2014-11-24 18:26:44 -0200 2014-11-24 18:26:44 -0200

The Legacy of Metal Gear - S3 Plan

Single 2917152 featured image

AVISO: ESSA POSTAGEM CONTERÁ MUITOS SPOILERS IMPORTANTES DA SÉRIE. LEIA POR SUA CONTA E RISCO.

O POST CONTERÁ SPOILERS IMPORTANTES DE MGS1, MGS2 E MGS4.

Depois de bastante tempo sem escrever nada, estou de volta! Decidi experimentar o formato de postagem "artigo", mas ainda decidirei se futuros posts seguirão ou não esse modelo.

O tema escolhido dessa vez foi o S3 Plan. Algo de extrema importância para a série e muito complexo de se entender em primeiro momento. Precisei terminar o MGS2 algumas vezes até entendê-lo 100%. Entender esse ponto é crucial para entender o MGS2. Não entender o S3 Plan é a mesma coisa que não entender o jogo inteiro, e isso não é exagero.

O S3 Plan é a razão por trás de tudo o que aconteceu em MGS2. Desde os eventos do Tanker, até tudo o que aconteceu nos eventos do Plant.

Ao final do game, após a batalha de Raiden contra um exército de Metal Gear RAY controlados por IA, todo o sistema entra em colapso devido a Worm Cluster criada por Emma Emmerich. Os RAYS passaram ter defeito e agir estranhamente, a IA GW foi fragmentada e Arsenal Gear ficou sem controle. Acreditando ter vencido a batalha, Solidus Snake é então confrontado por Revolver Ocelot que revela tudo o que realmente aconteceu.

Tudo o que aconteceu no S.S. Discovery no ano de 2007 (destruição do cargueiro, roubo do Metal Gear RAY e suposta morte de Solid Snake) e em Big Shell em 2009, era parte de um gigantesco plano conhecido como S3 - Solid Snake Simulation. O objetivo do plano era transformar um soldado qualquer em um novo Solid Snake. Em outras palavras, transformar Raiden, um soldado sem experiência de campo no herói Solid Snake.

Dessa forma, tudo o que aconteceu foi orquestrado pelos Patriots para acontecer do jeito que eles desejassem, da forma que eles desejassem. Sendo assim, o exercício teve como base o incidente de Shadow Moses (2005), onde Solid Snake invadiu a base, derrotou os terroristas e destruiu o Metal Gear REX.

A destruição do Tanker gerou mídia em duas formas: Os Patriots espalharam a falsa informação de que a destruição do cargueiro foi obra de Solid Snake, classificando-o como terrorista que objetivava destruir RAY, propriedade da Marinha americana. Aliado a isso, foi fabricada a notícia de que a explosão do cargueiro (causada pelo RAY controlado por Liquid Snake, assumindo o controle do corpo de Revolver Ocelot) derramou toneladas de petróleo cru e outras substâncias nocivas no oceano da baía de Nova York, ameaçando eternamente toda a vida marinha da região.

Graças a isso, o governo ordenou a criação da estação de limpeza oceânica conhecida como Big Shell. Tudo foi fabricado pelos Patriots para criarem o palco perfeito para o exercício: Big Shell era na verdade uma camuflagem para o Arsenal Gear, o verdadeiro propósito dos Patriots. O S3 Plan era o exercício final para completar a inteligência artificial GW, instalada dentro da Arsenal Gear. Com isso, a fortaleza se tornaria totalmente funcional, a "chave da supremacia" dos Patriots, nas palavras de James Johnson, presidente dos EUA e refém de Big Shell no momento.

O S3 Plan - Solid Snake Simulation (Simulação de Solid Snake) entrou em prática recriando os acontecimentos de Shadow Moses: O soldado que infiltra a base desarmado: Raiden - Solid Snake. Os reféns importantes que devem ser resgatados: Richard Ames e James Johnson - Donald Anderson e Kenneth Baker. O Cyborg Ninja: Olga Gurlukovich/Mr. X - Gray Fox/Deepthroat. Uma equipe especial participando do ataque: FOXHOUND - Dead Cell. Um Metal Gear: Metal Gear RAY - Metal Gear REX. E o suporte via CODEC, com Roy Campbell. Além da aparição de Emma Emmerich, criadora do GW e irmã de Hal Emmerich (Otacon), criador do Metal Gear REX.

