• le Leandro Santos
    2020-11-07 00:14:31 -0200 Thumb picture
    le checked-in:
    Post by le: <p>Finalizado. Bom jogo. Muito satisfatório na part

    Finalizado. Bom jogo. Muito satisfatório na parte de escalada/plataforma e também como TPS.

    Achei o final meio meh depois de tanta história ao longo do jogo. Aliás, isso parece ser um problema dos jogos desde a geração PS3/360. Entopem de história e cutscene ao longo do jogo, e aí chega no final e é cutscenezinha de 30 segundos equivalente a "E todos viveram felizes pra sempre. Fim."

    Também sofre do problema da última batalha ser um QTE depois de tanta ação ótima ao longo do jogo (como em Dying Light). Não jogo muito AAA, mas os que eu tenho jogado ultimamente (mesmo sendo de anos e até gerações diferentes) têm seguido uma filosofia muito parecida em vários aspectos.

    Achei os gráficos bem feiosos (apesar de serem de ponta pra época), como já disse, especialmente em comparação com jogos mais primitivos, tipo Uncharted 1. A ilha também é toda muito igual. O jogo parece que é todo cinza, marrom e verde-musgo. Espero que as duas sequências tenham um pouco mais de variedade nos ambientes (e mais cores), mas, a julgar pelas imagens que já vi do Rise, só neve pra tudo quanto é lado, acho que vou me frustrar nisso.

    A jogabilidade tá muito boa assim. Não inventou nada de novo (também um jogo não precisa inventar pra ser bom), mas fez tudo de um jeito muito competente.

    Fechei com 82%, mas não pretendo voltar pra pegar mais coisas. Tá de bom tamanho. Acho que agora seria só procurar as coisas que deixei pra trás. Imagino que nem tenha mais inimigos pra enfrentar. E também tô lotado de jogo pra jogar. Esse já rendeu aí umas 18 horinhas. Tá muito bom pro que é. Não se estendeu além do que devia.

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      tassio · 20 days ago · 1 ponto

      Eu já fechei esse jogo também, gostei e tal, mas não voltei mais.

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      mbomnis · 20 days ago · 1 ponto

      A melhor coisa desse jogo foi o fato de que não tentou inventar nenhuma picuinha pra querer se "destacar". É um jogo sem nenhuma inovação, mas bem feito em todos os aspectos.

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      fredson · 20 days ago · 1 ponto

      O Rise não varia ambientes quase nada. É o menos melhor dos 3 (pra não dizer pior). Até o jeito da Lara agir mudou muito pra pior.

  • le Leandro Santos
    2020-10-26 00:53:50 -0200 Thumb picture
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    Post by le: <p>Mundo Perdido feelings...</p><p>#img#[743111]</p

    Mundo Perdido feelings...

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      mbomnis · about 1 month ago · 1 ponto

      Tem várias cenas com referências a filmes. Algumas ficaram ótimas.

  • le Leandro Santos
    2020-10-22 17:41:27 -0200 Thumb picture
    le checked-in:
    Post by le: <p>A comparação com Uncharted é inevitável em vário

    A comparação com Uncharted é inevitável em vários aspectos, claro, mas o que me chamou mais atenção comparando os dois foram os gráficos.

    Apesar de Tomb Raider ter gráficos muito mais avançados (especialmente jogando no PC no preset Ultimate, que é acima do Ultra), ele é um jogo muito mais feio do que Uncharted, até mesmo o primeiro, que é o mais rudimentar nos gráficos.

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      tecnologgamer · about 1 month ago · 1 ponto

      Os exclusivos de PS3 sempre tiveram gráficos excelentes bem acima do hardware fraquíssimo dele. TLOU mesmo só rodou graças ao jogo ser feito em linguagem de máquina.

      1 reply
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      reasel · about 1 month ago · 1 ponto

      esse dai eu lembro que era bonito pra caramba pra época pelo menos

      1 reply
  • le Leandro Santos
    2020-10-17 22:16:01 -0300 Thumb picture
    le checked-in:
    Post by le: <p>Realmente, o jogo tá muito bom até agora, mas pr

    Realmente, o jogo tá muito bom até agora, mas precisava mesmo dessa câmera que balança mais que Kid Bengala jogando DDR sem cueca?

    A câmera fica de um lado pro outro até durante diálogos tranquilos.

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      tiagotrigger · about 1 month ago · 1 ponto

      O cameraman cansa também. xD
      Por algum motivo o pessoal gosta dessa "experiência artística/cinematográfica" que no fundo só atrapalham (pouco ou muito dependendo do caso) a jogabilidade.

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      lica · about 1 month ago · 1 ponto

      Preciso jogar os outros. Gostei muito desse.

