Bora melhorar nosso tempo em Mega Man x4 com o Zero ao vivo. Curte speedrun, bora la!
https://www.streamcraft.com/user/2012101173
Lançado primeiro para Sega Saturn e posteriormente para Playstation, MegaMan X4 apareceu para mostrar ao mundo que a Capcom, conhecida por lançar várias continuações, estava sempre inovando. Claro, eu sou suspeito de falar, já ... Continuar Lendo →
Bora melhorar nosso tempo em Mega Man x4 com o Zero ao vivo. Curte speedrun, bora la!
https://www.streamcraft.com/user/2012101173
Aeee estamos ao vivo, prontos para esperar a chegada da Direct! Enquanto isso vamos detonando Mega Man X4 com Zero Black armour!
https://www.streamcraft.com/user/2012101173
Já terminei esse jogo mais de 20 vezes, e todas as vezes que termino me divirto demais! O level design dele beira a perfeição, principalmente nas fases do Web Spider e Slash Beast, a jogabilidade mais rapida foi um avanço pra série, as armas dos bosses são incríveis, e jogar com o Zero é awesome, os gráficos são meus favoritos da Série X, e a trilha sonora é foda. Esse jogo fica fácilmente entre meus 3 jogos de plataforma favoritos.
Mega Man X4 Zerado de Black Zero! (que não muda nada pois nesse jogo a mudança é só um palette swap mesmo, não dobra a defesa)
Não é uma critica, então vou direto apenas pontuar as coisas neutras, positivas e negativas que vejo agora após essa run analítica no jogo:
* Neutros *
- A fluidez da jogabilidade é outra, o jogo tende a ser mais rápido por isso mesmo nos seguimentos mais puxados pra plataforma, o que não é melhor ou pior, apenas diferente.
- Check-points te empurram pra frente, o que é ruim pra voltar na fase, pois morrendo e dando continue a partir do segundo seguimento de qualquer fase, você não volta do começo e sim da segunda parte, se quiser voltar pro começo, vai ter que voltar na seleção de fases, isso se torna neutro aqui por causa da fase do Jet Stingray, pois ninguém ia merecer morrer e ter que voltar tudo em fase de motinha... Isso não acaba deixando o próprio sistema de vidas obsoleto ja que voltar ao inicio da fase ao morrer não faz mais parte do desafio? Fica ae o questionamento...
- Animações ok, pra época eram legais, mas não sobreviveram tão bem ao tempo (comparando com coisas da época), com a luta de Sigma contra Zero sendo o ponto alto... Mas convenhamos, a dublagem americana, PQP! É UM LIXÃO! Só vale pelo meme...
* Positivos *
- A trilha sonora é uma das melhores em questão da ambientação da série.
- A jogabilidade continua primorosa na maioria dos aspectos.
- Dar dash no automaticamente no chão com o botão segurado.
- O level design segue excelente, e mesmo com dois personagens distintos funciona bem para ambos na maioria dos casos, casando muito bem mesmo com a nova pegada mais frenético.
- Evolução na pixel art dos personagens e inimigos no geral.
- Design dos Mavericks muito bons.
- Salto grande em questão de enredo.
* Negativos *
- A trilha sonora é muito synth e pouco rock, perdendo um pouco o intuito da série, algumas soando anime até de mais de mais, sendo poucas como a do Magma Dragoon que mesclou bem a pegada entupida de synths com o Rock que é a base da série.
- Os gráficos da parte de trás da primeira camada da tela são muito bonitos, mas os das tiles geralmente são uns gráficos pré renderizados sem tratamento muito toscos, alias, em pró do level design (creio eu), as tiles são todas recortadas e encaixadas de qualquer forma, ficando com cortes brusco ou mesmo com partes totalmente destoantes grudadas pra formar o cenário, coisa que o primeiro DKC já tinha feito de forma primorosa anos antes e em um console mais limitado. Por mais que sim, hajam gráficos pré renderizados bem tratados como nos seguimentos finais, ou mesmo no fundo das duas primeiras formas do Sigma, acabam destoando do estilo artístico dos personagens e outras partes do cenário. Poderia ser muito melhor.
- A colisão do Wall Kick tá meio torta, não pega mais grande parte do corpo do personagem, exigindo em seguimentos de tempo como o da fase do Cyber Peacock uma maestria para passar rápido dentre as plataformas estreitas e de pouca área de contato.
