This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • 2020-10-19 01:19:06 -0200 Thumb picture
    diego_lacuna checked-in:
    Post by diego_lacuna: <p>Progredindo aqui, não sei se ainda falta muito p

    Progredindo aqui, não sei se ainda falta muito pra chegar na metade ou se ja cheguei, sei que ja cheguei na coroa que entende chinês e revelou a tal escrita no espelho, confuso, mas está fluindo, kkkkk.

    11
    • Micro picture
      fonsaca · 6 days ago · 2 pontos

      O original tinha 3 GDs, era mais fácil de saber sua progressão. Mas acho que já foi metade sim.

      2 replies
  • 2020-10-12 16:21:35 -0300 Thumb picture
    diego_lacuna checked-in:
    Post by diego_lacuna: <p>Eu praticamente só cai na "porrada" uma vez até

    Eu praticamente só cai na "porrada" uma vez até agora,  meio confuso, mas progredindo, coletando informações, ou seja, fui mais nos arcades e gachapon do que cair na porrada, kkkkk, mas mesmo assim estou curtindo.

    7
    • Micro picture
      fonsaca · 13 days ago · 2 pontos

      Esse jogo é mais de investigação mesmo.
      A pira é "sentir a realidade". No começo vc pode treinar bastante, da metade pro final começa a ficar mais porradeiro.

      2 replies
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-24 23:39:06 -0300 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Terminei o primeiro Shenmue pela segunda vez na

    Terminei o primeiro Shenmue pela segunda vez na vida.
    Acabei platinando ele. O jogo tem uns troféus bem estranhos e, sua maioria, são de prata!? Estranhos no sentido de que tem uns para algumas coisas especiais, tipo ver os flashbacks na casa do Ryo, mas nem tem troféus para outras situações mais icônicas. Enfim, tanto faz isso. Só quis comentar.

    leves spoilers
    Eu reclamei um pouco do Ryo ser sedento demais pela vingança e isso o tornar um personagem um tanto unilateral. Olha, ele até que é, mas a história fica o tempo todo indicando que ele "está cego pela vingança" ou que "seu caminho levará a consequências ruins".  Realmente, a história do Shenmue, em sua totalidade, deveria estar planejada para tratar da vingança em vários aspectos para chegar, no provável clichê, de que ela não compensa. Me retratando um pouco: a narrativa é até que redondinha nessa primeira parte, acho que a única estranheza que fica é a de que comentei, de que até o Shenmue III o Ryo ainda não mudou muita coisa de seu pensamento e, convenhamos, que um ano deve ser o suficiente para esfriar a cabeça de qualquer um sobre quase qualquer coisa.

    Eu acabei indo rápido demais e perdi a cena de despedida da Nozomi que ocorre só no dia 26 de dezembro e/ou depois. Meu último dia em Sakuragaoka, sem querer, acabou sendo a véspera do natal. Fazem uns 20 anos que não sou religioso, mas como o mundo todo se move para essa data no ocidente (temos toneladas de entretenimento com esse clichê, geralmente querem que jantemos bem nesse dia e, quando criança, esperávamos presentes), acho que todo mundo acaba tendo um imaginário "diferente" da época. Então foi curioso, nessa segunda jogada tive uma sensação diferente pro final da jornada do Ryo. Foi um limiar bem marcado, mas não clichê pelo carater aleatório. Como se, sei lá, eu resolvesse ir embora do Brasil e acabasse marcando minha viagem bem nessa data. Curioso.

    26
    • Micro picture
      thiagoreis · about 1 month ago · 2 pontos

      É uma Platina tranquila ?

      1 reply
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · about 1 month ago · 2 pontos

      Terminou bem rápido!

      1 reply
    • Micro picture
      mastershadow · about 1 month ago · 2 pontos

      O final desse game traz uma sensação diferente,nao sei explicar, parece que realmente passamos o tempo real no game, deve ser essa a sensação que o Suzuki queria transmitir mesmo ao jogador no final das contas...

      1 reply
  • luchta Ewerton Ribeiro
    2020-09-24 16:03:00 -0300 Thumb picture
    Post by luchta: <p><a href="https://gamingbolt.com/wp-content/uploa

    Eu acabei de comprar o Shenmue I & II no Kinguim, com o dinheiro que eles devolveram da compra anterior, com ajuda de um cupom de desconto, eu consegui pagar pouco mais de dez reais nesse jogo. Atualmente ele está em 75% de desconto na Steam, mas mesmo assim, ele fica a R$ 27,49, contra os R$12.46 do Kinguim. Ou seja, metade do preço com desconto da Steam. Valeu muito a pena!

    16
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-23 22:47:02 -0300 Thumb picture
    14
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

      Muito top Shenmue...olha a preocupação em coçar um som ambiente (cão latindo na vizinhança...)

