This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • brunothebigboss Bruno dos Anjos Seixas
    2019-11-18 23:15:16 -0200 Thumb picture
    brunothebigboss checked-in:
    Post by brunothebigboss: <p>Depois do ENEM e do terceiro ano, eu finalmente

    Depois do ENEM e do terceiro ano, eu finalmente botei minhas mãos em um joguinho!

    Yey!...?

    Bom, eu retornei por esse jogo que poderia muito bem ter sido escrita por Clarice Lispector caso ela fosse uma game designer.

    Sim, essa foi uma comparação ridícula, mas é o melhor que consigo sintetizar a respeito de The Witness. Para quem não sabe, uma rápida apresentação

    The Witness, pelo mesmo criador de Braid, é um jogo de quebra-cabeça (e põe quebra-cabeça nisso) que se passa em uma ilha "deserta" recheada de enigmas para serem resolvidos. Aqui se guarda um grande mistério... que eu não sei qual é, pois eu ainda não zerei esse jogo.

    Ele parece ser o que eu idealizei como um "jogo-ideia". É um que aparentemente não tem história, mas que transmite uma mensagem tanto da forma audiovisual tradicional como pelo próprio gameplay. Isso porque os puzzles não são apenas os painéis que você encontra, mas sim o próprio ambiente, o que é uma ideia fascinante.

    Como dá pra perceber, todo esse jogo tá na ideia de perspectiva. Além dos puzzles, a direção de arte lindíssima também ajuda a contar a história e vários momentos só podem ser descritos como pura poesia. 

    Infelizmente, não conclui o jogo porque simplesmente é muito difícil pra mim (só consigo ser inteligente com um certo esforço, e eu perdi a paciência várias vezes nesse jogo...). Fora que todo o ponto pode ser entendido nos primeiros minutos de gameplay. Só zera quem for masoquista.

    Para comentários mais aprofundados, recomendo esse vídeo:

    OK, espero estar de volta MESMO...

    15
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 20 days ago · 1 ponto

      Apesar de bonito... ligeira sensação que eu também não iria curtir...
      Parece mesmo um game masoquista...(^^)(^^)(^^)

      1 reply
    • Micro picture
      santz · 20 days ago · 1 ponto

      Eu cheguei a zerar o jogo, mas para tal, combinei de jogar com meu colega de serviço para a gente se apoiar nos puzzles mais cabeludos. A história dele é abstrata demais, não entendi nada.

    • Micro picture
      tiagotrigger · 19 days ago · 1 ponto

      Não gostei muito dele, tem uns puzzles legais e mindblown, mas cheguei na metade do jogo e parei. As regras dos puzzles vão mudando demais e depois se misturam e você se confunde, uma regra que valia pra um não vale mais pro próximo. Gosto bastante de jogos de puzzle, mas esse ai não me segurou até o fim, não.

  • santz Santz
    2019-09-13 09:47:04 -0300 Thumb picture

    Jogo finalizado nº: 347 - Sozinho numa ilha cheio de painéis

     Mais um joguinho grátis da Epic. Combinei de jogar esse game junto com meu colega de serviço, que tem PS4 e pegou o jogo na Plus. Sabia que o jogo era de puzzles e a ideia era que quando um travasse num puzzle, o outro mostrava a solução. Foi graças a isso que consegui terminar o jogo sem olhar nenhum guia, exceto pelo painel do alto da montanha que tem as estátuas em cima. O jogo em si é bem simples, você está sozinho em uma ilha relativamente grande onde possui dezenas de painéis espalhados por ela e o objetivo é completar uma série deles em locais distintos para ativar o canhão da caixa amarela e liberar a passagem na montanha. A jogabilidade é em primeira pessoa e para completar um painel, basta começar num ponto O, percorrer o caminho até chegar no fim. O que vai mudar são as regras de cada painel.