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      onai_onai · about 1 month ago · 1 ponto

      Esse tipo de coisa só serve pra me dar tonturas.

      1 reply
  • le Leandro Santos
    2020-10-12 23:25:40 -0300 Thumb picture
    le checked-in:
    Post by le: <p>Começando o <del>Camera Shaker</del> Tomb Raider

    Começando o Camera Shaker Tomb Raider.

    Primeira opção a desmarcar (além do óbvio Motion Blur): "Screen Effects."

    Não sei como alguém consegue aturar esses efeitos de câmera, tipo gotas borrando a tela, reflexo da luz do sol... São PROBLEMAS indesejáveis de uma lente de câmera, não algo legal.

    Por que cacetes alguém quer reproduzir isso (e como padrão ainda) em um video game, quando não é uma câmera de verdade acompanhando o personagem pra isso ter ao menos a função de realismo?

    Bom, pelo menos eles te dão a opção de desligar nesse jogo, o que já é muito mais do que a maioria faz.

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      mbomnis · about 2 months ago · 1 ponto

      Eu me pergunto da utilidade desses efeitos de câmera (dando um exemplo adicional ou dois: Depth of Field e Lens Flare), em particular pra jogos em primeira pessoa. Não era pra estarmos enxergando através dos olhos do personagem?
      Ou os olhos do personagem são lentes de câmera e eu não sabia?

      O único jogo que fez isso direito foi Kane & Lynch 2, porque o jogo todo tem uma pegada de que a câmera realmente é um "cinegrafista amador" seguindo os protagonistas. É bem feito pra caralho. Pena que todo o resto do jogo é uma merda.

      4 replies
  • gusgeek Gustavo Francescheto
    2020-10-07 10:59:13 -0300 Thumb picture
  • 2020-09-12 11:59:49 -0300 Thumb picture
    niltondeoliveira checked-in:
    Post by niltondeoliveira: <p><strong>FINALIZADO</strong></p><p>Gostei muito.

    FINALIZADO

    Gostei muito. Mesmo. Me obriga a ir atrás das continuações. Finalizado com 100% e só não platinei porque aparentemente os servidores de ps3 já viraram terra fantasma.

    O que não gostei foi da mecânica travada da Lara; não sei se é do game ou algo dos meus controles - coisa que acho difícil, pois em nenhum outro jogo apresenta problemas do tipo.

    Apesar de ser uma das franquias mais icônicas dos games e com uma das maiores personagens, nunca fui fã de Tomb Raider; mas mais por falta de interesse em ir atrás de jogar. Raras foram minhas experiências com Lara Croft.  Meu primeiro contato foi no PC, em 1999, no que eu creio ser na época a demo de um dos títulos que saiu para ps1 - só tenho a quase certeza de não ter sido do primeiro título por conta de uma gameplay que vi uns tempos atrás - e me agradou aquele estilo de jogo que, apesar de não ser de terror, tinha uma atmosfera misteriosa e com animais bem grandes aparecendo do nada. Após isso, já no ano seguinte, na casa de um amigo, jogamos um pouco aquele em que podemos trancar o mordomo no Freezer da mansão; não sei se é o mesmo jogo em que na primeira fase nos deparamos com um tigre, mas enfim... ali, no ano 2000, foi minha última fez com Tomb Raider. Naquele mesmo ano ganhei meu primeiro Playstation 1, e como na época os jogos ainda eram caros e eu não tinha poder financeiro, quando achava uma loja de games podia escolher no máximo dois cds, quando muito três. E sempre que Tomb Raider estava lá eu gastava minha cota em outros jogos que me agradavam mais; assim foi por muitos anos, e com a chegada do play2 a minha curiosidade pela série já estava morta. Portanto, não tenho propriedade para opinar se, no que concerne à características tradicionais da saga, esse reboot fez um trabalho respeitoso; vi muitos falando de diversas referências mas eu só notei uma, justamente no finzinho; claro, eu não sei quase nada do negócio.

    Agora deixando de lado minha historinha particular, vamos ao game em si. 

    Não posso deixar de compará-lo à Uncharted (ignorando o quarto porque ainda não joguei), mas farei de maneira justa, pois no meu ponto de vista existem mais diferenças que semelhanças em suas características como um todo.

    Uncharted, apesar de contar com seus colecionáveis (que são uma porra de encontrar) não é um jogo de exploração, coisa que Tomb Raider é; raras são as partes de cenário que você pode deixar de visitar durante a estória, assim como quaisquer itens ou peças (era essa que você queria?) que pode adquirir e que te ajudem a esclarecer algumas situações dentro da trama e te incutir outras curiosidades sobre. Completamente linear, sequer flerta com qualquer idéia próxima de mundo aberto (o que não é um defeito). A franquia da Naughty Dog é completamente voltada à ação. 

