Na disputa para os Westerns do ano que vem temos também um dos carros chefes da Bioware: Mass Effect

Mass Effect é um RPG de ação desenvolvido pela Bioware e publicado pela Microsoft Game Studios em 2007 para o Xbox 360 e posteriormente pela EA em 2008 para o PC.
Mass Effect é ambientado na galáxia da Via Láctea no ano de 2183, onde a viagem interestelar é possível através do uso de dispositivos de trânsito de massa chamados Mass Relays, uma tecnologia que se acredita ter sido construída por uma raça alienígena extinta conhecida como Protheans.

Um conglomerado de governos conhecido como Conselho da Cidadela controla uma grande porcentagem da galáxia e é responsável por manter a lei e a ordem entre as raças da comunidade galáctica.
As raças que pertencem ao Conselho da Cidadela incluem humanos, asari, salarians e turians.

Porém outras raças também pertecem à cidadela, sendo um ponto de convergência e convivio dessas diferentes raças. A humanidade foi a ultima raça à desenvolver a viagem na velocidade da luz e descobrir à cidadela. Esta é representada pela Systems Alliance, um corpo organizado que se juntou à comunidade galáctica em 2157.

O protagonista do jogo é o Comandante Shepard, um soldado graduado das forças especiais da Aliança e candidato a se tornar o primeiro membro humano da força de Tática Especial e Reconhecimento (Espectro), agentes que receberam ampla autoridade do Conselho da Cidadela para proteger a galáxia.

Porém em sua missão de avaliação para entrar nos Especrtos, Sheppard é sabotado por outro Espectro, Saren, e é falsamente acusado de causar uma destruição no planeta onde estava e de destruir o artefato que tinha que que trazer de volta em sua missão. Então, Sheppard consegue uma chance para provar a sua inocência enquanto tenta ligar Saren à ressucitação de uma raça antiga que irá ameaçar toda a sociedade da galáxia.

Mass Effect é um shooter em 3ª pessoa no qual o personagem pode costumizar completamente o seu personagem, seja o gênero, background, alinhamento e moral.

O jogo possui 6 classes para escolher, cada uma especializada em uma arma e técnicas de combate diferente. Com umas mais focadas em combate militar, outras usando técnologia e outras com modificações biológicas.

Em um ponto do jogo, os jogadores podem evoluir seu talento de classe base para uma das duas especializações, que dependem da classe escolhida pelo jogador.
Toda vez que um personagem sobe de nível, ele recebe uma série de Pontos de Talento que podem ser usados para desenvolver habilidades diferentes. Cada talento possui 12 ranks para ser investido pontos com habilidades sendo liberadas ou aprimoradas quando chega em um rank específico deste talento.
Mass Effect também possui party members para o auxiliar Sheppard, podendo escolher até 2 outros personagens para o acompanhar em combate. O jogador irá controlar apenas Sheppard, tendo os outros 2 personagens sendo controlados pela IA mas podendo receber ordens do jogador.

As batalhas acontecem em tempo real, mas o jogador pode pausar a ação a qualquer momento e selecionar diferentes habilidades para os membros do esquadrão usarem.
Mass Effect também incentiva o jogador a criar laços com os membros da party, aprofundar as relações entre eles, conhecer melhor suas histórias e personalidades e, também permite que o jogador até tenha relacionamentos com membros de sua equipe.

Espero que não removam, na última promoção quase comprei o 3 e estava bem barato, acabei deixando para uma próxima.