o tempo que for pra você achar mais itens e criar as curas!

Até agora tudo perfeito, mas então quando dormir?
Ótima pergunta! ao iniciar o jogo por exemplo, você vai passar por "missões principais" das quais no mapa terão o "Y" igual do nome do jogo, em vermelho inclusive, marcando um local onde você deve cumprir algo, só assim o jogo ira progredir, te dando outro Y em outro lugar pra fazer outra coisa, até acabar o jogo, certo? então, considere dormir apenas quando não tiver nenhum NPC doente (dos que você já teve contato é claro, pois os desconhecidos de outras áreas você só deve se preocupar quando encontrá-los mais pra frente) E quando cumprir uma ou duas dessas missões principais, mas somente no caso de você chegar a um local e não tiver nível suficiente pra encarar os inimigos desse lugar, lembrando que alguns não irão subir o nível, mas outros vão sim, então de início você vai ter que descobrir meio na tentativa.

Sobre os NPCs, alguns escondem segredos que só desbloqueiam se você esperar um tempo, observe usando aquela visão da qual você vê tudo escuro e o sangue deles fica super visível, caso apareça do nada uma estranha luz  no sangue deles e um icone de olhos, significa que você pode e deve segui-los, encontrar um local onde fica uma espécie de neblina ou fogo vermelho no chão, pare sobre essa coisa, sempre olhando pro NPC, e com sorte aparecerá para você clicar o botão X, isso te dará o acesso a alguma conversa ou ação, que te permitirá interagir com o NPC depois e descobrir mais sobre eles, é importante fazer isso? SIM! Eles só atingem o sangue perfeito estando saudáveis e com todos os diálogos desbloqueados, pro troféu de todos os lugares "Sanitizados" você não pode errar nenhuma conversa inclusive! de resto, caberá a você se acha importante ou não esse detalhe, outra coisa interessante, os lugares tendem a se manter sadios, sanitizados, ou melhorando de um nível pra outro melhor, caso você não mate ninguém desse lugar, caso contrário, ao matar um NPC, ao dormir, os outros NPCs desse lugar aleatoreamente irão apresentar novas doenças pra você correr curar, e o ambiente nunca mais atingirá o status máximo (Sanitizado), caso você mate desenfreadamente, o lugar irá decair até entrar num estado muiti precário, essa "balança" de quem vive e quem morre decide o destino do final do jogo também!

Muito bem, não matar ninguém pode te levar ao final bom? não! não é tão simples, existirão casos que você deve transformar alguém em vampiro, só assim pro lugar poder continuar ok, poupar algum personagem em determinado momento, só o fará morrer pra outro vampiro ao trocar de dia, é complexo, e isso não depende de alguma lógica, e sim do roteiro que os criadores do jogo decidiram, então pra fazer o final perfeito, só jogando trocentas vezes e anotando onde você está acertando e errando, ou procurando algum roteiro. Recomendo isso? sinceramente só jogue o jogo, caso ao finalizar sinta que seria legal ver outras coisas, aí sim procure um detonado.

Por último, e não menos importante, quais armas e poderes você deve evoluir?
Vai muito do gosto pessoal eu acredito, mas garanto que a melhor forma de se jogar esse game é sempre aumentar o VIGOR e sua vida, o ataque da garra também é importante, absorção de sangue você pode por de vez em quando, a força da mordida também, assim quando você tontear um inimigo e morde-lo, irá absorver bastante sangue, irá se regenerar bastante também, e irá machucar muito o inimigo, esse é o segredo!
Outro detalhe, é super comum enfrentar vários inimigos, geralmente o inimigo que você focar o ataque irá interagir contigo mais que os outros, aprenda a criar um combo que irá te trazer um pouco menos de dor de cabeça, e se fizer bem rápido os outro inimigos ficarão parados esperando acabar pra poder tentar te atacar: Use TRIANGULO algumas vezes para ir atordoando (porrete é o melhor), quando o inimigo ficar atordoado você aperta X pra beber o sangue, assim que ele te empurrar pra trás, aperte pro ataque especial da garra e já saia apertando TRIANGULO sem parar novamente.

Pro caso de você começar a morrer, aperte (acho que é L1) pra absorver seu próprio sangue, faça isso fugindo sem parar, nunca fique parado! logo em seguida, emende o combo que te ensinei acima e é sucesso.
As armas no jogo, revolver e etc, são bons de perto, de longe perdem o efeito, use com sabedoria, armas de duas mãos são interessantes, usar TRIANGULO pra ataque leve e QUADRADO pra ataque pesado, sabendo intercalar você pode conseguir milagres, mas deixa isso mais pra frente, de inicio o Facão, e assim que conseguir algum Machado, use sempre ele pra ataques pesados, e porrete pra nocautear.

Falei pra caramba, mas e aí, recomendo o jogo?
Sim e não, eu acho que é um jogo denso no que diz respeito a gameplay, jogabilidade um pouco difícil, dificuldade no normal é relativamente ardida em algumas partes, mas nada que um pouco de treino não resolva, e a história vai melhorando conforme você vai se aprofundando.
Porém algumas coisas são meio toscas, inimigos e NPCs roçando a parede e etc, mapa tem que ir olhando sempre, porque até você decorar os lugares, vai se perder até dizer chega.

8.0 8.0 10
Overall
6.5 Gameplay
9.0 Story
8.5 Music
8.0 Graphics
História possui inumeras variáveis que mudam o final de acordo com suas decisões.
Variedade de itens, customizações de acordo com seu estilo de jogador.
Você é considerado inimigo pelos "heróis" e pelos "vilões", e é porrada pra todo lado.
NPCs meio burros, isso inclui os inimigos também.
Dificuldade chega a ser injusta graças ao gameplay um pouco travado.

14 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...