• 2018-08-30 19:19:39 -0300 Thumb picture

    JOGO 01# Rockman & Forte: Mirai kara no Chōsensha

    Rockman & Forte: Mirai kara no Chōsensha (que pode ser traduzido como Desafiantes dos Futuro) é um game da saga Mega Man, lançado em 1999 para o portátil da Bandai o Wonderswan um console portátil que foi adorado pelos seus donos devido a quantidade relativamente alta de jogos baseados em animes ou de empresas nipônicas grandes como Banpresto, Squaresoft, Taito entre outros e que tinha bons resultados no mercado de portáteis ,até a chegada do GBA pelo menos.

    O jogo, que fora lançado após o Rockman & Forte de SNES colocava a dupla de heroi e anti-heroi para encarar outra ameaça, desta vez inimigos vindos do futuro para causar no passado, o jogo estava todo em japa, mas scripts traduzidos para inglês podem ser lidos aqui e uma tradução pra download aqui. Na trama robôs vindos do futuro denominados os Dimensions atacam uma cidade, estes liderados por um robô similar ao Mega Man que se autodenomina Rockman Shadow.

    O vilão da vez e seus Robot Masters.

    O mesmo com seus atos de destruição acaba por ficar no caminho de Forte/Bass e do herói azulado. A trama é um tanto... bizarra, isso porque ela mexe com o futuro da saga clássica, no caso o futuro que antecede a saga X, inclusive tal Rockman Shadow, spoilers a parte possui conhecimento da existência de Quint, o inimigo enfrentado em Mega Man II de Game Boy, sendo este uma versão de Mega Man do futuro capturado e modificado por Wily.

    Quint de Mega Man II acima, abaixo Rockman Shadow em sua aparição nos quadrinhos de Mega Man, apesar das semelhanças eles não são o mesmo robo.

    Apesar de TODA a sua bizarrice a trama ganha um ponto por ser mais inventiva e não se resumir a Wily estava por trás de TUDO no final igual muitos plots decepcionantes da saga fizeram de tempos pra ca, Wily se quer marca presença aqui ainda que seja citado e tenha sua importância. O jogo funciona como boa parte dos MMs, escolha a fase, derrote o Robot Master, use o poder deste pra vencer outro, até chegar no chefe final, com o acréscimo do jogo ser dividido em duas campanhas uma para Mega Man e outra Bass/Forte, assim como em Mega Man & Bass de SNES, Mega Man dispara tiros carregados e pode deslizar passando por algumas áreas, enquanto Bass usa seu buster como uma metralhadora, atirando em varias direções, da dashs ao invés da deslizada do MM (o que não deixa ele passar pelos lugares que o robozinho azul passa deslizando) mas pode dar saltos duplos.

    Os Robot Masters da vez são poucos, menos do que o normal, 4 inicialmente e mais 2 (ou 3) que funcionam como pré-fases para o estagio final, sendo que apenas o primeiro funciona como um Robot Master padrão fornecendo poder após a derrota, e são eles os 4 iniciais Konro Man (Homem Fogão), Dangan Man (Homem Bala) Aircon Man (um robô ar condicionado) e Komuso Man (Komuso são um tipo de monge budista que usam uma vasilha nas cabeças), após a derrota destes 4 uma nova fase se abre com os Clock Men, isso Men o plural de Man pois são dois robôs gêmeos que fornecem um poder ao serem derrotados, e antes do chefe final Compass Man, que não fornece poderes. 

    Os Dimensions são uma série de robôs bem obscuros, mas que possuem ainda um certo charme (nota: fanart com eles e Rockman Shadow no estilo de Mega Man Powered Up).

