2016-07-25 10:22:57 -0300 2016-07-25 10:22:57 -0300

QUERO SER UM DESENVOLVEDOR DE JOGOS. POR ONDE DEVO COMEÇAR?

Single 3359775 featured image

Você é extremamente apaixonado por games, e em algum momento passou em sua cabeça a vontade de desenvolver seu próprio jogo, mas você não tem a mínima ideia por onde deve começar?

Calma, não se desespere, saiba que você não é o único com dúvidas. Eu já estive nessa mesma situação e tenho certeza que muitos ainda passam por isso.

Nesse texto vou falar um pouco sobre o desenvolvimento de jogos, para que você saiba em que chão está pisando e em breve publicarei outros textos mais específicos quanto ao processo de desenvolvimento em si.

Acho legal deixar explícito nesse começo de texto que, um dos motivos da maioria dos brasileiros não terem a mínima noção do "por onde começar" e "qual caminho seguir" ser o fato da área de desenvolvimento de games ser ainda muito nova no Brasil. E é exatamente por esse motivo que você dificilmente encontra conteúdo mastigado sobre isso, ou não tem aquela facilidade de direcionamento em comparação, por exemplo, com uma área de conhecimento como a medicina e advocacia, das quais pode até não saber, mas tem uma noção básica do que estudar.

A boa notícia é que isso vem mudando de uns 10 anos para cá. Já temos muitos cursos técnicos e superiores na área de jogos digitais algo que nem mesmo existia até então. Além disso novas organizações particulares e governamentais vem dando maior apoio, e facilitando a vida de pessoas que tem interesse nesse ramo, como é o caso da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), por exemplo.

Não se preocupe, não estou escrevendo esse texto para indicá-lo a fazer um curso ou se inscrever em uma dessas organizações. Espero escrever aqui sobre o que realmente importa, que é o processo de desenvolvimento em si, porém antes de partir para a prática primeiro é necessário saber no que você está se metendo, e se é realmente o que você gostaria de fazer. 

Chega de introdução e vamos lá!

O QUE É PRECISO PARA SER UM DESENVOLVEDOR DE JOGOS?
Deixo aqui uma pequena lista, que na minha visão são importantes para alguém que está começando a se aventurar nesta área.

1. Saber que existe uma diferença entre um gamer e um desenvolvedor de jogos.

Você sabe o que é um jogo?

Você deve estar pensando "Esse cara é maluco, jogo a minha vida toda, é claro que eu sei o que é um jogo".

Como jogador você pode até saber o que é um game, mas o desenvolvimento de jogos não se assemelha a nada ao processo de jogar. Aqui começa a primeira desmistificação: se você é alguém que quer entrar na área de jogos, pois poderá passar dias e dias jogando, saiba que isso não acontece. O que um desenvolvedor faz menos é jogar.

2. Saber qual área o desenvolvimento de jogos se enquadra.

A não ser que você vá desenvolver um jogo de tabuleiro, seu jogo será executado em uma plataforma computacional, seja ela um computador, console, celular ou portátil. Então uma das primeiras coisas a se considerar é que o desenvolvimento de jogos faz parte das faculdades de conhecimento de tecnologia, se enquadrando assim na área das ciências exatas. Não importa se você será o artista da equipe, você deve entender que o ambiente computacional fará parte do seu dia a dia.

3. Escolher uma área de atuação.

É verdade que é possível que uma pessoa faça um jogo sozinha. Porém jogos mais ambiciosos precisam de um time multidisciplinar para aumentar a produção e terminar o jogo em um tempo razoável (inferior a 3 anos).

Quanto mais você souber sobre todas as áreas melhor, entretanto você deve focar em uma área para ser sua especialidade. Tente escolher a que você possui maior afinidade ou a que já tenha algum conhecimento.

Uma das coisas que mais acho legal no desenvolvimento de jogos é a diversidade de áreas de atuação existentes, é difícil imaginar outra profissão que junte tanta diversidade em um mesmo time. Vou citar as principais aqui só por curiosidade:

Artista, Game Designer, Músico, Programador, Roteirista

4. Ter noção que é preciso saber fazer para efetivamente fazer.

Não vamos mentir para nós mesmos, não adianta apenas querer, é necessário ter conhecimento em umas das áreas (item 3) para fazer um jogo. Lembre-se, ninguém nasceu sabendo, você deve se esforçar e praticar para aprender. E no desenvolvimento de jogos você deverá saber muito, é uma área extremamente desafiadora, você não deve ter preguiça em aprender e nem ser criterioso com o que aprender.

Lembre-se que todo conhecimento pode ser utilizado em um desenvolvimento de um jogo. As vezes você pode fazer um jogo sobre elementos químicos e vai ter de estudar química para trazer maior realidade ao jogo por exemplo.