      Tú tem essas máquinas de bebida em casa? 😲

      1 reply
    • Micro picture
      mastershadow · about 1 month ago · 2 pontos

      E caindo bebado kkkkkk

      1 reply
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-22 18:18:26 -0300 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Sabem, o Yu Suzuki disse que precisa deixar o Sh

    Sabem, o Yu Suzuki disse que precisa deixar o Shenmue 4 "mais vendável", ou seja, mais interessante para as novas gerações. Essa fala dele parece ser pensando mais na jogabilidade, mas Shenmue é uma experiência que pode estragar com essas "atualizações".
    Devo dizer que, às vezes, pode parecer frustrante ter que ficar matando tempo até esperar a hora certa de algo acontecer, mas o jogo é repleto de minigames e opções justamente para isso. Temos também o walkman, que serve pra ouvir umas musiquinhas enquanto esperamos, por exemplo, o busão chegar. Esse tipo de "aborrecimento" que o ser humano moderno parece não suportar numa ansiedade generalizada, é essencial para a atmosfera do jogo. A pira é justamente sentir que se está vivendo aquela história. No Shenmue III, por exemplo, já foram colocadas essas sidequests genéricas de ter que arranjar alguma coisa para algum NPC babaca, além de toneladas de itens consumíveis e coletáveis. Isso já fez do Shen 3 um jogo "piorado" em relação aos originais se vc tiver interesse em completar tudo, se não, até que podemos dizer que ele só trouxe opções variadas. Outras novidades foram bem-vindas, como mais opções de trabalhos e treinos, mas as novidades que só serviram para repetir os clichês dos jogos atuais, creio que deixaram a experiência pior. Uma pena e tenho medo do futuro da série nessa questão da jogabilidade.

    22
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · about 1 month ago · 3 pontos

      Fico até receoso ouvindo isso do Suzuki, pois talvez se perca toda a essência do que é Shenmue, mas até entendo que se o jogo fosse mais vendável não teríamos esperado quase duas décadas por um Shenmue 3. No inicio dos anos 2000 como o jogo era um negócio muita a frente de seu tempo eu gastava as horas do jogo aguardando os eventos, além é claro dos mini games, apreciando os gráficos e os cenários detalhados, muitos jogadores da época faziam o mesmo, pois esse era o jogo mais próximo do real possível que havia naquele tempo.

      1 reply
    • Micro picture
      mastershadow · about 1 month ago · 3 pontos

      Bela observação meu garoto! Não tinha pensando nesse ponto de vista, sobre a chatice de esperar alguém ou algum horário especifico na vida real, ser retratado em Shenmue,principalmente no primeiro game onde as coisas pra fazer enquanto espera são mais limitadas...

      1 reply
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-22 08:51:18 -0300 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Tecnicamente, essa versão é só o relançamento em

    Tecnicamente, essa versão é só o relançamento em HD dos Shenmues. Como já disse, a grande novidade fica por conta de se poder escolher entre o áudio inglês ou japonês e legendas em variadas línguas. O som das falas é meio mono e contrastante com a trilha sonora que está em boa qualidade. Ademais, realmente se perderam todos recursos do VMU, se quer tentaram emular os sons no controle do PS4. Em algumas partes mudaram os textos e menus o que também ficou ruim, de fontes estilizadas, passamos para umas genéricas. Todavia, quando passamos por placas de estabelecimentos, aparece uma legenda embaixo, o que ajuda na dinamicidade da orientação para quem não lê japonês. Ah, agora existe a opção de salvar em qualquer local, não só quando dorme.
    Em suma, até acrescentaram umas coisinhas, mas não houve muito capricho.

    Acima, apesar de que no desenvolvimento do Shenmue original estava programado uma bicicleta, ela não existe no jogo final.

    26
    • Micro picture
      topogigio999 · about 1 month ago · 4 pontos

      Esse rapaz é o bicho mesmo, na subida sem pedalar e levando a mina garupa.

      2 replies
    • Micro picture
      mastershadow · about 1 month ago · 2 pontos

      Acho que o charme em jogar no Dream mesmo fica por conta do Controle e do VMU né

      1 reply
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · about 1 month ago · 2 pontos

      Dessa bicicleta eu não sabia, teria sido legal ter no jogo, principalmente pra voltar pra casa do Ryo.

      7 replies
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-20 10:37:37 -0300 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>A pegada do Shenmue, de ser um jogo de detalhes

    A pegada do Shenmue, de ser um jogo de detalhes que "emula" a vida real e nos faz sentir na pela do personagem, é único. Realmente, nunca tive uma imersão tão grande como com a série (em especial o primeiro jogo, onde há interação com muita coisa e todo mundo).
    Todavia, tem uma coisa que já vi criticarem e realmente podia ter um pequeno rumo diferente (spoilers dos três jogos da série, mas só em linhas gerais): o tema da vingança do Ryo.

