This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • anduzerandu Anderson Alves
    2020-01-11 16:59:00 -0200 Thumb picture

    Registro de finalizações: Shinobi

    Zerado dia 11/01/20

    Eu contei aqui e tenho mais 10 jogos pra fechar a minha lista de pendências urgentes, que basicamente são jogos que eu já comecei em algum momento da minha vida e deixei de lado por qualquer motivo, como aqueles que me desanimaram, pareceram muito difíceis e alguns que eu fui "testar" e acabei jogando um bocadinho. Mesmo sendo apenas 10, a maior parte desses jogos não são nada simples. Alguns envelheceram mal, outros eu dependo de amigos pra jogar e tem casos que não me adaptei bem à jogabilidade ou coisa do tipo, mas quando eu os terminar, tenho certeza que vai ser muito bom!

    Mesmo com essas coisas pra zerar, deu a louca aqui de jogar algo por fora e dar um tempo dessas "obrigações" mais exigentes.

    Liguei meu PSP e percebi que eu não tinha um emulador de Master System. Como não sou muito familiarizado com o antigo console da SEGA, resolvi pesquisar sobre e ver alguns vídeos do tipo "10 Melhores Jogos de Master System". No final das contas eu não vi muito motivo pra ir atrás da plataforma senão os primeiros Shinobi!

    Aparentemente houveram versões de alguns jogos da saga Shinobi pra Master e Mega Drive. Talvez port de um pra outro aqui e ali etc, enfim, resolvi jogar os dois primeiros jogos da série na versão 8-bits mesmo (acho que o segundo tem versão pros dois, se não me engano).

    Ainda nas listas lá, percebi e me interessei por uma versão diferente de Ninja Gaiden. Cara, que climão de ninjas oitentistas!

    Pra não ter que procurar, baixar e passar emulador pro PSP, resolvi jogar no PC e como eu não queria baixar nada, já sabendo que seria uma experiência rápida, joguei mais uma vez essas versões online que alguns sites disponibilizam.

    Bom, o áudio parecia meio esquisito e eu não sabia se era o jogo ou a emulação, mas continuei a jogar. Depois de algum tempo comecei a lembrar porque odeio jogar em teclado. Fiz umas fases, matei um chefe, fiz mais umas fases e perdi todas as minhas vida, o que resultou em um Game Over. Eu esperava uma tela de Continue ou algo assim, mas nada! Procurei uns Cheats e até achei um de escolha de cenário, mas não funcionaram.

    Aaaaah, vamos logo emular isso no PSP. Baixei tudo rapidinho, achei um cabo compatível, passei tudo rapidinho e logo eu já estava de volta à ação, agora deitado confortavelmente na minha cama.

    Configurei o emulador para ficar com a maior tela possível sem esticar, brinquei um pouco com as opções dele e abri novamente Shinobi. Tentei mais uma vez os código, mas nada. Bora na raça!

    O jogo é bem do tipo da época de ouro dos platformers 2D. Uma espécie de Ninja Gaiden mais lento e mais simples. Você anda lento, pula duro e atira shurikens infinitas. Seu personagem ainda usa uma arma de curta distância, como uma espada ou nunchaku, se um inimigo se aproximar demais.

    Uma coisa bacana é que os cenários costumam ter diferentes níveis horizontais (geralmente dois), e você pode alternar de um lugar pro outro segurando aquela direção e depois pressionando o botão de pulo, o que me lembra bastante Mighty Morphin Power Rangers: The Movie de SNES.

    Os primeiros estágios são bem simples, mas tudo funciona tão bem que fica divertido. Você anda, joga estrelas ninja nos caras que vem na sua direção, pula uma caixa e tal. A variedade vem já com diferentes tipos de oponentes: tem o cara de escudo que só pode ser atingido quando ataca e abre a guarda, o soldado que fica agachado, o outro que fica deitado etc.

    Tome sempre cuidado com o que pode aparecer na tela conforme você anda! Felizmente é possível andar agachado e mais lentamente, pois é bem fácil você pular por um obstáculo e cair na frente de um cara que já está atirando e outras armadilhas.

    Conforme você avança na campanha, novos tipos de inimigos são apresentados, mas nada é exageradamente chato como muitas cosias em Ninja Gaiden e você acaba memorizando fácil o que vem em cada parte de cada fase.

