• le Leandro Santos
    2019-03-17 18:15:58 -0300 Thumb picture
    le fez um check-in:
    <p>Sempre gostei muito de RPGs, mas, com o tempo e - Alvanista

    Sempre gostei muito de RPGs, mas, com o tempo e a experiência, vai ficando difícil não se irritar com esse monte de diálogo inútil.

    E não digo nem de NPCs aleatórios em cidades, não. Em diálogos da história mesmo. Excesso de função fática, de função emotiva, de função conativa. Muito personagem se gabando, falando coisas óbvias que a gente sabe que ele tá pensando/sentindo (e repetindo à exaustão essas coisas), muita retórica...

    Fazia tempo que eu não jogava um JRPG assim a sério (joguei recentemente o Shining Force, que não tem foco principal na história); então, é possível que seja uma particularidade (negativa) de Shadow Hearts. Mas, quando você começa a analisar, coisa de uns 90% do que é dito nos diálogos da história (os obrigatórios mesmo) não serve pra absolutamente nada, nem mesmo pra desenvolvimento de personagem.

    Leitura dinâmica tem que reinar nessas horas, porque não dá pra ir passando tudo direto porque, de vez em quando, aparece algo que faça alguma diferença pra história ou algo realmente interessante de ler.

    13
    • Micro picture
      santz · 3 dias atrás · 1 ponto

      Isso é meio tenso mesmo. Já perdi horas e horas lendo diálogos que se provam inútil no final. Pior é ter que ficar lendo em inglês e traduzindo.

  • le Leandro Santos
    2019-03-16 23:54:30 -0300 Thumb picture
    le fez um check-in:
    <p>Recomeçando Save Point: The Game.</p><p>Dessa ve - Alvanista

    Recomeçando Save Point: The Game.

    Dessa vez, no emulador.

    Melhor RPG pra quem não tem muito tempo. Um save point a cada dois passos.

    17
    • Micro picture
      mbomnis · 4 dias atrás · 1 ponto

      Dessa série eu só joguei o terceiro. A quantia de besteirol é absolutamente perfeita pra balancear a seriedade da história.

      2 respostas
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-17 18:14:33 -0300 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Proooonto! Zeradaço!</p><p>#img#[617587]</p><p>O - Alvanista

    Proooonto! Zeradaço!

    Ou zeradinho, pq fui deixando pro último instante pra vencer o chefe mais difícil e acabei nem fazendo isso, hehehe! Assim o último chefão ficou um pouco mais complicado e me forçou a gastar um monte de itens preciosos que tinha estocado. Viram? Ao menos esses itens valeram a pena de serem guardados de uma forma sovina.


    Bem... um ótimo RPG e mais uma indicação acertada do @mastershadow, a anterior foi Baten Kaitos do Game Cube.

    Sobre SH, vamos lá:


    # - Boa trilha sonora (apesar de só ficar memorável nas músicas épicas mais pro final do jogo) e gráficos legais. 


    # - Sistema de batalhas bem específico que até tem variadas opções, mas faz com que no final você seja obrigado a estar equipado com os acessórios certos pra não apanhar feio o que traz um modus operandi um tanto repetitivo se somarmos ao resto. A questão do disco que te obriga a acertar o tempo certo se não era o ataque/habilidades/magias é um algo a mais, mas particularmente eu não piro muito nisso pq tem horas que estressa demais ( Legend of Dragoon quem o diga). A terceira pontuação que precisei cuidar além do HP e MP, o SP, tbm consegue irritar um pouco mais pro final.

    # - Achei positivo ser menos de 30 horas pra fazer tudo que o jogo tem direito (fora evoluir até o level máximo). RPGs geralmente te enrolam (os atuais de mundo aberto, nem se fala) e esse vai direto ao ponto sem infinitas dungeons repetitivas pro jogo render. Imagino que a atmosfera puxada pro terror que traz áreas mais compactas e puzzles que lembram survival horror (ache a chave, abra a porta, retorne e ache outra coisa, volta novamente etcs) ajudou nesse tensionamento para o jogo ser mais curto, além claro, de não ter que ficar andando no mapa do mundo. @jclove irá me crucificar por reafirmar isso, mas senti que existiam dois estilos de jogo: survival horror e JRPG. Parasite Eve e o antecessor espiritual do Shadow Hearts, Koudelka, parecem terem mesclado os gêneros. Aí o SH aqui puxou mais pro RPG sendo basicamente um JRPG, mas que bebe um pouco da fonte do gênero do survival.

    # - Narrativa mais soturna com um protagonista que não é, como diria o @manoelnsn, o herói "beta male" japonês. A história tem umas reviravoltas e diálogos (pontuais) bem interessantes. Todavia achei meio palha o design do principal antagonista, apesar de suas convicções terem me feito pensar.

    Enfim, senti que é nota 8,8.
    Como não dá pra anotar isso, coloquei 9 mesmo.

