This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • thejosephkorso Helton Carvalho
    2019-04-20 12:30:47 -0300 Thumb picture
    thejosephkorso checked-in:
    Post by thejosephkorso: <p>#img#[631772]</p><p>Resolvi jogar pela terceira

    Resolvi jogar pela terceira vez esse clássico do point 'n click. Lá fora muitos menosprezam e até desdenham esse maravilhoso game por inúmeros motivos. Por se tratar de um game idealizado por Steven Spielberg, ter demorado muitos anos para ser concluído e ter uma produção bastante conturbada, a expectativa de muitos não foi preenchida com o produto final.

    Já a minha experiência com o game foi diferente. Decidi jogá-lo a primeira vez sem buscar walkthroughs na internet, da maneira clássica que se jogava antes de nos tornarmos dependentes de informação para resolver problemas. E não é que minha experiência foi ótima? Sei que jogadores atualmente não têm mais paciência pra nada, ignoram enredo, cortam cutscenes, não se interessam por enredo e narrativa e só querem saber de gameplay, mas não sabem o que perder voltar a jogar da maneira que era comum antes da internet.

    O game é muito bom, resolvi ler a romantização/livro pra ver o que mudou do roteiro original para o game e, ainda assim, o jogo dá um banho em muito jogo atual que adoram elevar ao máximo como sendo bem escrito.

    Certamente, como todo e qualquer jogo, The Dig tem problemas, mas sua arte, trilha sonora, dublagem e suspense mantido no ar durante boa parte do game acabam ou instigando ou fazendo o jogador desistir por completo.

    Com uma qualidade gráfica muito competente pra época, o game envelheceu muito bem, especialmente se considerarmos games 3D da primeira era. A arte 2D de The Dig rivaliza facilmente com os melhores gráficos de meados de 1995.

    Ficção científica pura, eu diria até que é um dos precursores dos jogos cinemáticos da Quantic Dream, como  Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Became Human. As diferenças nas propostas são perceptíveis, lógico, porém eu consideraria esses títulos como point 'n click adventures com esteróides. 

    Os quebra-cabeças de The Dig certamente darão dor de cabeça. São o principal motivo de desistência em terminar o título. Muito me espanta a galera que se exibe que terminou os jogos mais difíceis da geração, mas não conseguem suportar os quebra-cabeças do game, por exemplo. Acostumados apenas com dificuldades em superar a AI na porrada, esquecendo que video game não é apenas porradaria.

    Para conseguir terminar o game a primeira vez, tive de procurar três vezes na internet por soluções de problemas. Passei dias tentando resolvê-los sem sucesso. São muitos itens e probabilidades. O protagonista tem uma resposta em reação a todas as combinações que você resolver tentar, o que faz o jogador iniciante se frustrar facilmente e se perder entre as dicas válidas dadas.

    Para quem jogou games como Grim Fandango, Full Throttle, Broken Age e Day of the Tentacle e curte ficção científica e um bom game nos moldes hardcore old school, The Dig é um prato cheio. Recomendação é jogá-lo via steam, DOSBox ou Scummvm. Preferencialmente mantendo o aspecto original em 4:3. 

    15
  • darthtylerus Thiago Macedo
    2018-02-07 01:39:31 -0200 Thumb picture
    darthtylerus checked-in:
    Post by darthtylerus: retomando o gameplay depois de alguns meses

    retomando o gameplay depois de alguns meses

    1
  • 2016-01-04 01:28:14 -0200 Thumb picture
    riki_samejima checked-in:
    Post by riki_samejima: <p>Pois é, terminei esse game.&nbsp;</p><p>Minha id

    Pois é, terminei esse game. 

    Minha idéia hoje era jogar Doom a tarde inteira e depois jogar esse game agora de noite, mas acabei fazendo inverso: joguei esse game a tarde inteira, um pouco de Doom e voltei nele de novo agora a pouco.

    Me levou 21 horas, sendo que a maior quantidade delas foram gastas andando pra lá e pra cá, por ficar travado em vários puzzles e não saber o que eu tinha que fazer primeiro.

    Fiquei decepcionado com o caminho que o enredo do game tomou. Uma pena, pois esse game tinha um potencial monstro. Ele oferece uma impressão inicial muito boa, que pega de jeito quem começa a jogá-lo, mas quando a história vai  tomando forma e o modo como a jornada vai se resolvendo, vc fica triste por saber que a profundidade que ele parecia ter, na verdade era pouca. E pior de tudo: toda a atmosfera inicial de suspense tbm vai pelo ralo. Uma pena :/

    15
    • Micro picture
      likas · over 3 years ago · 3 pontos

      Ah cara, eu continuo achando um belíssimo jogo. Um dos meus preferidos da fase de ouro dos point n click's.