    Vale lembrar ainda que não respawn em Shinobi. No final das contas, a maioria das fases chega a ser bem fácil.

    A variedade do título não se limita apenas aos inimigos, mas também em power-ups pra você! Em diversas partes de cada fase há pessoas amarradas em cordas e guardadas por capangas. Encoste numa dessas pessoas e você ganha uma recompensa, como:

    -Aumento do limite do seu HP;

    -Aumento do seu dano;

    -Diferente arma branca;

    -Cura completa;

    -1000 pontos (sendo que pontos te dão vidas extras);

    -Acesso à fase bônus ao terminar aquele estágio;

    -Armas de distância melhores que suas shurikens.

    Todos os upgrades são perdidos caso você perca uma vida, então vai com cuidado!

    Algumas armas eu não sabia diferenciar, como a espada e o nunchaku. Parecia que um era a melhor opção do jogo, mas daí eu ganhava o outro.

    Sobre a fase bônus, eu nem sei o que eu ganho com aquilo, pois é muito difícil! Talvez pontos pra juntar mais vidas. Mas basicamente você joga em primeira pessoa neles e movimenta o personagem pra direita ou esquerda enquanto atira shurikens. Os ninjas inimigos se movem de plataformas distantes e se chegarem à sua, você falha. Eu quase sempre desbloqueava essas fases e cheguei a jogar melhor, mas eu nem animava muito em tentar mais.

    A cada duas ou três estágios completados, você enfrenta o chefe que lhe é apresentado numa espécie de lista de procurados no início de cada nível.

    Os chefes são bacanas e simples e geralmente exigem que você os acerte algumas poucas vezes num pontos específico, como a cabeça. Os efeitos visuais não ajudam muito a saber se você está acertando, mas os sonoros ajudam nessa parte.

    A maioria desses grandões morre rápido e quando você aprende seus simples padrões, fica bem tranquilo. Alguns dos meus maiores problemas incluem:

    -Atirar em qualquer lugar do chefe até entender que deveria ser apenas num ponto específico e fazer uma curta batalha durar minutos;

    -Um chefe que é um helicóptero mas que você tem que atirar nos caras no chão para destruí-lo;

    -Um outro que é meio que várias estátuas empilhadas vindo na sua direção e você deve as destruir super rápido. Mesmo com tudo no máximo, o tempo que você tem é praticamente o tempo que leva para o derrotar.

    O último chefe e suas diferentes formas também me deu trabalho e imagino que não ter a chance de treinar e voltar pro começo do jogo ao chegar lá ou até antes seja muito frustrante. Foi aí que entrou o savestate pra mim. Mais especificamente nas últimas fases bem no finalzinho. Eu juro que tentei não roubar, mesmo usando esses saves e basicamente só me dei vidas infinitas. Deu um trabalhinho com umas coisas meio injustas do jogo e no final das contas nem créditos sobem, apenas uma mensagem "Game Over".

    Resumindo: Shinobi é um jogo de plataforma simples e muito divertido! A campanha deve dura uma hora, mas os últimos níveis são meio chatinhos, então definitivamente não é um daqueles de se zerar várias vezes. Comparado com Ninja Gaiden, ele parece ter um tom quase que infantil e o enredo deixa muito a desejar. Queria que tivessem cutscenes também! Por outro lado, Eu não sei se me divertiria mais jogando NG, enquanto Shinobi o personagem evolui e me parece como uma boa alternativa casual, mesmo se não conseguir zerar.

    De bom: jogabilidade simples e funcional. Grande variedade de cenários, inimigos, armas. O personagem evolui conforme você coleta power-ups e a jogabilidade chega a mudar um pouco, inclusive deixando oponentes mais fáceis.

    De ruim: algumas partes os inimigos aparecem já em cima de você, o que chegou a ser um saco no final, com ninjas pulando pra cá e pra lá. O chefe das muitas estátuas é sem graça e meio injusto. Fácil de dar Game Over e perder todo o seu progresso.

    No geral, recomendo sim o jogo. Eu realmente esperava um jogo meia boca sem graça, mas acabei curtindo demais! Já quero ver como serão os próximo! Se você curte a temática e coisas da época, chegou a hora de dar uma chance pra série, e porque não pelo início! Divertido!

    23
  • vico Vico
    2020-01-02 19:49:55 -0200 Thumb picture

    Shinobi SMS x MD

    E eu achando que já existia um port do Shinobi pro Mega Drive...

