This game doesn't have any review. Be the first one to review it!

Add Review


  • anduzerandu Anderson Alves
    2020-06-26 03:13:51 -0300 Thumb picture

    Registro de finalizações: ToeJam & Earl

    Zerado dia 26/06/20

    Mais um daqueles jogos que sempre ouvia meus amigos comentarem nos encontros de 3DS da época aqui em Brasília e me faziam me sentir ignorante em relação ao Sega Genesis/Mega Drive. Era fato que eu não manjava quase nada do console e só tinha olhos pro SNES quando era moleque. 

    Conhecendo o console, mesmo que pouco, logo você vai saber que ToeJam & Earl é um jogo de peso da plataforma. Um daqueles metidos a "cool" e americanizados, com músicas, visuais e cores bem "funky". Infelizmente a fórmula estética nunca deu muito certo comigo. Odiava produtos da época mesmo no Super Nintendo (um lado dos anos 90 que sempre achei melhor esquecer).

    Bom, T&E entrou pra minha lista de desejos e finalmente o emulei com um amigo há uns aninhos atrás, mas depois de uma jogatina só, deixamos de lado (ele curtiu menos que eu) e ficou na minha recente lista de pendências urgentes!

    Recentemente convidei esse mesmo amigo a emular via Parsec (olha eu falando desse programa de novo) jogos de Mega Drive, e o lembrei do T&E, que não queria jogar sozinho no meu PSP. O Parsec não funcionou com o emulador e fomos de Hamachi.

    Para a minha surpresa, ela topou jogar, mas acabei "preparando terreno" antes com o Gunstar Heroes, que jogamos a tarde toda, zeramos e publiquei aqui no Alvanista recentemente. Perguntei se animava ir pro jogo que deu ideia da jogatina, mas ele preferiu deixar pra depois.

    Semanas depois e mais jogos jogados e/ou zerados, insisti no T&E até que finalmente ele se convenceu e deu a ideia. Eu já tinha comprado uma versão na Steam e até feito campanha no Instagram pra alguém jogar comigo, mas jogos antigos e desconhecidos assim são mais complicados.

    Para quem não conhece, essa aventura é bem diferente de qualquer outra coisa que consigo imaginar. Você pode jogar sozinho ou em dupla, com dois personagens na mesma tela, que se divide caso eles se separem. Mas vou focar em falar sobre ele no multiplayer.

    Nesse jogo psicodélico, os jogadores devem explorar cenários atrás das peças de suas naves para que possam voltar ao seu planeta, porém isso é mais trabalhoso do que se imagina.

    O jogo se divide em andares. 25 deles. Todos os andares são recheados de inimigos e presentes embrulhados, além de diversas rotas secretas que só se criam quando você se aproxima.

    Quando você alcança um novo andar, o jogo avisa ou não se há uma peça da nave por lá. Se sim, sua missão é encontrá-la e depois encontrar e usar a saída. Se não, basta encontrar a saída e se mandar de lá.

    Porém, grande parte da diversão é justamente a exploração!

    Existe todo tipo de personagem por aí. Inimigos com ataques e padrões diferentes (grupos de nerds que correm e são imprevisíveis, enxames de abelhas, cupidos que atiram flechas que deixam os seus comandos trocados, a dançarina havaiana que te deixa vulnerável dançando por uns segundos e muito mais). Cada um deles ainda com HPs diferentes.

    Existem ainda NPCs que te ajudam, coisa que eu só fui perceber depois, pois achava que todos eram do mal. Tem um Papai Noel que você deve se esgueirar e se aproximar para ganhar presentes, um telefone que revela partes aleatórias do mapa e por aí vai.

    A parte mais legal é a dos presentes!

    Existem diversos sprites de presentes e, até você usá-los, você não sabe o que cada um faz (depois disso, todos os presentes que forem idênticos ficam com o nome pra você saber do que se trata).

    Existem muitos presentes bons, uns mais ou menos e uns ruins. Você nunca sabe o que vai tirar!