      4 replies
    • Micro picture
      onai_onai · over 3 years ago · 2 pontos

      Ao menos valeu a experiência de ter jogado hein...

      1 reply
  • 2016-01-02 13:38:24 -0200 Thumb picture
    riki_samejima checked-in:
    Post by riki_samejima: <p>De novo fui dormir às 4 da manhã jogando esse ga

    De novo fui dormir às 4 da manhã jogando esse game... pqp...

    Os puzzles desse game oferecem um desafio estimulante, levei horas pra resolver alguns. Só fiquei meio p da vida quando descobri que a solução de um deles estava bem do meu lado e eu não percebi :P

    Se alguém jogar esse game, vai se surpreender com um puzzle(e a consequência dele) envolvendo uma tartaruga.

    Aproveite a promoção do Steam e adquira ele. Muuuito divertido jogar isso nos fins de noite.

    14
    • Micro picture
      onai_onai · over 3 years ago · 3 pontos

      Já ouvi falar dele há um tempão. Se gosta de jogos com puzzle acho que tu iria apreciar a série Broken Sword.

      4 replies
    • Micro picture
      jailtonsv · over 3 years ago · 2 pontos

      "Só fiquei meio p da vida quando descobri que a solução de um deles estava bem do meu lado e eu não percebi :P"

      Não tenho como não me identificar hehe

      2 replies
    • Micro picture
      cassiomedina · over 3 years ago · 2 pontos

      É, tá decidido, vou jogar essa budega o mais rápido possível. Não aguento a curiosidade kkkk.

      1 reply
  • 2016-01-01 12:58:40 -0200 Thumb picture
    riki_samejima checked-in:
    Post by riki_samejima: <p>#img#[225367]</p><p>Rapaaaaz, fiquei jogando iss

    Rapaaaaz, fiquei jogando isso até às 4 da matina! Não preciso nem dizer o quanto esse jogo me fisgou, né? Ambientação de suspense e mistério excelentes e personagens divertidos. Era realmente o tipo de game que procurava ontem à noite.

    Fiquei travado num puzzle, mas acho que hoje soluciono ele ^^

    Só uma dica: esse jogo começa com uma abertura e já vai direto pra jogatina, sem menu nenhum no início, então, assim que iniciar a cena de apresentação(mesmo no logo da lucas arts), tecle F1 e coloque legendas(display text), assim não vai ficar boiando na abertura.

    Aí, @cassiomedina

    12
    • Micro picture
      colt47 · over 3 years ago · 2 pontos

      DIGa a maior qualidade desse jogo ?

      2 replies
    • Micro picture
      leojiraya · over 3 years ago · 2 pontos

      Esse jogo foi dublado pela Brasoft se não me engano.

      9 replies
    • Micro picture
      cassiomedina · over 3 years ago · 2 pontos

      Pô cara, agora tô pensando seriamente em começa-lo, todo mundo fala bem desse jogo, e acho q é uma boa porta de entrada para os adventures da LucasArts, já q ainda n joguei nenhum. Valeu por ter marcado!!

      1 reply
  • 2015-12-31 23:47:46 -0200 Thumb picture
    riki_samejima checked-in:
    Post by riki_samejima: <p>Vou passar a virada de ano jogando esse game! Ia

    Vou passar a virada de ano jogando esse game! Ia jogar o Indiana Jones and the fate of atlantis, mas quero um jogo com enredo menos alegre, mais sério. Espero encontrar isso nesse game.

    11
    • Micro picture
      onai_onai · over 3 years ago · 3 pontos

      Passei a virada jogando Zombicide com meu irmão e minha esposa. O problema era que as cinco e meia da manhã eu já tive que sair pra ir trabalhar. Mas foi muito massa!

      3 replies
    • Micro picture
      fonsaca · over 3 years ago · 2 pontos

      Minhas viradas na depressão foram assim: tentando dormir ou tomando banho, kkk!

      2 replies
    • Micro picture
      cassiomedina · over 3 years ago · 2 pontos

      Depois faz um check-in sobre ele, quero ver se animo a começar agora.

  • 2015-12-15 20:06:24 -0200 Thumb picture
    tfantoni checked-in:
    Post by tfantoni: <p>Terminei agora. E bem.... achei bom, só - mais p

    Terminei agora. E bem.... achei bom, só - mais pelas artes dos cenários e pela trilha sonora do que pelo resto.

    O argumento narrativo é bastante clichê - cerumano ajudando/salvando alienígenas mesmo quando eles estão trocentos anos em tecnologia avançada -, mas dada a época na qual esse jogo saiu, acho que isso não seria menos esperado. Outcast faz a mesmíssima coisa e saiu pouco depois.

