Medium picture

alexporto Álex Porto

21 anos, gamer desde que se conhece como gente.


almost 6 years ago 2013-09-27

Grand Theft Auto V

Com cinco anos de desenvolvimento e com um custo de mais de 200 milhões de dólares, GTA V finalmente foi lançado. E toda essa espera e expectativa foram recompensadas, por que esse não só o melhor jogo da franquia, como também é um dos melhores jogos desta geração. Sintetizando a história, ela acompanha Michael De Santa, Trevor Phillips e Franklin Clinton, três pessoas muito diferentes que se juntam para fazer grandes golpes para obter o maior lucro possível. Revelar mais que isso eu já considero spoilers, então foi deixar por aqui mesmo. O que eu irei dizer aqui são sobre os personagens. Michael foi pessoalmente o meu personagem preferido do jogo. Agora um pai de família, confuso e decepcionado com sua vida, ele sempre se considerava um mocinho, mas percebeu que está longe disso. Trevor é absolutamente insano, e as suas cenas são as mais engraçadas do jogo, sem dúvidas. Franklin é o novato, que quer subir na vida de crime, e fica bem visível seu amadurecimento durante a história. Cada personagem tem sua própria narrativa e desenvolvimento, o que deixa tudo muito variado. Se você achou GTA IV chato por ter missões repetitivas, fique tranquilo, por que com o quinto jogo isso é muito diferente. Os diálogos são um prazer de se ouvir. Todos são muito bem escritos, e sempre que o game tenta ser engraçado, ele consegue.

A jogabilidade é com certeza o melhor aspecto do jogo. Ela foi melhorada em todos os sentidos possíveis. Os tiroteios estão rápidos e empolgantes, os carros não parecem mais estarem deslizando no asfalto, os minigames são variados, muito divertidos e bem feitos. Conteúdo é algo que não falta. E o tamanho do mapa é tão impressionante quanto a quantidade de coisas para fazer. Desde de desertos, florestas, cidades grandes e pequenas, você vai demorar muito para explorar tudo. Um aspecto que é hilário do jogo é como a Rockstar pegou várias coisas atuais do mundo e os satirizou. O Facebook por exemplo, é o LiveInvader, o Iphone é o IFruit, e assim por diante. Ela também mostra muito bem como as pessoas de hoje em dia são gananciosas, egoístas, hipócritas e superficiais.

Os gráficos são excelentes, é até difícil de acreditar que são da geração ps3/xbox 360. A atenção aos pequenos detalhes também é assustador, seja isso na animação dos personagens, ou nos efeitos climáticos. O mundo é incrivelmente real, com os pedestres cuidando de suas próprias vidas, animais perto de estradas próximo a desertos e florestas, eventos aleatórios, como uma pessoa sendo roubada. O jogador se sente estar em uma cidade de verdade. Os efeitos sonoros e a dublagem também não ficam para trás. Os protagonistas são novamente o destaque, cada um dando performances inesquecíveis. A trilha sonora, como era de se esperar, é top de linha, seja ela as licenciadas ou as feitas especialmente para o jogo.

Em um tempo em que jogos de mundo aberto são cada vez mais comuns, a Rockstar volta a mostrar que ainda é e sempre foi a dona do gênero, e se GTA V é a prova de algo, é que vai demorar muito para alguém tira-la do trono. Todos os jogos feitos pela produtora foram um preparo para ela criar GTA V, que conseguiu ser o seu melhor game, de longe. Simplesmente um dos jogos mais divertidos já feitos, e obrigatório para todos os fãs da franquia.

10 10 10
Overall
10 Gameplay
10 Story
10 Music
10 Graphics
Mundo enorme, variado e muito, mas muito conteúdo.
Protagonistas carismáticos.
Jogabilidade melhorada em todos os aspectos.
História excelente e missões muito variadas. Diálogos muito bem escritos.
As "Heists", grandes golpes que ocorrem com muito preparo e grande lucro.
Bugs, quedas leves de framerate.

1 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...