    Terceiro jogo zerado em 2019, segue a lista:

    Bubsy The Woolies Strike Back

    The Witcher 3

    Shadow Hearts

    28
    • Micro picture
      manoelnsn · 1 mês atrás · 2 pontos

      Esse tá na minha lista pra zerar, só de não ter um beta male protagonizando tudo já dá um ânimo, huahaua

      1 resposta
    • Micro picture
      mastershadow · 1 mês atrás · 2 pontos

      Aewwwww ai sim! Que bom que gostou, ele realmente flerta com o Survivor/Terror devido a inimigos e alguns pontos da narrativa serem sombrias, e isso é uma característica que eu amei no game inclusive!

      Os personagens são legais também, nem todos são profundos, mas o game tem muitos diálogos bons!

      Quando for jogar o SH2 se prepare, ele melhora tudo que o primeiro tem, é continuação direta e é bem mais épico que o primeiro,vai na fé!

      1 resposta
    • Micro picture
      jclove · 29 dias atrás · 2 pontos

      Eita, continua reformulando o conceito de Survivor horror, mas parabéns pelo zeramento!

      1 resposta
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-14 11:08:12 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    Sorte que não salvei após ver a cena do final B. Ac - Alvanista

    Sorte que não salvei após ver a cena do final B. Acabei conseguindo ver a história especial da Margarete, pois o pedômetro era só pra melhor armadura dela. Aí vi uma cena com o destino de dois coadjuvantes, resolvi reler/reolhar o cálice no menu e... pimba, a cena do final A apareceu. Novamente... vai entender! Agora sim, só o chefe especial/mais difícil do jogo, último calabouço e termino!

    27
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-13 17:11:05 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Até que deu pra avançar. Três personagens (prota - Alvanista

    Até que deu pra avançar. Três personagens (protagonista, Alice e Keith) ficaram quase em level 50. Os outros, coitados, rastejam no 30 (se tiver de dividir equipes no último calabouço ou chefão, estou enrascado).

    Fiz quase tudo de paralelo que tinha, inclusive a missão para o final A. Infelizmente a cena que se desencadeou foi a do final B (vai entender). Enfim, eu já pretendo assistir o final que não fizer, pois nunca curti essas coisas de finais alternativos, só nos Chronos mesmo.

    Do mais só faltou a arma mais poderosa da Margarete pq esqueci de ficar usando o pedômetro, acho que verei a cena censurada dela no Ytube (incrível que em um jogo, sobre monstros e morte com uma pitada de gore, o Ocidente resolve censurar um diálogo sobre sexo... sei lá, a galera desse lado do globo prefere matar do que transar, loucura, loucura!).

    22
    • Micro picture
      jclove · 1 mês atrás · 3 pontos

      No ocidente Sexo é tabu em games, ja no Japão, gore é tabu mas safadeza doentia é de boas.hehe

      10 respostas
    • Micro picture
      manoelnsn · 1 mês atrás · 2 pontos

      Nem é o ocidente que é assim e sim os americanos. Sabe aquele seu parente evangélico que fala que tudo é coisa do satanás? Imagine um país inteiro deles!

      Japão é mais de boas com isso, mas não adianta muita coisa quando 99,99% de seus personagens masculinos são beta males losers, ahuahuhaa

      3 respostas
    • Micro picture
      deathcorps · 1 mês atrás · 2 pontos

      Depois me passa um link se achar? Google é negação já que Kingdom Hearts domina as pesquisas.

      1 resposta
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-12 16:59:28 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Desde a última vez que comentei, cheguei a avanç - Alvanista

    Desde a última vez que comentei, cheguei a avançar mais um tanto. Em level 41 com o protagonista e 30 e tantos com os demais, sobraram calabouços opcionais para pegar equipamentos poderosos e uns outros que liberam após ler uns livros (sei lá se também opcionais). Fui faceiro avançar e não é que está tudo muito difícil? Só dei conta de um dos livros, mas o chefão é um demonho de difícil... pior que o calabouço dele é bem jacú de inimigos. Vou ter que perambular por horas lá pra evoluir? T_T

    24
    • Micro picture
      jclove · 1 mês atrás · 2 pontos

      Vish, olha no gamefaqs se num tem um lugar facil pra grindar

      1 resposta
    • Micro picture
      mastershadow · 1 mês atrás · 2 pontos

      Essa parte é meio tensa mesmo,mas nesse game eu lembro que sempre se upa uns 3 levels no máximo quando se empaca....não demora muito

      1 resposta
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-05 16:33:51 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Pra encher um pouco mais a paciência de vocês, m - Alvanista

    Pra encher um pouco mais a paciência de vocês, mais uma postagem.

    Gente, se tem uma coisa que o criador desse jogo não sabe escolher são nomes masculinos. O do protagonista e do velhote chinês até que beleza, mas dos outros dois... um eu troquei pra Alucard (foi o clichê que me veio a cabeça) e o Oliver Twist que usa estilingue (o jogo tava bom demais pra ser verdade T_T) ficou sendo Muleke.
    Antes da revelação, fora outras menores, acabei descobrindo o que era a grande referência ao jogo Koudelka. Por essas e outras que pequenas frases como "esse jogo tem referência", ou "nesse filme acontece algo que lembra outro" infelizmente são o suficiente pra eu desvendar spoilers. Bem, fazer o que. Vamos que vamos que o jogo está bom!

