• tekomaurilio Caótico e Bom
    2019-02-13 08:36:35 -0200 Thumb picture
    tekomaurilio fez um check-in:
    <p>#img#[616710]</p><p>Mais um pra lista de finaliz - Alvanista

    Mais um pra lista de finalizados!

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  • 2019-02-12 10:17:25 -0200 Thumb picture

    Malus, último Colossus e final do jogo!

    🔴 GAMEPLAY NOVO!
    🕹️ SHADOW OF THE COLOSSUS! Confira a batalha contra Malus, o último Colosso e de quebra curtam o final desse incrível game!
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    1
  • 2019-02-10 22:42:34 -0200 Thumb picture

    Cenobia, o 14º Colosso!

    🔴 VAI TER GAMEPLAY SIM!
    🕹️ Gameplay de SHADOW OF THE COLOSSUS!
    Confira a batalha contra Cenobia, o 14º Colosso!
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    2
  • speedhunter Renan Loiola
    2019-01-25 23:35:20 -0200 Thumb picture

    BGS 2018, um ano memorável!

    Talvez para muitos ir a BGS pode ser algo normal ou até mesmo frequente, entretanto, para quem mora em outros estados e principalmente longe do Sudeste (no meu caso, sou de Fortaleza-CE), o evento pode se tornar um grande desafio financeiro e longinquo. Desde da época que ouvi falar da feira, automaticamente passou a ser um sonho pessoal ainda que distante naquele tempo. Ano passado consegui fazer diversas economias e tive a oportunidade de comprar os primeiros lotes do ingresso para o evento (nesse momento não havia praticamente nenhuma atração de peso anunciada). Em meio o planejamento da viagem, recebi a noticia que meu produtor favorito estaria no evento, o lendário FUMITO UEDA! Nesse momento fiquei trêmulo e pulei de extrema felicidade! É algo surreal conhecer seu diretor/produtor favorito.

    Como passei um tempo OFF do Alvanista e somente esses últimos dias que retornei, vou postar algumas fotos:

    (Nem em meus melhores sonhos eu poderia imaginar estar ao lado desses dois Fumito Ueda e Masanobu Tanaka)

    (Ter meu Shadow of The Colossus autografado pelos seus criadores, não tem preço!)

    (Shota Nakama é um dos principais compositores de Kingdom Hearts e Final Fantasy! Parecia até um sonho...)

    (Infelizmente esqueci de colocar na mala meu FFXII Zodiac Age, mas mesmo assim pedi para ele autografar em um papel, depois protegi em um sleeve e coloquei dentro da steelbox, que é minha edição).

    Tenho outras pessoas especiais que encontrei por lá, mas acho que esses foram os mais marcantes. Espero que 2019 dê para ir novamente!

    18
  • anduzerandu Anderson Alves
    2019-01-06 23:02:57 -0200 Thumb picture

    Registro de finalizações: Shadow of the Colossus (2018)

    Zerado dia 05/01/19

    Seguindo as jogatinas dos jogos emprestados pra devolver rápido, fui de Shadow of the Colossus, o remake do jogos de Playstation 2 exclusivo do PS4, pois pareceu ser a escolha certa entre os demais, ainda mais depois de jogar The Last Guardian.

    Quero deixar claro duas coisas de antemão: eu joguei a versão original de duas gerações atrás, mas há apenas uns 6 anos atrás eu realmente terminei o jogo. O fato é que eu conheci SotC por volta da sua época de lançamento, mas não dava a mínima pro jogo ou pro console que um amigo próximo tanto gostava. Eu realmente só o joguei depois quando resolvi experimentar todos os jogos relevantes de videogame e descobri que esse título era importante (mas não tinha noção de que as pessoas o amam tanto).

    Em segundo lugar, o meu primeiro playthrough durou cerca de 8 horas na época, na casa de um outro amigo e depois de fechar a aventura, eu achei a experiência bem "ok". Cheguei a jogar o começo da versão HD do PS3 porque a Sony o deu pra mim, mas logo larguei por não ver nada demais.

    Bom, eu provavelmente teria até ignorado esse jogo (e mesmo esquecido pois não vejo ninguém mais falar desse remake) mas um vídeo que a Sony soltou no Facebook na época de seu lançamento: lindo!

    A verdade é que eu acredito que SotC tem uma ambientação bacana e que os visuais gráficos definitivamente fazem diferença pra imersão e aproveitamento de seu mundo.

    O começo se abre com uma cena que me deixou em dúvida se era uma CG ou realmente uma cena renderizada na engine do jogo. Não que seus visuais tenham me confundido com a realidade, mas a forma como essas cenas foram dirigidas parece bastante com as cinemáticas de jogos do passado que nos faziam sonhar em como os jogos seriam um dia.

