• hard_frolics David Waters
    2019-03-17 18:58:10 -0300 Thumb picture

    Uma passada por cima do level design dos Mega Man Clássicos

    Medium 3710245 featured image

    A parada é a seguinte, venho trazer esse texto pra vocês com a conclusão que tirei relembrando e dando uma olhada mais analítica nos 6 primeiros Mega Man Clássicos e vou aproveitar pra botar o 9 no meio, ja que é um 8 bits com uma formula muuuito próxima.

    Aqui vou usar os parâmetros modernos de game design pra julga-los, sim, pois o estudo moderno de game design não é só filosofia de boteco sobre narrativa, também e level design fundamentado! Então ja sabem que vou acabar pegando no pé de algumas paradas, mas também vou tentar dar uma aliviada se tratando da época, nem tudo é Mario que sempre é um primor... E só pra deixar claro, não sou um acadêmico, então estou passível a equívocos, da mesma forma se me proponho a falar mesmo assim, estou passível de criticas! Bora lá!

    ----------------------------------------------------------------------------------------

    Mega Man 1 - O que podemos dizer dele é que é um jogo bastante experimental em todos os aspectos, no level design não seria diferente. A estrutura de fase é basicamente passar de casa parte avançando sem parar muito pra te ensinar a lidar com quase nada, as vezes você chega numa situação que pode tirar algo por si sem o jogo querer te ensinar muito, as vezes chega levando porrada da situação daquele "bloco" da fase. É perdoável pra um jogo inicial, ainda mais que ele tenta sim as vezes estruturar uma linha de evolução de desafios, ele tenta te ensinar, mas é na fase do Ice Man com blocos que somem, te jogando neles com um inimigo pra lidar ao mesmo tempo, e na do Guts Man com as plataformas que abrem e tem um hitbox quebrado, aí fica bem difícil defender... Digamos que a parada é levar porrada até aprender, e o principal foco está no desafio.

    Mega Man 2 - A evolução nos aspectos gerais de game design e da qualidade do jogo é indubitável, e se tratando de level design algumas fases como a do Wood Man e a do Flash Man tentam dar uma estruturadinha de level pra aprender a lidar com alguns desafios, e a do Crash Man é a que melhor faz isso, tem uma linha de progressão ali, mas no fim das contas no apanhado geral, o conceito de te socar a cara, de te enfiar o desafio na cara e se vira pra passar aqui é muito mais hardcore que no primeiro, a fase do Metal Man é o exemplo perfeito e a mais sacana das fases, tudo é te apresentado ja te ferrando, pois se a fase começar e você não fizer nada a esteira é uma mecânica que é te apresentada te jogando em direção ao abismo, sem contar que dae as prensas são apresentadas ao mesmo tempo que a esteira está correndo. Mas não é só ela, a do Bubble Man ja chega te colocando em plataformas que caem sem nem avisar, ou seja, o jogo merece a fama que tem em sua dificuldade.

    Mega Man 3 - Aqui é que as coisas mudam meus amigos! A estrutura de level design, de te fornecer uma curva de aprendizado e desafio finalmente acontece pra valer em quase todas as fases, são fases muito boas, que não perdem a dificuldade do que veio antes, mas não te jogam no meio da sacanagem antes de te mostrar o qua cada coisa daquela sacanagem toda pode fazer pra te ferrar, sem perder a criatividade, cada fase é bem diferente da outra mantendo as diretrizes básicas de Mega Man. As exceções são a fase do Spark Man com seus blocos flutuantes que  sobem pros espinhos do nada, e a do Snake Man que te joga na zona, pra depois te ensinar como funcionam determinados inimigos, mas no geral, sedimenta tudo aquilo que faz da série divertida mas com qualidade.

    Mega Man 4 - Se o 3 era didático, o 4 refinou isso, ok, ele tem uma curva mais amigável tornando até certo ponto o jogo mais tranquilo, mas ainda é um Mega Man, ainda mantem sua dificuldade, mas agora com um level design muito bem fundamentado e com quase nada simplesmente largado, a Não ser pela fase do Pharaoh Man, que não te ensina como os robôs carrinhos funcionam acima do espinho sem te jogar lá direto, mas é só isso, não tenho outro pronto pra dizer que o jogo não foi totalmente bem pensado na questão do level design e no balanceamento com a dificuldade, além de que, usa muito melhor o slide como um movimento de lidar com situações do que apenas passar por vãos pelo cenário.

