This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • anduzerandu Anderson Alves
    2021-04-10 21:57:43 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: Hollow Knight

    Zerado dia 10/04/21

    Opa, olha eu aqui! Quem lembra de mim? Tenho me ocupado/preocupado com tantas coisas que meu ritmo com os jogos baixou um bocado. Comecei a cursar ainda uma segunda faculdade e tenho dividido meu tempo entre trabalhar e estudar e me perguntado quando vou jogar de verdade novamente. Talvez depois que essa fase toda passar (de corona e estudos) e eu puder trabalhar numa boa e descansar com meus video games prediletos. Enquanto isso tenho achado melhor usar meu tempo com os livros e aulas.

    Por outro lado ainda acho tempo volta e meia pra jogar, até pra sair um pouco de toda essa coisa séria da vida adulta. Tenho jogado multiplayers online com os amigos (Fortnite, Apex Legends, Rocket League, Knockout City) e fazia um bom tempo que estava jogando Hollow Knight sozinho.

    Pra falar a verdade eu tinha começado HK há um tempo, antes de estar bem ocupado, então ele acabou ficando meio de lado por conta de prioridades e o fato de que eu não estava me divertindo muito com ele.

    Para quem conhece o jogo ou tem alguma noção da fama desse indie, deve ser até meio estranho alguém fazer algum comentário negativo sobre ele, pois esse é um daqueles "Super Indies". O jogo é um verdadeiro fenômeno de uns anos pra cá pelo seu gameplay bacana, sua dificuldade alta, sua temática melancólica e seus lindos visuais. Um verdadeiro Dark Souls 2D.

    Eu adquiri o jogo há muito tempo mas não estava muito no clima de um metroidvania que fosse ainda me exigir tantas horas de dedicação, mas depois de tantos meses ouvindo as pessoas o recomendarem como um dos jogos mandatórios no Nintendo Switch, junto com Breath of the Wild, mas com uma vantagem: um preço super chamativo. Se eu não me engano ele custou cerca de 15 reais na época, preço que muitos dos fãs chegam a achar injusto para a obra.

    Ao começar o jogo eu não sabia muito o que esperar além de uma grande experiência, mas bizarramente o jogo teve o efeito contrário comigo!

    Eu estava achando o jogo super monótono e repetitivo. Eu ficava zanzando como uma barata tonta pelos mapas, vendo e revendo os mesmos inimigos e áreas, tudo muito escuro e zero mecânicas ou desafios diferentes, apenas plataformas e mais plataformas e insetos zanzando pra cá e pra lá.

    Eu não sei se eu não prestei atenção o bastante ao que o jogo dizia, mas achava novas localidades aqui e ali e parecia ter muita liberdade, mas sempre chegar até algum bloqueio e ter que voltar. Não dava pra saber pra onde ir até achar alguma coisa, como uma nova habilidade, aleatoriamente depois de tanto zanzar. Algumas delas era obviamente para alcançar diferentes áreas que eu já tinha visto mas não sabia mais onde era, outras pareciam ser mesmo só coisas para me fortalecer.

    Algumas das coisas que mais me irritavam em HK incluem:

    -Cenários muito parecidos e escuros que acabam se confundindo na sua cabeça. Sabe como em Castlevania cada área tem uma temática diferente dentro do castelo? Entrada, Sala de Dança, Biblioteca etc. Aqui essas diferenças são mais sutis e se dão mais pelas cores;

    -Alguns inimigos são meio injustos, como uma "abelha" que atira três projéteis como a Spread Gun do Contra. Além do infeliz atacar com muita frequência, as vezes você tenta o fazer atirar pra um lado enquanto pula e o pega pelo outro mas o infeliz muda de direção no último milésimo de segundo da forma mais artificial possível. Outros inimigos fazem coisas injustas assim;

    -Esse me irritou um pouco, mas é mais coisa do jogo e questão de aprender: seus ataques. Os cortes da sua espada tem um delay entre um e outro e cada ataque é deferido rapidamente, indo bem além de muitas outras experiências com jogos. Como assim? Você pode pular por cima de um inimigo e atacar para baixo para "quicar" nele (e causar dano, claro), mas se você tem uma janela minúscula de acerto. Ataque muito cedo e você tomará dano por tocar no monstro. Demore um pouco demais e você não o atacará a tempo.