- Falta de planejamento sobre inimigos na hora de dropar itens de recuperação, os que dropam são raros ou limitados a seguimentos muito curtos das fases, mas a maioria não dropa nada mesmo.
- A penas 2 Sub-Tanks, e que seguem os moldes antigos da série, se usar sem estar cheio, por mais que esteja quase, não vai recuperar quase nada de HP, sendo que, pra encher demora de maaaaais, em um cenário onde poucos inimigos dropam algo então, só piora a situação. Se rá que no caso então não seria melhor extinguir os Sub-Tank, ja que não passam de muletas?
- Zero pode funcionar muito bem como um modo hard pro jogo, mas é
perceptível que na maioria esmagadora do tempo o jogo é pensado pro X,
muito mais, na questão de tirar vantagem da distancia, X adquirir mais
poderes de chefes e mais habilidades com a armadura.
- A estreia da pior forma de seguimentos finais do jogo, onde as fases finais de Sigma e o próprio são ligados ao Boss Rush, e se morrer pra Sigma e der continue, começa da porta dele, não tendo onde encher Sub Tanks de forma pratica e efetiva como nos 3 primeiros jogos (X1 - Rolling Shild Carregado na ultima fase antes de Sigma / X2 - saindo da fase, Silk Shot Carregado em determinados locais de fases comuns, podendo retornar diretamente na ultima fase / X3 - Head Chip ou Golden Armor, recuperando vida ao ficar parado). É uma quebra na dificuldade do jogo que te da uma mão te empurrando pra frente o tempo todo, pois a curva de dificuldade de Sigma principalmente na ultima forma, comparando com os Mavericks, é bem quebrada, ele está em um patamar totalmente diferente. E aí, dar loop no Sigma até conseguir derrotar ele, perder pra ele 32x pra reabastecer os dois Sub Tanks na porta dele, ou sair e encher em fases comuns pra ter que fazer todo o Boss Rush de novo!?
- Luta contra Mavericks mudou totalmente, se tornando algo maçante em determinada perspectiva, pois os golpes comuns não tiram quase nada deles, somado ao tempo de recuperação ja é maior do que nos 3 primeiros jogos... Mas o que realmente incomoda é bater neles com o golpe efetivo, o stun dos chefes é muuuuuuito demorado, e não arranca suficientemente mais de forma significativa pra compensar por 'tempo x dano', a não sem em casos que o stun 'quebre' o chefe, como acontece com Cyber Peacock, que não consegue revidar de forma alguma ao levar o golpe efetivo, não conseguindo sequer dar seu golpe em você. Um jogo de fases bem dinâmicas com chefes muito enrolados.
Se eles fossem corajosos em assumir a coisa mais ação do jogo, cortando sub tanks que acabam servindo apenas de muleta, por mais que cheios recuperem a vida toda mas não se tem onde carregar, e balanceando melhor o combate contra chefes, dando o mesmo dinamismo poderia ser um bom algo novo e diferente no geral mantendo a estrutura base... Ou então esquece, que tivessem sido conservadores, mantendo o antigo balanceamento e curva de progressão que funcionou perfeitamente nos 3 primeiros jogos...
Só abordando a história um pouquinho... Iris e Colonel só queriam um lugar pra si onde não fossem julgados injustamente, General é um mente fraca de primeira, só que principalmente o que da a zica é que os Maverick Hunters são uns PAU NO C*! E sabem o que é legal!? Sigma conhece o estilo dos Huntesr e aproveitou muuuuito bem o jeito babaca deles agirem pra causar essa treta, pois se Zero ou X não levassem tudo a ferro e fogo (Mega Maaaan), General até poderia ter a sementinha de Sigma plantada nele, mas não faria nada, ficaria bem de boas! ...E o reflexo dos Maverick Hunters babacas do X1 ao X4 é Neo Arcadia de Copy X, autoritários que matam tudo aquilo que não confirmam e só acham que ta errado pois é mais simples, bem diferente da maturidade que X aí sim começa a desenvolver a partir de X4, até contruir o inicio próspero pra todos de Neo Arcadia... Assim também como a Resistance é uma forma de Repliforce, onde os Reploids saem fora do convívio com humanos pois a marreta da justiça não estava sento tão justa assim com eles, pelo contrario, queria esmaga-los por não cumprir certas formas de coerção, "Humanos acima de tudo" de uma forma cega e idiota, a Repliforce não iria aceitar meeesmo, eram um braço livre honrado com sua própria hierarquia... X e Zero estão certos numa coisa, se tornar Maverick no limiar da desgraça que vivem é meio inevitável, tudo é resolvido matando... Até que ponto eles são heróis!?...