     Há diversos tipos de painéis, como separar peças brancas das pretas, passar por pontos específicos ou até mesmo contornar uma peça de Tetris, de longe, o pior e mais frustrante tipo de painel do jogo. Há também painéis que devem ser resolvidos levando em conta o ambiente, como evitar sombras das árvores, contornar objetos do cenários ou seguir a o tom de barulhos, um dos mais chatos. Há também os puzzles de cenário, onde usamos um poder mágico para percorrer o caminho desenhado no ambiente, como num rio, numa parede ou em espaços específicos que só vão se completar se você estiver olhando de uma perspectiva específicas. Estes são bem divertidos de encontrar, porém, estão em abundância em são opcionais, então não fui atrás de todos. O que mais decepcionou do jogo foi a história. É contada por meio de metáforas e é um vai num vai que não dá em lugar nenhum. De resto, o jogo é uma obra prima.

    38
    • Micro picture
      kleber7777 · 3 months ago · 2 pontos

      Só fiquei curioso com uma coisa: por que vc acha que esse jogo o som é 2/10?

      2 replies
  • _gustavo Luis Gustavo Da Luz
    2019-04-22 22:23:24 -0300 Thumb picture
    _gustavo checked-in:
    Post by _gustavo: <p>Apesar de não curtir muito esses Walk Simulators

    Apesar de não curtir muito esses Walk Simulators da vida, eu gosto muito de Puzzles e aproveitei que o The Witness foi dado "di grátis" na Epic pra testar o download do launcher deles e tb a possibilidade de usar o Steam Overlay nos jogos de lá

    Ambos funcionaram muito bem obrigada. Meu Borderlands 3 que vai agradecer tb kkkk

    Quanto ao jogo, me surpreendeu, o visual é do caralho, e ele é daqueles jogos que não te fala nada, só pega e vai, sei lá pra onde mas vai

    Abri um portão inicial andei um pouco achei uma sequencia de separar pontos brancos de pretos, andei mais um pouco achei uma casa com uns vasos coloridos

    Bom game pra se jogar bêbado

    Ou não, porque envolve pensar bastante shauhsaushausahsauh 

    27
    • Micro picture
      zefie · 8 months ago · 1 ponto

      O tenso do jogo não te falar nada é que tem umas lógicas muito absurdas de se perceber sozinho. Eu encostei ele aqui, a preguiça bateu forte depois de passar uma boa meia hora sem o menor sinal de progresso ahuahuauhauh

    • Micro picture
      herbertviana · 8 months ago · 1 ponto

      Esse jogo é muito bom e bem bem desafiador em algumas áreas.

  • jonnykamui Jonnatan Gomes Noronha
    2019-04-22 17:33:51 -0300 Thumb picture
    jonnykamui checked-in:
    Post by jonnykamui: <p><strong>52ª Platina</strong></p><p>#img#[632264]

    52ª Platina

    Fiz o challenge sem glith pq não da pra instalar sem a atualização.

    Estou muito orgulhoso de mim mesmo, kkkkk.

    @platinadores

    16
    • Micro picture
      leopoldino · 8 months ago · 2 pontos

      Você é um ser superior agora.

    • Micro picture
      batatadark · 8 months ago · 2 pontos

      tai uma platina de respeito viu

  • 2019-04-05 07:36:32 -0300 Thumb picture
  • gan0nd0rf Luis Gomes
    2019-04-04 12:49:10 -0300 Thumb picture
    Post by gan0nd0rf: <p>#img#[628321]</p><p>https://www.epicgames.com/st

    https://www.epicgames.com/store/pt-BR/product/the-witness/home

    43
    • Micro picture
      tiagotrigger · 8 months ago · 2 pontos

      Caramba, a Epic ta investindo pra trazer o povo mesmo. Os outros não lembro (além de Super Meat Boy), mas Axiom Verge e The Witness, relativamente recentes vou ter q baixar, hehe.

      4 replies
    • Micro picture
      filipessoa · 8 months ago · 2 pontos

      Pelo menos tão dando uns joguinhos interessantes de graça, mais uns 4 desses e eu juro que esqueço o caso do spyware xD

    • Micro picture
      itsmeandie · 8 months ago · 2 pontos

      ele tava no ps plus mas caguei baldes p ele.....

