Zerado dia 31/05/20

Há um tempo atrás terminei Magicka 2 no PS4 com amigos e até postei aqui no Alvanista. Achei legal a experiência multiplayer, mas o jogo? Acho que foi ok. O problema é que eu fico maluco em saber que pulei um jogo e adicionei o primeirão à minha wishlist da Steam. O meu amigo, que ama a série, sempre diz que o 1 é melhor que o 2, então logo ele ficou praticamente dado e foi uma boa desculpa pra ter o que jogar online.
Há uns poucos meses atrás, chegamos a começar a aventura, mas eu desisti logo no início. Achei os comandos super confusos e a jogabilidade bizarra com mil botões de magias mais várias possibilidade de uso delas e combinações. Desinstalei o jogo e tudo, mas aquela lembrança sempre me assombrava e resolvemos tentar novamente.
Esse meu amigo vinha comentando que deveríamos usar de alguns artifícios para driblar os problemas de execução do jogo. Mas que problemas? Eu não lembrava de ter tido problemas...

Voltando a jogar pra valer ontem. Chamei ele e fui dando uma jogada sozinho, continuando de onde tínhamos parados (capítulo 2).
A jogabilidade pareceu mais simples do que eu lembrava e como podemos ver na imagem acima, há 8 botões destinados à magias. Você aperta Q, a magia de água é "equipada". Você pode apertar um botão para jogar água nos inimigos, por exemplo. e se você amontoar mais, mais forte será o seu poder.
Há ainda diferentes formas de usar a sua magia, cada uma associada a um botão diferentes. Então basicamente você pode jogar água nos outros, jogar em si mesmo, jogar na área em volta de você, simplesmente usar no ar ou encantar a sua espada com água.
Jogar água nos outros pode ser útil para os molhar e depois os eletrocutar com a magia elétrica, Jogar água em si mesmo é útil pro caso de você estar em chamas. Usar ao seu redor pode apagar chamar próximas, molhar os outros e até transformar uma grande área de lava em rocha, por exemplo. Usar na espada faz com que seu próximo ataque físico tenha aquele elemento, mas o dano ainda depende muito da arma que você achou e está usando, e não vi muito motivo pra fazer isso.

As outras magias incluem: cura, escudo, gelo, eletricidade, trevas, pedra e fogo.
O lance é que há combinações específicas de magias para conseguir resultados específicos, como a magia de agilidade, que você deve ativar eletricidade + trevas + fogo, nessa ordem, e não se esqueça de apertar o botão de conjurar em si mesmo! Já a magia de ressuscitar os amigos consiste apenas cura + eletricidade e usar. Se você ativar essa combinação em si mesmo, você vai se curar e tomar dano elétrico. Se usar nos inimigos, a mesma coisa.
Mais pra frente você acha mais magias, fortes e mais complicadas, apesar de já existir umas de início que o jogo aparentemente não te fala, basta saber e usar. No final da campanha achamos uma de invisibilidade que permitiu passar por porções do jogo sem ter que enfrentar ninguém, até porque você não ganha nada matando monstros e alguns deles estavam impossíveis! A combinação da invisibilidade consistia em usar o número máximo de elementos em uma combinação, cinco: trevas + escudo + fogo + água + trevas e usar em si mesmo. Imagine você apertar S, E, F, Q, S! Pra mim isso é bem tenso, pois não sou muito bom com comandos do teclado tão específicos em alta velocidade. Você está o tempo inteiro conjurando magias e as usando e parar pra olhar o teclado pode custar a sua vida!

Fico feliz de ter jogado multiplayer, que é basicamente o foco do jogo, mesmo que apenas de 2 pessoas pois passei boa parte do jogo focando em poucos elementos/botões e ignorando as dicas do meu amigo: "usa raio, escudo, fogo, fogo e pedra". Até quando eu resolvia testar uma dessas, eu tinha que parar e pensar em qual botão usar e, seguindo o mais óbvio, ainda era o errado e obtinha um resultado indesejado.
Enquanto jogávamos, ele estava sempre aberto a decorar combinações, experimentar, ver a lista de magias e dar dicas do que fazer com mais mil combinações e elementos e fazendo tudo fazer sentido enquanto eu estava apenas usando fogo pra me descongelar, água pra apagar o fogo e fogo pra me secar. Bom, estava dando certo.
Em determinados pontos da campanha você é obrigado a usar certas magias, como o teleporte pra pular um buraco, ataques que tenham vantagens contra determinados tipos de inimigos e afins. Outras vezes não é obrigatório, mas passa perto pois certos oponentes demoram demais pra morrer e causam muito dano, então você deve atacar com o elemento certo ou fazer uma barreira de choque ou de pedra ou criar um escudo contra fogo etc etc etc.

