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  • jcelove José Carlos
    2019-02-15 16:38:18 -0200 Thumb picture

    O fiasco do PSClassic - ou como estragar uma boa idéia

    Medium 3703891 featured image

    A Nintendo recentemente inaugurou a moda dos "consoles colecionáveis", modelos em miniatura de consoles clássicos com jogos inclusos na memória e interface HDMI padrão, focados no público saudosista e colecionadores no geral.

    A ideia não era novidade já que a anos existem empresas que reciclam o hardware de consoles antigos, como o Atari Flashback, a Gopher e AT games com suas diversas versões do Genesis e por que não, a nossa amada Tec Toy, que surpreendentemente continua vendendo muito Master System e Mega Drive até hoje. 

    A grande diferença, como em tudo que a Nintendo lança é o polimento: Enquanto todos os exemplos citados acima são versões emuladas com peças de qualidade bem duvidosa e desempenho sofrível, tanto o Nes Classic quanto o Snes Classic, versões dos consoles de 8 e 16 bit da empresa lançados até agora tem um nível de qualidade impecável em sua construção e uma seleção de jogos que apesar de nunca ser perfeita, era satisfatória, englobando grandes clássicos que realmente representam essas duas plataformas.

    Foto roubada da invejável coleção do amigo @zak_yagami, com todos os "mini" consoles oficiais lançados até agora.

    Com o grande sucesso desses lançamentos outras empresas passaram a tentar navegar nessa onda de nostalgia: a SEGA prometeu uma versão "mini" do Mega Drive, a SNK lançou um Neo Geo Mini no formato de arcade com telinha embutida e controle extra vendido a parte e a Sony causou grande hype dos fãs ao anunciar o Playstation Classic no ano passado.

    Lançado com um trailer pomposo, o console seria uma versão miniatura do modelo original do PS1 e traria 20 "grandes" jogos da plataforma mais amada da 5ª geração, porém só com 3 games anunciados na época: Wild Arms, Ridge Racer Type 4 e Tekken 3, que de fato foram games marcantes.

    A coisa começou a desandar quando a empresa finalmente anunciou a lista completa e veio a primeira grande frustração!

    A famigerada lista dos 20 jogos na versão ocidental do console

    O console como os lançamentos das concorrentes teve 2 listas diferentes, uma pros mercados Americano/Europeu e outra pro Japonês

    Dos 20 games anunciados nem metade correspondia a expectativa de "grandes clássicos", trazendo inclusive vários jogos multiplataforma que sequer foram marcantes no PS1.

    Várias escolhas sem sentido como Os primeiros Toshinden, GTA, Destruction Derby, Persona e Twisted Metal, quando as sequências desses títulos fizeram muito mais sucesso que as versões originais e envelheceram um pouco menos mal que eles. 

    Outras foram injustificáveis como Super Puzzle Fighter ao invés do fantástico Pocket Fighter, Rayman 1 ao invés de Rayman 2 (ou Crash Bandicot), Mr Driller, que apesar de ser um arcade divertido nem sequer teve a melhor versão no PS1, ou Coolboarders 2 que apesar de divertido na época é BEM obscuro e pouco diverte hoje em dia.

    Como um console com tantos jogos memoráveis seria representado por uma lista tão fraca? Tá certo que licenciamento pode ter sido um entrave mas incluíram jogos da Capcom, Konami e Namco, empresas que tem muitos jogos excelentes no console e que poderiam ter sido incluídos no lugar de vários dos citados acima.

    Metal Gear Solid, Resident Evil DC, FF VII, Wild Arms,Jumping Flash!, Abes Odissey, Intelligent Qube, Syphon Filter, Ridge Racer Type 4 e Tekken são boas escolhas mas dificilmente seriam suficientes pra justificar a compra do produto pela grande maioria do público.

    Ter um console "comemorativo" com menos de 10 jogos realmente clássicos inclusos já seria problema suficiente pras vendas do console (que era 10 dólares mais caro que o Snes Classic), mas não era só isso...

    Um dos vídeos que ficaram famosos no lançamento do console provava que o Snes Classic conseguia rodar os jogos do ps1 melhor que o PSClassic. Que vergonha!

    Além da lista duvidosa e do mal desempenho, o PsClassic não traz nenhuma funcionalidade extra pros games além do save state e de um Memory Card Virtual. nada de filtros, nada de recursos, sequer um modo "smooth" como tinha no PS2. Muito limitado mesmo.