    Já esse reboot de Tomb Raider tem quase todos os elementos de Uncharted, acrescentando algumas coisas como ganho de pontos por itens que permitem melhorias nas características físicas da personagem, e nas armas - não podendo esquecer, claro, das possibilidades de exploração. Também tem os animais para caçar (somente os lobos representam perigo) que servem para ajudar na coleta dos itens. Se passa num cenário que, corrijam-me se eu estiver errado, pode ser considerado um mundo semi-aberto.

    Tomb Raider - apesar de ter seus momentos - diferentemente de Uncharted, não é frenético, cinematográfico (o que também não é defeito). É um game mais misto, diversificado, e neste ponto está bastante a frente. Possui uma trama não necessariamente superior e mais misteriosa - aí é uma questão mais subjetiva - mas que é inegavelmente mais dramática. A diferença entre os protagonistas é gritante; Nathan Drake é um abobado com sorte em estórias onde mesmo ocorrendo mortes se mantém o alto astral, enquanto a nova Lara Croft (que continua sexy, agora de outro jeito) é uma pessoa mais humana que sofre a cada instante numa ilha maluca e transmite esse sofrimento para o player; os gemidos/grunhidos de desespero, agonia e surpresa em situações diversas, mas principalmente nas de combate, são fundamentais para essa imersão. Falando em combate, jogar em qualquer dificuldade que não seja a Difícil não terá graça alguma para qualquer um bem acostumado a tiro em terceira pessoa; achei os inimigos mais cascas grossas do que os de Uncharted. A Lara Croft é mais fraca e menos resistente que o Nathan, e uma micro desatenção em situação de conflito pode ser o suficiente para selar seu destino. É um game mais difícil se for comparar, exceção feita aos puzzles (que são brincadeira de criança) e coleta de itens. 

    Não gostei da cobertura automática. Em algumas partes até pode atrapalhar, pois uma vez que ela já se agacha direto o jogador pode ser "ludibriado" e não encostá-la de maneira devida na proteção, levando uma quantidade de tiros que a depender do posicionamento dos inimigos pode ser fatal.  Em contrapartida adorei o movimento de esquiva, se assemelha a uma Mulher-Gato e é muito rápido e útil, dificilmente buga.

    Acho que é isso então. Fui obrigado a falar muito do "concorrente" porque é latente a inspiração mútua nas franquias. Apesar disso cada um tem suas particularidades e cumprem com muita competência o que se propõem, garantindo a diversão. O ideal seria que misturassem de modo eficaz todas as características de ambos. Talvez até já o tenham feito e eu não sei. Irei atrás de descobrir.

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      rafaelssn · 3 months ago · 2 pontos

      A edição definitiva pode ser possível de você platinar ainda, deve ter jogando o multiplayer dele, pelo menos você não precisa se preocupar com isso nos próximos jogos porque eles retiraram o multi.

  • 2020-09-11 15:07:39 -0300 Thumb picture
    niltondeoliveira checked-in:
    Post by niltondeoliveira: <p>O cara tá pra morrer e ganha um beijinho no rost

    O cara tá pra morrer e ganha um beijinho no rosto, Lara Croft? A senhora tá de brincadeira com a nação brasileira!

    0
  • 2020-09-10 15:59:13 -0300 Thumb picture
    Post by niltondeoliveira: <p>Existe mesmo algo de sobrenatural nesta ilha</p>

    Medium 734850 3309110367

    Existe mesmo algo de sobrenatural nesta ilha

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  • 2020-09-09 17:28:17 -0300 Thumb picture
    niltondeoliveira checked-in:
    Post by niltondeoliveira: <p>Se não houvesse tantos outros elementos bons eu

    Se não houvesse tantos outros elementos bons eu já tinha desistido, porque essa mecânica da Lara é irritante demais, vive travando; e o giro da câmera também não fica atrás. Quem dera fosse o mesmo de Uncharted.

    A cobertura automática que nos oferecem é uma faca de dois legumes (como diriam os Mamonas) porque ao mesmo tempo que te poupa de um trabalho ele te agracia com a possibilidade de as vezes o jogo não compreender direito o posicionamento e deixar a personagem exposta. Eu particularmente ainda fico desconfortável com isso porque prefiro a liberdade de acionar o comando para se agachar.

    Recém terminei de passar pelo avião de resgate que cai, ainda tem muita coisa para acontecer e estou curioso para ver como fica o combate corpo a corpo com todas as melhorias.

    Não posso deixar de citar que para um game de 2013 os gráficos deixam a desejar; qualquer um da trilogia Uncharted dá um baile, e foram lançados muito antes. O remaster da atual geração se mostrou sim muito necessário neste aspecto; queria saber é se tem alguma outra mudança além dessa.

    1

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