    O gameplay do game por conta do numero curto de chefes é curto, da pra terminar em menos de 30 minutos sem duvida, mas ele consegue ser bem difícil em algumas partes, principalmente com respeito a alguns dos chefes que independente do papel de Robot Masters possuem características de chefes maiores como por exemplo, ter apenas determinada áreado corpo vulnerável, ou ser apenas vulnerável em determinada hora, em especial o Grey Devil, um dos Devils (aquele subtipo de robô INFERNAL que se divide em pedaços e que só possui o olho como parte vulnerável, bumo!) este, também parte dos Dimensions é chefe logo da primeira fase e da um trabalho do cacete pra ser derrotado até você pegar o esquema. Mega Man e Bass podem obter upgrades através da loja como em Mega Man 7 e nos games posteriores, e que incluem a participação de Tango (o gato robótico de Mega Man) e de Reggae (o corvo robótico de Bass) que já apareceram em outros games, mas demora horrores pra juntar dinheiro nesse game pra comprar o que você deseja, em especial os power-ups que funcionam como upgrades vitalícios ao personagem. Os poderes obtidos dos chefes são poucos como imaginado, 5 pra cada personagem mas alguns são diferentes entre Mega Man & Bass e são bem criativos, como as armas de Komuso Man, o Doppel Crash (uma espada de energia para Mega Man) e o Doppel Attack (mini clones de Bass que o permitem sair voando livremente pelo estagio de forma invulnerável atingindo inimigos).

    Bass como sempre tem sua campanha voltada no seu foco Vegeta, provar que é o robô mais poderoso.

    O grafico do jogo é bom, possuindo sprites maiores e mais detalhados do que os de Mega Man de Game Boy e que são tambem bem articulados, ainda que é claro, o jogo seja todo em preto e branco o que pode incomodar algumas pessoas, mas mesmo com essa melhora visual os personagens possuem uma movimentação mais travada em relação aos MMs de Game Boy e layouts de estágios um tanto repetitivos, e falando nos estágios algo digno de menção é a inutil necessidade de se mostrar a "habilidade especial" do portatil da Bandai, que é o de ser jogado na horizontal como naturalmente é jogado estilo Game Boy Advance, ou na vertical como um Game Boy, e se isso é legal por poder adaptar difrentes formas de jogo, aqui eles simplesmente pegam uma das fases do jogo (a do Aircon Man) e giram a tela e os controles lhe obrigando a jogar numa nova perspectiva.

    Esta.

    E se você estiver jogando pelo emulador prepare-se para se transtornar um pouco com essa mudança de apenas uma fase que é puro show-off, isto porque alguns emuladores não realizam bem a ida e volta dessa transição. O jogo tem umas musicas até boas, mas abaixo da qualidade normal da saga, talvez porque o hardware da Bandai ão seja melhor que o Game Boy nesse aspecto pelo menos, sem contar que o game contem um incomodo elemento sonoro, que é toda a vez que você para o jogo, indo pro menu de poderes e afins a musica reseta começando de novo, inclusive nas batalhas de chefes confundindo um pouco a emoção da coisa.

    Rockman & Forte Mirai kara no Chōsensha é um game curioso da saga do robozinho azul, mas que merece sua atenção no caso de voc^ser tão fã da saga quanto eu.

    PONTOS FORTE: Uma trama que não envolve Dr. Wily como maestro de tudo.

    PONTO FRACO: Dificuldade criada por problemas de gameplay como as hitboxes de alguns chefes e os controles rígidos dos personagens.

    NOTA FINAL: 7,8

    36
  • raphaelcarvalho Raphael Carvalho
    2018-08-29 13:26:55 -0300 Thumb picture
    <p>Dificuldade semi frustrante, tinha hora que a vo - Alvanista

    Medium 580951 3309110367

    Dificuldade semi frustrante, tinha hora que a vontade era estourar o joystick no chão, mas tá fechado com Mega e Bass!
    E que se fodam os CDs, a surra que levei em vários momentos do jogo já me são suficientes. kkkkkk

    2
  • darlanfagundes Darlã Fagundes
    2018-07-20 22:40:10 -0300 Thumb picture

    Live do Megaman 8.5!

    Jogo bonito,jogo formoso!

    16
  • longnplay Luiz Alberto
    2018-04-08 17:09:17 -0300 Thumb picture
    <p>https://www.youtube.com/watch?v=BssIDAw0QBQ</p> - Alvanista

    0
  • danielretrolevel Daniel Lunas
    2017-12-18 19:21:23 -0200 Thumb picture
    <p>Bora terminar nossa aventura com Bass (Forte) e - Alvanista

    Bora terminar nossa aventura com Bass (Forte) e começar a campanha com o Mega Man! Venha conferir ao vivo!

    2
  • danielretrolevel Daniel Lunas
    2017-12-13 18:11:19 -0200 Thumb picture
    <div>Bora dar mais uma treinada nesse jogo maravilh - Alvanista

    Bora dar mais uma treinada nesse jogo maravilhoso e difícil demais? Rockman e Forte, o game de 32bits do Snes!

