Começando mais uma vez essa jornada, e sim, eu admito, nunca zerei o primeiro Final Fantasiê e dessa vez pretendo terminá-lo (ou não).
Aquele momento difícil, escolher as classes e nomear os personagens, basicamente eu sempre usei a composição de warrior, white mage, black mage e outro avulso, dessa vez escolhi o red mage pois ele não chega a ser um warrior em combate porém é razoável, e tem como trunfo poder dar suporte com algumas magias, tipo, o cara não é nenhuma brastemp em nada, mas serve como um coringa. Não liguem para os nomes (risos).
Independente de quem escolha, nenhum dos personagens tem background, eles simplesmente aparecem no reino de Cornelia, assim, sem mais nem menos. Logo de cara nos deparamos com um reino em apuros pois a princesa Sarah foi raptada pelo malvado Cavaleiro Garland e é agora mantida refém no templo do Caos, no norte do continente. Curiosamente (ou não) há uma profecia de que quando as trevas cobrirem o mundo quatro cavaleiros da luz devem aparecer para livrar o mundo do mal, e sim, nós somos esses camaradas, vejam só que coincidência.
De início o que temos a fazer é comprar armas e armaduras, equipar nossos personagens e adquirir algumas provisões. É interessante aqui sair de Cornelia e fazer um pequeno level grinding (2 ou 3 levels está bom) os inimigos são fracos e você não terá problemas.
Preparativos efetuados, hora de seguir para o norte. Não é muito longe, aconselho levar uma sleeping bag para os personagens descansarem antes de entrarem no templo. Dentro do templo do caos é tudo muito simples, na sala do centro está nosso objetivo e nos cantos há algumas salas com itens a serem pegos, alguns estão disponíveis agora, outros apenas mais tarde no game. De qualquer forma, se for tentar a sorte e ficar perambulando pelo templo saiba que aqui os inimigos são um pouco mais fortes, mas nada muito preocupante. Tenha pelo menos a magia de cura do white mage e algumas poções.

Caso decida ir pra pancadaria, no centro do templo você encontra Garland falando coisas sem sentido, do tipo "agora com o sequestro da princesa Sarah todas as riquezas de Cornelia serão minhas", o engraçado é que ele era um renomado cavaleiro do reino, o que o levou a fazer isso? Enfim, apresentações feitas, hora da luta. Garland é fraco, normalmente morre em duas rodadas e seu ataque físico não é nada muito preocupante.
Vilão derrotado, princesa salva, todo mundo feliz. De volta ao reino, somos aclamados como heróis e para nosso deleite, ganhamos um alaúde e o rei promete terminar a ponte que nos liga ao outro continente. Sério, a ponte estava sendo consertada há séculos e os caras de repente finalizam em um dia huheuehuehue. Aproveito agora para comprar mais algumas magias e mantimentos. Preparativos feitos, rumo a outro continente, mas ao passar pela ponte, temos historinha e musiquinha heroica.
Após atravessar a ponte temos duas opções aqui, seguir a leste para a cidade portuária de Pravoka ou ao extremo norte para uma caverna onde reside a bruxa, Matoya. Resolvo seguir para o norte. É engraçado que aqui dentro da caverna, se você prestar atenção ao que as vassouras falam, basta ler ao contrário que elas te ensinam a visualizar o mapa do mundo (círculo+start).

Matoya está cega, ela perdeu o seu crystal eye (olho de cristal) ou melhor, lhe roubaram segundo ela. Mas como assim? Quem em plena sanidade iria roubar um olho de cristal? E pera aí, como ela enxerga com um olho de cristal? Que bruxaria é essa?
Enfim, há alguns itens pra coletar no local e nada demais. Mas grave o local, iremos voltar aqui mais tarde.
Agora eu fico por aqui, próximo destino, Pravoka a cidade portuária.
O FF 2 é um dos jogos mais experiementais da série e muita gente odeia até hj o sistema de evolução dele que lembra mais SaGa que o que veio a ser o padrão FF, mas em narrativa, apesar de simples evolui demais, a campanha em si é bem mais longa tbm e fortemente inspirada em Star Wars.hehe
Não lembro mais acho que a versão do PS1 ja tinha a expansão SOul of rebbirth que mostra o que aconteceu com os aliados mortos durante a campanha.
Na época que eu joguei este jogo, fiz tudo errado. Deixei todos meus personagens com tudo equilibrado, sendo que o ideal é marcar "classes" para cada um e focar só nisso.
Nossa, deve ter sido difícil. Não é muito agradável fazer isso. Mas se conseguiu terminar o jogo é o que importar.