Recriando Shadow Moses, o exercício tinha o objetivo de fazer um soldado qualquer se tornar um novo Solid Snake, com a manipulação do meio para que o soldado agisse da forma que era esperada. Raiden cumpriu sua missão, tal qual Snake em Shadow Moses. As situações foram manipuladas para que Raiden agisse de acordo com o script, terminando a missão. No entanto, os Patriots acreditavam que Snake havia realmente morrido com a explosão do Tanker. Mas Otacon o resgatou num barco, e o corpo de Liquid Snake, roubado por ambos após Shadow Moses foi deixado no local, como ambos possuíam o mesmo DNA, os Patriots acreditam que a morte era real. Sua aparição em Big Shell foi algo que fugia totalmente do plano.

No entanto, tudo isso é somente uma máscara para o real objetivo do S3 Plan. O objetivo, bem como o significado da sigla são diferentes. O objetivo nunca foi criar um "Novo Solid Snake", mas atingir esse objetivo era a confirmação da eficácia do plano real.

S3 na realidade significa Selection for Society Sanity (Seleção para a Sanidade da Sociedade). E seu objetivo é prover todas as informações que faltam ao GW para que ele funcione em capacidade máxima.

O objetivo do GW é controlar o fluxo de informações a nível global. Manipulando e tratando informações, decidindo o que é verdade e o que é descartável, dessa forma controlando o fluxo de informações e manipulando a própria história.

Ao fim do game, antes da batalha final contra Solidus Snake, o último CODEC do jogo é visto, e o mais complexo de todos. As próprias IAs dos Patriots entram em contato direto com Raiden e revelaram o plano completo. O objetivo dos Patriots não é "controlar conteúdo, mas criar contexto"

Mas o que isso significa? Na visão dos Patriots, a humanidade não tem o mínimo direito de possuir liberdade. Pois veja o que a própria humanidade criou com sua tão amada liberdade: intolerância, disputas pelos piores motivos, e a constante redefinição do que é verdade. A humanidade é cheia de "verdades", onde cada pessoa abraça aquela verdade que melhor lhe agrada. E construindo meias-verdades para justificar tudo. Bem como, nas palavras das próprias IAs: 

"Apenas veja as estranhas justaposições da moralidade ao seu redor:

- Bilhões gastos em novas armas em ordem de humanamente matar outros humanos.

- Direitos de criminosos recebem mais atenção do que a privacidade de suas vítimas.

- Apesar de haver pessoas sofrendo em pobreza, enormes doações são feitas para proteger espécies em risco."

Entre muitos outros motivos que fazem os Patriots acreditarem que a humanidade não tem direito a liberdade, e muito menos a raciocínio. Dessa forma, eles se consideram os mais qualificados a guiarem o rumo da história e da humanidade.

Criar contexto. O objetivo do S3 Plan era tornar um soldado sem experiência em um Solid Snake, como já dito. O objetivo foi alcançado com sucesso, manipulando o meio em que Raiden estava para que ele cumprisse sua missão. A mente de Raiden foi manipulada a acreditar em tudo aquilo que era colocado em sua frente, nas situações pelas quais ele passava. Se Raiden tivesse falhado em sua missão, o exercício teria sido considerado uma completa falha e encerrado, mas apesar de tudo, ele chegou ao fim, assim como foi decidido que deveria ser.

Com os resultados do exercício, o S3 foi considerado um sucesso, e seus resultados seriam inseridos no GW para que o mesmo fosse feito em todo o mundo, a nível individual. O objetivo dos Patriots é controlar a mente de cada indivíduo na Terra. Filtrando todo tipo de informação, onde a cada dia mais e mais informação desnecessária é criada. Descantando tudo considerado lixo informativo, buscando verdades, lapidando-as, e até mesmo interpretado-as para futuras gerações.

A humanidade pode passar seu DNA adiante, mas a história não é passada geneticamente. E tal como os genes, onde durante a fecundação os melhores genes são passados aos filhos, os Patriots acreditavam que deveriam escolher o que eles consideravam melhor para a humanidade e espalhá-la, controlando-a a sua vontade.