    1
  • hard_frolics David Waters
    2017-11-28 20:39:36 -0200 Thumb picture

    Os Ilutradores de Mega Man.

    Mega Man clássico? Ryuji Higurashi, sempre! (Apesar de curtir muito o trampo do Ishikawa tbm)

    Só queria confirmar se a capa do Mega Man & Bass de GBA é dele, mas nnão acho os créditos em lugar nenhum da internet :/

    30
  • wilford_fernandes Wilford Fernandes
    2017-09-26 18:06:32 -0300 Thumb picture
    wilford_fernandes fez um check-in:
    <p><strong>FINALIZADO!</strong></p><p><em>#img#[477 - Alvanista

    FINALIZADO!

    a capa jah está fora de série! ;p aeiijehuaehuea

    no mega man 7 conhecemos o bass, como vilao!

    nesse jogo a gente pode jogar com o sobrancelha de capiroto!

    logo no comecinho temos a oportunidade de escolhar jogar com o bass ou o azulzinho e ficar com essa escolha pro resto do game ;p

    e ele tem habilidades diferentes do Rock! duplo pulo, dash, e atira em qualquer direção parado sem concentrar... o rock, slide e tiro concentrado.. escolhi bass, pra variar o estilo  ;p

    sim vc pode! huehueuhe, por algunsa seguyndos mas pode ;p

    interessante a variação do gameplay mas o jogo fica um pouco mais  facil com o bass ;p mto por conta do pulo duplo ;p

    31
  • marlonfonseca Marlon Fonseca
    2017-08-15 09:14:44 -0300 Thumb picture
    marlonfonseca fez um check-in:
    <p>Jogo finalizado #1519 - Mega Man e Bass (GBA)</p - Alvanista

    Jogo finalizado #1519 - Mega Man e Bass (GBA)

    -maratona mega man 2017-

    Spin-off da série clássica onde o icônico robô azul divide os holofotes com Bass. Pela primeira vez na saga clássica se pode escolher entre dois personagens para enfrentar os desafios, sendo que cada um possui suas qualidades e defeitos.

    Fui de Mega Man afinal de contas a maratona é de quem?

    Como eu só havia jogado até o momento os jogos 8 e 16 bits da saga me deparei com o game mais bonito até aqui. As cores, as animações e expressões do personagem e detalhes nos cenários me chamaram muito a atenção. 

    A trilha sonora é excelente.

    Os vilões proporcionam variação de combates e estilo e alguns deles se apresentaram complicados de se vencer. Eles, alias, oscilam entre a total falta de graça tanto em seu visual como em suas fases e a excelência como o caso do Magic Man que imediatamente já está entre os meus favoritos.

    Pode parecer redundância, afinal de contas estamos falando de um jogo de mega man, mas a dificuldade é bem elevada. A inclusão de itens de auxílio comprados com parafusos achados durantes as fases, porém, atenuam esse fator quando sabiamente utilizados.

    Série clássica quase toda encerrada. Falta o 8 apenas. Vamos a ele.

    11
  • andreycout Andrey Coutinho
    2016-07-09 17:29:37 -0300 Thumb picture
    andreycout fez um check-in:
    <p>#img#[314708]</p><p>Mais um finalizado no Super - Alvanista

    Mais um finalizado no Super Nintendo. Mega Man & Bass!

    A versão do SNES desse jogo nunca chegou no ocidente, então eu joguei uma versão traduzida por fãs, mas diretamente no console, sem emulador ou Save State (graças à magia do SD2SNES).

    Quem me conhece sabe que eu sou muito fã dos jogos da série Mega Man, seja a clássica, X ou Zero. Mega Man & Bass é um dos últimos jogos da série que me restavam jogar do começo ao fim (tirando spin-offs de gênero completamente diferente como os Battle Network). E eu não fiquei desapontado com ele.