    Não sei se é coisa minha, mas tenho a impressão que essa coisa de vingança é algo mais urgente no ser humano. Tipo, Stallone quer vingar sua família e explode meia cidade, mas no período de, sei lá, uma semana. Para um jogo de investigação, lento e de cotidiano, chega uma hora que isso não faz mais sentido. A cuca do Ryo não esfria nunca?

    A história realmente traz algumas novas situações além da vingança, como o "legado" (que estava beeem escondido) do Ryo ter que herdar a treta com os espelhos, afinal o pai dele deixou encaminhado isso. Além de que essa fita dos espelhos tem uma pegada mística e que parece coisa complicada de estar na mão de mafiosos como o Lan Di. Aparentemente, ok, temos uma nova demanda/encaminhamento para o herói e a vingança não parece mais ser seu principal objetivo! Ledo engano. O problema é que  Ryo se justifica ad eternum que é tudo por vingança. Cara, se passou, sei lá, mais de um ano da morte do pai dele no terceiro jogo e o cara ainda está com sangue no zoio?

    Bem, talvez a lição final da história acabe sendo o Ryo (após dar um pau e vencer o Lan Di) chegar a conclusão de que "vingança não é tudo". Vai saber!

    Enfim, me alonguei demais. Só estava na pira de escrever sobre essa coisa da vingança do Ryo. Isso não apaga o brilho e os três jogos continuam sendo ótimos, afinal, nada é ultra perfeito.

    20
    • Micro picture
      jcelove · about 1 month ago · 2 pontos

      É o Ryo é raso pra caramba, parece um robô sem emoção, nem a vontade de vingança dele convence. No primeiro chega a dar tristeza da menina mo afim dele.hehe

      Já jogou Yakuza Fonsaca? É a coisa mais parecida com um Shenmue com mais ação. Foca menos na exploração de coisinhas na tela e mistura beateum up maneiro. O Ps4 tem reakes sensacionais, além do 6 que parece muito bom e o recente spin of Judgment.

      11 replies
    • Micro picture
      thiones · about 1 month ago · 2 pontos

      Se Deus quiser, hoje eu começo.

      1 reply
    • Micro picture
      thiagobrugnolo · about 1 month ago · 2 pontos

      Eu duvido muito que esse lance da motivação do Ryo apenas por vingança vai continuar até o final da série,se é que ela vai ter um final. Entendo que Ryo realmente é um personagem raso, mas devido a toda a complexidade da história, acredito que Yo Suzuki deve ter planejado alguma mudança de rumo na história e personalidade do personagem, pois pelo que entendi ainda tem muito água pra rolar e acho meio difícil ficar nesse lenga lenga até o fim.

      2 replies
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-18 20:42:52 -0300 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>O jogo está fluindo como água em torneira de cid

    O jogo está fluindo como água em torneira de cidade que não tem seca. Já avancei um monte. Engraçado como cada NPC é um personagem único, com sua própria rotina e personalidade. Tinha visto uma mulher andando pelo bairro e achei que era só um NPC genérico, esqueci que Shenmue não é assim e tudo funciona como na vida real. Depois, encontrei ela trabalhando no porto, não era só mais um boneco genérico como em outros jogos.

    27
    • Micro picture
      onai_onai · about 1 month ago · 3 pontos

      Hum... interessante. NPCs assim acho que nunca vi em nenhum outro jogo, ao menos eletrônico.

      2 replies
    • Micro picture
      jcelove · about 1 month ago · 3 pontos

      Shenmue foi grandioso, tão grande que quebrou a sega na época de tão cara que ficou a brincadeira de ter todos NPCs dublados e com falas e ações unicas.hehe

      13 replies
    • Micro picture
      mastershadow · about 1 month ago · 3 pontos

      Cara acho que no porto tem um velhinho que o Ryo encontra,que da uns conselhos pra ele e taus,achei mt maneiro aqueles diálogos..

      1 reply
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2020-09-17 19:17:04 -0300 Thumb picture
    fonsaca checked-in:
    Post by fonsaca: <p>Shenmue é como a vida, pequenos detalhes que nos

    Shenmue é como a vida, pequenos detalhes que nos fazem sentir que "vivemos" a vida do Ryo. Não poderia ser diferente também com os encontros e desencontros, logo existem algumas situações (facilmente) perdíveis. Metade delas acho que acabei não vendo quando joguei pela primeira vez. E, agora, devo estar perdendo algumas novamente. Hehehe!
    Outra coisa curiosa é que podemos encontrar as informações de diversas formas. Se conseguimos com X pessoa, ela é escrita em uma parte da agenda, se conseguimos com situação Y, em outra. Eu queria preencher a agenda inteira, mas acho que é impossível. Acho que se o Ryo descobre de um jeito, não dá mais pra tentar do outro.
    A cena abaixo eu creio que vi quando joguei pela primeira vez, mas perdi agora. Contudo ali fizeram um hack, não lembro da Nozomi lutando...

    17

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...