    -Mapa e outras mecânicas básicas. Quando você entra numa nova área, você não consegue saber onde está senão por mapa mental, e pensa num jogo que tem salas e mais salas inúteis (e iguais)! Sendo assim você tem que achar o vendedor de mapa zanzando por aí. Além disso, você deve equipar uma insígnia para conseguir se ver no mapa, senão você terá um mapa vazio.

    E falando em insígnias, você coleta um bocado delas e compra outras pelo jogo.  Esses itens, chamados de "charms" são equipáveis e te dão habilidades passivas, como ataques com maior alcance e a habilidade de não ser jogado para trás sempre que acertar com golpe com sua espada.

    Porém, há um limite deles a serem equipados, e alguns deles ocupam mais de um espaço. Alguns ocupam dois, três, quatro espaços. Uma boa ideia é trocar essas insígnias de acordo com a situação (mas você terá que achar e se sentar num banco pra isso, impossibilitando a troca durante uma batalha, por exemplo). Contra um chefe durão você não precisa daquela de se ver no mapa nem da que puxa todo o dinheiro deixado pelos inimigos pra você, por exemplo.

    Quanto mais você explorar e jogar, mais desses charms encontrará, assim como expansões para poder equipar mais deles! Outro upgrade bacana é o da sua espada, que causará mais dano e agilizará suas explorações que sempre são repletas de inimigos.

    Gosto também das habilidades mandatórias que conseguimos progredindo na campanha, como o pulo duplo e o dash que passa pelos inimigos. Inclusive é uma boa ideia voltar para enfrentar chefes opcionais e outros desafios "sidequest" depois que estiver mais forte e preparado com mais vida etc.

    Depois de muita monotonia, eu fui dominando o jogo e ele foi melhorando pra mim. Eu estava curtindo! Quer dizer, ainda tinha defeitos, mas estava interessante e eu estava jogando bastante.

    Estava dominando as áreas, conseguindo melhorias e me tornando forte. Mais uma vez, a sensação é parecida com a de Dark Souls (apesar de ser mais fácil normalmente). Existem histórias sendo contadas pelos NPCs e mesmo cenários e itens que contribuem para a percepção daquele universo. Interessante! Reencontrar rostos familiares em cantos distantes do mapa é sempre bacana.

    Bacana também é desbloquear novas áreas de transporte rápido, o que facilita um pouco o pesadelo que pode ser andar nesse jogo. Você anda, anda, anda. Nãos abe pra onde ir, vê um local no mapa e resolve ir lá pra lembrar o porquê de você não ter ido por lá, agora tem que voltar tudo novamente. Salas e salas. 

    Vi que o pessoal costuma sentar em bancos antes dessas explorações pois mesmo se achar algo, como um item novo, você pode simplesmente apertar start, voltar pro menu e depois voltar pro jogo que todo o progresso será mantido, mas o jogo sempre se inicia no último banco que você sentou.

    Com um progresso mais rápido e batalhas contra chefes legais, eu finalmente me animei bastante. Comecei a devorar o jogo e com a impressão de que eu poderia ter finalmente tê-lo entendido e que estaria a um passo de me tornar o bilionésimo fã da aventura. Isso até chegar no Coliseu.

    O Coliseu é uma área do jogo com batalhas contra um número de inimigos, como em muitos outros títulos. O jogo começou com uma fase tranquila, ganhei um item bacana. Desbloqueei a segunda batalha, passei e outro item bacana. Agora a terceira, foi um salto de dificuldade bizarro! Eu passei dias e mais dias me estressando com as inúmeras ondas de inimigos e injustiças de alguns deles que você em que engolir. São minutos e mais minutos e mais minutos só pra chegar naquela parte e morrer novamente. As vezes avançando um pouco, as vezes morrendo bem antes. TENSO.

