Medium picture

katiucha Katiucha Barcelos

Grande fã de Valkyrie Profile, Ni No Kuni e sorvete de pistache. ♥


about 6 years ago 2013-01-24

Valkyrie Profile

Valkyrie profile foi, definitivamente, um marco na minha vida. Pulei refeições, virei noites e deixei de sair de casa, porque não queria largar o velho controle do PS1, enquanto jogava esta obra prima.
A história do jogo, baseada em mitologia nórdica, é interessante e bastante dinâmica. De modo algum o jogador ficará entediado ou achará enfadonha a maneira como o jogo flui.

Os personagens são bem apresentados e o jogo dá um destaque especial à história de cada um. Alguns mais explorados que outros, é verdade. Mas todos muito bem contextualizados. Em Valkyrie Profile, dificilmente ficará aquela sensação de que um personagem “caiu de pára-quedas” na história e não deixou claro quem é e a que veio. Pelo contrário. Aqui, é possível se apegar e/ou se identificar com a maioria dos personagens, senão com todos eles, em menor ou maior intensidade. Algo bem raro para um jogo com mais de 20 personagens jogáveis!

As dublagens são, sem sombra de dúvida, um ponto a ser destacado. As vozes são muito boas e tornam os personagens ainda mais bem construídos e “palpáveis”, envolvendo o jogador a ponto de fazer com que os mais afeiçoados ao jogo (como eu), dediquem seu tempo a passear pela “Voice Collection” de vez em quando, apenas para matar a vontade de ouvir uma ou outra fala de um personagem querido.

A estética do jogo é incrível. Além da trilha sonora sensacional, os gráficos são quase todos em um 2D belíssimo, com quê de desenhado à mão, e de movimentação leve e natural. As eventuais cenas em animação enriquecem ainda mais a experiência visual do jogo que, felizmente, não caiu no padrão de outros grandes jogos da geração PS1, que investiram em gráficos 3D de qualidade questionável e pouco aperfeiçoados, como Legend of Legaia e Final Fantasy VII. Por isso parece ter, de certa forma, envelhecido melhor que estes. O que o torna um daqueles jogos aos quais você quer voltar de tempos em tempos.

Em resumo, Valkyrie Profile é isso: Um jogo dinâmico, inovador, planejado com cuidado, executado com excelência, e absolutamente cativante! Por isso, eu aconselho fortemente a todos os fãs de RPG (mesmo os que, por algum motivo, largaram mão do seu fiel Playstation), que larguem os consoles de última geração por alguns dias, voltem ao velho PS1 e joguem Valkyrie Profile. Vocês não vão se decepcionar!

10 10 10
Overall
10 Gameplay
9.5 Story
9.5 Music
10 Graphics

42 of users found this review helpful.


Outras críticas da mesma autora:

Keep reading → Collapse ←
Loading...