    Mega Man 5 - Sabem tudo isso que o 3 começou e o 4 seguiu fazendo muito bem em maior escala!? O 5 poderia fazer melhor, maaaas, essa coisa de ensinar e experimentar foi além da conta. Enquanto seus anteriores focavam em uma gameplay sólida com cenários diferentes exigindo soluções diferentes, o 5 foca em  te ensinar, e repetir aquilo, e repetir aquilo, e repetir de novo, e do nada mudar pra te ensinar outra coisa, e repetir aquilo e vai... Isso é complicado, acaba se tornando uma linha reta com pouco degraus na metade de suas fases, e tentando experimentar gimmicks e fazer de algumas fases só uma mecânica nova pra dar aquela mudadinha, realmente um exercício de experimentação e não criatividade... Existem fases boas? Claro! Como a do Gyro Man, mas que pega aquela construção do desafio que estava se formando e do nada transforma em outra coisa do nada e simplesmente esquece a base da fase que ele estava te entregando até ali. É um jogo graficamente surpreendente, mas experimental de mais quando podia jogar no básico e acertar em cheio, só que ficou faltando...

    Mega Man 6 - Se o 5 experimentou esses gimmicks, o 6 fincou os dois pés nisso, fazendo de cada fase seu próprio gimmick praticamente, algo que eu particularmente não gosto, e que poderia ser mais interessante. Não é tudo ruim não, ele tem algo concreto em level design e não simplesmente experimental, a fases como a do Flame Man e a do Blizzard Man mostram como uma fase de Mega Man pode ser muito, mas muito bem trabalhada, usando toda a bagagem da série, fases como a do Plant Man, mostram como socar um gimmick pode ser um saco! E felizmente, ou infelizmente, ele é um jogo muito bem balanceado, ele te puxa nisso pro desafio, te dando certos upgrades que facilitariam muito determinada fase, mas que você só ganha ao passar ela.

    Mega Man 9 - Eu falei sobre jogar limpo pra jogar bem, isso resume Mega Man 9, um jogo old school com design de fases moderno e extremamente competente, divertido, desafiador, com uma curva excelente de dificuldade sem apelar pra mecânicas novas exaustivamente. Da pra afirmar que ele pegou tudo que era bom e descartou tudo o que era ruim dos antigos pra se tornar o que ele é (e tem maluco que vira a cara...).

    ----------------------------------------------------------------------------------------

    Bom, era isso! Espero ter sido claro nas afirmações e exemplificações que fiz, e espero que gostem, se tiver algo pra somar, é só falar! AAAH, e se eu apontei algum ponto negativo no teu jogo favorito, não leve a ferro e fogo, não é algo definitivo nem um estudo isso daqui, e também que é teu gosto, foda-se, não significa que o teu jogo do coração vai se tornar ruim pra você...

    Uma hora talvez eu fale do 7 e do 8, mas não está nos planos atuais, minha parada agora vai ser fazer isso com a série X! Então, até a próxima :)

    32
    • Micro picture
      sam456 · 2 dias atrás · 2 pontos

      Ótima análise cara, os Megaman da série clássica são muito divertidos mesmo, vou da uma rejogada neles ainda

      1 resposta
    • Micro picture
      xch_choram · 2 dias atrás · 2 pontos

      Eu particularmente gosto muito desse design de cada fase ter seu gimmick e isso ser repetido e mais explorado em cada fase e então possivelmente misturando elas nas fases mais pra frentes (eu não lembro exatamente se os Mega Mans fazem isso).
      Eu acho que no Nes pelo menos os Mega Man só foram melhorando (ta talvez o 5 não seja lá um passo pra frente visto que ele é o que eu menos me lembro kkk) também pelo fato que ele foi ficando mais fácil (nem tanto assim) e mais divertido, explorar as mecânicas acabou virando o foco e não só passar pelos desafios.

    • Micro picture
      xch_choram · 2 dias atrás · 2 pontos

      Alias, ótimo texto, já fico no aguardo dos próximos.

  • hard_frolics David Waters
    2019-03-17 11:27:38 -0300 Thumb picture

    Começando a analizar o level design da série Mega Man...