    Achei que ia gostar mais dos personagens também, mas de todos, pra mim só a Maggie salva (com ressalvas). Vira e mexe Boston faz uns comentários engraçadinhos dispensáveis sem timing algum e Brick vira aquele negóço obcecado desde o início, então... é. Nenhum teve carisma pra mim. Certos diálogos soam bem clichês também.

    Os puzzles definitivamente são a pior parte (e bem irritantes, vide as fechaduras das pedrinhas malditas ou a montagem dos ossos da tartaruga - para citar alguns) e não tive o menor pudor em usar walktrough pra quase tudo. Em geral evito fazê-lo com qualquer coisa que jogo hoje, mas com a fórmula das "soluções nonsense"/cheias de abstração que caracterizam esse período, não queria desperdiçar o dobro do tempo que levei pra terminar ao qual podia usar em outra coisa. Enfim... Bem pouco do jogo foi realmente intuitivo. Só o começo me pareceu mais lógico, mas aí vai abrindo uma caralhada de local com uns itens bem locos e umas dicas obscuras e aí só quem tem boa memória ou anota tudo é que consigo imaginar se saindo realmente bem no jogo.

    Em seguida eu apontaria o deslocamento dos cenários e um problema similar que tive em Loom: tem hora que mal dá pra entender ser possível se deslocar de uma ponta à outra, já que boa parte das cenas são estáticas. Aí quando aparece um local que precisa rolar horizontalmente, fica confuso. Quando tava pra chegar no portão da pirâmide, por exemplo, tive a impressão que caí num dead end.

    Eu acho que recomendaria-o mais pela sua qualidade atmosférica e pela sua natureza de sci-fi, mas com essas ressalvas todas aí.

    ...

    O que me faz pensar de como seria se The Dig virasse filme. Cheguei a ler a versão em romance que fizeram (traduzida pela galera do ScummBR, mas larguei logo depois do começo. Só lembro que o começo se arrastava antes mesmo da equipe toda se juntar na missão, ao contrário do jogo. Quem quiser ver, ACHO que baixei aqui: http://z15.invisionfree.com/ScummBR_Forum/index.php?showtopic=1320

    6
    • Micro picture
      jcelove · over 3 years ago · 1 ponto

      Parabéns os puzzles dele são insanos.hehe

      3 replies
    • Micro picture
      tijolin · over 3 years ago · 1 ponto

      Essa versão da Steam tem legendas em português? a descrição do jogo está pelo menos, mas nos "idiomas disponíveis" não.

      2 replies
  • 2015-12-15 18:03:30 -0200 Thumb picture
    tfantoni checked-in:
    Post by tfantoni: <p><em>~Fantástico.</em></p><p>#img#[217068]</p>

    ~Fantástico.

    3
  • gradash Elton Gradash
    2015-12-15 17:55:58 -0200 Thumb picture

    Não quero nem falar o nome deste podcast...

    Um certo podcast ai das interwebs realmente me dá raiva... Os caras são consolistas DOENTES, mas DOENTES MESMO... Eles fazem um podcast bem famoso de jogos antigos, mas só falam de console basicamente, e por causa disto parei de ouvir pois não falam nada que me interessa. Porém eles vão lá e fazem um cast sobre 4 grandes clássicos de PC.

    Maniac Massion, Day of Tentacle, Grim Fandango e The Dig. Eles sempre fazem casts para um jogo apenas o cast inteiro, ai nestes 4 eles vem e fazem um cast para falar dos 4 de uma vez de uma forma absurdamente rasa e superficial dizendo que estes jogos não tem muito conteúdo... Cara vai tomar no cú... Me fazem um cast SOBRE GOLDEN AXE que não tem CONTEÚDO NENHUM e fazem 1/4 de cast para The Dig? VÃO SE FUDER!

    Quando falam que os 4 não tem conteúdo... Isto me deixou puto...

    The Dig é uma obra de arte que tem mais conteúdo que a grande maioria dos jogos de uma geração inteira de consoles somados.

    13
    • Micro picture
      zefie · over 3 years ago · 2 pontos

      Calma cara, come um snickers

    • Micro picture
      jokenpo · over 3 years ago · 1 ponto

      Até sei que podcast é esse, esperei pakas pra eles falarem do Day of tentacle e eles não falaram quase nada '-'

      3 replies
    • Micro picture
      molibdenio42 · over 3 years ago · 1 ponto

      Fala gradash, tudo bem? Você conhece o pessoal do Jogabilidade? Eles já fizeram casts sobre Day of the Tentacle, Monkey Island e os adventures da Lucas Arts, dá uma conferida lá, talvez você goste.

      1 reply
  • 2015-12-12 01:22:52 -0200 Thumb picture
    tfantoni checked-in:
    Post by tfantoni: <p>#img#[215372]</p><p>Só esqueceu do&nbsp;arrivede

    Só esqueceu do arrivederci, heh =P

    5

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...