  • edknight Eduardo Botelho
    2019-03-22 12:13:43 -0300 Thumb picture
    edknight checked-in:
    Post by edknight: <p>Ontem eu tentei fazer um stream do PC pra testar

    Ontem eu tentei fazer um stream do PC pra testar minha conexão e mais umas coisinhas, mas tive uma série de problemas técnicos e acabei voltando pro PS4 até conseguir resolver as tretas (que só vai acontecer quando eu conseguir um novo note).

    Enfim, como tava tarde e eu tava morrendo de sono, joguei uma partidinha de Isaac (tá lá no Twitch, não vou exportar as jogadas avulsas de Isaac pro YT, só quando conseguir streamar o Afterbirth+), e mais tarde testei o jogo mais saudável do PS4:

    E gostei bastante da forma que o jogo te ensina a jogar, é bem intuitiva, e a disposição dos quebra-cabeças torna o jogo quase um Metroidvania (no sentido que ele te obriga a voltar em alguns momentos para solucionar algum puzzle que você não sabia como fazer anteriormente, depois de passar por um "tutorial" e "adquirir uma habilidade nova"). Mas como é bem visível no começo do vídeo, você também pode deduzir (ou chutar, embora seja mais difícil) um puzzle e "cortar caminhos".

    13
  • 2019-03-15 17:16:19 -0300 Thumb picture
    zefie checked-in:
    Post by zefie: <p>Preciso de ajuda :X não queria olhar a solução d

    Preciso de ajuda :X não queria olhar a solução direto na net, mas também já to sem ideias do que pode ser a resposta (e pelo jeito não entendi bem a lógica do jogo ainda).

    Eu estou numa parte onde eu supostamente tenho que contornar as pedras no cenário para descobrir o padrão, como nestes dois primeiros.

    Porém, eu to preso neste aqui, sem fazer ideia do por que:

    Eu não quero a resposta, apenas uma dica de como a lógica do jogo funciona, já que puzzles mais difíceis virão e tudo o que eu achava que fazia sentido não deu certo nesse. =/

    26
    • Micro picture
      rafaschiabel · 9 months ago · 2 pontos

      "tudo o que eu achava que fazia sentido não deu certo nesse" resumiu os puzzles do jogo inteiro shauhsuahs

      1 reply
    • Micro picture
      supermarkosbros · 9 months ago · 2 pontos

      Acho que vi o Tiago "Liefer" passando esse no programa dele, não lembro bem, mas acho que a resposta não é essa pedra que tá imagem e sim o cenário visto de outro ângulo, algo do tipo.

      1 reply
    • Micro picture
      rafaschiabel · 9 months ago · 1 ponto

      Não lembro como passei esse. Contornando não deu?

      1 reply
  • 2019-03-15 00:03:08 -0300 Thumb picture
    sergiosamsa checked-in:
    Post by sergiosamsa: <p><strong>Finalizado!</strong></p><p>Comecei gosta

    Finalizado!

    Comecei gostando muito do jogo e da proposta dele, de verdade. Mas depois, por volta do painel 220 foi ficando tudo muito repetitivo.

    Depois desses mais de 200 puzzles você já começa a procurar atalhos.

    O jogo possui cerca de 650, mas não é necessário passar por todos para finalizá-lo, metade deles já basta para liberar os caminhos até o fim, então começamos a prestar atenção para não perder tempo com puzzles que não levariam a lugar algum.

    Em certos momentos a dificuldade dos puzzles chega a ser desafiadora e o que acaba pesando mais é o nosso cansaço diante de tanto puzzle. Sabe aqueles jogos de celular com níveis sem fim? Pois então, a minha sensação foi mais ou menos essa no final das contas.

    Não sei se há a necessidade de o jogo ser grande desse jeito, mas a proposta não deixa de ser interessante. Se ele fosse bem menor e não fizesse a gente gastar tanto tempo em puzzles fáceis e jogassem logo puzzles médios e difíceis e deixassem o jogo mais curto, talvez fosse menos enjoativo.