    Os vídeos do canal "Game Maker's Toolkit" abriram minha mente, eu já gostava mais de level design do que de qualquer outra coisa fora as partes artísticas dos jogos, essa cede de analisar e ver como as fases e 'mundos' funcionam ou não já estava em mim, mas os vídeos me deram método, uma visão concreta em questão de level design e de como analisa-lo.

    Agora, o que farei é usar disso ao meu favor pra aprender e analisar os jogos que gosto, ou seja, da pra entrar mais fundo ainda em Mega Man. E é nessa de entrar mais fundo que estou percebendo o por que não tô tão na vibe de já rejogar o Mega Man Zero 2 tão cedo após ter feito os 100%, pois é um jogo que não parece querer te ensinar muitas coisas, ele simplesmente quer te desafiar e que parta pra ação, te jogar direto na desgraça, e parece que é daí que vem a dificuldade dele...

    Eu queria pegar a série Zero direto nisso, maaaaaaaaaas, creio que isso é um equivoco, assim como ter começado escrevendo minhas criticas da da franquia por ela, sendo que há muita bagagem antes disso pra se pensar até chegar lá com a Clássica e X, sacam?

    Então bora ver os desafios pelos quais o menino Rock passou em 20XX!

    29
    • Micro picture
      vante · 3 dias atrás · 2 pontos

      No que se refere ao design dos personagens, eu não tenho do que reclamar.

      4 respostas
  • hard_frolics David Waters
    2019-03-14 18:19:08 -0300 Thumb picture

    Meus Mega Man preferidos por Rank!

    Poxa, fazer dessa forma é bem melhor que enumerar em Top! Alias, só estão aí os que zerei... Garanto que a maioria vai discordar mas ta aí...

    S - X1, X2, Z2, Z3, L1, L2: Tão ae num grau de jogos que curto pra cacete meeeeeesmo, apesar de gostar mais de uns que de outros, mas aqui não importa...
    A - 3, 4, X3, X4, Z4, ZXA: Tão bem equiparado pra mim como jogos que curto muito apesar de não estarem no topo.
    B - 2, 8, 9, X8, XT1, XT2: São jogos que acho bons, acima da média da franquia.
    C - 1, 7, ZX: São jogos ok pra mim.
    D - 6, X5, Z1: São jogos que não gosto tanto ou vejo falhas que não da pra deixar passar.
    E - 5, X6: são os jogos que menos curto de loooooooooonge!

    E ae, qual seria o Rank de vcs?

    Talvez faça com outras séries que tenham jogo pra cacete como pokémon, ou um aglomerado de séries como 'jogos de luta da Capcom' e tal :3

    29
  • hard_frolics David Waters
    2019-03-14 15:39:32 -0300 Thumb picture

    Coleção a.k.a. minhas crianças <3 (14/03/2019)

    Fiz faxina e aproveitei pra tirar umas fotitas :3

    - Os consoles que não funfam mais, a caixa do 3DS e a das peças do FightStick, e uns Hot Wheels:

    - GBCs, 3DS, jogos, bonecos e pelúcias:

    - Só Mega Man no role:

    - Foco nos boneco:

    Aos poucos vai aumentando <3

    60
  • hard_frolics David Waters
    2019-03-14 08:05:32 -0300 Thumb picture

    Desencantei com os bonecos do Mega Man da Sentinel

    Se liguem no tamanho em comparação com os D-Arts.

    Rock, Sentinel esquerda, D-Arts direita:

    Rock e X da D-Arts, EXE da Sentinel:

    Eles tão mais pro tamanho de um Nendoroid:

    Mesmo o Zero S.H.Figuart que é menor que um D-Art pelo tamanho mesmo do personagem ou o próprio Rock não soam tão frágeis quanto os bonecos da Sentinel:

    Conclusão que, por mais que sejam bem feitinhos os bonecos da Sentinel, da pra sentir uma cera falta de detalhes, talvez pelo design mas clean, mas acredito que seja pelo tamanho mesmo... E mesmo que tipo, eu curta bastante o design do Rock por lembrar mais os Mega de NES, e o D-Art ser mais o visu do 8, e o X ter um visu mais X1-3 enquanto o D-art dele é mais X4-6, eles soam mais frageis e até meio sem gracinha pelo tamanho, e o que mais pesa, é que além disso eles têm menos acessórios, e custam o mesmo preço o u mais dependendo do boneco :/

