Medium picture

igor_park

Dos overrated aos underrated, também jogando os jogos alternativos que ninguém joga na alva!


6 months ago 2020-09-14

Torment: Tides of Numenera

Torment Tides of Numenera é um CRPG, são jogos de RPG que nasceram no Computador, que bebem muita das influências dos RPGS de Mesa, uma definição mais atualizada para eles seria Classic RPG, jogos com visão isométrica, foco na party, escolhas que interferem o mundo, variadas opções de diálogos, pensem em jogos como Planescape Torment, Baldurs Gate entre outros clássicos, a definição do gênero é complexa, mas geralmente segue esses preceitos ditos.

Torment Tides of Numenera, é um sucessor espiritual de um antigo clássico do gênero Planescape Torment, Tides of Numenera teve uma arrecadação espetacular no seu crowdfunding.

O Game se passa no Ninth World, uma terra muito no futuro, que viu várias civilizações crescerem e sumirem.

O jogo tem bastante foco na parte de diálogo, quase sendo um livro interativo e tendo certas cenas iguais a um text-adventure.

(Essa é uma das cenas onde podemos ir ao passado, por meio de text adventure).

Para quem não gosta de ler, vai ter problemas, o jogo exige muita leitura, atenção aos diálogos, as escolhas aqui mudam muito a percepção do seu mundo.

O jogo tem 3 classes, Glaive ( Cavaleiro) focado em força, Nano ( Mage) focados em intelecto e  Jack ( Um Wild Card) que é um cara que é meio equilibrado mas pende um pouco para um rogue.

Na minha experiência jogar de Nano é muito mais agradável e melhor para se livrar das situações de risco.

O jogador tem uma Pool de Status ali a laranja é Might(Força), Amarela é Speed( Velocidade) e Roxa(Intelecto). 

É necessário administrar elas para obter sucessos nos Skill Checks, que podem levar as respostas interessantes nos diálogos,  o jogador pode adquirir Skills como Intimidação, Persuasão entre ousas que vão utilizar essa Pool de Skills e facilitar a vida na solução de problemas.

É bom manter uma party diversificada cada um com Skills e habilidades diferentes para vencer tanto no combate e caso precise de lutas.

Lutei pouco no decorrer do jogo, a luta funciona com turno e AP ( action points) você pode se mover 1 vez e atacar ou se mover duas vezes, as batalhas são bem simples e talvez o ponto mais fraco do jogo.

O jogo também tem um sistema de Karma chamado Tides:

Basicamente suas escolhas, ações e postura refletem no mundo e como os seus companheiros lhe enxergam, além de outras mecânicas do jogo.

As tides são representadas por cores.

Blue Tide: Ligada a sabedoria, razão, iluminação, conhecimento e misticismo. Filosos e Loucos são ligadas a essa Tide.

Gold Tide: Representa empatia, sacrifício, caridade e compaixão. Essa tide está ligada a Filantropia e a Lordes do Crime que ajudam a comunidade em ganho próprio.

Indigo Tide: Simboliza equidade,justiça e compromisso com o bem maior. Homens da Lei e Tiranos podem ser associados a essa.

Red Tide: Representa paixão, emoção, ação, zelo. Artistas, revolucionários ou fanáticos podem ser associados com esta.

Silver: Ligada a fama , admiração e poder. Homens ligados a essa querem deixar uma marca no mundo ou influenciar outros.

Essas tides influenciam tanto em dialógos e opções no final.

Personagens:

O jogo lhe permite ter 3 personagens na Party cada um tem uma motivação e objetivo ao acompanhar você,  resolver as quests deles garante mais conhecimento e vantagens aos mesmos.

Alygern é o primeiro na imagem, uma Nano que perdeu sua família e que tem um certo problema com o Changing God e seus Castoffs, ele me acompanhou por quase toda jornada um personagem bem interessante e útil.

Callistege é a ruiva, uma Nano que fez experimentos com dimensões, não é possível ter ela e Alyrgern na mesma party.

Matnika é uma Jack, assassina e versátil ela também é uma Castoff, com uma backstory interessante é uma ótima adição a party.

Erritis é o Glaive, ele tem um poder oculto em si que vale a pena investir na sua sidequest, ele é forte tanca ataques e pode dar críticos facilmente, é uma boa escolha para sua party.

Tybir é um Jack, bom de lábia e astatuto, ele prefere desviar a atenção do inimigo,.

Rhin é uma criança por questões de história é interessante ter ela na party, ela só fica viável em combate lá para o final do jogo, se você quer força na party ela não é indicada.

Existência:

estado de quem ou do que subsiste, sobrevive.
o fato de viver, o estar vivo; a vida.O direito de existir.Talvez nada defina mais o enredo de Torment Tides of Numenera.O enrendo conta a história do Last Castoff (podendo ser homem/mulher escolha do jogador), o último corpo abandonado pelo Changing God.

(Last Castoff)

Mas quem é o Changing God.O Changing God é o homem que enganou a morte, o Deus que conseguiu alocar sua consciência para um novo corpo e seguir vivendo, sempre buscando conhecimento, porém quando ele abandona um corpo, uma consciência nasce ali.No começo o mesmo cooperava com os outros Castoffs, ele eram como seus filhos.Porém uma presença surgiu para ameaçar sua existência, uma entidade conhecida como The Sorrow, um monstro que persegue os Castoffs, com a intenção de destruir o Deus e suas criações.O Changing God quer se salvar e para isso ele quer fundir todos os castoffs em si mesmo, já o primeiro Castoff quer salvar sua existência e de seus irmãos.O Deus diz que você não é nada mais que roupas ou criações que vieram direto dele.Já o primeiro argumenta que vocês são seres com existência própria e consciência.E aí cabe a você jogador explorar o mundo, os conflitos variados e decidir será que  realmente temos o direito de existir.Com o passar do tempo o enrendo evoluí, você conhece os perigos que uma vida eterna pode levar ao mundo, o que o  Deus e seus Castoffs operaram tanto para o mal e o bem no mundo do jogo.Posso dizer que os pontos fortes do enredo estão mais para o final, e que o jogo despeja muita informação e lore sem tempo em alguns momentos para o jogador, porém com calma e lendo bastante, interagindo com os Npcs o jogador vai conseguir absorver o que ocorre no mundo.Gráficos:

Os gráficos são bons, a direção de arte dos cenários é interessante, porém o mundo do jogo, chega a ser meio bizarro em alguns momentos. Temos cidades, um monstro que serve de cidade entre variados mundo paralelos, são meio desconexos entre si, mas não chega a incomodar.

( Um dos conflitos de existência contra o próprio Changing God, repare que o jogo dá até a opção de se tornar o próprio).

Veredito:

Para quem gosta de ler, quer um RPG diferente, tem tranquilidade com Inglês ou Espanhol é um jogo interessante, ele não tem um dos combates mais interessantes, porém tem um enredo forte e com questionamentos que levam a reflexão do jogador nas suas escolhas, ele tem problemas na hora de apresentar informação em certas ocasiões depositando informação em excesso.

Se você não curte ler bastante ou RPGs focadas em história não é recomendado.

7.9 7.9 10
Overall
7.5 Gameplay
9.0 Story
8.0 Music
7.5 Graphics
Enredo denso e interessante
Personagens interessantes e com variadas motivações.
História com muita liberdade e moldada de acordado com o jogador.
O jogo não é muito amigavél para classes como Glaive
Combate não é muito interessante

14 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...