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  • edumagatsu Edu Oliveira
    2019-10-25 01:31:51 -0200 Thumb picture
    edumagatsu checked-in:
    Post by edumagatsu: <p>Enfim decidi fazer esse troféu maldito dos 200 p

    Enfim decidi fazer esse troféu maldito dos 200 pulos desviando dos trovões. Na época do PS2 eu falei "MAS NEM FODENDO VOU FAZER ISSO". O japonês que criou esse minigame deve odiar a Lulu haha. Porém hoje descobri um vídeo onde mostra um metodo bastante fácil de fazer. Até o momento foram 70 pulos, dei um pause pra comer uma coisinha e já tento fazer o restante. Espero não errar...

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    • Micro picture
      santz · 29 days ago · 3 pontos

      Na época de PS2, eu cheguei a fazer os 200 pulos. Cheguei a errar no 193 e fiquei mega puto.

      3 replies
    • Micro picture
      noblenexus · 29 days ago · 2 pontos

      é uns 70 tbm é foda

  • leotorress Leonardo Torres Sirotheau
    2019-08-05 00:05:15 -0300 Thumb picture
    leotorress checked-in:
    Post by leotorress: <p>(Re)jogando esse, mas nunca consegui zerar antes

    (Re)jogando esse, mas nunca consegui zerar antes. Já to na parte de perder no Blitzball (nunca consegui ganhar). Já me disseram pra preparar um lenço por causa dos ciscos que vão cair e fazer meus olhos suarem no final. (Procede isso aí?)

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  • jcelove José Carlos
    2019-07-03 02:17:41 -0300 Thumb picture

    Alguns clichês que me irritam em JRPGs

    Medium 3731268 featured image

    DISCLAIMER:O texto a seguir nao tem intenção de diminuir ou atacar o gênero JRPG. O autor adora esse tipo de jogo desde a adolescência e joga a mais de 20 anos todos os subgêneros possíveis de JRPG sem hate ou preconceitos. O artigo lista ALGUNS clichês clássicos do gênero mas que de forma alguma o resumem ou definem. É possível retirar ou modificar todos esses abaixo listados e um jrpg vai continuar sendo jrpg. Existem vários outros elementos característicos que definem muito mais esse tipo de jogo: a jornada épica e imersiva, a cara de anime, os inúmeros sistemas de batalha, a narrativa com background pré estabelecido e personagens "prontos", os sistemas de level, status, magias...É muita ignorância (no sentido literal) presumir que os chamados clichês a seguir são a caracterização primaz desse gênero. O objetivo do texto não é expelir munição pra haters, (ate porque hater não precisa de argumento) e sim mencionar coisinhas que irritam o autor mas que nunca o impediram (por si só) de jogar um game que possua todos eles ate o fim e gostar, por mais que isso não seja compreensível pro conceito fechado que talvez você criou do que se consiste um jogador de Jrpg "de verdade". Mudei o titulo também porque odiar é uma expressão pesada e que o pessoal aqui realmente leva a serio. Se não desistiu de ler o artigo ainda, agradeço e espero que se divirta como eu me diverti pra escrever (antes de me arrepender). Obrigado!


    Os Jrpgs tem várias características que os tornam mais atrativos que RPGS ocidentais pra muita gente: a pegada de anime épico, as histórias mais lineares e focadas em personagens com background pré-definido, os diversos sistemas de batalhas (turno, tático, em tempo real, etc), as longas jornadas...mas como tudo na vida eles tem seus problemas também, especificamente alguns clichês de design que acabaram virando elementos meio que tradicionais do gênero com o passar dos anos. Vamos ver alguns que me irritam muito e talvez incomodem você também. ou não!^^

    Grind

    Grinding (moer/esmerilhar) é uma expressão usada pra representar a exaustiva e quase sempre obrigatoria tarefa de ficar repetindo batalhas aleatórias só pra ganhar XP e subir de nivel, porque algum boss está impedindo o avanço na história e geramente ganhar nivel é o meio mais fácil (as vezes o único) para resolver o problema. 

    Mais comum em jogos com batalhas por turnos, séries clássicas de ação como Ys também exigem bastante tempo de treino pra poder vencer cada boss. 

    Adorada no Japão e marco inicial do gênero por lá, Dragon Quest é de longe uma das séries que mais castigam os fãs com grind leeeeento e obrigatório pra avançar. Existem meios de facilitar o ganho de XP mas tem que ter as manhas do jogo pra caçar Metal Slimes.