    A parada é, que apesar de não ter o Volnutt e tal, quando eu tiver grana pra voltar a comprar boneco, vou ir atrás das D-Arts pois no pacote completo parecem ser peças mais bacanas e mais massa em si:

    Ae se eu quizer boneuinhos fofinho vou atrás dos Nendoroids, ou se eu quiser os pequetinhos vou atrás dos 66 Action Dash que são beeeem mais em conta:

    Era só isso mesmo :3

    27
  • eduardo_wrzecionek Eduardo Wrzecionek
    2019-02-18 17:03:37 -0300 Thumb picture

    Finalizado

    Rapaz que jogo tenebroso  dificuldade  fora do normal  levei dois dias para conseguir fechar. mas o jogo em si é excelente.

    8
    • Micro picture
      italo_bandeira · 29 dias atrás · 1 ponto

      A partir do Mega Man 2 em diante a coisa dá uma melhorada xD

  • eduardo_wrzecionek Eduardo Wrzecionek
    2019-02-18 12:51:17 -0300 Thumb picture
    eduardo_wrzecionek fez um check-in:
    <p>Começando a jogatina e o primeiro jogo que eu jo - Alvanista

    Começando a jogatina e o primeiro jogo que eu jogo da saga mega man, e estou achando BEM hard mas o jogo e um caralho de bom estou a dois dias tentando fechar. Bom já avancei bastante 

     

    8
    • Micro picture
      santz · 29 dias atrás · 1 ponto

      O segundo é muito mais fácil.

  • topogigio999 Fernando
    2019-01-30 08:29:08 -0200 Thumb picture
    topogigio999 fez um check-in:
    <p>Jogo Finalizado nº 140 - 29/01/2019</p><p>#img#[ - Alvanista

    Jogo Finalizado nº 140 - 29/01/2019

    Só tenho 2 palavras para expressar minha Ira/Fúria: Plataformas móveis.

    Qual a necessidade destas coisas, sério, só para contrair um aneurisma de tanto nervo kkkk. Não sabia que esse mega man não tinha o sistema de password, obrigando a fechá-lo em uma única jogada, esse é o problema, um jogo de meia hora demorei mais de 2 horas passando raiva kkk. Mas no fim foi vencido =)

    Obs: ja fui verificar, e vi que o 2 já possui o sistema de password =0 

    19
    • Micro picture
      santz · 2 meses atrás · 2 pontos

      Sim, esse primeiro é pauleira só por conta disso. Uso algum truque para vencer o Yellow Devil?

      3 respostas
    • Micro picture
      jclove · 2 meses atrás · 2 pontos

      Esse numa sentada é punk. Me lembrou de quando lançaram o mmvs sf q tbm nao tinga oassword nem save e eu fiquei um dia inteiro com o pc ligado pra terminar.hehe

      3 respostas
  • leandro2litros Leandro Paz
    2018-12-27 17:53:16 -0200 Thumb picture
    <p>É a ferro e fogo ...</p> - Alvanista

    Medium 606491 3309110367

    É a ferro e fogo ...

    18
    • Micro picture
      hard_frolics · 3 meses atrás · 1 ponto

      O Rock deveria era estar rindo shaushausha...

    • Micro picture
      sophos · 3 meses atrás · 1 ponto

      Esse jogo aí se propôs substituir Megaman e o cara foi muito arrogante e mentiroso

    • Micro picture
      ryou · 3 meses atrás · 1 ponto

      "É melhor do que nada."

  • hard_frolics David Waters
    2018-12-18 10:58:39 -0200 Thumb picture

    Playlist de 31 anos de Mega Man clássico.

    Ae, não da pra esquecer que a franquia em si fez 31 anos, então aqui vão minhas musicas favoritas de Robot Masters de Mega Man clássico, uma por jogo :)

    É isso ae! Eae, quais suas faixas favoritas de cada jogo? E qual sua trilha favorita de Mega Man clássico? Pra mim sem dúvidas é a do 8!

    28
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 3 meses atrás · 6 pontos

      Mano... 31 anos é uma "caralhada" de tempo...
      Pode se dizer que "é uma vida"...

      2 respostas
    • Micro picture
      rax · 3 meses atrás · 2 pontos

      Caramba já faz 31 anos!? O_o como o tempo passa '-'

Carregar mais postagens

Continuar lendo &rarr; Reduzir &larr;
Carregando...