    A estória é obviamente a mesma, e contada do mesmo jeito. Wander carrega uma donzela em seu cavalo até um santuário repleto de estátuas com o intuito de conseguir a alma dela de volta e assim, trazê-la de volta à vida. A voz do santuário explica que para conseguir fazer seu desejo realidade, o nosso protagonista deverá derrotar todos os Colossus do vale e que isso custará um preço alto (que só descobriremos qual é nos momentos finais do jogo). Wander concorda imediatamente e segue sua aventura para derrotar os gigantes inimigos.

    Nesse ponto do enredo eu já até havia esquecido que estava jogando um remake. Sabe quando você só percebe a diferença quando compara as duas versões de algo? Pois é, e eu me vi constantemente me fazendo lembrar que o jogo era um remake e prestar atenção em cada detalhe para poder falar sobre a experiência.

    Para encontrar seu alvo, segure o botão R1 e Wander apontará sua espada aos céus no maior estilo He-Man. Uma luz sairá da espada em direção ao seu alvo, mas sem especificar rotas para lá chegar, mas dando uma ótima noção (e geralmente é bem tranquilo de chegar em cada Colosso).

    Saindo do santuário e tendo um pouco de dificuldade com os controles (mais diferentes de The Last Guardian do que eu lembrava), o jogo demonstra mais da sua beleza. Cavalgar pelos campos, com a câmera descentralizada do personagem em direção à montanhas e construções grandonas é super cinematográfico e passa aquela sensação de inferioridade do personagem afrente um mundo tão grande e com oponentes que naturalmente tem toda a vantagem de te derrotar em batalha.

    Eu tava um pouco preocupado em enfrentar os Colossus por medo de ter dificuldade em descobrir como os derrotar e pelos traumas com a jogabilidade de SotC. Eu lembro do perrengue que tinha em ficar agarrado a oponentes que ficam se mexendo constantemente enquanto a sua estamina acaba e você tem que o escalar novamente com o personagem mais molenga e controles que não gostavam tanto de responder.

    Pra minha surpresa, eu derrotei o primeiro super rápido, assim como o segundo e só demorei um pouco no terceiro e dali em diante foram quase todos bem rápido. Eu levei 5 horas para fechar a campanha de SotC dessa vez.

    Outra surpresa foi que, de 16 Colossus, eu ainda lembrava de 14 e me cérebro só apagou duas batalhas da minha memória: uma cobra marítima elétrica e um javali que tem medo de fogo (me refiro aos designs dos inimigos e cenários mesmo, pois tive que descobrir como matar quase todos do zero).

    Pois é, cada Colosso é diferente, baseado em criaturas diferentes, com movimentos e fraqueza únicas. As vezes você precisa esperar um ataque deles para achar uma brecha de escalar ou os acertar e fazer com que se aproximem, as vezes você tem que achar uma fraqueza com sua movimentação ou atacá-los quando estiverem em uma posição específica ou ainda usar do mapa contra eles.

    Basicamente, cada luta é um puzzle e varia de duração de acordo com o seu raciocínio e habilidade, até porque a grande maioria exige que você os escale em determinado momento e os ataque em um ponto específico e as vezes isso demora para acontecer e enquanto você sobe o se mantém agarrado em seus pelo, o monstro está fazendo de tudo para que você o deixe em paz e sua estamina acabe. Demorar um pouquinho na luta faz com que a voz dê uma dica de como prosseguir.

    Saber poupar energia e recarregá-la quando possível é essencial, mas logo isso fica óbvio, como a maior parte do jogo fica.

    Apesar da aventura ser curta e rápida, logo eu comecei a a achar repetitiva, sensação que não tive quando joguei no PS2. Você mata um Colosso, é transportado de volta ao santuário, a estátua daquele inimigo se destrói, a voz fala alguma coisa sobre seu próximo objetivo e em seguida você estará cavalgando de novo em direção à luz da sua espada e enfrentando outro Colosso.

    Aquela coisa de achar o cenário bonito começou a desaparecer na metade do jogo pra mim, pois você anda tanto pelos mesmos lugares ou outros parecidos que acaba perdendo um pouco da graça. O mapa em si não é muito grande e é bem limitado. Além disso, é tudo meio morto, ainda mais depois de jogar Breath of the Wild e Xenoblade Chronicles 2, entre outros. Nada acontece, árvores só numa floresta ou outra, várias áreas desérticas, nenhuma vila ou outro personagem. Sei que tudo isso é pra reforçar a sensação de solidão mas acredito que o cenários poderia ser um pouco mais vívido e imersivo enquanto pra mim foi mais como se o mapa fosse um intervalo ou descanso para a próxima batalha.

    Sinto que muita coisa do PS2 se deu por conta de limitação de hardware e que eles poderiam ter aprimorado além dos visuais. Lembra quando eu falei sobre o visual da propagando ter me convencido? Era uma floresta e passando por lá no meu humilde PS4 Slim, não achei nada demais e só jogando pra você perceber que não tem muita graça fica parado pela fase fazendo anda ao invés de ir jogar de verdade.

