2016-05-11 17:29:41 -0300 2016-05-11 17:29:41 -0300
gabizerah Gabriela Parisi Ramos Featured

Videogames e infância: um caso de amor

Single 3315985 featured image

Sou da velha-guarda dos videogames. Não que não goste dos games atuais ou seja saudosista - sou capaz de perder horas a fio nos multiplayers de Call of Duty, Battlefield e Tekken (aliás, em breve pretendo postar um artigo sobre games multiplayer. Fica a dica :P). Porém, é impossível olhar pra trás, para tempos de quando a maior preocupação na vida era fazer as tarefas escolares exatamente às 3h da tarde, sem bater a nostalgia. Faço parte da Geração Y. Sou do fim de 1988, precisamente de novembro, quando o mundo já conhecia a terceira geração de consoles. Nasci e cresci vendo tecnologias sendo desenvolvidas e tive que me adaptar às novas que foram surgindo. Portanto, o envolvimento logo cedo com o mundo dos games foi um processo bem natural.

Meu primeiro contato real com este mundo foi quando descobri, em casa, o Master System; precisamente, com Alex Kidd In The Miracle World - que, não por acaso, é a capa de meu perfil aqui no Alvanista. Putz, que tempo bom! Sabia até qual a ordem certa que os desafiantes das partidas de Jokenpô usavam. Posso dizer que foi um dos jogos que mais marcou minha infância regada a tantos outros games do mesmo console, como Hang On, California Games, Sonic, Castle of Illusion, Wonder Boy, Double Dragon... A lista, assim como o número de lembranças, é grande, todas sempre regadas a muito Toddynho. Ou, talvez, sendo a caçula café-com-leite:

Em meados dos anos 90, veio o Super Nintendo, que já existia desde o início da década, mas só tive acesso anos mais tarde. E, com ele, vieram incontáveis fases, chefões, senhas anotadas, continues, fitas assopradas (e babadas vez ou outra, quando perdemos o controle da própria saliva ao assoprar). Porém, lembra-se do controle desconectado? Pois bem, deu lugar às brigas; tanto no Street Fighter II Turbo quanto na vida real. Aliás, o SF era a maior causa das discussões com meu irmão. Muitas e muitas vezes corri chorando até os braços de minha mãe e acusando-o de ser muito apelão. Esses irmãos, viu... Isso sem mencionar os mini torneios de International Superstar Soccer (Allejo mítico) e Mortal Kombat com um antigo vizinho. E o que resultava disso? Mais discussões, é claro. Embora muito se fale sobre Super Mario World - zerado inúmeras vezes, principalmente quando conseguia achar aquela estrela que teletransportava diretamente pro castelo do Bowser hu3 -, posso dizer que meu jogo favorito dessa época era Donkey Kong Country. Na verdade, a lista também é grande: Top Gear, Sailor Moon, Indiana Jones, Aladdin, Tom e Jerry, Asterix, Bubsy, Animaniacs, dentre tantos outros. Que época boa, amigos.

E vocês? Quais jogos marcaram sua infância, ou lembranças relacionadas a games têm pra compartilhar?

160
  • Micro picture
    bakujirou · quase 3 anos atrás · 4 pontos

    :V pretendo postar. republicando @talk_to_the_hand

    5 respostas
  • Micro picture
    willguigo · quase 3 anos atrás · 3 pontos

    Superstar soccer com Juiz e bandeirinhas encachorrados, Donkey kongs, Top gear, Star Fox, Super Mario World, eita nóiz, sem falar nos fliperamas....... <3

    ....o bebê já está trilhando um belo caminho. kkkkk

    2 respostas
  • Micro picture
    spencerv · mais de 2 anos atrás · 3 pontos

    Caramba. Passei por todos esses jogos. Hehehehe
    Mascomo sou um pouquinho mais antigo (1983), tive acesso ao Atari do meu irmão e, mais tarde, ao meu Famiclone com 273 jogos na memória. Mas me apaixonei mesmo pela "coisa" por volta de 1998, quando finalmente consegui compar meu primeiro console (que tenho até hoje), o Mega Drive. ^^

    2 respostas
  • Micro picture
    willguigo · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    comecei na verdade no Atary. Pac man, donkey kong, mouse trap, pitfall, river raid, enduro, galinha atravessando a rua (só descobri q era uma galinha décadas depois kkkk), ... ...... eita nóiz

  • Micro picture
    guile87 · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Muito legal o que você escreveu! É interessante pensar, como esses jogos que jogamos no passado, correlacionam com momentos marcantes de nossa vida! As vezes, um jogo que não está entre os maiores primores, em termos de qualidade técnica, pode representar para nós muita coisa, pois ele é ligado à uma época, à algum lugar, à alguem especial! É mais ou menos o mesmo sentimento nostálgico que uma música antiga nos trás! No meu caso, esse jogo é o Kid Chameleon (ou Kid Camaleão, que é como eu sempre vou chamá-lo).
    Lembro de jogá-lo quando era criança... de querer ser como ele... de me fantasiar, usando gel no cabelo, calça jeans, jaqueta preta, oculos escuros e camiseta branca! Já fazia cosplay do meu personagem favorito aos 7 anos de idade e, nem sabia que a palavra cosplay existia!!!