É essa diversidade de assuntos presentes  que fazem de um jogo algo tão complexo e único. Olhe quantos conhecimentos foram utilizados, por exemplo, para a criação de um jogo multiplayer massivo online (MMO) como World of Warcraft:

Programação, Física, Música, Arte 2D, Arte 3D, Animação, Efeitos Especiais, Efeitos de Câmera (conhecimentos de cinema), Criação de Roteiro, Game Design para criação das mecânicas, Level Design e arquitetura (criação dos terrenos e interiores), Psicologia para entender as relações entre jogadores, conhecimento em Redes Computacionais para a conexão dos jogadores, conhecimento em infraestrutura de servidores, conhecimento de Economia para a criação da economia interna do mundo, entre outras tantas.

5. Saber utilizar as ferramentas de desenvolvimento.

No futuro vou fazer um texto específico para cada área de atuação e a ferramenta mais utilizada, por enquanto saiba que cada especialidade possui ferramentas específicas mais utilizadas, e que você deve saber como utilizá-las. Por exemplo, não adianta de nada uma pessoa saber desenhar muito bem e querer ser um artista 2D de jogos, mas ela não sabe como passar esse desenho para o Photoshop para ser utilizado no jogo.

6. Pesquise muito, fique ligado nas novidades e tenha um conhecimento mínimo em Inglês.

Como disse no começo essa área ainda sofre com falta de material, então você vai ter de pesquisar muito. Abuse do Google, se inscreva em fóruns de desenvolvimento, assista vídeo tutoriais no youtube, acompanhe sites especializados em jogos ex: IGN e também nos especializados especificamente em desenvolvimento de jogos ex: Gamasutra.

Tenha um mínimo de entendimento de inglês pois a maioria do conteúdo disponível está nesse idioma.

7. Não desista, o início é o mais difícil.

O desenvolvimento de jogos não é fácil. É necessário muito conhecimento e tempo de dedicação para atingir um resultado satisfatório. O momento mais difícil é o começo. Nada faz sentido, as coisas vão parecer super difíceis, e você ainda tem pouco ou nenhum conhecimento do assunto, não desanime. O conhecimento virá com o treino, não leia ou assista aos vídeos apenas, sempre pratique você mesmo, só assim será possível aprender e reter essa informação.

8. O final é extremamente recompensador.

Não há maneiras de descrever o quanto é incrível terminar um jogo e o quão impressionante essa forma de mídia é, acredito que você como jogador deve saber o que estou falando. Lembre-se sempre desse sentimento, ele o fará ir cada vez mais longe.

Bem, essa foi a introdução do assunto de desenvolvimento de jogos, da próxima vez vou falar da parte concreta do desenvolvimento então fiquem ligados, e até a próxima.

54
  • Micro picture
    dennysmvn · almost 3 years ago · 4 pontos

    Obrigado! Vou tentar postar um texto a cada semana. Se tiver tempo faço uns tutoriais com Unity3D também.

  • Micro picture
    santz · almost 3 years ago · 3 pontos

    Caraca maluco, que texto motivador. Eu tinha dado um tempo no meu "joguinho", mas isso ai que você escreveu me animou a continuar. Parabéns, continue assim.

  • Micro picture
    dennysmvn · almost 3 years ago · 3 pontos

    @matheusps92 perdi as contas de quantas vezes tentei juntar um grupo de pessoas para desenvolver e não deu certo. Sempre uma pessoa desiste de fazer, e o negócio não vai para frente. Uma dica quanto a isso é procurar pessoas em lugares específicos, onde realmente vai encontrar pessoas engajadas a começar e terminar um jogo.

    O lugar principal pra encontrar esse tipo de gente são eventos de desenvolvimento de jogos por exemplo as Game Jam's. De uma coisa pode ter certeza, se a pessoa não ta afim ela não ia perder o final de semana dela sem dormir e em condições ruins para desenvolver um jogo.

    Fica a dica

    5 replies
  • Micro picture
    akromvaleth · almost 3 years ago · 1 ponto

    Texto bacana, queria ter lido isso a um ano atrás quando comecei o desenvolvimento do meu primeiro jogo.

    Republicando e seguindo pra ajudar, e se quiser indicação de material pra postar na persona, só me manda uma msg que te passo, tenho bastante coisa aqui.

  • Micro picture
    lcirilo · almost 3 years ago · 1 ponto

    Excelente texto cara! Gostei bastante, e to no aguardo de mais textos do tipo

  • Micro picture
    matheusps92 · almost 3 years ago · 1 ponto

    Ótimo texto o/ Vou acompanhar a persona mais por curiosidade mesmo, já desisti do desenvolvimento de jogos por nunca encontrar gente interessada pra montar um time, eu só sirvo pra criação/roteiro e programação =P

Keep reading → Collapse ←
Loading...