    Logo no lançamento se descobriu que ao invés de desenvolver um software próprio ou ao menos adaptar o eficiente emulador de PS1 embutido no PSP a Sony utilizou um emulador de código aberto chamado PSX E esse emulador estava pessimamente configurado pro hardware do console fazendo com que vários dos jogos tivessem um desempenho sofrível com lentidões e quedas de frames nítidas. Jogos como Tekken 3 e Ridge Racer Type 4 ficam quase injogáveis dependendo do nível de tolerância do usuário de tão lentos. O problema pode ser facilmente suavizado pela configuração do emulador, que NÃO é acessível normalmente.BOA Sony!U_U

    Dai temos um produto que tem uma lista de jogos que não faz jus ao console original E um desempenho ainda pior que jogar o console original em TVs recentes usando cabo AV. Obviamente não teria como dar certo por mais que o PS1 seja idolatrado por toda uma geração, e então tivemos um case reverso ao lançamento da Nintendo.

    Enquanto o Nes e Snes Classic geraram filas em lojas, pre-orders que terminaram em 1 dia e preços altíssimos em sites de leilão, o PSClassic amargou um lançamento criticado por público e crítica e virando motivo de piada entre os fãs da concorrência.

    O Caddicarus foi um dos muitos Youtubers pra quem a Sony enviou o console e que desaconselharam a compra do PSClassic

    O impacto foi tão negativo que a Sony reduziu o preço em mais de 40% em menos de 1 mês de lançado no ocidente. A coisa encalhou tanto que refletiu até aqui no Brasil onde a especulação reina, o preço do console diminuiu quase pela metade em sites como o Mercado Livre. Custava em média 700 reais no lançamento e baixou pra 380 em menos de 1 mês.

    É impressionante como a empresa tinha um caça-niquel perfeito e desperdiçou a oportunidade, o que provavelmente zerou a chance de vermos um PS2 mini oficial algum dia. 

    Puxa, tantas possibilidades de fazer dinheiro fácil com a nostalgia...imagina se esse aparelho vem com alguma forma de conectar a PSN via PC e baixar jogos da linha PSone Classics, ou se a empresa vendesse jogos em pendrives...mesmo com a possibilidade de emulação grátis, acredito que muitos fãs mais fieis adorariam pagar por isso. Mas pra quê pensar nisso se pode-se lançar qualquer porcaria né? Foi um fracasso merecido.

    O Velberan foi um dos poucos Youtubers BR que se interessaram em testar o produto (porque recebeu de graça tbm...hehe)

    Apesar de ser um colecionável legal pra quem é fã do primeiro videogame da Sony o preço original realmente não compensa, MAS atualmente talvez até valha a pena dependendo do seu nivel de fanboyzisse. 

    Um incentivo é que a comunidade modder está tentando consertar o projeto e logo após o lançamento vários métodos de desbloqueio e formas de adicionar jogos e funcionalidades surgiram o que tornou o console um pouco mais interessante.

    Atualmente existem dois grandes projetos de mod que permitem adicionar praticamente toda a biblioteca do console ao PS mini, ambos fazem menção ao primeiro emulador comercial da história:

    O Bleem! foi o primeiro emulador de videogame comercial. Lançado em 1999. Permitia jogar os discos de alguns jogos do PS1 como MGS, Resident Evil e Gran Turismo com resolução melhor no PC e no Dreamcast e estourou a polêmica sobre a legalidade desse tipo de programa sendo retirado do mercado por pressão da Sony logo depois.

    O mod mais badalado pela comunidade hoje é o BleemSync, que na sua recém-lançada versão 1.0 realmente modifica o software do console e permite adicionar jogos do PS1 via navegador de internet, conectando o console ao PC através do cabo USB de alimentação e usando a porta USB do controle 2 pra alocar um pendrive com o software e os jogos. 

    O outro se chama Autobleem e tbm utiliza a porta USB do controle 2, no entanto até a versão 0.5.1 não faz alteração alguma no software original rodando apenas pelo pendrive (ou um HD externo). O Autobleem tem algumas limitações e menos recursos que o Bleemsync mas é bem mais fácil de configurar (basicamente já vem pronto, só é preciso adicionar os jogos na pasta "Games").

    Ambos os emuladores hoje vem com o Retroarch tbm, famoso front end de uma infinidade de outros emuladores, tornando possível rodar jogos de vários outros consoles no PSClassic. Ambos os projetos estão em constante desenvolvimento e prometem muitas melhorias ainda.

    Um problema chato do desbloqueio é a compatibilidade da porta USB do PSC que tem uma limitação de energia, proposital da Sony, já que a intenção era apenas usar o gamepad, que deixa o console incompatível com a grande maioria dos pendrives do mercado, o que pode ser um problema irritante já que se você não tiver um dos que foram testados pelos moders (geralmente os Sandisk Cruzer Glide e Cruzer fit apenas) vai precisar de sorte pra que funcione.