    Resumindo: Shadow of the Colossus é um remake bacana e que não saiu muito do que o jogo era no PS2, sendo exatamente o que eu esperava quando joguei a versão HD do PS3. Pra quem curte o jogo original, esse remaster é uma boa pedida, mas vou lembrar que eu definitivamente me senti jogando o mesmo jogo, como se eu já tivesse o jogado sem mudar nada 6 anos atrás. Comparando as versões, esse aqui humilha o outro, mas por si só, não é nada exuberante (como achei que seria).

    De bom:  agradável aos olhos. Eu senti bastante o fim da estória e meu amigo me disse que é porque essa versão tem legendas e a gente entende melhor o enredo, coisa que não tinha no PS2 (não tinha mesmo não? Não me lembro). Fiel ao original. Batalhas diferentes e exigem que você explore os chefes e os cenários.

    De ruim: jogabilidade meio zoada, como já esperado. Me estressei muito com isso e com o personagem não escalando pro lado desejado, não pulando pra onde eu queria e tal.  Outro exemplo disso é que o d-pad pra esquerda equipa o arco e pra direita a espada. Por quê não simplesmente apertar qualquer um pra mudar visto que não há outros equipamentos e nem a possibilidade de tirá-los da mão? Em várias batalhas eu tinha que trocar rápido e eu acabava "trocando pro mesmo" e as vezes você nem percebe a confusão porque o corpo do personagem escondeu a arma ou no calor do momento e a falta de um ícone dizendo o que você está usando não permitem distinguir bem. A câmera não gosta de responder aos seus comandos, muitas vezes em troca da cinematografia do jogo. Cenários meio vazios e nada impedindo você de chegar ao próximo inimigo, nem um puzzle, um inimigo, sei lá, reforçando o boss rush que SotC é.

    No geral, o jogo é legal, nem fede nem cheira, apesar de um curtir o conceito e a ambientação e odiar a jogabilidade. Ele começa e termina meio do nada e não me pareceu muito memorável. Bacana, mas vou deixar aqui as palavras de um amigo que me viu matar os 3 últimos Colossus ontem: "Esse povo era muito carente pra ter um Zelda no PS2".

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    • Micro picture
      filipessoa · 1 mês atrás · 3 pontos

      Parabéns pela finalização @anduzerandu!

      1 resposta
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 1 mês atrás · 3 pontos

      Encaixe perfeito dos games engatados pra jogar...
      ...

    • Micro picture
      jclove · 1 mês atrás · 2 pontos

      Putz, não lembro como mata praticamente nenhum dos colossus mais.hehe
      Sobre a sensação de vazio e de "tudo morto" faz parte do conceito do jogo mesmo, a idéia é passar a solidão da jornada loka do Wander. Gosto muito do conceito e história dele, mas não rejogaria o remake tão cedo.

      1 resposta
  • vinizard Vinícius Cherubino Kuster
    2019-01-05 07:33:59 -0200 Thumb picture
    vinizard fez um check-in:
    <p>Que satisfação eu senti quando zerei esse jogo!& - Alvanista

    Que satisfação eu senti quando zerei esse jogo! 

    A imersão que senti foi tão grande que parecia que eu tinha finalizado uma jornada na própria vida real.

    12
  • mardones MardoNES
    2019-01-02 20:23:40 -0200 Thumb picture
    mardones fez um check-in:
    <p>Fechei finalmente. Quando zerei no PS2 não lembr - Alvanista

    Fechei finalmente. Quando zerei no PS2 não lembrava que era tão trabalhoso ou será que tô ficando enferrujado....

    É inevitável ficar procurando ligações com Ico durante o jogo. 

    12
    • Micro picture
      darlanfagundes · 1 mês atrás · 2 pontos

      Eu tive a mesma impressão...será que no ps3 ficou mais díficil?!Pq lembro que desisti de platinar pq ficou insuportável de dificil os trials...

  • mardones MardoNES
    2019-01-01 14:49:25 -0200 Thumb picture
    mardones fez um check-in:
    <p>Esse ultimo colossu tá me deixando puto!&nbsp;</ - Alvanista

    Esse ultimo colossu tá me deixando puto! 

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  • mardones MardoNES
    2018-12-28 21:13:02 -0200 Thumb picture
    mardones fez um check-in:
    <p>Mais 4 colossi pra conta&nbsp; porém, ao contrár - Alvanista

    Mais 4 colossi pra conta  porém, ao contrário de ontem hoje foi mais difícil, principalmente enfrentar o colosso voador. 

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  • mardones MardoNES
    2018-12-27 22:30:24 -0200 Thumb picture
    mardones fez um check-in:
    <p>4 colossi em 1 hora. Nesse ritmo vou finalizar r - Alvanista

    4 colossi em 1 hora. Nesse ritmo vou finalizar rápido. Rs

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