    A ausência de uma linha narrativa também acaba tirando um pouco a nossa curiosidade para seguir adiante, pois é tudo muito disperso e no fim das contas não tem nada. Achei o final bem decepcionante.

    De certa forma, acredito que a história que o game quer contar é, na realidade, uma espécie de passeio pela própria concepção filosófica de “epifania”. Não tem como negar, o game investe muito nesses momentos de “eureka!”, e toda a questão da epifania envolve a percepção do início e do fim como uma coisa só, um ciclo. Na base, o fim da epifania é você descobrir o seu início, a linha inicial de algo e chegar a uma conclusão. E quando o jogo termina daquele jeito a única coisa que eu consigo pensar é isso mesmo. É quase como se fosse uma teoria do conhecimento, de como é desencadeado o processo de aprendizado e replicação de resultado na nossa cabeça. É, eu sei, viajei jogando isso. Esse moço entende meu desespero.

    Sendo assim, se você vai começar o jogo achando “ah, deixa eu pegar esse joguinho de puzzle aqui pra me distrair porque não estou afim de começar nenhum jogo específico agora, só relaxar",  esquece, vai jogar Tetris, fazer ioga, arranje um jardim zen daqueles com pedrinha, areinha e pazinha pra ficar mexendo pra lá e pra cá porque The Witness vai te tirar do sério em alguns momentos, até você sentir alguma dor de cabeça e achar o caminho certo pra concluir o puzzle.

    Não achei o jogo ruim, só poderia ser menor. Gosto muito de puzzles, mas quando o jogo acaba me lembrando mais esses joguinhos de celular de níveis eternos eu não curto muito.

    22
    • Micro picture
      filipessoa · 9 months ago · 2 pontos

      Parabéns! Pôxa eu achava que o game possuia uma linha narrativa firme tipo a de Portal que também é um jogo cheio de puzzles mas tem um enredo a ser seguido... não que eu tenha desistido de jogar este The Witness sóa cabei fiquei menos empolgado :-(

      1 reply
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 9 months ago · 2 pontos

      São só elogios...
      Eu quem não tenho paciência pra games somente PUZZLES...

    • Micro picture
      majimbuu · 7 months ago · 1 ponto

      Eu amo puzzles e digo uma coisa: esse game é um dos melhores do gênero da história. O conceito é simples, só que muitíssimo bem executado, o que torna alguns puzzles muito difíceis. Não dá pra negar que são muito criativos também. O level design é primoroso, pois você sempre pode desviar algum puzzle pra ir resolver outro mais fácil, e a progressão é bem fluída.

      Sobre as críticas, concordo em relação à duração do game. Poderia ser mais curto. Também adiciono outra crítica: ausência de mapa.

      Sobre a dificuldade de alguns puzzles e o final, eu discordo. Acho bem legal essa narrativa abstrata e acho que os puzzles mais fáceis sempre servem para a cruva de aprendizagem.

  • ricriff Ricieri Ferreira de Paula
    2019-03-09 18:51:03 -0300 Thumb picture
    ricriff checked-in:
    Post by ricriff: <p>Alguém mais tá jogando isso?&nbsp;</p><p>Sem zoe

    Alguém mais tá jogando isso? 

    Sem zoeira, era um dos jogos que eu queria pegar para o ps4, antes de ter o PS4 .  Sempre tive esperança que iria sair em um mês da plus (não estava com pressa mesmo...rs) e saiu .

    Joguinho bacana né?! Tá dificil entender alguns puzzles, mas não dá vontade de ver a resolução em algum lugar. Eu jogo e mesmo nao resolvendo nenhum puzzle não me sinto parado, pelo menos por enquanto.

    Ainda não saquei o que rola direito na ilha e estou bem impressionado como foi montado um jogo com base em um só tipo de puzzle, mas com modos variados para completar. 

    Enfim, só um post de paga pau do jogo mesmo XD

    11
    • Micro picture
      msvalle · 9 months ago · 1 ponto

      Vou ver se dá para baixar e começar também.

      2 replies
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 9 months ago · 1 ponto

      Game exclusivamente PUZZLE me preocupa...mas sei que são só elogios...

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...