Medium picture

juninhonash Juninho Rodrigues

It's gonna be a hell of a party


about 2 years ago 2018-06-19

Monument Valley

Em meio a um mercado de jogos de Puzzle complicados ou lotados de power-ups a venda, a USTwo veio e timidamente mostrou como é ainda possível em plenos tempos modernos criar algo que remete ao clássico, jogo curto, simples e direto.

Com quebra-cabeças simples e até mesmo "poéticos", Monument Valley ficou gratuito e eu imagino que fiquei como muitos, peguei e deixei de lado, não dando a devida atenção, e quando fui jogar vi que mesmo se ele fosse pago, cada mísero real seria um tremendo investimento bem feito.

O jogo apresenta Ida, uma personagem que navega entre os mundos que o jogo apresenta, e de forma tímida nos apresenta uma história que é meramente conceitual, não tem muito propósito, só te fazer se sentir ali naquele mundo, porém o jogo não se preocupa em responder basicamente nenhuma questão e muito mal te mostra o que ela é no final, mas a grande cereja do bolo sem sombra de dúvidas está no design das fases, minimamente bem pensada, e desafiadora da forma certa, sem causar nenhum tipo de frustração mesmo aos que não tem a menor habilidade em jogos de puzzle.

Os gráficos minimalistas e trilha sonora completam o jogo magistralmente, dando um tom de arte, muito elegante e propício pra algo tão sutil, e mesmo sem responder quase nada, Monument Valley consegue ser uma experiência marcante, bonita e com um gosto de quero mais, que pode ser saciado facilmente comprando a expansão Forgotten Shores.

Essa que por sinal, é desafiadora e amplia fortemente os conceitos do design do jogo, e ao final de tudo, temos o Ida's Dream, que fecha a experiência te dando 3 formas de jogar o mesmo jogo.

Um jogo mobile, que apesar de curto, é significativo em todos os sentidos e só me fez ter uma gigante vontade de jogar a sua já lançada sequência. Valeu cada segundo gasto no jogo, e se tivesse pago, valeria cada centavo também.

8.5 8.5 10
Overall
9.0 Gameplay
6.0 Story
9.5 Music
9.5 Graphics
Lindos gráficos e direção de arte
Excelente trilha ambiente, imersiva ao extremo
Desafios na medida certa mesmo pros mais inexperientes no gênero
Design das fases excepcional
A narrativa poderia ao menos se dar o trabalho de explicar melhor as coisas, tudo é muito vago
Apesar de bom o jogo é curto

11 of users found this review helpful.


Outras críticas do mesmo autor:

Keep reading → Collapse ←
Loading...