    3
  • onai_onai Cristiano Santos
    2019-10-08 09:50:35 -0300 Thumb picture

    Masked Ninja

    Finalmente consegui chegar até o último desafio sem perder nenhuma vida e tem que ser assim mesmo porque quando o shinobi morre seu HP volta pra início e ele novamente passa a usar estrelinhas ninja...

    E não tem jeito mesmo, a parte do buraco só passando na sorte ou com o poder de voar, o problema é que dificilmente pego esse poder. Cheguei até o último desafio com o HP todo cheio mas como eu não lembrava dos seus movimentos acabei perdendo, é muito difícil vencer com poucas barrinhas, tem que ser de primeira mesmo.

    Não foi dessa vez, mas não desistirei...

    18
  • onai_onai Cristiano Santos
    2019-10-01 08:55:32 -0300 Thumb picture

    Chop, kick, punch...

    Finalmente passei do maldito buraco que puxa o ninja pra baixo, não sei se foi sorte ou se peguei o jeito mesmo, mas fácil ter sido a primeira opção, e lembrando que consigo chegar até essa parte sem perder nenhuma vida, o que faz com que o ninja esteja bem forte...

    A terceira parte dessa fase também tem buracos mas ao menos aqui nenhum foi mal programado, você só cai se der um vacilo mesmo. Observem o tamanho da barrinha de vida do ninja.

    Esse desafio e fácil de vencer, é só ficar tranquilo. O segredo é jogar a estrelinha, ou dar um tiro no meu caso, nas fuças dele no momento em que ele baixa a espada enquanto caminha.

    E finalmente chego no último cenário onde iria enfrentar o último desafio, o Ninja Mascarado! Eu passo o jogo todo sem morrer mas na segunda parte dessa fase tem uma floresta maldita onde os ninjas inimigos vem voando do céu. Tenho que decorar seus movimentos...

    E não foi dessa vez...

    19
  • onai_onai Cristiano Santos
    2019-09-29 18:06:12 -0300 Thumb picture

    Um ninja em apuros!

    Nesse entediante domingo do qual não estou jogando nenhum boardgame resolvi apreciar alguns jogos do Master System. Entre títulos conhecidos e desconhecidos escolhi o Shinobi que joguei muito na época do meu velho Master System II...

    Esse era um dos títulos que eu mais alugava e depois de alguns anos consegui comprar um cartucho pela simbólica quantia de R$ 3,00. Comprei de uma amigo meu que era meio burro e tinha vício em comprar guloseimas. Creio que ele me vendeu justamente porque estava com fome.

    Contudo tenho uma relação de amor e ódio com esse jogo. Gosto muito dele mas ao mesmo tempo tenho raiva devido a uma fase que na maioria das vezes morro e olha que consigo chegar até lá sem perder nenhuma vida.

    A única forma de passar dessa parte, isso quando eu acerto o pulo em uma contra dez tentativas, é conseguindo o poder que faz o ninja levitar. Pior que mesmo passando dessa forma sempre morro na floresta que antecede o último desafio. Não fosse isso eu o derrotaria brincando pois o personagem fica realmente muito forte se chegar até o final sem morrer.

    Eis o buraco. E aí, vocês também tem esse trauma?

    27
    • Micro picture
      rcukierti · 4 months ago · 2 pontos

      Jogão!

      1 reply
    • Micro picture
      marlonfonseca · 4 months ago · 2 pontos

      Esse eu penei muito na época mas zerei na marra. Quanto ao seu sofrimento ninguém mandou abusar do seu amiguinho guloso..heheheh

      1 reply
    • Micro picture
      riki_samejima · 4 months ago · 2 pontos

      Esse negócio do pulo parece ter sido um cochilo dos programadores mesmo. Lembro de uma entrevista do criador do jogo Blaster Master que ele dizia que na versão japonesa do game o protagonista tinha que dar um salto suicida num certo lugar pra alcançar uma escada, mas tiraram isso na versão americana. Talvez tenha sido o caso de terem feito o mesmo em Shinobi.
      O Shinobi do PC-engine era pra ter sido a melhor versão desse game, se não fosse por 3 coisas: removeram um dos cenários, removeram os movimentos do protagonista quando ele tá perto do inimigo e removeram os estágios bônus.
      Nem a versão do Master sofreu tantos cortes assim. Acho que fizeram o jogo na pressa...