    Caso o pendrive não seja compatível ele vai exigir mais energia que a porta libera e ai o mod não vai ser reconhecido ou vai chegar a iniciar e desligar, o que é bem frustrante (tentei 3 pendrives que tinha aqui e nada). Dai caso você seja um dos malucos que como eu preferiram comprar esse console a um Raspiberry Pi e está tentado a desbloquear já fique avisado que só modelos como esse funcionam com certeza.

    Bom, como fanboy assumido do PS1, não tinha como ficar feliz com um fracasso tão grande de algo tão esperado, mas ainda assim comprei o meu console quando o preço reduziu só por amor mesmo. 

    O visual e acabamento da peça são muito bons, o gamepad é bacana e a interface que remete ao console original me prendem e como vários jogos dele estavam na minha lista de pendências (e tinha MGS e RE) eu ainda consegui achar interessante apesar do desempenho e falta de funcionalidades do produto. Com essas novas possibilidades talvez se torne interessante pr outros fanboys daqui também, ainda mais com a constante redução de preços (já dá pra achar a 350 reais no ML), apesar de ainda ser BEM mais caro que um e limitado que Raspiberry Pi.

    Uma coisa curiosa é que na tela de aviso de comandos do console da pra ver uma imagem onde se tem vários jogo diferentes dos que vieram na versão final.

    Alguns usuarios da comunidade de Hacking descobriram uma lista de clássicos que deveria vir nos codigos do console como Tomb Raider e Crash. Não da pra saber onde começou a dar errado mas é uma pena mesmo.

    Agora é torcer que ao menos a Nintendo continue lançando seus Mini consoles. To doido pra pegar o Snes e adoraria UM N64 e Cube Mini...

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      1977rider · 7 months ago · 9 pontos

      A gente sabe que o produto foi um fracasso quando encontra ele sendo vendido a um preço justo no mercado livre

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    • Micro picture
      fonsaca · 7 months ago · 4 pontos

      Pena que a seleção de jogos e emulação não é tão boa no PS, mas acho pagação demais pra Nintendo dizer que ela inaugurou algo ou foi a única que fez direito. Descem o cacete no Mega Drive 2017, mas creio que ele é mais original que os NES ou SNES além de dar pra por mais jogos. Já existiu também o Neo Geo Gold. Não era mini, mas oficial e de qualidade aceitável.

      5 replies
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      natnitro · 7 months ago · 4 pontos

      Sempre fui meio desanimada com esses consoles nostalgia, justamente porque a maioria usa uns emuladores travados que nem dá pra configurar por padrão, sem ter que fazer aquela engenharia reversa básica no firmware pra liberar os recursos... E ai acabo indo naquela vibe de que se é pra ser nostálgico, então é melhor ir no original mesmo e ai vale até comprar aqueles usados com uns defeitinhos simples como no leitor de cd, que fica bem em conta pra reformar e ai você ganha um console praticamente novo por muito menos do que a turma da especulação adora cobrar por ai... :-)

      4 replies
  • jcelove José Carlos
    2019-02-14 12:25:55 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Ontem revezando entre os rage quits momentaneos

    Ontem revezando entre os rage quits momentaneos de MGS no extreme finalmente consegui terminar todos o "extra levels" e finalizar esse simpático game de verdade!

    O jogo da uma de Ghouls n ghosts mesmo, vc precisa repetir todas as fases um pouco mais difíceis pra derrotar o Barão Aloha de vez e ver o final verdadeiro e créditos.

    Agora preciso baixar o 2 pra jogar no PSC qdo conseguir desbloquear, é MUITO divertido. Pena que a série morreu quase desconhecida

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  • jcelove José Carlos
    2019-02-12 15:53:46 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Zerei e não zerei ontem.</p><p>Depois de me frus

    Zerei e não zerei ontem.

    Depois de me frustrar novamente na terceira tentativa falha de usar o mod do Autobleem no Psclassic (usei um Sandisk Cruzer 8gb, chegou a dar boot mas desligou em seguida U_U) me retei e fui zerar o jogo do coelho robô pulador do espaço.

    Passei do level 5 e 6, sendo que a batalha contra o ultimo boss, o Barão Aloha foi bem legal. Me peguei várias vezes me sacudindo junto com o controle que nem aquele pessoal que joga game de corrida virando o corpo a cada volta.

    Venci o maledito na segunda tentativa e fiquei felizão até ver que o jogo acaba mas não acaba. o jogo da uma de Ghoul n ghosts porque o Barão foge e abrem os extra levels, que são as mesmas fases do jogo normal desde o começo só que com apenas 5 minutos e com os jetpods em lugares diferentes.

    Como não tava afim de rejogar tudo do começo de forma mais difícil, deixei pra depois e tbm não sei se tem um true ending pq todo longplay que vi do jogo só vai nas fases normais, dai vou contabilizar entre os zerados, mas continuo jogando.