    De bom nós temos coisas como asas, que voam sobre buracos e inimigos, tênis que te fazem correm dos inimigos, boias que permitem que você nade sem se preocupar com se afogar e até um presente que te leva instantaneamente pra onde o seu amigo estiver. Isso é muito útil pois é possível cair nos buracos e voltar pra andares anteriores, o que vai te fazer ir até a porta novamente para voltar a subir enquanto lida com mil inimigos, além de que pode demorar.

    Dos mais ou menos nós tempos coisas como comida, que pode encher bastante seu HP ou nem muito. Ou mesmo o tomate, que usamos para jogar nos inimigos e os destruir.

    De ruim nós temos coisas que nos matam, tiram nosso HP ou te fazem um alvo fácil de inimigos (ou facilitam que você caia em buracos). Um dos que eu mais odeio é o que embaralha todos os presentes e seus ícones e você tem que os usar novamente para saber do que se trata.

    Além de procurar a porta ou as partes da nave, fica sempre o questionamento se vale a pena simplesmente ir logo pro próximo andar ou explorar mais por presentes e comida para encher nosso HP.

    É comum também só querer ir pro próximo andar logo e não achar a saída com facilidade. Eu odeio os caminhos que só aparecem quando você se aproxima! O jogo ficaria bem melhor se essas coisas simplesmente já estivessem lá!

    Explorar e usar presentes (talvez derrotar inimigos) também dá experiência aos heróis, o que com o tempo garante mais vidas e barras de HP maiores, e isso faz toda a diferença.

    Mais pra frente o jogo começa a jogar muitos inimigos chatos próximos uns dos outros, como um cão que derruba uns dois presentes seus (e desaparecem), um furacão que te arrasta por aí e geralmente te joga num buraco ou mesmo uma ambulância maluca e super rápida atrás de te atropelar.

    Meu amigo ficou frustrado rapidamente com o azar dessas coisas acontecendo com frequência e ele morrendo muito fácil pra alguns inimigos ou tendo que subir vários andares novamente. Nos últimos andares eu fiquei só, mas ele ficou bem feliz de ter se livrado do jogo.

    Resumindo: Não tive a oportunidade de jogar ToeJam & Earl na infância, mas acho que não teria gostado do jogo. Talvez menos do que gostei jogando hoje. A ideia, mais uma vez, é bem legal, mas a execução, eu não sei. Não é lá muito divertido e muita cosia não envelheceu bem, mas acho que é por isso que temos o Back in the Groove aí, para modernizar a série como ela merece. Dá pra ver que o jogo tenta ser bom, mas falha com frequência e isso é meio triste e frustrante.

    De bom: tem um estilo legal. Gostei do tipo do jogo, baseado em exploração. Opção de jogar sozinho ou multiplayer. Opção de jogar um mundo fixo, que sempre será igual ou um criado aleatoriamente. O jogo tem um fator replay bom, pra quem o curtir, por conta da possibilidade de jogar mapas criados aleatoriamente.

    De ruim: o jogo é repetitivo do início ao fim em relação aos seus visuais, mecânicas e a jogatina como um todo. O último andar e o primeiro poderiam trocar de lugar que você nem perceberia. Alguns inimigos são irritantes e parecem até meio injustos. Caminhos que aparecem apenas quando você chega na ponta dos buracos. Final nada recompensador. Jogabilidade travada e lenta. Protagonistas pouco carismáticos. Comprei esse Toejam & Earl e veio uma coletânea da Sega, mas apenas com ele dentro. Essa coletânea tem uma sala 3D onde você põe o jogo e tal no console e é mais lento para abrir e navegar. Só queria a opção de abrir direto o jogo sem essa lentidão!

    No geral, eu não sei se me diverti com esse jogo. Já tinha o jogado umas vezes e achado ok, mas agora, tendo o terminado, eu sinto que é um título fraco e que não chega a lugar nenhum. Minhas esperanças de melhorar o jogo se foram, sendo que a única que acontece com o progresso é que ele fica mais irritante. Vou colocá-lo na mesma categoria de decepções que o Kid Chameleon. Totalmente passável.

    24
    • Micro picture
      santz · 19 days ago · 2 pontos

      Esse aí eu estou reservando para jogar de 2, pois jogando de 1, não teve a mínima graça.