    O primeiro jogo da série por exemplo, tem uma única quest e levaria menos de 1h pra terminar se você não tivesse que ficar mais 4h rodando pelo mapa e lutando pra ter condições de enfrentar o boss...é mais enrolação que filler de Naruto!

    Random Batte

    As batalhas aleatórias surgiram da limitação dos hardware em exibir inimigos na tela e acabou virando uma tradição do gênero. Nos jogos de Nes e Snes, não é raro se ter uma taxa de encontros aleatórios do tipo, uma a cada 2 passos dentro das dungeons. Há quem em pleno 2019 ainda ache legal ficar lutando sem parar numa dungeon que levaria poucos minutos pra ser explorada se a CPU não ficasse te mandando o mesmo grupo troll de inimigos a cada movimento que você faz, mas patircularmente eu sempre odiei isso e pouca coisa me irrita mais que querer avançar na história e levar horas preso numa dungeon qualquer por causa de random battle. Quando se está com pouco item/HP/MP então...é um inferno!

    Grande maioria  dos jogos tem aquela mania irritante de te transportar pra outro cenário, geralmente com um efeitozinho de transição irritante, só pra te fazer esquecer de onde você veio naquele labirinto interminável.

    Assim como o grind, é um elemento que muito japa gosta por isso ainda é relativamente fácil encontrar jogos recentes com random battle, principalmente os dungeon crawlers. 

    Por mim todo jogo deveria seguir o esquema de Bravely Default (3ds) que permite controlar a taxa de encontros aleatórios a qualquer momento, podendo até anular as batalhas, o que é perfeito quando se quer apenas avançar na dungeon e seguir a história. precisa ganhar xp? Colocar as batalhas no máximo quando tiver afim e pronto. Joguem BD, apesar da segunda metade frustrante só por isso já merece seu respeito.

    Random Number Generator (RNG) 

    Ah, o "amado" sistema de "loteria"...tão a ver com RPG...tão perverso na maioria das vezes!!U_U.

    Se você joga SRPGs ou jogos baseados em loot de equipamentos, criação de armas e tals, deve saber da sensação de esperar por algo que depende da CPU jogando dados viciados por você. quem nunca viu aquele 100% de acerto num ataque em Tactics ogre/FFT virar um MISS gigantesco acompanhado de punição infalível, ou ficou HORAS repetindo uma batalha a espera daquele drop que tem taxa de 1 em 255? É tipo jogar na loteria, você no fundo sabe que não vai rolar mas continua insistindo por pura falta de amor próprio.

    Limite de personagens na party

    Essa é outra característica que nasceu de limitação dos consoles mas depois virou tradição: você tem um grupo de 6 a  8 herois mas por algum motivo, só pode usar 3 ou 4 nas batalhas mesmo que pra efeito narrativo todos os  estejam juntos. Em jogos com partys gigantescas como Suikoden ou Chrono Cross até que da pra levar, mas não faz sentido na maioria dos outros.

    Alguns ainda tentam empurrar uma desculpa pro limite de 3/4 na batalha mas a maioria nem tenta explicar. Poucos jogos até hoje possuem sistemas de batalha que permita usar todos os personagens disponíveis, como em FF X, BoF 4 e Xenosaga. Deveria ser padrão se todos estão no mesmo lugar.

    Só o protagonista aparece na tela

    Outro clichê que só existe hoje por tradição: Tem lá a equipe de 8 personagens mas todos "entram" no protagonista durante as partes de exploração, mas saem dele quando rola uma cutscene. Antigamente até dava pra entender, mas mesmo no Snes já tinha Chrono Trigger provando que não se faziam os membros do grupo acompanhando por preguiça/costume mesmo. É no mínimo bizarro num jogo atual, mas ainda bastante comum, inclusive no elogiado Bravely Default que citei com elogios  a acima. É um dos "defeitos" dele.XD 

    Turno "dinâmico"

    A Active Time Battle (ATB pros chegados) foi um sistema de batalha criado pela Squaresoft em FF IV que se tornou bem popular entre os JRPGs por turno e até em jogos ocidentais como Speterra Core e Anachronox com o passar dos anos. O conceito desse sistema é deixar as batalhas por turno mais dinâmicas ja que o jogador não tem tempo infinito pra pensar no seu turno porque tem uma barrinha se enchendo em tempo real tanto pra ele quanto pros inimigos, e se demorar demais vai levar ataques sem pena. 

