This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • 2019-02-15 09:13:17 -0200 Thumb picture

    Combo#129 [Commodore 64] (1988): Ultima V & AD&D: Pool of Radiance

    Lord British desapareceu e um novo senhor tomou seu lugar, o Lord Blackthorn, um extremista das 3 virtudes: verdade, amor e coragem. Os 3 Senhores das Sombras, falsidade, ódio e covardia, espalham o caos na cidade e cabe ao seu personagem, o Avatar, de Ultima IV, trazer paz de volta ao reino. O jogo é aclamado por trazer um mundo mais vivo, onde os NPCs possuem várias dicas e opções de diálogos. O mundo a ser explorado é ainda mais vasto e o combate tático recebeu pequenas melhorias. - Depois de passar por tantos RPGs simplificados, é complicado voltar aos complexos RPGs ocidentais. O mundo é realmente maior e há dezenas de opções pelo jogo, mas trocar de disquete a cada nova área é bastante frustrante. Sem contar que o estilo gráfico de Ultima já se tornou bem ultrapassado.

    Nota pessoal: ★★☆☆☆

    ----------------------------------------------------------------------

    ----------------------------------------------------------------------

     A SSI foi ousada ao lançar o primeiro jogo oficial baseado no RPG de mesa Advanced Dungeons & Dragons. O jogo começa com a opção de criar até 6 personagens, com classes e raças, assim como o sprite no menu e combate. A cidade de Phlan está em ruínas e cheias de monstros ao redor e cabe ao nosso grupo expurgar o mal da cidade e vencer Tyranthraxus, que está por trás de tudo. O jogo foi o primeiro de uma série que era possível usar seu personagem no jogo seguinte. - O RPG mais completo e para computadores. A exploração é em primeira pessoa, como em The Bard’s Tale e o combate é tático, como em Ultima III, só que mais completo. Os gráficos são bonitos com sprites detalhados e muito fiéis ao RPG de mesa. O jogo é lento, mas é muito bom.

    Nota pessoal: ★★★★☆

    @andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    30
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 9 months ago · 2 pontos

      SANTZ tá rico hein...60G (isso é dinheiro, né?)

      2 replies
    • Micro picture
      kipocalia · 9 months ago · 2 pontos

      Tem um remake do Ultima V em cima do jogo Dungeon Siege, se chama Lazarus. O legal de Ultima V é que parece se passar em uma espécie de ditadura, mas nunca joguei o original, e eu sempre tive dificuldade em colocar o patch de Lazarus no jogo Dungeon Siege - acho que não funca na versão da steam, só em iso. Tem remake do Pool of Radiance como campanha para Neverwinter Nights 1 e 2. Ah um tempinho atrás eu estava jogando uma campanha feita no jogo Unlimited Adventures que tem praticamente o mesmo motor gráfico. Eu achei Pool of Radiance bem sem graça, o remake mais fiel é do Unlimited Adventures (no video aqui tem musica, mas não é a musica do jogo, é do cara que está jogando mesmo) e o mais divertido é do NwN 2. https://www.youtube.com/watch?v=cEMkiVmED7Q

      4 replies
  • kipocalia Kipocalia
    2018-09-23 17:35:10 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>Tenho preguiça desse jogo, acho que em parte é p

    Tenho preguiça desse jogo, acho que em parte é pela economia dele que é horrível, té a porra do dinheiro pesa. Acho que vai continuar pausado. 

    9
  • kipocalia Kipocalia
    2018-09-16 12:33:26 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>Depois que eu terminar Bard's Tale tentarei reto

    Depois que eu terminar Bard's Tale tentarei retornar pra esse jogo aqui, acho que parei na metade.

    12
  • kipocalia Kipocalia
    2018-06-09 19:19:21 -0300 Thumb picture
  • kipocalia Kipocalia
    2018-06-08 00:17:57 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>Até agora, não achei a história lá grande coisa

    Até agora, não achei a história lá grande coisa - algumas partes são interessantes, tipo a diversidade que encontro em algumas partes das cidades e dos inimigos. A versão que to jogando do Unlimited Adventures é bem mais jogavel\intuitiva, o tenso é as batalhas aleatórias, que são muuuuitas, e acho que esse é mesmo o foco do game.

    7
  • kipocalia Kipocalia
    2018-05-23 17:24:37 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>#img#[551308]</p><p>To vendo aqui e parece que o

    To vendo aqui e parece que o modulo criado em Unlimited Adventures além de ser bem fiel, é bem mais balanceado - embora eu sinta muita falta de um auto-map. É melhor jogar assim do que com rackes na versão original (pra mim isso quebra a graça). O remake feito em cima de Neverwinter Nights 1 não me pareceu muito fiel... Talvez jogando no online com os amigos fique melhor (já que o jogo é estratégico e como só da pra controlar um personagem em Neverwinter Nights 1 e subtende-se que deve-se ter uma equipe). Em Neverwinter Nights 2 ficou um remake bem mais polido, e é uma boa escolha para quem não tá afim de arriscar algo mais oldschool. 