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 18 days ago · 2 pontos

      Esse jogo é simplesmente espetacular e tú está enganado@santz, sozinho a diversão é garantida...👍🏻

      2 replies
  • tassio Tassio Pinheiro
    2020-04-07 19:11:44 -0300 Thumb picture
    tassio checked-in:
    Post by tassio: <p>Acabei de fechar o ToeJam & Earl. Comprei o "Bac

    Acabei de fechar o ToeJam & Earl. Comprei o "Back to the Groove" pra PC, mas acabei ficando com vontade de fechar esse do Mega mesmo no KEGA Fusion hehe

    Eu tinha fechado esse jogo só uma vez na vida, na única vez que aluguei essa fita (não me lembro de ter alugado muitas vezes), e é um joguinho bem legal!

    Engraçado que ele chega no planeta dele, e o segundo jogo (Panic on Funkotron) se preocuparam em manter essas mesmas cores pois se passa nesse ambiente aí.

    23
    • Micro picture
      realgex · 3 months ago · 2 pontos

      Eu já tinha aquele pacotão da Sega na Steam, faltavam apenas os dois Toe Jams da Sega. Como tá em promoção, pra mim, ficou só os 2 Toe por R$ 0,66, comprei na hora kkk.

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 3 months ago · 2 pontos

      Esse jogo é simplesmente espetacular, divertido e até hoje eu jogo.❤️

    • Micro picture
      le · 3 months ago · 1 ponto

      Pena que o segundo jogo tenha perdido tudo que o primeiro teve de único. Pelo menos retomaram essa jogabilidade no Back in the Groove (só não gostei muito do estilo de arte).

      1 reply
  • 2019-09-04 09:21:48 -0300 Thumb picture

    #180 - ToeJam & Earl [Mega Drive] 1991

     A dupla de alienígenas Toejam e Earl vagam pelo espaço após uma festa, porém, eles batem em um cometa e caem na Terra. O objetivo do jogo é coletar as 10 partes de sua nave que estão espalhadas em ilhas flutuantes e voltar para casa. O design do jogo é baseado no clássico Rogue de 1980, pois tanto o formato das ilhas quanto a localização de itens e inimigos são gerados de forma aleatória. Os power-ups do jogo também são imprevisíveis, com caixas de presentes que possuem efeitos diversos, desde de correr a perder uma vida. O jogo foi pensado para jogar em modo cooperativo, onde cada um pode se mover livremente pelo mapa em tela dividida, mas que se une quando estão próximos. O estilo do jogo tem forte influência do funk e cultura urbana.

     - Um jogo cheio de estilo e com conceitos bem diferente. Além do design inusitado dos personagens e do planeta Terra ser dividido em ilhas flutuantes, temos os inimigos bem sem noção, como demônios, hamsters em bolas, caminhão de sorvete fantasma e por aí vai. Tudo isso embalado por uma trilha sonora única que mistura funk (americano) e hip-hop. Tanto estilo não se reflete muito nos cenários, que geralmente são gramados verdes com buracos e lagos. Se cair em um buraco, vai para a ilha de baixo e deve pegar o elevador para subir de novo. A ação é lenta e furtiva, tendo que evitar os inimigos. A melhor parte do jogo vai para seu modo multiplayer com tela dividida. A liberdade dada a cada jogador é algo realmente fantástico.

    Nota pessoal: ★★★★☆

    @andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

    41
    • Micro picture
      darlanfagundes · 10 months ago · 3 pontos

      Um dos games mais legais do megão, ele é diferenciado, mas muito difícil,ao menos pra mim, nunca zerei ele...Se não me engano ele vai ter uma continuação ou remake...o único game de SNES que pra mim faz frente a esse é o Zombies ate my neighbour....

      7 replies
    • Micro picture
      mysteron · 10 months ago · 3 pontos

      Um dos meus jogos favoritos de todos os tempos! Foi ótimo ver que o Back to the Groove pegou os melhores elementos desse jogo!