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  • jcelove José Carlos
    2019-02-11 18:07:54 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Penei demais pra passar do world 4. Fase de gelo

    Penei demais pra passar do world 4. Fase de gelo com chão escorregadio, tempo limitado e plataformas super altas quase enlouquece.

    Geralmente aprimeira fase de cada mundo e a mais difícil. Na segunda ja foi bem mais tranquilo e o boss tartaruga robô deu uma variada na ação mas ainda foi tranquilo.

    Parei no World 5, com prédio enormes e muita área aberta pra cair e nem da pra ver onde estão os pods...

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  • jcelove José Carlos
    2019-02-10 02:59:44 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>Cara, que joguinho maneiro! To revezando com o s

    Cara, que joguinho maneiro! To revezando com o stress de MGS no extreme.

    As fases são curtas mas algumas fazem quebrar a cabeça pra entender como se chega na plataforma onde está o jetpod.

    Cheguei noworld 4. A cada level adcionam elementos diferentes, vamo ver se consigo terminar nessa semana.

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  • jcelove José Carlos
    2019-02-07 20:37:14 -0200 Thumb picture
    jcelove checked-in:
    Post by jcelove: <p>O PSmini ressucitou esse "clássico" obscuraço do

    O PSmini ressucitou esse "clássico" obscuraço do PS1. JF tecnicamente foi o primeiro jogo de plataforma em 3d e mostrou que dava pra jogar plataforma 3d em primeira pessoa bem antes de Metroid Prime aparecer.

    Na época eu meio que torci o nariz porque 1: eu nunca fui chegado a plataforma, 2: eu nunca fui muito chegado a first person, 3: o 3d sem textura do jogo eu ja achava feão na época.hehe

    Os anos passaram e com a velhice, meu gosto mudou e hj acho até simpático. Feio, mas simpático.hehe

    A jogabilidade dele é bem única e qdo acostuma é divertidinho de jogar. Vc basicamente controla um robô-coelho policial do espaço e deve libertar planetas que estão sendo controlados pelo vilão pulando loucamente nas plataformas em busca de jetpacks em forma de cenoura.

    São 3 fases por nível sendo que na terceira tem uma boss fight. O Desafio é entender como chegar nas plataformas mais altas. Parei no stage 2, depois vou tentar continuar.

    O 2 é melhor mas a Sony foi perversa com a escolha de jogos desse console...

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      wild_dark_shadow · 7 months ago · 2 pontos

      O 2 foi o meu "primeiro" jogo na PlayStation. Foi o que veio com a consola e joguei bastante juntamente com o Crash

      1 reply
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      andre_andricopoulos · 7 months ago · 2 pontos

      Jogo iradasso e viciante

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      tony56 · 7 months ago · 2 pontos

      Esse jogo é excelente. Só fui jogar no ano passado e ele continua valendo a pena.

      1 reply
  • jcelove José Carlos
    2017-02-02 19:48:40 -0200 Thumb picture
    Post by jcelove: <p><a href="https://www.youtube.com/watch?v=N2CrtLl

    JF não fez taaaaaanto sucesso assimm nos primórdios do PS1, Acho que nunca nem chegou a ser associado a algo como mascote no ocidente, mas olhando agora, realmente foi um jogo revolucionário pra época e ainda hoje não lembro de nada parecido, talvez só metroid prime (nos pulos). Acho que não emplacou mais por ser em primeira pessoa mesmo, o mundo não estava preparado.hehe

    Apesar de datadão ainda mantém o charme.

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      ogawara · over 2 years ago · 4 pontos

      Nem conhecia! =O

      1 reply
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      tiagotrigger · over 2 years ago · 2 pontos

      Acho que nunca ouvi falar (pelo menos não lembro o nome), mas lembro de ter visto uma vez em algum lugar no Youtube (ou era algo parecido).

      1 reply
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      herics · over 2 years ago · 2 pontos

      Acabei de ver essa vídeo da quinta clássica e deu vontade de procurar esse game para jogar

      1 reply
  • andre_andricopoulos André Zanetti Andricopoulos
    2014-05-17 23:45:13 -0300 Thumb picture

    FAVORITOS PS1...

    Quando em sã consciência poderia imaginar que um game de coelho mecânico saltador com viagens de japonês estaria na MINHA LISTA DE PS1 - FAVORITOS?

    MUITO BOM!!!

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      jcelove · over 5 years ago · 0 pontos

      Caramba, outro dos primórdios do PS1. Nunca achei pra jogar por aqui na épocaU_U

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      andre_andricopoulos · over 5 years ago · 0 pontos

      Eu era viciado... não parava de jogar. Meu primo era meu parceiro de jogatina... Bons tempos...

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