O enredo apesar de simples é muito bom, ainda mais com essas entrelinhas, na moral! É assim que eu gosto! <3
-----------------------------------------------------------------------------------------
E ja são 2 zerados esse ano, e Mega Man pra variar né... Se acalmem que tirando uns Mega Man da frente que tenho pra analisar nessa sequência, fazer 100%, e uns que nunca zerei, ja começo com uns Indies, outras franquias, e uns clássicos 8 e 16 bits que nunca zerei :3
Marcando a galera do desafio dos 12 jogos:
@nakero @nono @natnitro @filp @jclove @zefie @filipessoa @marlonildo @bruno_bfr @ermeson @taironecass @rodrigockp @ziul92 @raxgmr2 @mateusfv @gus_sander @katsuragi
Quem quiser ser desmarcado é só falar :)
caraio, pega a tabela de 48 slots pq pelo jeito esse ano vai ser bom HAHHA. Parabéns ae!
Sobre esse negócio de voltar pro check point ao invés de voltar pro começo, isso é uma exclusividade da versão americana. Na versão japonesa volta pro começo da fase (inclusive na fase do Jet Stingray)
Você esqueceu de comentar em sua análise sobre a dublagem, que virou meme (what am I fighting foooooor) e acabou sendo considerado um ponto negativo para a história do jogo.
Sobre o design das fases, eu acho muito bom. O Zero realmente foi pensado como um hard mode, mas só do jogo funcionar efetivamente prós dois é um feito impressionante. É tipo o castelo do Symphony of the Night so que em menor escala.
Já as lutas contra os Bosses são uma das coisas que mais gostei no X4. Todos os chefões são treta se estiver jogando com o Zero, mesmo tendo a arma certa. E aprender a usar todas as habilidades te ajuda mais que ter a arma ideal no fim das contas. Uma curva de aprendizado meio ingrime, mas da bastante satisfação no Boss rush.
Último comentário sobre esse jogo: eles tinham que voltar a fazer cutscenes em anime em Megaman X. Senti muita falta delas no X5 e X6. Os posteriores então nem se fala
Bora jogar essa bagaça de forma mega analítica! Pq assim que eu zerar ctza que vai ter aquela mini critica com novos pontos positivos e novos pontos negativos... :)
Vou de Black Zero pq é o unico que ainda não joguei!
Aaaah, perguntinha, vcs jogam Mega Man com o dash em qual botão? ou jogam só no -> ->? Eu jogo com o dash no 'L'
Hoje é dia de decisão! Quem é o mais BRUTO!! Zero ou X! Vamos tirar a prova em Rockman X4 ao vivo! Venha conferir e fazer sua aposta!
...Não da pra deixar minha tradição morrer xD
Lembrando que dia 6 começa a AGDQ2019 e no dia 9 tem a corrida de MMX 1 ao 3, com participação dos brasileiros Luiz Miguel e Madu. Vai ser muito bom, pena que é na madrugada do dia em que eu volto a trabalhar. :(
https://gamesdonequick.com/schedule
Curto demais muito as speedruns do X4 pra ver mas pra fazer deve dar um baita trabalho kkkkkk xD
A Capcom nos anos 90 era maravilhosa, creio que ninguém irá discordar disso, certo? Poxa, ela fez coisas lindas em questão de cenários, principalmente em Darkstalkers e Street Fighter III, olhem isso:
E isso:
Ae no X4 eles além do tratamento tosco na parte pré renderizada, deixam um monte de recortes:
Ah, só pra informar, pra fazer um comparativo descente só usei outros jogos de 1997... E ok, vou parar de floodar a timeline de vcs com imagens de stages xD
Da hora, hein?
Muito interessante quando temos esses sonhos com cenários/narrativas interessantes!
Um dos meus x´s preferidos.