Além do mais, algumas combinações óbvias tem que ser mantidas em mente. Por exemplo: você passa por uma poça d'água e agora está molhado (coisa fácil de nem perceber pois visualmente é muito pouco notório as gotas saindo de você, além de parecer só coisa de cenário). Agora, se você tentar ressuscitar seu amigo, cura + eletricidade, a cura entra, mas a eletricidade só te causa dano. Você tem que perceber que está apertando a tecla certa, mas está tomando dano não por causa dos inimigos, mas por conta própria, então cancela o combo, joga fogo em si mesmo e tenta novamente!
Foram cerca de 4 horas de campanha até zerar e até comecei a ficar rápido com os botões e lembrar de combinações, mas quando olhava pros elementos no canto da tela, percebia que alguns deles vinham sendo completamente ignorados, como escudo e gelo.
Sobre os botões, mesmo em limitando a poucos deles, eu ainda apertava errado aqui e ali quando tirava e voltava com a mão ao teclado do notebook e, frustrado, acabava ainda usando a combinação da forma errada, como usando cura como ataque e curando inimigos.

Agora, de volta ao início, tivemos sim muitos problemas com esse jogo (talvez por conta do Windows 10). Pesquisamos muito online mas aparentemente é algo antigo e que todos sofrem e que gerou piadas dentro do próprio jogo, como uma magia chamada "crash to desktop".
O jogo travar do nada e voltar direto pra área de trabalho é tão comum que é normal ver pelos fóruns da internet as pessoas falando que jogam com o jogo fechando sempre que terminam uma fase, mas logo voltando de volta à ação e fazendo assim pelos 12 níveis até terminar o jogo.
Esse problema foi o mais comum pra gente e as vezes nem acontecia em certas fases, enquanto em outras rolava a cada checkpoint. Além disso, é impossível achar as salas públicas dos amigos na lista e só dava pra se juntar convidando pela Steam. Depois de um tempo, essas coisas, lags e outros problemas faziam a gente mais rir do que tudo.
A solução (que inclusive me fez descobrir essa ferramente incrível) foi usar o Parsec para jogarmos como se estivéssemos num multiplayer local. Melhorou bastante e ainda me permitiu jogar com meu controle, que consegue ser mais difícil que no teclado (fácil de escolher os elementos certos, mas bem mais lento).
O mais chocante foi ver que o jogo é de 2011! Eu tinha certeza que com tudo isso e seus visuais, era algo de bem antes!

Resumindo: Magicka é um jogo interessante e uma ideia sensacional com esse uso de combinações de magias pra obter diferentes resultados de ataque, defesa e interação com os cenários, mas infelizmente a sua jogabilidade não é lá das melhores por demandar combos tão específicos com o uso de tantas teclas. Por outro lado, eu me diverti e agradeço por sua campanha não ter durado mais do que durou e só fico triste de não ter jogado com mais gente e localmente, como acredito que seja como o jogo brilha. Em relação ao 2, ele é um jogo mais positivamente complexo, mas menos acessível e que envelheceu um pouco pior, como Diablo 2 pra Diablo 3.
De bom: gosto da ideia do jogo e sua originalidade. Humor muito bom e cheio de referências à filmes e jogos. Possibilidade de jogar sozinho ou com amigos. Modos adicionais incluem um Versus e um Challenge, que é basicamente enfrentar hordas de inimigos enquanto coleta novas armas e magias para o uso.
De ruim: jogabilidade nada familiar. Os constantes bugs e crashs do jogo. Meio chato ficar fazendo tantas combinações repetitivamente (coisa que ficou um pouco melhor no 2 com uns atalhos). Eu preferiria que cada combinação tivesse um efeito específico do que várias possibilidade de uso dependendo do botão usado.
No geral, a experiência foi ok, mas não sei se teria aguentado sozinho. Em relação a Magicka, recomendo a casualidade do 2 e controles na mão com amigos localmente. Sobre o 1. definitivamente é um pouco complexo demais para resultados muito parecidos ou desnecessários. Passável.

Aeee! Vlad é um dos melhores personagens dos games pra mim, hehehe. Eu lembro que você comentava nos meus check-ins desse jogo.
Esse é um dos que mofam na minha lista de jogos da steam kk
A mecânica de combinar as magias é muito legal mesmo.