    Alguns detalhes que me chamaram atenção:

    Visual e som. O jogo é como uma mistura entre Mega Man 7 e Mega Man 8. Ele foi lançado para o SNES depois do Mega Man 8, que já é um jogo de PlayStation. Por conta disso, ele acabou herdando os sprites do Mega Man 8, mas o chip de som do SNES não é potente o suficiente pra lidar com os efeitos sonoros e a qualidade das trilhas introduzidas no PlayStation, então ele acabou reciclando os sons e instrumentos do Mega Man 7, do SNES. O resultado é essa sensação de um híbrido da velha geração com a nova. De qualquer modo, os sprites são cheios de detalhes e bem impressionantes para o Super Nintendo, e o jogo tem muitas animações bacanas.
    Reciclagem. Não foram só áudios e gráficos que foram aproveitados de outros jogos. Vários inimigos e até mesmo dois dos oito Robot Masters (Tengu Man e Astro Man) foram retirados diretamente de Mega Man 8. Apesar disso, os novos Robot Masters são bem interessantes, e há muitos inimigos novos.

    Seleção de personagens. Ter dois personagens jogáveis é algo que a série já tinha feito em Mega Man X4, do PlayStation, mas eles resolveram repetir isso nesse jogo. Assim como em Mega Man X4, você escolhe o personagem e tem que seguir com ele até o fim, e não é possível aproveitar o progresso de um com o outro (tirando os CDs colecionáveis).


    Bass. Jogar com ele não é tão diferente do Mega Man quanto o Zero é do X, mas as diferenças sutis no tiro e movimentação acaba mudando drasticamente como enfrentar certas situações, especialmente por conta do level design muito mais rígido e cheio de restrições da série clássica, se comparado à série X. O Bass tem uma dash muito similar à do X, o que torna a jogabilidade com ele um meio-termo entre a série clássica e a X. Você pode atravessar a fase em alta velocidade com os dashs e usar o dash-jump e pulo duplo pra pular vários obstáculos sem perder tempo.

    Colecionáveis. O jogo tem um sistema de CDs colecionáveis que dá detalhes sobre personagens da série. São ao todo CEM (!!!) colecionáveis espalhados pelas fases. Eles geralmente são bem escondidos, ou exigem usar as armas dos chefes de maneira inteligente no meio da fase para serem alcançados. Pra mim, esse foi o ponto alto do jogo. Eu não costumo gostar muito de colecionáveis em jogos de ação 3D, mas em sidescrollers como Mega Man, as fases são altamente gostosas de rejogar, e os colecionáveis acabam sendo um incentivo pra explorar elas mais a fundo. Nesse jogo, você tem que progredir tanto com o Mega Man quanto com o Bass pra pegar todos os CDs, porque alguns só podem ser alcançados com o double jump do Bass ou com o Slide do Mega Man.


    Level Design. O Level Design desse jogo é realmente brilhante, porque ele é feito pra funcionar de maneira diferente quando você joga com o Mega Man ou com o Bass. As fases são exatamente iguais, mas várias situações são mais fáceis para um ou para outro personagem por conta do skill set deles. Os tiros do Bass por padrão não atravessam as paredes, por exemplo, então alguns inimigos facílimos de passar com o Mega Man exigem um monte de esforço pro Bass. Em compensação, vários buracos, espinhos e obstáculos em geral podem ser completamente ignordos pelo Bass graças ao dash-jump e o pulo duplo. Esse é o tipo de detalhe que você só percebe e aprecia quando joga a mesma fase com os dois personagens (o que você vai ter que fazer bastante se quiser coletar todos os CDs).
    Dificuldade. O jogo é tão difícil quanto os predecessores, mas tem vários “auxílios” que podem ser comprados na loja do Auto, dado que você adquira parafusos suficientes. Está longe de ser o jogo mais difícil da série, mas também não é o mais fácil. Mega Man 7 me deu bem mais trabalho, especialmente o último chefe.

    No geral, esse o insight de Game Design que esse jogo me passou é de quão divertido pode ser simplesmente buscar itens escondidos sem grandes preocupações, desde que o núcleo do gameplay do jogo seja gostoso o suficiente. Os Castlevanias desde o Symphony of the Night são basicamente construídos em torno disso. Procurar os corações e as armaduras em Mega Man X sempre foi uma das partes mais divertidas do jogo pra mim. Mega Man & Bass tem mais colecionáveis escondidos que muitos jogos da série somados, muitos dos quais são engenhosamente posicionados, então se você gosta desse elemento de “caça ao tesouro”, vale a pena experimentar o jogo.

    4
    • Micro picture
      xbinho · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

      Você terminou com os dois?

      Comecei com Mega Man e estou tendo muita dificuldade, o jogo é muito difícil!

      @projetox - Já que gosta de Megaman!

      2 respostas

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