Com o controle de informação do GW, o controle mental seria obtido, os Patriots fariam com que as pessoas pensassem o que eles querem que pensem. Irão agir de acordo com o que eles desejam, manipulando a mente e o meio para forçar a pessoa a fazer o que eles querem, sem nem mesmo saber que ela não tem direito de escolha, não tem liberdade, e que não fez aquilo por que ela quis, mas porque era o que fora decidido que ela faria.

Raiden não possuía escolha, e até o fim achava que tinha feito o que ele havia decidido, acima das ordens que recebia. Porém Raiden não tinha escolha, se falhasse, a filha de Olga Gurlukovich (Sunny ainda bebê) seria morta. As nanomachines em seu corpo transmitiam seus dados vitais para os Patriots. Caso eles identificassem que Raiden morresse, ou fugisse da missão (apesar de impossível), a filha de Olga morreria.

Sendo os Patriots um conjunto de inteligências artificiais, após o MGS2 elas sofreram uma estranha mutação, se tornando auto-consciente, como uma forma de vida. E alteraram o plano original de controle da humanidade para ampliação de seu poder e de sua existência através da Economia de Guerra. Praticamente o mundo inteiro possuía nanomachines, e o sistema dos Patriots era totalmente prova de ataques. Mas o objetivo de controle não havia sido esquecido, sendo revisto, primeiro com o controle total do campo de batalha, e possivelmente com o tempo, estenderia-se para cada ser humano do mundo.

Recomendo totalmente assistirem (ou reassistirem) a CODEC final do jogo, uma tremenda lição para todas as pessoas, em um assunto que não poderia ser mais atual. Abaixo tem um video em inglês e um legendado em português para quem dizer um pouco de dificuldade de entender, pois é um texto bem complexo:

Espero que esse texto tenha ajudado a entenderem o que é o S3, é o assunto mais complexo do MGS2, e sua influência é enorme. Creio que o texto está fácil de entender, falar de um assunto complexo desses acaba gerando mais textos complexos.

@solidrenan

63
  • Micro picture
    ascendase · almost 5 years ago · 3 pontos

    Carácoles, Renan!! Se superando em cada explicação! N unca joguei, e nem sou o melhor cara para jogar stealth, e por isso que curto ler suas explicações sobre a história e tal, pois não fico tão fora do contexto!!

  • Micro picture
    leojiraya · almost 5 years ago · 2 pontos

    Excelente texto @solidrenan , parabéns! Entender o S3 é muito difícil e mais difícil ainda é explicar sobre ele de forma mais fácil de entender como vc fez! Terminei o MGS2 de novo recentemente, por isso seu texto veio em boa hora. Até escrevi um artigo sobre os pensamentos que tive com o final do jogo http://alvanista.com/leojiraya/posts/2917595-o-mundo-dominado-pelos-patriotas

    4 replies
  • Micro picture
    solidrenan · almost 5 years ago · 2 pontos

    @wihem, @victorlemes, @leojiraya valeu mesmo!!!!

  • Micro picture
    solidrenan · almost 5 years ago · 2 pontos

    Valeu povo!!!!!
    @mardones já fiz desse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aqui tem o link detodos, dá uma olhada no "Who are the Patriots?" http://alvanista.com/foxhound/posts/2917464-the-legacy-of-metal-gear-acompanhe-todas-as-postagens-ja-feitas

    1 reply
  • Micro picture
    wihem · almost 5 years ago · 1 ponto

    O texto tá muito bom Parabéns!!

  • Micro picture
    mardones · almost 5 years ago · 1 ponto

    Muito bom o texto @solidrenan. Agora muita coisa na série faz mais sentido pra mim. Obrigado pelo texto e continue escrevendo. Que tal falar agora sobre Wisemen's Comite, e a fundação dos Patriot?

  • Micro picture
    slumki · almost 5 years ago · 1 ponto

    Muito boa a postagem. Há de esclarecer a muitos a história fantástica que é a de Metal Gear Solid 2.

  • Micro picture
    therockin · almost 5 years ago · 1 ponto

    Muito bom mesmo o texto! fala aí,o que vem mais pela frente????

  • Micro picture
    wihem · almost 5 years ago · 0 pontos

    Isso não uma parede de texto isso é uma muralha inteira( desculpa não resisti)

Keep reading → Collapse ←
Loading...