Medium picture

thecriticgames Matheus Pontes

O Bruce Wayne do Alvanista. "BY THE PEOPLE FOR THE PEOPLE"


7 months ago 2018-11-28

Excitebike

Os primeiros jogos de NES, na verdade os primeiros jogos em geral eram muito descompromissados, não havia aquele compromisso de se terminar o jogo, de se conclui-lo, e boa parte deles sequer tinha um final passando a repetir sua seleção de fases uma vez que o mesmo tivesse sido concluído. Excitebike é mais um jogo dessa época, lançado em 1984 para o NES um ano após o lançamento do próprio console, o mesmo te coloca no controle de uma moto em uma série de corridas, premissa simples para um jogo simples.

Tirando Duck Hunt, outro titulo bem descompromissado do mesmo ano, Excitebike é o mais famoso dos jogos.

O game possui 3 modos de jogo, sendo os dois primeiros Selection A e B, os principais, aqui devemos controlar uma moto através de uma pista visando conclui-la em um tempo limite, no controle desta podemos acelera-la através dos botões A e B e controla sua direção através de 4 faixas, enquanto o botão A faz a moto acelerar numa velocidade normal o B a super acelera, mas esquenta o motor como indicado pela barra vermelha que uma vez cheia obriga a moto a parar para um "cooldown", o resfriamento custa segundos preciosos então é necessário certa parcimônia e estratégia com respeito ao uso da mesma. 

O objetivo aqui é simples, você deve terminar em uma das 3 primeiras posições (determinada por tempo, não por ultrapassagem de outros corredores), o tempo marcado a esquerda é o tempo da terceira posição, logo o minimo, já o tempo para o primeiro colocado marca presença nos muros no background.

O direcional não apenas alterna entre as 4 faixas presentes como também ajuda a empinar a moto, a utilidade disso? Evitar certos obstáculos, alem de ser divertido de se fazer, os obstáculos por falar neles compilam uma variedade de 8 rampas, quebra molas e buracos, ha áreas onde a pista não se faz presente (fazendo você andar na grama onde você fica lento), alem dois tipos de rampas gigantes que te deixam suspenso, há ainda um pequeno artificio na forma de uma faixa de cooldown que reduz por completo o aquecimento da moto quando você passa por cima. A passagem por rampas é onde testa os habilidosos já que dependendo da velocidade a moto voa bem longe pegando certa velocidade, com o direcional é possível empina-la ou inclina-la no ar fazendo a ganhar mais velocidade ainda, mas dependendo de onde e como você aterriza você vai capotar feiamente lhe tomando alguns segundos.

Capotes são parte do aprendizado.

São 5 pistas ao todo com níveis crescentes de dificuldade, a diferença principal dos dois modos principais de game é que o segundo te coloca lado a lado com outros corredores que são apenas retardatários, obstaculo extra, objetivo aqui é o mesmo, mas é deveras difícil se comparado com o modo principal que já tem um nível de desafio aceitável. O destaque fica por conta do Design Mode onde você pode montar sua própria pista com até 27 elementos e de forma relativamente intuitiva, algo incomum para a época e até para o mundo dos games por muitos anos. Graficamente o jogo mesmo pixelado e bonito pra sua época, destaque para a movimentação da própria moto e de seu condutor ao se levantar das quedas, a trilha sonora é boazinha até, mesmo 4 musicas até bem enjoativas, mais o ronco da moto que se alternava dependendo de qual marcha o jogador usava auxiliando na ilusão da velocidade.

Prepare-se pra capotar e ver muitos capotes também no Section B.

Excitebike é uma simples opção de entretenimento retro 8-bits, um dos mais queridos de seu tempo.

8.0 8.0 10
Overall
8.5 Gameplay
N/A Story
7.5 Music
8.0 Graphics
Cambalhotas, nivel do desafio
Dificuldade do Selection B.

9 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...