    8
    • Micro picture
      santz · over 1 year ago · 2 pontos

      Esse jogo parece ser muito bacana, para a época. Ainda vou pegar para jogar, nem que seja por uns 30 minutos.

      2 replies
  • kipocalia Kipocalia
    2018-04-30 14:08:14 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>Até o que eu estudei aqui, não vale a pena jogar

    Até o que eu estudei aqui, não vale a pena jogar Pool of Radiance. É muuuuito desbalanceado; é aleatório, independente do quão bem tu jogue, vais morrer de hit kill. Para quem tem interesse em conhecer, pode olhar; e caso seja um lazarento masoquista, ta ai uma boa pedida. Embora o mod Golden Box Companion dê a opção de hackear os status seus - e acho que dos inimigos também -, acaba perdendo a graça como o rpg que é, pois não estas evoluindo naturalmente. No meu caso, prefiro jogar a versão remake do NwN1 e do NwN2. 

    4
  • kipocalia Kipocalia
    2018-04-28 15:11:48 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>O mod ao lado com os gráficos originais - além d

    Medium 545091 3309110367

    O mod ao lado com os gráficos originais - além de dar um auto-mapa nas cidades - coisas que já existia no original até - ajuda-te a localizar nas batalhas direito. Os personagens em verde sou eu, o cinza é o que está no turno, e os em vermelho são os inimigos. O nome do mod é Gold Box Companion.

    4
  • kipocalia Kipocalia
    2018-04-28 14:54:34 -0300 Thumb picture
    Post by kipocalia: <p>Tentei jogar o original após ver meu marido joga

    Tentei jogar o original após ver meu marido jogar o remake feito em cima do sistema de modulos do Neverwinter Nights 2, e ter tentado também uma campanha similar no Neverwinter Nights 1 (aliás, achei o do 2 mais polido). Decidi olhar o original, não só para comparação; ocorre que de primeira, assistindo ao vídeo, vejo nele muita particularidade. Gosto da atmosfera. Uma das diferenças que reparei é que no original da para se criar todos os personagens - em NwN deve-se recrutar as personagens para a equipe. No NwN1 continua com a música de NwN1, no NwN2 optaram por uma própria de Pool of Radiance. Em Nw1 assim como o original Pool of Radiance, aparece desde começo um npc para guiar-te turisticamente pela cidade; em NwN2 não, e embora o alinhamento do personagem não faça diferença, no remastered exige-se alinhamento bom. No original, não; acho que até da para matar os npcs da cidade, não tenho certeza. A história inicial é simples: Temos que limpar as favelas da cidade que estão infestadas de monstros. A mecânica tática é para mim, melhor que a de Ultima 3; aqui os pontos de ação são maiores - em Ultima 3 era muito lerdo, cada um dava um passo por vez -, porém, é ainda assim meio rustico. A classe de seus personagens será a mesma até o fim do jogo; então os guerreiros não tem muito o que fazer além de atacar e se defender; não sinto aqui a dinâmica de um FFTatics ou um sistema divertido como o das skills de Divinity Original Sin. Não sei se realmente tem morte permanente, até onde cheguei, não encontrei com isso. O jogo não te segura pela mão - no começo vai ser difícil, pois seu HP é pouco, e vens sem equipamento e por vezes sem dinheiro - aliás, terá de gerenciar sua inventário porque até o dinheiro tem peso. O jogo tem auto-mapa, porém optei para colocar um mod para eu melhor me identificar na batalha - achava todos os personagens muito parecidos pela limitações da época decerto. Muito também deve estar escrito só no manual. Algo que não gosto, e aprendi um pouco com Ultima 1, é usar os atalhos do computador - nunca fui familiarizada com isso, por isso sempre me dei mal em TES - que não jogo por passar mal.  Acho que isso afeta meu divertimento, pois atrapalho-me toda, no entanto, a história do jogo aparenta ser bem mais divertida e coesa que Ultima 1 - desisti porque é só matar matar matar, e só falamos com o rei, tudo se resume ao manual.  Aqui também é importante o manual - não sempre - por vezes vão falar para abrir o manual em tal pagina para ficar por dentro da história, isso era MUITO COMUM na época (coisa que me afasta de Wasteland).  No abandonaware original tinha o sistema de password por runas - uma forma de afetar quem tivesse usando de pirataria. Porém, a versão da GOG dribla isso, facilita um monte. Para quem não se importar com gráficos, e suportar a dificuldade, é boa pedida; mas quem quer só conhecer a história, pode simplesmente optar pela versão de NwN2 que ficou muito boa. 

    2
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...