Medium picture

speedhunter Renan Loiola

Entusiasta de JRPG e fanático por Final Fantasy.


almost 5 years ago 2014-10-18

Breath of Fire IV


Não é de se estranhar que o PS1 foi um dos consoles com os maiores e mais enigmáticos JRPG de todos os tempos, com a sua vasta biblioteca e excelentes títulos lançados, Breath of Fire IV não foge à regra. Lançado no ano 2000 a CAPCOM empresa conhecida por outras franquias de sucesso mundial (Resident Evil, Street Fighter e entre outras) lançou para as terras nipônicas e ocidentais seu 4º título da sua série de RPG Breath of Fire. Se você não jogou seus antecessores, não se preocupe, assim como a série Final Fantasy e Tales of, Breath of Fire possui estórias independentes dos seus títulos anteriores o que facilita bastante a vida de nós jogadores. Sem mais delongas vamos ao que interessa, a minha opinião sobre o titulo.

- Enredo:

Apesar de ser considerado clichês de RPG orientais, BOF IV aborda um tema bastante interessante, "Deuses X Humanos", porém com uma profundidade bem acima da média para títulos similares. Dragões são divinidades poderosas que regem o curso do mundo, porém, com várias desavenças e guerras entre os humanos polarizando dois continentes. O começo do jogo mostra a busca incansável de Nina e seu aliado Crey por sua irmã mais velha chamada de Elina que desapareceu subitamente de seu reino chamado de Wyndia. Até que Nina encontra um misterioso jovem chamado Ryu e a aventura é iniciada.

- Sistema de Batalha:

Uma coisa que prezo bastante em um RPG (além de seu enredo) é seu sistema de combate e Breath of Fire IV cumpriu muito bem essa tarefa com um sistema similar ao seu antecessor (BOF III) com algumas mudanças e melhorias. O combate por turnos é bem divertido com várias magias e invocações de dragões (em que ao decorrer do são encontrados). Um esquema de "Trainer" também foi criado possibilitando a evolução de personagens de uma forma mais interessante, dependendo do Trainer escolhido, herdando pontos positivos e negativos.

- Exploração:

Apesar de ser um jogo com uma certa linearidade,Os cenários são bem extensos em sua grande maioria, em nenhum momento se torna cansativo ou irritante. As side-quests podem ser encontradas conversando com alguns NPC's (apesar de serem pouquíssimas). 

- Trilha Sonora:

A trilha de Breath of Fire IV é bem orquestrada e são sincronizadas de acordo com a situação do jogo, o que torna mais ainda prazerosa em sua jogatina, como se esquecer dessa OST?

https://www.youtube.com/watch?v=lJdCk_Kteog


- Gráficos:

Apesar de se tratar de um jogo do ano 2000, graficamente é muito bem cartunizado, o único ponto que me decepcionou bastante quando joguei na época foi a falta de CG's em formato de anime, assim como aparece em sua intro.

10 10 10
Overall
9.5 Gameplay
10 Story
10 Music
8.5 Graphics
Enredo espetacular
Toda a party são personagens jogáveis (em algumas cenas até o antagonista é jogável)
Antagonista com alta personalidade
Sistema de evolução interessante
Câmera do jogo as vezes fica posicionada em angulo ruim
Poucas Side quests
Muitas horas de gameplay são usadas para Grind
Pouquíssimas CG's

0 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...