Medium picture

danielgfm DoomGuy

Fã do Mega Drive, da AMD e da Plataforma PC (Emuladores são foda)


almost 6 years ago 2014-07-29

Mass Effect 2

Em todas as mídias existem aquelas obras, sejam grandes ou pequenas, que simplesmente ao serem lançadas se tornam a nova pedra para serem comparadas com todas as outras que virão a seguir e Mass Effect não é nenhuma exceção.

Comecei a jogar a trilogia pelo Mass Effect 2, pois havia lido e visto em gameplay que a jogabilidade do primeiro era lenta e bem quebrada - quando comprei o ME 1 aqui para o PC deu para sentir essa constatação -, assim como a história em si era bem lenta se comparado com o segundo e o terceiro, mas não estamos aqui para falar do primeiro, que ainda não joguei por completo, mas sim deste fantástico segundo jogo.

A começar, é de notar que muitos elementos das grandes obras de Ficção Cientifica se encontram neste jogo. Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, BattleStar Galactica, Fundação, Babylon 5, Tropas Estelares - mais o livro que o filme em si -, estão bem presentes neste jogo. Desde as muitas civilizações que encontramos na nossa galáxia, indo para a questão do seu personagem ser o escolhido e de que um inimigo antigo está a espreita, são estes alguns elementos que fazem a Ficção Cientifica ser um braço da Ficção tão maravilhoso de se ler.

Um dos elementos bem marcantes da série Mass Effect é como a Bioware conseguiu criar personagens marcantes e que, de acordo com as suas ações, você pode se dar bem com este ou aquele personagem, sem nenhum problema de raça, credo ou cor, assim como o mesmo personagem pode ir para o beleléu contando com todas as suas ações até o momento final.

E isto que torna o jogo interessante, se você vem do primeiro ME, então poderá carregar o save do jogo no 2 e, assim, o seu personagem velho de guerra já estará pre-disposto a seguir aquela linha que você já vinha interpretando desde o começo e isso é uma das pedras fundamentais do RPG, a interpretação do papel e o Comandante (ou a) se torna justamente isto, um simulacro de todos os pensamentos e ações do jogador desde então.

Sem entrar no mérito dos spoilers, a história do jogo é maravilhosa e mesmo sem a necessidade de DLC - pois eu acho que se eu compro um livro, quero que todo o conteúdo relevante esteja no livro e não num quadrinho, num filme ou coisa que o valha - todos os elementos que os jogadores acompanham desde o começo desenrolam-se cada vez mais até o ápice e desfecho no ME 3.

Com uma jogabilidade muito melhorada e uma trilha sonora devidamente cativante, tão boa quanto o primeiro e o segundo, ME 2 é um título para fãs do Scifi se deliciarem a cada momento.

9.0 9.0 10
Overall
9.0 Gameplay
9.0 Story
10 Music
8.0 Graphics
Gráficos maravilhosos
Trilha sonora extasiante
Jogabilidade menos presa se comparado com o 1
Algumas partes da história sendo vendidas como DLC
Poderia ser um pouco maior
Algumas quests meio sem fundamento

8 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...