      1 reply
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 10 months ago · 3 pontos

      Mano... tô com @mysterion...um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. É um dos poucos games anos 90 que eu ainda jogo (esse e o Castle of Ilusion).
      ...
      5 estrelas 🤩🤩🤩🤩🤩
      ...
      Ideia simples...trilhas espetaculares e deliciosas de escutar enquanto joga...game engraçado...divertido...gameplay fácil de aprender...e realmente esses personagens (inimigos, protagonistas) são hilários...😅😅😅
      ...

      5 replies
  • longnplay Luiz Alberto
    2019-07-07 20:46:49 -0300 Thumb picture
    Post by longnplay: <p><a href="https://www.youtube.com/watch?v=yMVhZoL

    0
  • 2019-04-15 23:08:24 -0300 Thumb picture
    subzero_amarelo checked-in:
    Post by subzero_amarelo: <p><strong>Finalizado!</strong></p><p>2019 - <stron

    Finalizado!

    2019 - #16

    Geral - #73

    Bom, o jogo é ok. Nem é tão bom, nem é ruim. Deu pra garantir um par de horas de diversão. Só não entendo porque em vez de aprimorar as mecânicas do 1, que por sinal possuem bastante potencial (e foi algo que fizeram só recentemente, com o Back in the Groove), lançaram o 2º título como um jogo de plataforma, que também é bem mediano. Acho que se fosse devidamente lapidado naquela época, essa série talvez virasse uma verdadeira beleza do Meguinha, quem sabe até com uma trilogia, igual ao ouriço azul...

    Aí, @andre_andricopoulos, já que você gosta tanto desse jogo, esse check-in é em sua homenagem. shuahsau

    19
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · about 1 year ago · 4 pontos

      Kkkkk...sou apaixonado mesmo por esses dois.
      ...
      Esses presentes por si só já garantem muitas risadas...
      ...
      Como @santz mencionou, perfeito pra jogar com os amigos. Mas também curto single player.
      ...
      A trilha também é encantadora...
      ...
      @subzero_amarelo... também não entendi a mudança no 2. Mas pelo menos mantiveram o humor... Grato pela homenagem. Adorei 😍🤗
      ...

      1 reply
    • Micro picture
      santz · about 1 year ago · 3 pontos

      Acho que a magia desse jogo está no multiplayer.

      1 reply
  • rafaschiabel Rafael Augusto Schiabel
    2019-03-01 14:01:00 -0300 Thumb picture
    Post by rafaschiabel: <p>https://www.youtube.com/watch?v=MIfTJkVidD8</p>

    16
  • andre_andricopoulos André Zanetti Andricopoulos
    2018-10-24 15:01:10 -0200 Thumb picture

    DESAFIO 30 DIAS DE GAMES

    DIA 12: UM JOGO QUE TODO MUNDO DEVERIA JOGAR

    É difícil citar somente um em meio à tantos games fodas como FALLOUT'S, SILENT HILL'S, BIOSHOCK'S... mas farei um pouco diferente (duas polaridades):

    > UM GAME VELHO (e super divertido podendo jogar 2P e invertendo posição do mapa e itens também, ou seja, nada sempre estará no mesmo lugar...): TOEJAM & EARL


    > UM GAME MAIS RECENTE (e super melancólico / triste com uma excelente trama e doses de mistério): RIME


    Agradeço à todos que me desafiaram para o @desafio. Aqueles que ainda não fizeram, sintam-se desafiados: há cada dia abaixo, um post diferente.

    28
    • Micro picture
      santz · over 1 year ago · 2 pontos

      ToeJam e Earl eu pretendo jogar de 2, um dia...

      1 reply
    • Micro picture
      mjdias · over 1 year ago · 2 pontos

      Eu devo ser a unica pessoa do mundo que prefere o ToeJam e Earl 2 Panic at Funktron, do que esse clássico ai.

      6 replies
  • andre_andricopoulos André Zanetti Andricopoulos
    2018-08-10 09:45:17 -0300 Thumb picture

    DESAFIO TOP 20 MÚSICAS DE GAMES

    DIA 13 - TOE JAM & EARL (MEGA DRIVE - 1991).

    O game é 10 ... 

    A TRILHA É 1000!

    Vale lembrar que um REMAKE está previsto para esse ano! Será mesmo? Pois já foi cancelado anteriormente...