      1 reply
  • 2019-08-05 20:42:21 -0300 Thumb picture

    Retrocaçadores - Itens raros

    Mais outra parte do video anterior da Warpzone e esse eles mostram muitas coisas lindas e maravilhosas que fez relembrar das épocas dos minigames e consoles nas vitrines das lojas de antigamente. Saudades!

    11
  • 2018-12-12 08:55:30 -0200 Thumb picture

    Combo#123 [Master System] (1988): Kenseiden & Shinobi

    Controlamos o samurai Hayato que viaja pelo Japão em busca da Espada do Rei Dragão e os 5 pergaminhos sagrados. O jogo segue o estilo de plataforma com ação tradicional, mas é possível escolher quais níveis prosseguir após terminar a fase, inclusive, pode voltar em fases anteriores. Ao derrotar o chefe de alguma fase que o tenha, Hayato ganha uma técnica especial que vai auxiliar o samurai em sua jornada. - O jogo é muito bonito e riquíssimo em detalhes, seja nos cenários sombrios ou nas animações dos personagens. Hayato é muito lento e os inimigos possuem um padrão de movimento bastante irritante, que acaba dificultando bastante o jogo. Além disso, há um número limitado de vidas.

    Nota pessoal: ★★★☆☆

    ----------------------------------------------------------------------

    ----------------------------------------------------------------------

     Agora é a vez do ninja Joe Musashi encarar a gangue de terroristas chamada Zeed que sequestrou crianças das famílias do clã. O jogo foi lançado inicialmente para Arcades em 1987, mas a versão de Master System foi a que fez mais sucesso. Musashi pode arremessar shurikens nos bandidos e resgatar as crianças pelo caminho para ganhar um bônus, pontos ou armas novas. É possível alternar as plataformas que o Ninja está presente usando um super salto. - Joe Musashi é muito mais fácil de controlar e a mecânica do jogo é simples, basta sempre abaixar quando os inimigos atirarem contra o ninja. As rodadas bônus são bem difíceis de concluir, onde temos a visão em primeira pessoa. O jogo é muito bonito e conta com sprites bem desenhados.

    Nota pessoal: ★★★☆☆

    @andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    48
    • Micro picture
      leopoldino · about 1 year ago · 3 pontos

      Kenseiden é o jogo mais bonito do Master, é divertido também mas achei um pouco difícil, nunca consegui ir muito longe nele.

      2 replies
    • Micro picture
      marlonfonseca · about 1 year ago · 2 pontos

      Kenseiden é um dos meus favoritos do Master system. Tenho o cartucho ate hoje.

      1 reply
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 year ago · 2 pontos

      Dois games irados que tive o prazer de jogar!
      KENSEIDEN era bem único...

      2 replies
  • lgd Leandro "Tommy"
    2017-10-03 19:55:06 -0300 Thumb picture
    lgd checked-in:
    Post by lgd: <p>Mandara seu/sua maldito(a)!!!</p>

    Mandara seu/sua maldito(a)!!!

    5
  • lgd Leandro "Tommy"
    2017-10-01 11:33:02 -0300 Thumb picture
    lgd checked-in:
    Post by lgd: <p>#img#[478859]</p><p>Alguns anos enroscado neste

    Alguns anos enroscado neste chefe, preciso de treino!

    8
    • Micro picture
      onai_onai · over 2 years ago · 2 pontos

      É só começar a atirar de perto, se ficar de longe não dá tempo de destruir a "torre" mesmo. Chegar até aí sem morrer também ajuda um bocado pois você já estará com a pistola. Eu nunca consigo passar é da fase da floresta. Hehe...

      1 reply
    • Micro picture
      tassio · over 2 years ago · 1 ponto

      Ahhh esse jogo -_-

      1 reply
  • raphaelcarvalho Raphael Carvalho
    2016-08-25 20:52:06 -0300 Thumb picture
    Post by raphaelcarvalho: <p>Um dia desse aí com o amigo-irmão&nbsp;<a href="

    Medium 333403 3309110367

    Um dia desse aí com o amigo-irmão André Farias promovendo a 1ª (de muitas) #NoitedaVelharia. :)
    #TBT

    2
    • Micro picture
      andrefarias · over 3 years ago · 3 pontos

      a volta dos irmão Master System...

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...