    Entendo quem curta mas pra mim não faz sentido algum. Se peguei um jogo com batalha por turno não quero ter que ficar correndo pra me decidir toda hora, quero ter calma, pensar bem, bolar estratégias enquanto a cpu espera pacientemente por minha boa vontade. Acho bacana quando se tem a opção de usar ou não a ATB, sempre desligo quando dá.

    Tem tbm aqueles jogos que empurram minigames "legais" no meio da batalha, como as aditions de Legend of dragoon ou o troca troca de botão dos Mario & Luigi ou as sequencias de Legend of Legaia. Nas primeiras horas são ate legais, mas depois da 500° luta você ta suplicando que tudo acabe.

    Cutscene longa e "impulável" (mesmo depois de já assistida)

    Essa é maiscomum dis 32bits pra frente, ja que as CGs permitiram cenas bem mais trabalhadas.

    RPG bom gira em torno de uma narrativa envolvente, é isso que geralmente se espera do gênero. Dai os desenvolvedores capricham nessa parte, elaborando cenas épicas pra contar a história daqueles heróis, com cutscenes longas e bem cinemáticas que te fazem ficar grudado na tela empolgadaço...exceto quando isso ocorre num boss que te pegou de surpresa e massacrou sua party e você está repetindo todo trecho ansioso pra derrota-lo e é obrigado a assistir os 35 minutos de história novamente porque os devs acharam que ficou tão legal que você NUNCA pularia tais cenas se pudesse, mesmo após ja te-las assistido.

    Ah como penei na ultima batalha de FF X. Levava mais tempo assistindo a cena que na batalha já que o boss me destruia rapidinho...

    Que que custa acionar um botaozinho de skip após o jogo ja ter exibido a cena uma vez (como na maioria dos Kingdom Hearts por exemplo)?

    Ainda faltaram alguns, muito rage e mimimi ao longo desses anos jogando.hehe. 

    Sei que tem gente aqui mesmo na Alva que curte mais que um desses elementos, outros que acham que eles são intrínssicos ao gênero...gosto é gosto né?hehe

    E você, tambem tem uma lista de clichês que  detesta ou curte, ou detesta e não mencionei? Conta ai, que talvez ate anime de fazer a parte 2.

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    • Micro picture
      leopoldino · 5 months ago · 5 pontos

      Dois dos mais presentes também são "protagonista mudo" e "protagonista sem nome".

      3 replies
    • Micro picture
      grindingcast · 5 months ago · 4 pontos

      Vamos lá, já que me invocaram aqui tenho que fazer minha parte como o defensor dos JRPGs :v
      Primeiramente, quero parabenizar pelo belo artigo o/
      Segundo, não estou criticando o artigo em si, e sim um problema que tenho visto na midia geral de vídeo game, sobre a visão do mercado e pessoas sobre JRPGs.
      Esse é um assunto que vamos discutir no podcast esse ano ainda.
      Temos que tomar muito cuidado ao falar de clichês, principalmente para falar negativamente, pois clichês são a base que constroem todos o gêneros e quando falamos deles, sem tomar o devido cuidado, acabamos por generalizar o gênero por jogos que usaram eles de forma porca, e criando uma falsa percepção do que um JRPG.
      As reclamações do @jcelove são validas e corretas, porém acredito que elas falam muito mais dos problemas no uso desses clichês dos jogos citados e alguns outros, coisas que só existiam a 30 anos atrás e algumas questões de gosto pessoal (o que ta certo ninguém é obrigado a gostar de algo) , do que coisas que definem o gênero.
      E essas coisas negativas que foram citadas desses jogos, são como muitas pessoas definem e veem o JRPG hoje, sim tem gente que acha que JRPG ainda é tudo igual a DQ1, quando na verdade os cliches sim estão na maioria deles, mas a mal aplicações e erros não, na minha experiencia com JRPGs, a grande maiorias deles não me obrigou a fazer a grinding e muitos deles eu fiz o grinding por vontade propria de tão recompensador e divertido que é o sistema de evolução e não porque o jogo me obrigou a faze-lo.
      Cutscene longas "impulável" são erros estruturais de vários jogos, dos quais o desenvolvedor deveria levar uns tapas na bunda.
      Apesar do ATB ser invenção do FF, outros jogos o pegaram a criam dinâmicas diferentes com ele que não tem os problemas citados no artigo, um exemplo disso é Grandia, e Random Battle graças a deus n existe mais, é uma coisa do passado.
      Por fim, acho o artigo do @jcelove muito valido como uma critica a todos os jogos que usam de forma porca os clichês, mas acho que não vale como uma critica ao gênero em geral.