    1 resposta
  • Micro picture
    zuppao · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    mal comecou a postar e ja tem 2 artigos Featured?...
    Parabens... =)
    isso merece uma Badge..rs

    1 resposta
  • Micro picture
    zuppao · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    tenho um caso de amor com Master System (o primeiro, com Hang-On na memoria) e o Mega Drive =D...
    meu primeiro contato com games foi um Atari e o game Asteroid..

    Se eh da "velha-guarda dos videogames" pode ser que goste de houvir nossos papos no @machinecast =D,,, falamos de mta coisa nostalgica la games antigos, arcades, desenhos que viamos na TV, seriados japoneses (tokusatsu) e muuuuuuitas outras coisas....

    Pode comecar por esse episodio: http://machinecast.com.br/machinecast-38-primeiras-experiencias-com-games-parte-2/

    espero que se divirta ouvindo.. temos uma presenca feminina MTO FORTE no cast..rsrs
    =D

    3 respostas
  • Micro picture
    colt47 · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Forever young

  • Micro picture
    dbcdavid · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Ok... também sou de 1988, mas de Fevereiro. Também fazia tarefa lá pelas 3 da tarde e também comecei com um master system, no caso do meu irmão mais velho, jogando Castle of Illusion, California Games e Sonic. O primeiro jogo que finalizei acho que foi o Master of Darkness.
    Anos depois meus pais me deram o Dynavision (clone do Nintendinho), quando o super nintendo estava no auge , mais tarde ganhei o super nintendo, quando o playstation estava no auge e assim foi em cada geração até eu conseguir comprar o ps3 na época certa.

    Muitos... muitos jogos marcaram a minha infância, mas tem dois que sempre reaparecem na minha memória: Super Mario RPG e Chrono Trigger.

    1 resposta
  • Micro picture
    eynooo · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    meu primeiro contato com games foi atravez do computador, que tinha o tal do site fliperama, lá podia baixar jogos, e eu jogava com meu primo na casa dele, e ele também tinha um ps2, nós só jogavamos dbz pq o irmão dele não deixava jogar outros jogos (como Tarzan e um jogo de streetball). O segredo dos rage dos primos eram apertar todos os botões bem huemente (sem saber oque ta fazendo claro) e da o famoso "especial" nele.
    tive primos chatos para caramba que não emprestavam jogos para mim
    teve uma vez que meu primo tinha jogos de atari/mega drive no ps1 dele, eu queria muito jogar aqueles 1001 jogos. ;-;
    E no mortal kombat, apertava todos os botões também para dar especial e meu primo "ISSO NÃO VALE! COMO VOCÊ FAZ ISSO!"

    eu era uma criança impaciente
    tive poucos jogos que marcaram a minha infância, mas eu jogava downhill bike no ps1 com a minha mãe, chorava muito por perder (jogo da bicicleta)
    tekken 3 com meus primos (aliás chamavamos o king de "tigre")
    e teve outro que se chama World's Scariest Police Chases e eu jogava com a minha mãe, perdia e chorava também, nós chamavos o jogo de "jogo da poliça" hue.

    jogo que marcou pra mim foi o meu Tarzan de PS1 (só consegui ir até a fase 4 e vendi o game)
    Driver de ps2 e gta san andreas de Ps2.

    Depois fui para o habbo/minecraft e cá estou.

    me fez tão bem ler esse post, me fez lembrar muito de como foi minha infância, obrigado zuppao, mal te conheço e já te considero. <3

  • Micro picture
    kitsunegamereviews · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Muito show o post, o meu primeiro jogo que marcou foi phantasy star para master system , mas antes dele foi alex kidd e tem muitos desde atari até flipers, mas realmente o que mais me chama atenção até hoje é o Phantasy Star que não me canso de jogar

  • Micro picture
    juray · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Para mim foi o Sonic. Era o personagem que eu adorava jogar no Master System!

