Medium picture

creissonino Creissonino

Mas eu nem mesmo gosto de videogames.


12 months ago 2018-05-09

FIFA 18

Quando eu era moleque, enquanto todo mundo jogava Pro Evolution Soccer (vulgo Winning Eleven), eu já jogava FIFA, que naquele momento já era um jogo bem superior. Com o tempo, fui vendo a opinião das pessoas mudando e migrando para o jogo da EA e eu, por conta do meu time de coração que não está presente no FIFA — que está simplesmente cagando para o Brasil — acabei fazendo o caminho reverso e fui para o PES. Apesar da versão 2016 do jogo não ser uma maravilha, já era notável que o jogo da Konami apresentava uma série de pontos em que FIFA andava peidando na tanga, como a questão tática e individualidade dos jogadores. Além disso, o sistema de colisão é anos-luz superior.

Como eu adquiri um Switch e sou viciado em simulador de futebol, acabei pegando essa versão do FIFA. Independentemente da EA sendo a bostona que ela é, disponibilizando uma versão capada quando poderia ter portado a completa, é notável que o jogo é, infelizmente, ruim.

Como comentei já, tendo o PES como critério de comparação direto, o sistema de jogo do FIFA é simplesmente uma bosta. Os jogadores parecem que jogam todos de calça jeans molhada e se movimentam feito um caminhão fazendo curva. A bola parece ter 150 quilos, porque o chute nunca tem força, os passes sofrem para chegar no companheiro de time e o ritmo do jogo todo é absolutamente letárgico. Além disso, o sistema de colisão é uma piada, com movimentação travada . Também é um sufoco fazer qualquer jogada em """velocidade""", visto que o jogador atacante nunca ganha disputa nenhuma na corrida contra o defensor. 

Isso tudo me fez pensar que o jogador comum de simulador de futebol não sabe porra nenhuma de videogame para alegar qual jogo é ruim ou bom. Só vão na onda do que todo mundo está jogando e vão, (des)necessariamente, cagar no jogo que é preterido pela maioria. Nenhum gamer de verdade em sã consciência vai se submeter a jogar um negócio tão travado feito esse em pleno ano de 2018 e achar que é bom. Quem prefere FIFA é por puro preconceito com o Pro Evolution Soccer. Quem se arrisca a testar e acha ruim, atesta a própria incapacidade de lidar com um sistema mais dinâmico. 

Hoje anunciaram oficialmente o PES 2019 e lamentei de verdade que não haverá uma versão para o Switch. Ninguém merece ficar preso à essa empresa de merda que é a EA, que, conhecendo ela, provavelmente vai dropar o lançamento do FIFA 19 para o aparelho da Nintendo também.

2.0 2.0 10
Overall
1.5 Gameplay
0.0 Story
1.0 Music
4.0 Graphics
Está num console da Nintendo
Jogabilidade travada e jogadores que só correm em quatro direções
Sistema tático não funciona
Narração continua uma merda
Jogo totalmente capado
Ritmo de jogo lento

1 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...