    Descobri que poderia ignorar isso e que não era obrigatório, além de que eu poderia estar fraco e poderia voltar depois, mas me mantive tentando por muito tempo até deixar o jogo de lado. Quando percebi, já fazia mais de uma semana que não abria HK. As vezes tentava uma, duas vezes e já fechava novamente.

    Optei finalmente em voltar pro jogo e tentar me animar com ele. Não sei se teria mais saco para completá-lo 100%+ como planejava (ideia que eu mantinha mesmo não o curtindo muito na época).

    Voltei para a campanha, fui jogando e achando novas áreas e finalmente encontrei uns bichões que tinha que achar. Super bizarro como eu passava horas explorando umas cavernas ainda mais escuras e chatas para finalmente descobrir que o caminho ficava atrás de paredes falsas para chegar nos caras e nem ter que batalhar. Enfim.

    Abri o chefe final e o venci na primeira tentativa. Bah. Desinstalei o jogo com gosto depois do zeramento e créditos. Super decepcionado em como o jogo nunca chegou a lugar nenhum, nunca decolou pra mim.

    Depois uns amigos falaram que eu não tinha feito o final verdadeiro então voltei a reinstalar e peguei o save da nuvem, fui atrás do que faltava (e tive que usar ajuda da internet), desbloqueei a luta final verdadeira, e passei lá pela quinta tentativa. Foi melhor.

    Um amigo meu (que ama o jogo) me mostrou então o desfecho de algumas missões secundárias e eu achei bem legal, e mais interessante que a campanha principal até.

    Resumindo: Hollow Knight pra mim não justificou todo o hype que o pessoal põe. É um metroidvania mais ou menos (já que a exploração não é muito divertida e não há muitas habilidades que permitam que você chegue em lugares diferentes, mas sim acontecimentos que abrem portas), mas que tem lá seus lados positivos. Eu mesmo curti o artstyle e todo o clima Dark Souls, mas acredito que muitos outros jogos façam melhor do que ele no gênero. Ainda assim, ele tem seus méritos e originalidades no meio.

    De bom: visual bacana. ambientação legal. Histórias interessantes no meio de toda a campanha. Bastante conteúdo para quem quiser muita coisa para fazer e pode ser bem desafiador para esses jogadores.

    De ruim: exploração monótona. Pouco ganho de novas habilidades, sendo que o foco fica mais nos upgrades. Tudo muito escuro e parecido. Alguns inimigos tem padrões meio injustos. Alguns lugares são distantes demais até dos transportes e levam uma eternidade para você conseguir sair. Áreas sem mapa e ter que usar de habilidades para conseguir se localizar. Maçante em muito momentos de sequências longas (batalhas e exploração). Juntei muito dinheiro e não tinha com o que gastar. Os hitbox dos seus golpes são minúsculos e os dos inimigos são grandes. Odeio que o jogo "congela" quando você toma dano pois além da penalidade de tomar dano, você ainda perde o timing do seus ataques e pulos, o que geralmente resulta em mais dano.

    No geral, foi bom conhecer um jogo tão famoso, mas, olha, se você quiser um metroidvania eu recomendaria vários dos Castlevanias. Se quiser essa ambientação, Dark Souls pode ser o canal (ainda vou conhecer outros 2D) e se quiser dificuldade, acho que os Megaman X fazem um ótimo serviço. Se quiser tudo, HK pode ser o canal, mas pra mim ele não executou nenhum desses com tanta competência. Se eu recomendaria? Sim, mas sem muita expectativa. E vou ficar de olho no Silksong. Jogo bom. Fico feliz de poder jogar algo mais casual agora hehe.

    20
    • Micro picture
      msvalle · 9 days ago · 3 pontos

      Um estilo Dark Souls 2D é Salt & Sanctuary, conhece?

