Medium picture

igor_park

CZAR of Water City.


12 meses atrás 2018-01-28

NieR: Automata

Nier Automata é um jogo intrigante, onde a história do jogo toca muito no conceito de humanidade, existência e essência.

O jogo é focado também no embate entre os Androides e as Máquinas (robôs alienígenas) que apesar de serem tão iguais, se enxergam como diferentes, esse contraste traz a tona muito da nossa sociedade e como o ser humano trata seu semelhante.

Jogabilidade.

Nier é um jogo de muitos gêneros e talvez esse seja uma das suas melhores características,  um momento você está jogando um joguinho de "nave" em 2D, em seguida está controlando um Mech em 3D, logo você passa para um jogo de nave em 2D com visão lateral, aí trocamos para um RPG de ação 3D o padrão do game e depois a câmera muda ficando de lado como um Side-Scroller e depois ficando por cima com uma visão isométrica.

São tantas variações, mas que funcionam de uma ótima forma, no gameplay padrão de RPG de ação com pitadas de Hack-Slash somos acompanhados dos PODS pequenos robôs de suporte que servem como um ataque a distância, além de podemos equipar ele com "magias".

Ainda temos o sistema de Chips onde podemos moldar o personagem a nossa escolha, além de variadas armas como lanças, greatsword, espadas leves, que ajudam a dar a dinâmica de combate necessária para um bom jogo de ação.

Gráficos.

Nier não tem o melhor dos gráficos, comparado a jogos dessa geração, porém sua bela direção arte, consegue deixar os cenários agradáveis um exemplo para mim é o mapa do Parque de Diversões.

História.

A história de Nier automata é cheio de simbolismos, vemos representações de filósofos como Marx, Engels, Sartre, a bíblia como personagens como Adam e Eve (Adão e Eva), mas o foco principal é a humanidade, religião, guerras, amor, ódio, tudo isso é debatido dentro da história do jogo.

O conflito entre os robôs e os Androides da YorHa e como eles são tão parecidos, o questionamento da humanidade em si, de uma forma tão diferente da que estamos acostumados é um dos pontos positivos do jogo.

O jogo também é conhecido pelos seus variados finais, porém são apenas 5 que verdadeiramente importam, que são o A,B,C,D,E.

Porém nem tudo são flores apesar de ter uma boa história, Nier peca pois apesar de ter um gameplay variado, muitas missões passam a sensação de serem fillers, posso dizer que uma ou outra side-quest realmente me interessou.

Além de que há uma certa falta de importância nas quest principais ao avançar o jogo na primeira campanha e ocorre um boom na reta final, ficando frenético e surgindo vários bons momentos.

Nier apesar de ter uma boa história peca muito e não saber regrar o conteúdo deixando você interessado a fundo a ir atrás, digo que é necessário ter um pouco de persistência para prosseguir no Nier, porém na sua terceira vez o jogo engrena de uma forma muito positiva e conserta esse problema, porém até lá você irá jogar duas vezes a mesma rota de um ponto de vista diferente.

Personagens.

Você jogará com 3 protagonistas, cada um com seu comportamento e forma de pensar, no início achei os 3 sem carismas, porém conforme acompanhei a evoluções dos mesmos passei a ter um pouco mais de respeito, ambos os 3 funcionam bem no Universo do jogo e digo que sem eles o jogo não funcionaria corretamente.

Uma pena que os secundários sejam fracos, só uns 2 ou 3 valem menção, a falta de secundários interessantes foi algo que eu também achei negativo, porém a entidade das máquinas em si e a forma como elas funcionam meio que suprem isso, mas ainda assim não de uma forma satisfatória.

Música.

https://www.youtube.com/watch?v=7UEnAY6C1xk

A trilha sonora é um dos aspectos mais positivos de Nier, o jogo tem música em Inglês, Francês e Japonês, além da própria linguá feita para o jogo.

Geral.

No geral Nier é um ótimo jogo, tem umaboa história, porém que exige um pouco de paciência para engrenar, jogabilidade fluída para um RPG trazendo a qualidade da Platinum, uma trilha sonora fantástica, múltiplos finais e rotas que funcionam bem com seus três diferentes protagonistas, o jogo peca também no seus secundários, mas as qualidades dele são maiores que seus defeitos, recomendo.

Nier é o primeiro J-RPG que eu completo, espero jogar mais no futuro.

9.0 9.0 10
Nota Geral
9.5 Jogabilidade
9.0 História
10 Música
8.0 Gráficos
Variação Positiva no Gameplay
O debate sobre o ser humano na história.
Música é fantástica.
Gráficos estão abaixo do esperado.
A história é boa porém exige paciência, os secundário também não são tão interesantes

13 de usuários gostaram desta crítica.


Outras críticas do mesmo autor:

Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...