Medium picture

thecriticgames Matheus Pontes

O Bruce Wayne do Alvanista. "BY THE PEOPLE FOR THE PEOPLE"


about 6 years ago 2013-12-04

Kick Master

Podemos dizer que certos games, livros e filmes sofrem o destino infeliz da ausência, e no meio de tantos títulos que passam por essa falta de sucesso alguns são de alta qualidade, e Kick Master se encaixa perfeitamente na categoria. O game é um side-scroller do estilo Castlevania que possui alguns elementos de RPG, mas como o próprio nome diz os combates funcionam na base da voadora!
O protagonista do game se chama Thonolan, uma espécie de mistura de monge e feiticeiro, que presencia um ataque de demônios a comando da feiticeira Belzed (uma vilã, algo que não se via muito na época) ao reino de Lowrel, reino o qual o irmão de Thonolan é um guarda. O rei e a rainha são mortos, e sua filha a única herdeira do trono é sequestrada. Os dois irmãos partem contra as forças de Belzed, mas o irmão de Thonolan é morto pelos servos e deixa como ultimo pedido para que Thonolan salve a princesa e o reino.

O atrativo principal do game além da sua ideia excêntrica de combate focada em chutes, são seus elementos de RPG como magias e niveis, note os marcadores de XP e MP na imagem.

A história, é quase mais do mesmo para a época (os destaques sem duvida são o protagonista um tanto chamativo e a vilã), e se considerarmos o ano de lançamento do game (1992), não é pra tanto o fator desconhecido que envolve o game. Ele chegou ao mercado dois anos depois que Castlevania III. Em 1992 tivemos muitos nomes de peso no mercado, Super Mario Bros 2, Mega Man 3,4 e 5; Metroid, tivemos o quarto episódio da franquia de sucesso Dragon Quest chegando ao mercado americano (como Dragon Warrior IV), e no mercado japonês o RPG estratégico Fire Emblem Gaiden, tivemos ambos os Zeldas de NES lançados nesse ano, além de dois Contras e do nem famoso, nem desconhecido Gargoyle Quest II, além de um ótimo desconhecido o qual ja escrevi aqui no alva, Summer Carnival Recca (http://alvanista.com/games/nes/summer-carnival-92-recca/reviews/51088-uma-joia-rara-esquecida-pelo-tempo).

Através de alguns talismãs encontrados pelo game Thonolan ganha diversas magias diferentes, são 12 ao todos, sendo alguns deles secretos.

Mesmo assim quem conhece o game o avalia muito bem, prova disso por exemplo são suas notas no gamefaqs, no qual ele tem médias de 9,3 (com 3 reviews) e de 8,4 (com média em 47 jogadores!). O jogador deve avançar por um total de 8 estágios chutando o que ver pela frente, com um elenco muito bem desenhado de inimigos, chefes e sub-chefes.
O protagonista conta com vários tipos de chutes que são habilitados ao subirem de nível e que podem ser usado combinando o direcional com os botões de chute e pulo. Além disso Thonolan conta com varias magias que são habilitados com artefatos mágicos, sendo 12 ao todo, alguns habilitados vencendo o chefe de cada fase, outros escondidos ou localizados em lugares muito bobos; e eles possuem os mais diversos efeitos, cura, terremoto, ataque com trovões, dar asas ao personagem, cada um com seu próprio gasto de MP.
Ai entram os elementos de RPG, na tela além da barra de energia temos um marcados de XP e de MP. Ao derrotar os inimigos os mesmos deixão três itens sob estado de flick (aquele efeito que o objeto fica piscando, muito comum em Mega Man com vários inimigos na tela.) esses itens possuem diversos efeitos como dar ao jogador XP, MP, energia ou ainda feri-lo (um item por sinal muito raro), ao aumentar de nível (o limite é o 7) o jogador passa a ter mais MP e novos chutes.

A dama dos lobos, um dos chefes do game que ataca invocando uma matilha de lobos.

Talvez um grande problema em Kick Master seja sua dificuldade alienígena em certos níveis, como no ultimo no qual a tela é encoberta por uma chuva ácida que afeta a tela inteira e o jogador deve avançar rápido em meio aos inimigos. Seu visual é ótimo como mencionado, e sua trilha sonora embora tenham alta qualidade não possuem nenhuma faixa realmente marcante.

8.0 8.0 10
Overall
8.5 Gameplay
7.5 Story
7.5 Music
8.5 Graphics
Panteão de habilidades se mostra um diferencial no meio de tantos games genéricos.
Elementos de RPG colocados de forma simples e descomplicada no game.
Dificuldade irritante em determinados pontos.

7 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...