      1 reply
    • Micro picture
      lordsearj · 9 days ago · 2 pontos

      Sei como é essa falta de tempo. Emendej um MBA com uma certificação e além disso, tenho um bebê temporão. Não está fácil manter a jogatina. Mas é, foi e será o meu hobby.
      Parabéns pelo zeramento. Tenho ele tb e de igual modo, não me animou.
      Mas um dia pego para valer TB.

      1 reply
    • Micro picture
      andrexdl23 · 8 days ago · 2 pontos

      Finalmente alguém com a mesma opinião que eu!!!!!

      Todo mundo paga MUITO pau nesse jogo, mas ele é apenas "ok". Você citou perfeitamente todos os problemas do game, que são salas repetitivas e sem inspiração, ambientações que dão a impressão que foram geradas por rng, jogabilidade extremamente simples, sem contar os upgrades que o game oferece não são tão grande coisa assim. De metroidvania, SOTN ainda reina!

      Infelizmente dropei esse jogo lá pelos 60%.

      1 reply
  • kleber7777 Kleber Anderson
    2021-02-09 23:13:58 -0200 Thumb picture
    kleber7777 checked-in:
    Post by kleber7777: <p>#img#[760699]</p><p><strong>Finalizado!</strong>

    Finalizado!

    Ano passado eu tinha terminado duas vezes Hollow Knight no PS4. E quase plantinado. Agora aproveitei que o jogo está no Xbox Game Pass do PC e terminei novamente.

    Enquanto Silksong não sai, é sempre bom revisitar esse mundo único. Agora, oficialmente, Hollow Knight entrando na minha lista de jogos que rejogo todo ano.

    Recomendadíssimo!

    10
  • arthurdias25 Arthur Dias
    2021-02-04 21:06:38 -0200 Thumb picture
    arthurdias25 checked-in:
    Post by arthurdias25: <p>Mais um jogo da Gamepass que vou ver se dou uma

    Mais um jogo da Gamepass que vou ver se dou uma boa rushada (apesar que dizem que esse é grande...), curti de inicio o jogo, parece até um Dark Souls 2D, ter que tomar cuidado com os inimigos, saber esquivar dos golpes, momento certo pra curar e etc.

    A unica coisa que tá me incomodando um pouco eu não faço ideia se é problema com o jogo ou meu controle tá fudido, mas sempre que eu pulo e tento mudar a direção no ar o jogo tá cancelando o Input do pulo fazendo eu parar de subir, eu morri umas 2 vezes no primeiro chefe por culpa disso...

    Edit: É meu controle.... FUCK

    19
    • Micro picture
      sergiosamsa · 2 months ago · 2 pontos

      Cara, não sei se entendi direito, mas eu também tive problemas com a mudança de direção no ar, e eu joguei no PS4, mas foi questão de pegar a manha dos movimentos de salto mesmo, que precisam ser um tanto rápidos e cronometrados, só fui percebendo direito como dominar eles com o tempo, mas no começo eu também achava que fosse algum problema, ou eu estava esquecendo alguma coisa. Comigo foi assim, pode ser que seja o caso...

      2 replies
    • Micro picture
      vante · 2 months ago · 1 ponto

      Esse seu controle te odeia mesmo kkkkkkkkkkkk

      3 replies
    • Micro picture
      gicba · 2 months ago · 1 ponto

      Rushar HK kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      boa sorte man, esse jogo é do capeta, especialmente se tu quiser pegar o true end

      1 reply
  • 2021-01-29 18:43:50 -0200 Thumb picture

    #37- Os três esquecidos...

    Em 2014 quando Hollow Knight ainda era uma campanha do Kickstarter, dez pessoas apoiaram a campanha com 200 dólares cada, valor esse que te dava o privilégio de criar o seu próprio chefe e inseri-lo no jogo, e eles seriam chamados de Warrior Dreams...