    21
    • Micro picture
      jclove · 1 mês atrás · 3 pontos

      pena q eka nao aparece em toda sua gloria né? ela era tao awesome 15 anos antes desse jogo...

      4 respostas
    • Micro picture
      mastershadow · 1 mês atrás · 2 pontos

      kkkkkkkkk vc implicou mesmo com os nomes! Eu nem liguei pra eles na época...

      Vc nomeu o Keith de Alucard isso?kkkkk ...Vampiros..

      Vc ja ta na europa?

      2 respostas
    • Micro picture
      onai_onai · 1 mês atrás · 2 pontos

      Por mais que eu deteste um nome prefiro deixar no original mesmo, eu só mudava quando jogava jogos japoneses...

      1 resposta
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-05 12:20:33 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Depois de mais de um mês passando mal com as alt - Alvanista

    Depois de mais de um mês passando mal com as altas temperaturas que culminaram no máximo já registrado por aqui (35,9°), aproveito o ar fresco de 18,4° pra ir avançando com as jogatinas. Mudanças abruptas no tempo me trazem nostalgia. Quase sempre vem junta de alguma memória gamística...

    26
    • Micro picture
      lordsearj · 1 mês atrás · 2 pontos

      35°? Ô mano, vc é de onde? Rsrsrsrsrs. Venha para o RJ curtir os 40°, 42° com sensação térmica de 45°. Vc toma banho e ao terminar de escovar os dentes ou colocar a roupa, já está suado. 🏜️

      5 respostas
    • Micro picture
      mastershadow · 1 mês atrás · 2 pontos

      Odeio verão, e realmente esses dias chuvosos e cinzentos são nostalgicos, são meus favoritos e sempre me lembram algum game que joguei no passado tbm, são dias perfeitos pra jogar RPG ou games de terror!

      1 resposta
    • Micro picture
      onai_onai · 1 mês atrás · 2 pontos

      Se tem uma coisa que detesto é Sol e calor...

      3 respostas
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-04 16:21:08 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Olha, esse sistema de acertar o botão na hora ce - Alvanista

    Olha, esse sistema de acertar o botão na hora certa pra não perder o ataque incomoda um pouco. O de SP, que precisa ser recuperado quando acaba e é uma espécie de "segundo MP", trava um pouco o progresso, mas ainda não me estressou tanto quanto o @le comentou uma vez que estressaria. Fora isso, só foi desleal não ter onde salvar após um chefe demorado que desenrolou em um outro difícil. Game Over. Lá vou eu refazer todo esse trecho novamente...

    Atualização: Se Xenogears é junguiano, Shadow Hearts é freudiano. Hehehe!

    17
    • Micro picture
      le · 1 mês atrás · 2 pontos

      Pra mim, a parte onde o SP irritou profundamente foi naquela dos desafios dentro de um templo lá. Não sei se você já chegou nela. Não é muito na frente, não.

      1 resposta
  • fonsaca Adriano Luís Fonsaca
    2019-02-01 11:43:23 -0200 Thumb picture
    fonsaca fez um check-in:
    <p>Passei por um chefão digno de final de jogo por - Alvanista

    Passei por um chefão digno de final de jogo por ser extremamente demorado (meia hora pra derrotar) e por ter me obrigado a gastar um monte de itens, coisa que ataca a minha síndrome de Tio Patinhas que tenho com RPGs*. Apesar disso ele não tinha uma variedade muito grande de ataques e foi mais preparação correta e repetição de ataques.
    Por fim, é tenso ter um vilão chamado Bacon. O protagonista ficou de cara com ele e gritou: "- Baaaaacooooon!". Poxa, e com a fome que estou!

    Acima, Roger Bacon é um tiozinho burguês meio sem graça pra vilão, mas tudo bem. Ultimamente eu tenho mesmo muita vontade de tacar bolas de fogo em tiozinhos burgueses.

    ____________________________________________________________________

    * No Final Fantasy VII, por exemplo, não gastei um item se quer o jogo todo. Todavia, tenho tentado superar esse problema psicológico, afinal, itens foram feitos para serem usados não?

    32
    • Micro picture
      ryou · 2 meses atrás · 2 pontos

      Mesmo com essa síndrome você sabe que itens foram feitos para serem usados, mas fica a sensação de que se você usar no Bacon, pode acabar sendo um desperdício porque existe a possibilidade de você precisar usar em um sanduíche com muito mais ingredientes.

      1 resposta
    • Micro picture
      speedhunter · 2 meses atrás · 2 pontos

      Síndrome do Tio Patinhas ahuehaueahue. Infelizmente você não é o único, tenho essa síndrome também em gastar um valioso Mega Elixir em um FF por exemplo.

      1 resposta
    • Micro picture
      onai_onai · 2 meses atrás · 2 pontos

      No Bravely Default eu tô gastando é tudo...

      2 respostas

Carregar mais postagens

Continuar lendo &rarr; Reduzir &larr;
Carregando...