    E tinha tambem os fliperamas rsrs! Vários jogos de luta! Eu sempre fui meio ruinzinho, mas também sou bastante persistente! Lembro quando a ficha custava 25 centavos '-'

    1 resposta
  • Micro picture
    erto · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Sonic, Battletoads, Super Mario Bros... tantas lembranças! Me identifiquei muito com o texto, e escrevi sobre o mesmo tema aqui também: http://alvanista.com/everton_agner/posts/3071566-sobre-infancia-e-videogames

    2 respostas
  • Micro picture
    gustavobarbosa94 · quase 3 anos atrás · 2 pontos

    Dá uma nostalgia sim, mas não sou nem um pouco saudosista em relação aos jogos da minha infância.

  • Micro picture
    natansouza · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Vish, nostalgia total! No meu snes ainda tenho o zelda, maio superstar soccer e mais algumas ainda funcionando que jogo de vez em quando... Más um dos jogos mais marcantes foi o super castlevania 4, nossa esse game é de mais! Alem das incontaeis horas jogando Mario e top Gear alem do famoso e maravilhoso Bomber man, nossa esse eu ainda quero possuir todos os cartuchos.

  • Micro picture
    jhonatanarantes · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    oq marcou mais minha infância de mlk foi o spider-man the animated series do snes muito bom aquele game

  • Micro picture
    realmaggoo · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Ótimo Texto ... Foto da bebe, Excelente 8)

  • Micro picture
    megaxbr · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Também tenho ótimas lembranças de Alex Kidd :) belo texto.

  • Micro picture
    andredhekun · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Seu texto meu encheu os olhos de lagrimas, me deu vontade de chegar em casa ligar meu snes assoprar uma fita tomar um café com leite e jogar, por horas a fio meu yoshi island

    tenho ótima lembranças desta época magica da infância meu primeiro console foi um atari, mas nem cheguei a jogar por que minha tia não deixava por na tv e eu e minha mãe moravamos na casa dela, por um triste acaso do destino, dai meu primo aquele priminho "rico" que todos temos, veio e queria trocar de volta o console que meu tio havia me dado, ele me deu um mini-game de lancha da tectoy, dai só vim jogar em um console de verdade na tv anos depois, quando passando para escola avistei a primeira locadora da minha vida eu tinha uns 5 ou 6 anos não me lembro bem, mas foi amor a primeira vista várias caixinhas expostas nas paredes posters aquelas enormes tvs de 20 polegadas ai ai dai me mudei para outro lugar e não podia jogar pois não tinha locadoras perto, mas havia fliperamas onde guardava a grana do lanche e me esbaldava, com captain comando, street figther 2 e cadillacs and dinosaurs, samurai shodown entre outros. a história é longa rsrsr's e lembrar da muita saudades.

    meus jogos Favoritos, São Donkey kong country, Megaman X, Sonic The Hedgehog, Final Fantasy 7 e Resident Evil nossa cara me deu uma saudades agora, quando chegar em casa vou relembrar um pouco da infância.

    3 respostas
  • Micro picture
    nomoto · mais de 2 anos atrás · 2 pontos

    Também sou de 1988, só que de Dezembro! XD Gostei muito do teu post! Os que mais marcaram meus anos 90 foi com certeza Sonic The Hedgehog, o primeiro e o segundo Streets Of Rage! Saudade demais de passar as tardes jogando sem ter que me preocupar com nenhuma outra responsabilidade sem ser fazer tarefa. haha

    2 respostas
  • Micro picture
    hagarth · quase 2 anos atrás · 2 pontos

    Pareceu que estava lendo minha própria história hahaha

  • Micro picture
    herics · quase 3 anos atrás · 1 ponto

    Como vc inúmeras e inúmeras vezes zerando Super Mario World (que foi por mais de um ano o único cartucho que tinha, até aparecer uma locadora no meu bairro kkkkkk)

    2 respostas
  • Micro picture
    gamesimperdiveis · quase 3 anos atrás · 1 ponto

    Muito lindo seu post amiga :D

  • Micro picture
    santz · quase 3 anos atrás · 1 ponto

    Super Mario World, evidente.

  • Micro picture
    anpanout · quase 3 anos atrás · 1 ponto

    Sou um pouco mais velho talvez, meu primeiro videogame foi um TVjogo, um clone do Telejogo. Depois desse tive um clone do ATARI, era da CCE. Joguei muito Pacman, River Raid, Megamania, Mouse Trap e coisas assim. Só depois de muitos anos de Atari que eu ganhei um Turbo Game da CCE, outro clone mas desta vez do NES, nele joguei muito Mega Man, Castlevania, Contra, Gun.Smoke, Super Mario II e III, Life Force e mais um monte de jogos. Infelizmente nesta época eu comecei a trabalhar e perdi um pouco o interesse pelos jogos, não tinha tempo de jogar na verdade, e embora tenha jogado muita coisa do SNES e posteriormente do Playstation, não tive estes consoles. Hoje tenho um Xbox 360, um Gameboy Advance SP e um PC gamer onde jogo todas as coisas antigas em emuladores e novas quando saem para o PC. Enfim, mais gamer do que colecionador, mas estou tentando virar colecionador. hahahaha Belo texto. Parabéns!