    Entretanto, apesar de dez Warrior Dreams serem o planejado, três dos apoiadores nunca responderam os emails dos desenvolveres, e assim, essa categoria de boss foi lançada apenas com sete deles mesmo.

    15
  • luchta Ewerton Ribeiro
    2021-01-19 12:02:58 -0200 Thumb picture
    Post by luchta: <p>Essa madrugada por algum motivo estava sem sono,

    Essa madrugada por algum motivo estava sem sono, ai vi dois vídeos de uma hora sobre a história de Hollow Knight. Ele tem um enredo bem complexo, e cheio de interpretações, mas muito bem feito. Para ser sincero, comecei esse jogo mas não avancei muito, ele não me cativou tanto quanto esperava, mas acho que vou dar uma nova chance para ele.

    6
  • danilodlaker Danilo Rodrigues
    2021-01-15 12:56:56 -0200 Thumb picture

    Voltando para o mundo dos desenhos!

    Voltei a desenhar e comprei uma mesa digitalizadora bem simples pra utilizar algumas coisinhas que já sabia no Photoshop tbm. Agora comecei a desenhar alguns personagens sem muitos detalhes, parece que estou aprendendo do zero haha. Quero chegar logo no nível de ficar desenhando cavaleiros do zodiaco asuhasuh e criar meus próprios personagens.

    Mas por hora comecei com um Kuririn que ficou bem zuadinho e acho que esqueci de salvar ele... Mas agora de manhã desenhei esse aqui:

    Tenho muito que aprender ainda, mas colorir foi uma coisa bem legal.

    25
    • Micro picture
      ralfrisi · 3 months ago · 2 pontos

      Normal no começo com a mesa digital, a gente começar do zero, parece que nunca desenhamos na vida, eu tambem estranhei pra caramba.

      2 replies
    • Micro picture
      igor_park · 3 months ago · 2 pontos

      👏🏿👏🏿👏🏿

  • darlanfagundes Darlã Fagundes
    2021-01-04 15:15:32 -0200 Thumb picture
    darlanfagundes checked-in:
    Post by darlanfagundes: <p>Rei Grimm Pesadelo de novo! INCENT ON!<br></p><p

    Rei Grimm Pesadelo de novo! INCENT ON!

    https://www.twitch.tv/coroaoldgamer

    13
  • darlanfagundes Darlã Fagundes
    2020-12-26 13:18:16 -0200 Thumb picture
    darlanfagundes checked-in:
    Post by darlanfagundes: <p>Será que hoje eu mato o Rei Grimm Pesadelo? Em l

    Será que hoje eu mato o Rei Grimm Pesadelo? Em live!

    https://www.twitch.tv/coroaoldgamer

    14
  • darlanfagundes Darlã Fagundes
    2020-12-01 16:09:22 -0200 Thumb picture
    darlanfagundes checked-in:
    Post by darlanfagundes: <p>Hollow Knight de leve, que calorrrr! Comandos !d

    Hollow Knight de leve, que calorrrr! Comandos !discord !hohoho https://twitch.tv/coroaoldgamer

    15
  • 2020-11-29 09:28:17 -0200 Thumb picture
    gicba checked-in:
    Post by gicba: <p>Também joguei isso enquanto estava fora, preferi

    Também joguei isso enquanto estava fora, preferi Yakuza, mas gostei um bocado também.

    A navegação do mapa é bem boa, te dá bastante liberdade e o layout é legal de se explorar. Achei a dificuldade um tanto pesada porém, por motivos meios merda. Tipo o fato que morrer em chefes significa que você tem que passar por umas 3-4 salas me irritou demais, parecia que o jogo tava gastando meu tempo, Pior ainda na desgraça do final boss, que se morrer tem que matar a primeira forma de novo...

    Outra coisa que não sou fã são os designs dos personagens, sei lá por que eles não me descem. Só o bichinho principal que tu controla eu gosto.

    16
    • Micro picture
      santz · 5 months ago · 1 ponto

      Sou doido pra jogar esse game. Ele é muito elogiado.

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...