    As regras são as seguintes:

    1 - Poste uma música de um jogo por dia por 20 dias (total de 20 jogos)

    2 - Não pode repetir o jogo

    3 - A música precisa estar no jogo (OF COURSE!)

    4 - Vale versão remix ou música licenciada no jogo

    5 - Marque um abguinho e a persona @desafio

    6 - Não explique nada, só poste (às vezes não consigo)

    Finalizo agradecendo quem me desafiou como @gusgeek, @darkhaywired e @marlonildo, @juca87 e desafio o otaavio_pereira (e qualquer outro lendo e interessado em participar. Favor me mencionar).

    33
    • Micro picture
      fabiorsodre · almost 2 years ago · 2 pontos

      Isso já foi capa de quase todas as revistas de games na década de 90. Fez sucesso feroz! 👍

      1 reply
    • Micro picture
      riki_samejima · almost 2 years ago · 2 pontos

      Esse game talvez seja o melhor representante desse comecinho dos anos 90. O estilo de arte, com aquele logo do game e aquelas formas geométricas animadas, as músicas(quando rap, funk e freestyle comiam solto nessa época). É muuuuito começo dos anos 90!

    • Micro picture
      andre_andricopoulos · almost 2 years ago · 2 pontos

      Caramba to mega sem graça mas... acredita que essa trilha eu já o fiz noutro dia? kkkkk
      Amo tanto o game e a trilha que até repeti. Noutro post faço outro DIA 13

      1 reply
  • andre_andricopoulos André Zanetti Andricopoulos
    2018-07-11 18:47:51 -0300 Thumb picture

    Desafio - Top 20 Músicas de Games

    DIA 4 - trilha de TOEJAM & EARL (1991 - MEGA DRIVE)

    Só há uma coisa para se dizer... esses alienígenas são foda e é um game que jogo e curto até hoje, apesar de ser de 1991.


    As regras são as seguintes:

    1 - Poste uma música de um jogo por dia por 20 dias (total de 20 jogos)

    2 - Não pode repetir o jogo

    3 - A música precisa estar no jogo (OF COURSE!)

    4 - Vale versão remix ou música licenciada no jogo

    5 - Marque um abguinho e a persona @desafio

    6 - Não explique nada, só poste

    Finalizo agradecendo quem me desafiou como @gusgeek, @darkhaywired e @marlonildo. Desafio @herbertviana (e qualquer outro lendo e interessado em participar. Favor me mencionar...).

    24
    • Micro picture
      herbertviana · about 2 years ago · 2 pontos

      Agradeço pela indicação! :D

  • volstag Guilherme De Assis Pinto
    2018-06-18 16:40:29 -0300 Thumb picture
    volstag checked-in:
    Post by volstag: <p>O <a href="http://alvanista.com/desafio" style="

    O @desafio dos Jogos: 10 games que causaram impacto em mim; uma imagem apenas, sem explicação; 1 game por dia; e a cada game uma indicação de amigo para participar.

    O @caramatur que me marcou.

    Day 10

    Próximo desafiado: @kitsunex_x

    PS: Resolvi chamar pro desafio pessoas que não tem aparecido a um tempo no Alva por 2 motivos:
    1 - Quem sabe reaparecem.
    2 - Todo mundo que penso em chamar e que está todo dia postando, alguém já chamou antes :P

    PS2: Só 10 jogos não dão nem pro cheiro, ficaram faltando inúmeros, vou dar uma estendida, mas não sei de quantos ainda.

    Day 1 - H.E.R.O. (Atari 2600)
    Day 2 - Super Mario Bros 3 (NES)
    Day 3 - La Pucelle Tactics (PS2) ou La Pucelle Ragnarock (PSP)
    Day 4 - Vagrant Story (PSX)
    Day 5 - R-Type (Master System)
    Day 6 - Castlevania: Symphony of the Night (PSX)
    Day 7 - World of Warcraft (PC)
    Day 8 - Mega Man 2 (NES)
    Day 9 - Predator (NES)

    15
    • Micro picture
      santz · about 2 years ago · 2 pontos

      Esse aí você jogava com alguém.

      8 replies

Load more updates

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...