  • Micro picture
    projetohibrido [Conta Suspensa] · mais de 2 anos atrás · 1 ponto

    PROJETO HÍBRIDO, O SONHO DE TODOS OS GAMERS.

    IMAGINE UM CONSOLE MULTIPLATAFORMA COM TODOS OS CONSOLES JÁ LANÇADOS ATE HOJE.

    ESSE SONHO E O PROJETO HÍBRIDO.

    https://www.facebook.com/projetohibrido/

  • Micro picture
    dundeedunds · mais de 2 anos atrás · 1 ponto

    Olha, por ser "mais novinho" (1999), eu não peguei muitos dos antigos consoles, embora esteja compensando agora com emuladores de SNES para telefone (o que não é lá das experiências mais fidedignas, uma vez que eu posso simplesmente ganhar do Sigma em Megaman usando Save State a rodo).
    Mas pra mim a minha infância nos jogos foi principalmente marcada por dois consoles: Playstation 2 e GameCube. Não dá pra contar as horas que gastei usando todos os códigos possíveis e imagináveis em GTA San Andreas (ou GTA Rio pra quem tinha a versão pirata, que era o meu caso) e testando estratégias em Smash Bros (minha maestria com o Link é algo que me surpreende até hoje).

  • Micro picture
    caiogabriel · 2 anos atrás · 1 ponto

    De snes, Super Mario, Aladim, Donkey Kong, F-Zero, Jogos de futebol, Top gear...,de megadrive jogava muito Altered Beast, achava muito foda...

  • Micro picture
    robertgamer · quase 2 anos atrás · 1 ponto

    Donkey Kong Country Sem duvida muito top, jogo ate hoje também metal Warrior.

  • Micro picture
    lordsearj · mais de 1 ano atrás · 1 ponto

    Excelente texto. Devo ser um dos mais veteranos, pois sou do tempo do Odisey e Atari. Lembro de perder horas em Enduro, River Raiz, Moon Patrol e Keystone Keppers no Atari.
    Em 1988 já estava me desesperando com Batman, Castlevania, além de super Mario bros claro no meu turbo Gamer CCE! Clone do Nintendinho que aceitava cartuchos japoneses e americanos, que tinham tamanho e pinagem diiferentes. Depois veio o SNES. Ahh, esse aí tem estória. A lista é grande. Mas vou destacar os RPG'S, que conheci nesta plataforma. Terminar final Fantasy II(IV), III (VI) e Chrono Trigger com o dicionário de inglês ao lado e sem entender tudo ainda, foi demais. E o super castlevania, super metroid, Super Street Fighters (tudo era super) Época das revistas de videogame. Rs. Seguindo, PS1, lista maior ainda. Imagina o assombro diante de Metal Gear Solid? Final Fantasy em 3d, Parasite Eve (o primeiro é um dos melhores jogos de todos os tempos), Simphony of the night, e mais uma leva de RPG's espetaculares com destaque para Vagrant Story (o que é aquilo gente em um console de 32 bits?) e Xenogears, uma das maiores obras de entrenimemto já criadas pelo homem. Na sequência, PS2, o glorioso. Não dá para citar jogos épicos, pq quantos seriam? 10? 20? 30? Pra falar só de um, Devil May Cry me assombrou qdo surgiu. Nunca tinha visto 3d com tanto dinamismo e até hoje é referência. Depois, Xbox 360 e PS3. Jogos sensacionais, enredos fantásticos Ainda tenho um monte de jogo para terminar mas algo mudou drasticamente. O vídeo game não era mais "só" video game. Virou uma Central multimidia, um semi pc, aliás, o xbox 360 É um PC "encaixotado". E por sinal, tenho pc desde a época do SNES. Há tempos é a minha principal plataforma, ainda mais pela depois da emulação, que aliás, até em celular chegou, onde jogo muito, se bobear igual ou mais que o PC hoje. Não comprei consoles dessa geração. Talvez compraria um PS4 pelos exclusivos. Mas o vídeo game se divide em antes e depois da Microsoft entrar nesse mercado, para mim. Não sei se é saudosismo, mas... Pc por pc, monto o meu. Desculpe o texto longo. É que a Nostalgia me tomou. :)

Continuar lendo &rarr; Reduzir &larr;
Carregando...