Medium picture

juninhonash Juninho Rodrigues

I suggest you to stay down...


4 anos atrás 2015-01-03

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty HD

Bom, se você é daqueles que odeia o Raiden por não ser o Snake, não precisa perder seu tempo com essa crítica, pode ir lá em baixo e negativar numa boa, eu vou entender.

Agora, se você ao menos teve um motivo decente pra discordar do jogo ser bom, aí sim, recomendo que leia até o final, porque vou falar muito bem dele e talvez você discorde e pelo menos me apresente um motivo decente (caso queira) pra não gostar.

Sem mais delongas, vamos começar.

Metal Gear Solid 2 HD é basicamente uma versão com filtro da sua versão original do PS2, O jogo em si é um dos poucos HD's que se deve respeito, diferente de um grande número de jogos que são meramente "esticados", MGS HD Collection traz consigo um show à parte nos gráficos desse jogo.

Dá pra ver desde o menu até nas cenas que tiveram todo um cuidado ao remasterizar, o som ficou com qualidade melhor, o gráfico não só meramente esticado e sim detalhado com pequenos efeitos que antes não tinha na versão original e bom, ele vem numa coletânea com 3 jogos, então ainda vale muito á pena.

Mas não, esse não é o ponto mais alto desse jogo. É só um dos muitos pontos onde o jogo grita capricho e conteúdo em todos os aspectos.

Principalmente no enredo, MGS2 começa justamente dois anos após o primeiro jogo. Snake estava investigando um navio e lá encontra Revolver Ocelot, sobrevivente do desastre de Shadow Moses (eventos do primeiro jogo) porém do nada tudo dá errado, um Metal Gear é roubado e Snake é dado como morto.

Com isso, mais dois anos se passaram e enviaram Raiden, um novo Snake tem a missão de investigar Big Shell, que por sinal é a base construída pra limpar todo o petróleo que vazou com o Metal Gear que Snake falhou em tentar destruir no navio, esse novo infiltrador é Raiden. 

Mas nem tudo é o que parece, muitíssimas revelações acontecem durante todo o jogo e seu desenrolar. Tais eventos que acontecem melhoram os eventos do primeiro jogo, acrescentam profundidade à muitos outros e aumenta a proporção da narrativa na sua busca da verdade por trás de todo o governo e dos patriotas.

Também vale ressaltar que o vilão do jogo, Solidus Snake, é disparado um excelente antagonista, ele tem um super bom motivo pra fazer o que faz, de forma que é meio "triste" combatê-lo, porque de certa forma ele não ta errado no que faz, e outro ponto é o Raiden. Ok, o Snake tem mais carisma mas o Raiden tem um background deveras melhor se comparado ao Snake do primeiro jogo, ele até mesmo tem mais profundidade por conta da Rose, sua esposa, e suas conversas com ele via CODEC apesar de vistas por todos como "chatas" eu as vejo de outra maneira, vejo elas como aquilo que mostra mais o Raiden de dentro pra fora, tipo nas conversas sobre os dois em primeiro encontro ou sobre como é o quarto de Raiden, esses eventos mostram uma profundidade maior que de Snake que é o soldado perfeito que busca concluir a missão.

Eu não quero fazer comparações desnecessárias, apesar de gostar mais do Snake, vamos combinar que pegando o 1 e 2 somente, o Raiden ganha na profundidade sem muito esforço.

Uma boa coisa foi a trilha sonora, incrível de tão boa e pelo fato de suportar músicas em qualidade maior, o PS2 (e consequentemente o PS3 e sua melhoria de áudio) mostrou muitas músicas melhores e com mais detalhes e se possível jogue com fones porque essas diferenças ficam bem evidentes.

Fechando o pacote com chave de ouro, tem o gameplay, absurdamente melhorado desde o primeiro, e agora permite uma invasão melhor por questões de ter armas com tranquilizantes e demais outros aspectos novos como atirar em primeira pessoa, pendurar em locais e andar sorrateiro ficou mais fluído, além do fato de Raiden ser mais acrobático e se virar melhor nas situações de modo geral. 

Um benefício que fez muita diferença é o uso dos cartões de acesso. Agora não precisa mais estar com ele equipado, uma vez que você o tenha, ele vai abrir a porta daquele nível de segurança.

A movimentação inteira melhorou, no jogo anterior do PS1 mesmo com toda a limitação de hardware os personagens já dormiam, espreguiçavam e tinham expressões e no 2 agora tem MUITO mais, experimente ficar observando e vai ver eles mexendo os braços pra aquecer os músculos, ficarão sentados, dormem, acordam, e se um soldado dormir, o outro chega e chuta ele pra acordar ou dá um tapa na cara e o que acordou se assusta de forma muito convincente. Todos eles tem muito mais movimentos que antes e se pegar o cara de surpresa pelas costas e mirar e segurar o botão de atirar, Raiden diz: "FREEZE" e o inimigo levanta as mãos pra cima com susto e é bem bacana ver as reações diversas dos mais variados tipos de soldado.

Além da penca de easter eggs espalhados por todo o jogo. Que tornam tudo ainda melhor e mais divertido de se explorar.

Metal Gear Solid 2 sofre na mão dos fãs da franquia, tido como o pior e visto como um passo pra trás na história do jogo sendo que na verdade é bem o contrário. Acontece que muita gente desgosta de Raiden (o que é normal, afinal mudou o padrão pra um personagem novo e sem muito aviso) e com isso gostam de jogar todo o jogo no pacote como se ele fosse realmente abaixo do primeiro.

Mas não, ele não é. Ele tem mais o que fazer, as missões são ainda melhores e mais variadas em todos os aspectos e mostram uma notável evolução em todos os aspectos do jogo, chega a ser ofensivamente injusto tanto massacre por conta de Raiden.
O engraçado é que o único problema (e da versão HD) ninguém diz, que é o fato de ter um certo loading pras conversas do CODEC que simplesmente não existia na versão de PS2, mas ninguém se dá ao trabalho de falar disso.

MGS2 é uma tremenda evolução do primeiro jogo, que por sinal foi um dos marcos revolucionários da indústria gamer. E só pega tudo de bom e amplia e amplia com muito gosto, sendo notável cada mudança positiva com poucos minutos de gameplay com uma história com reviravoltas ainda maiores e mais surpreendentes.

Exceto pelo braço. Se você jogou, sabe do que digo. Realmente é algo que não me desce... 

10 10 10
Nota Geral
10 Jogabilidade
10 História
10 Música
10 Gráficos
Gameplay melhor e mais variado
Trilha sonora espetacular e muito marcante do início ao fim
Profundidade no enredo ampliada em todos os pontos possíveis e imagináveis
Reviravoltas ainda maiores e melhores.
CODEC com loading... Sim, é sério. Coisa da versão HD do PS3.

31 de usuários gostaram desta crítica.


Outras críticas do mesmo autor:

Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...