      6 replies
    • Micro picture
      vinicios_santana · 5 months ago · 3 pontos

      Invocando a entidade @grindingcast
      Gostei da lista, o que mais detesto mesmo são os encontros aleatórios numa taxa maior que a normal e grindar. É frustrante passar por uma dungeon com certa facilidade e no boss morrer em dois hits. Algo não está certo, se a dungeon fosse difícil o tempo todo, você já saberia o que esperar do chefe e se prepararia, mas quando é mal balanceado, e você tem que repetir a mesma dungeon duas, três vezes, é teste de paciência. Nessas horas costumo ouvir podcast enquanto ando numa reta e aperto x,x,x,x, volto da reta e continuo no x,x,x,x,x.

      3 replies
  • diego87lacuna Diego Jesus Smith
    2018-11-20 14:53:58 -0200 Thumb picture
    diego87lacuna checked-in:
    Post by diego87lacuna: <p>Pronto, finalizei depois de três tentativas de d

    Pronto, finalizei depois de três tentativas de derrotar o Jetch no final, o mais engraçado foi que na segunda forma dele fui usar o Yojimbo, ae pensei, como o Zanmato não vai funcionar então vou tirar uns hp dele e vou mandando overdrive com os outros finalizo com Anima ou Magus Sister...........e o filho da puta não mandou Zanmato ? kkkkkkkkkk com um unico golpe acabei com a porra da luta, enfim adorei finalizar esse game pela segunda vez, com certeza haverá uma terceira vez, agora é dar uma pausa de rpg e ver aqui o que vou jogar xD

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    • Micro picture
      rax · about 1 year ago · 2 pontos

      Esse Jogou me marcou muito namoral.Primeiro JRPG que zerei na vida (poisé) kkkk xD

      2 replies
  • diego87lacuna Diego Jesus Smith
    2018-11-18 20:24:40 -0200 Thumb picture
    diego87lacuna checked-in:
    Post by diego87lacuna: <p>Ja dei um sarrafo na ultima luta contra o Seymou

    Ja dei um sarrafo na ultima luta contra o Seymour, agora ele se foi de uma vez por todas, graças ao Bahamut, agora é carregar os overdrive de geral e partir pra cima do Jetch. 

    2
  • kess Eridson Kess
    2018-11-18 17:19:22 -0200 Thumb picture
    Post by kess: <p>@cosplay</p>

    Medium 598667 3309110367

    @cosplay

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  • diego87lacuna Diego Jesus Smith
    2018-11-15 11:24:42 -0200 Thumb picture
    diego87lacuna checked-in:
    Post by diego87lacuna: <p>Caralhow, tomar no cu mano xD consegui a Magus S

    Caralhow, tomar no cu mano xD consegui a Magus Sister \o/ 

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    • Micro picture
      mastershadow · about 1 year ago · 2 pontos

      Se prepara pra encarar a Dark Magus Sister,ou melhor, as Darks né, pq são 3 ahuuhhauhau

  • diego87lacuna Diego Jesus Smith
    2018-11-14 12:43:44 -0200 Thumb picture
    diego87lacuna checked-in:
    Post by diego87lacuna: <p>Já tenho o Anima nessa porra o/&nbsp;</p>

    Já tenho o Anima nessa porra o/ 

    3
  • diego87lacuna Diego Jesus Smith
    2018-11-13 20:48:38 -0200 Thumb picture
    diego87lacuna checked-in:
    Post by diego87lacuna: <p>Avancei aqui, dei uma antecipada e ja derrotei o

    Avancei aqui, dei uma antecipada e ja derrotei o Sin, e derrotei Dark Shiva e agora posso pegar o tesouro que deixei para trás (burro pra caralho eu) e finalmente ir liberar o Anima, e agora só falta a ultima luta contra Seymour e finalmente a luta final contra o Jetch. 

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    • Micro picture
      fonsaca · about 1 year ago · 2 pontos

      Jogada relâmpago, hein!
      Fará 100 %!

  • diego87lacuna Diego Jesus Smith
    2018-11-13 16:31:21 -0200 Thumb picture
    diego87lacuna checked-in:
    Post by diego87lacuna: <p>Dando uns up aqui e juntando um money pra ver se

    Dando uns up aqui e juntando um money pra ver se consigo derrotar Dark Shiva com o overdrive do Yojimbo.

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