Medium picture

juninhonash Juninho Rodrigues

It's gonna be a hell of a party


about 4 years ago 2015-07-10

Yaiba: Ninja Gaiden Z

Sim, exatamente. A máquina de socar botões é justamente você, jogador.

Yaiba: Ninja Gaiden Z é bem isso, um jogo da série Ninja Gaiden, um famoso spin-off do qual controlamos Yaiba, um ninja esquentadinho e desbocado que começa o jogo simplesmente tomando uma mega surra de ninguém menos que Ryu Hayabusa e com isso ele perde um olho, um braço e ganha uma fenda em seu peito. Exatamente assim:

Com isso, o encontram semi-morto, o reconstroem usando partes de máquina e assim temos uma jornada iniciada, da qual Yaiba procura Ryu num objetivo de vingança.

A pouca história do jogo é uma tentativa muito falha de fazer humor usando coisas como zumbis, sexo e palavrões. Eu simplesmente não consegui achar a menor graça em nenhuma parte do jogo. E muitas vezes eles forçam a amizade como a loja de calcinhas que tem um outdoor com um par de pernas semi abertas e Yaiba joga um zumbi dentro de um caminhão que sai desgovernado e passa numa rampa e cai justamente onde? Você já entendeu, eu pressuponho.

Enfim, são piadas desse nível, um péssimo jeito de se fazer piadas.

Mecanicamente falando é um jogo do qual mal andamos e metralhamos botões em hordas de zumbis e facilmente podemos fazer combos de 100, 200, 300 e até 500 hits ou mais dependendo do quão bem você metralha botões ou da sua paciência. Não vou deixar de enfatizar o quanto é variado os combos do sistema apesar disso, mas boa parte dos inimigos mal se move e te permitem estraçalhá-los sem a menor dificuldade.

O problema é que te alguns inimigos em partes específicas que fazem a dificuldade no mínimo multiplicar por 5. São partes das quais temos muitos inimigos que funcionam como sub-chefes, que mal parecem sentir as pancadas, e não vem um ou dois e sim muitos e o pior é que a câmera do jogo colabora demais pra que isso fique ainda mais frustrante.

Se posicionar em Yaiba é uma das tarefas mais árduas do jogo, isso se não for a mais árdua; a câmera é totalmente fixa e tem ângulos específicos e como ela afasta e distancia totalmente sem menor razão, ela faz com que ou Yaiba fique próximo demais da tela e não permita o jogador de ver golpes/bombas de longe ou fica longe demais e com um número gigante de inimigos que simplesmente não permite que tenhamos uma noção de onde estamos ou o que nos acerta.

É, a provável pior câmera que já tive contato em um jogo do gênero hack'n'slash, puta merda. Extremamente frustrante lidar com ela. Mesmo que seja por poucas horas, afinal o jogo termina com no máximo 6 horas de campanha.

Fora as partes de plataforma, extremamente automáticas usando somente o segurar da direção apertando botões pra pular, pendurar ou bater porém com MUITOS obstáculos de one-hit kill e com isso o jogo só fica um saco, porque mal controlamos o personagem e ele ainda morre com um mero ataque? Fora as partes de quebras de ritmo extremamente forçadas que consiste em pegar zumbis e jogar em outros locais, não tem graça, não tem desafio e nem sequer é bem montado, porque muitos pontos ficam extremamente "cegos" por causa da câmera horrorosa.

O estilo cartunesco de Yaiba é até legal de ver, mas o gráfico do jogo fora alguns poucos inimigos e o personagem controlável é relativamente feio, com texturas que as vezes parecem não ter sido carregadas e quebram parte da imersão gráfica que o jogo poderia apresentar. E a trilha sonora do jogo é absolutamente sem graça e quase inexistente em boa parte da campanha.

E não precisa pensar que as batalhas contra chefes são boas, a maioria é tudo bater e esquivar, e bater de novo e esquivar de novo e rapidamente se tornam um verdadeiro marasmo, a verdadeira manifestação do tédio. E Yaiba morre com pouquíssimos golpes, tornando tudo ainda mais repetitivo.

Yaiba Ninja Gaiden Z é um jogo fácil que tem pontos extremamente frustrantes por TODOS os motivos errados, seja pela câmera, por batalhas de chefes ou sub-chefes que mal sentem impacto ou pelas partes de plataforma extremamente chatas.

Sem o menor refinamento, sem o menor capricho dos desenvolvedores, é um jogo porco que usa o nome da franquia Ninja Gaiden pra tentar ter algum retorno financeiro e não muito mais do que isso.

2.0 2.0 10
Overall
3.0 Gameplay
0.0 Story
4.5 Music
3.5 Graphics
As finalizações são legais
Batalhas contra chefes extremamente repetitivas e tediosas
Inimigos mal sentem impacto e o sistema não tem nenhum refinamento
Câmera simplesmente maluca e vai pra onde quer, como quer e quando quer
Músicas sem graça
Gráficos com texturas feias e com falhas constantes

14 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...