Medium picture

tiagoandrade Tiago

A wise man, in times of peace, prepares for war


about 1 year ago 2019-09-14

Aritana and the Harpy's Feather

Introdução

Lançado em 2014 pela Duaik Entretenimento, Aritana é claramente um jogo bem planejado, com objetivos claros, mas que sofreu com poucos recursos ou tempo para seu término.

Não leve a mal, o jogo é muito bom. Um dual stick platformer com toques de metroidvania de dar inveja em grandes como o próprio Ori and the blind forest desenhado com perfeição, mas que sofre com uma pequena, quase imperceptível, falta de polimento.

Arte

Combinando cores quentes e frias, design simples, mas bem eficiente e modelos 3D muito bem desenvolvidos e animados, Aritana dá um show aos olhos. É muito bonito assistir às cut scenes feitas em desenhos estáticos enquanto desbravar as fases e seus desafios nos faz querer sempre ver qual a próxima tela.

Jogabilidade

Uma surpresa para mim foi descobrir o quão ambicioso Aritana é. Não é simplesmente um jogo de plataforma, mas tem camadas e habilidades em check points que francamente, não esperava encontrar num jogo Indie brasileiro.

Usar as habilidades e comandos do jogo também é bem satisfatório. Ao longo das fases, você acumula novos jeitos de interagir com os inimigos e o que era impossível antes, passa a ser desafiador agora. A dificuldade, aliás, é bem balanceada, fazendo você morrer em algumas partes, mas sem ser frustrante. As vidas, entretanto, são abundantes demais. Você, provavelmente, não terá nenhum gameover.

Minha crítica aqui é para a última habilidade do jogo: matar inimigos vermelhos. Durante toda a "run", nos acostumamos que os inimigos vermelhos são imortais. Entretanto, ao final do jogo, precisamos matá-los para poder seguir. Isso, em si, é muito legal. O problema é que você consegue passar batido por essa habilidade que está disponível no início da última fase. E quando você faz isso (como eu), não consegue terminá-la. O problema? Não é possível voltar até o início da fase, nem caminhando, nem dando um load em um check point atrás. Ou seja, a única solução é recomeçar o jogo, que apesar de curto (umas 5h, máximo), não me animo a fazer.

O veredito

Vale muito a pena jogar Aritana. Ainda mais porque é quase certeza que você já o tenha comprado em um bundle da vida ou por seu preço não ser muito alto. Tomando cuidado para explorar um pouco mais a fundo as fases do que eu fiz para não perder nenhuma habilidade, o jogo seria perfeito.

Apesar deste "problema", o jogo é um importante marco na história dos jogos indies do Brasil e deve ser prestigiado. Além disso, o estúdio acaba de lançar Aritana 2 que muda completamente o estilo escopo desse primeiro episódio. Com certeza, jogarei em breve.

9.0 9.0 10
Overall
9.0 Gameplay
8.0 Story
8.5 Music
10 Graphics

2 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...