2016-01-28 21:03:16 -0200 2016-01-28 21:03:16 -0200
talk_to_the_hand Flavio Venturini

Fã ou Fanboy?

Single 3248692 featured image

Quando bate aquela duvida ou empaco em um jogo, geralmente tomo uma dessas três atitudes: me torturo até achar uma solução por que “sou bom demais” para detonados, pergunto para um amigo qualquer ou faço a pergunta em um fórum. O engraçado sobre fóruns é o fato que eles são comunidade, um pequeno “mundinho”.

Do fórum mais simples ao mais básico existem: regras, hierarquias (níveis; classes; rankings), autoridades (moderadores) e até mesmo um léxico, o que algo comum na sociedade. Já que o ser humano é por natureza social, quando ele tem a oportunidade de partilhar toda uma "subcultura" ou interesses em meio uma comunidade em que se encaixe, surge daí expressões que se tornam corriqueiras entre os membros.

E se tem uma palavra que todo gamer, e talvez, todo “forumeiro” ta cansado de ouvir é fanboy. Mais afinal, o que essa droga realmente significa? Antigamente o termo denotava os fãs de carteirinha, basicamente o cara que gosta muito de uma coisa e não esconde sua paixão exagerada. Hoje em dia, “digamos” que esse mesmo fã maluco está disposto e lutar com unhas e dentes pra defender o que ama. E é nessa paixão sem limites que mora o perigo da coisa.

Não há problemas em ser um fã ou apaixonado por aquilo que te dá prazer. Eu, por exemplo, me cansei de gritar sem motivo, me emocionar, ir a eventos e até ir no cinema fantasiado. Loucura? Sim, talvez… Quem sabe? Querendo ou não isso é algo normal. Como fãs, gamers, cinéfilos… É natural que nós compartilhe o nosso entusiasmo com o mundo, da forma mais sutil ou exacerbada. E sim, todo mundo tem sua preferência. Como gamer, minhas plataformas prediletas na hora de gastar meu dinheiro suado é o Wii U e a Steam.

Todavia, paixão e opinião são uma coisa, exagero e extremismo são outras. Gosta do Xbox One? Legal, eu compraria um para jogar Halo e Sunset Overdrive. Gosta do Play Station 4? Legal, Uncharted 4 e The Last Guardian são promissores. Prefere o Wii U assim como eu? Legal, Zelda U e Star Fox: Zero prometem, quem sabe a Nintendo não faça uma E3 melhor esse ano e surpreenda tanto os donos do Wii U quanto aqueles que esperam pelo NX.

Convenhamos só citei esses exemplos, imagina o que as outras first e third-parties tem a oferecer esse ano? E vale a pena perder tudo isso por que a Sony “copiou” a Nintendo ou por que a Xbox Live é “melhor” que a PSN? Essa briga não tem sentido.

Nem mesmo Sony, Nintendo ou Microsoft trocam hostilidades dessa forma… Lembra das mensagens amigáveis que a mãe do Windows e a casa do Play Station trocaram via Twitter durante o lançamento de seus atuais consoles? Preciso lembrar que o presidente da Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, Shuhei Yoshida tem dois Wii Us?

Enfim, como diria um certa frase (que descobri ser o slogan de uma marca de fraldas), “Enjoy the ride”, aproveite o passeio. Abra sua mente um pouco e desfrute mais dos videogames, e tudo que esse mundo de mídias e obras de arte tem a lhe oferecer.

@rafael_ferraz

47
  • Micro picture
    armkng · over 3 years ago · 4 pontos

    Vamos nos divertir. Esse é um conceito que estou sempre falando para quem me pergunta.
    Existem tipos diferentes de fanboy, aqueles que são fíeis com uma franquia, e comentam e gostam quando sai uma nova versão.
    O outro tipo de fanboy que existe é uma pessoa doente que apenas olha pra frente e só é feliz quando todos falam e concordam com o que ele diz, se uma pessoa discorda dele, prepare os ouvidos, pq esta pessoa não mede o senso e começa a xingá-lo.
    Ser gamer hoje em dia nas novas gerações, limita o cara ser uma pessoa que é extremamente fechado...
    Quando mostram novas experiencias ou jogos, esta pessoa se fecha por completo e nem quer saber de nada...
    Vamos ter a mente mais aberta galera...pq na guerra pra falar quem é o melhor...apenas vc é beneficiado por todos estas grandes empresas que se preocupam com a sua diversão...apenas isso =)

  • Micro picture
    flaviometal · over 3 years ago · 2 pontos

    Texto legal. Nem vejo problema na idolatria de uma só marca, mas sim em fechar a cabeça e desmerecer as outras. Fanboy é o bicho!

    Btw, meu combo por enquanto também é WiiU + Steam. Mas já planejo comprar um PS4...

    1 reply
  • Micro picture
    avmunico · over 3 years ago · 2 pontos

    Excelente texto. Nao entendo essa cabeça, de defender a unha e dentes algo... Quando gosto de algo tento contagiar meus amigos... Mas é legal ler os comentarios... Rsrrsrs

  • Micro picture
    katsuragi · over 3 years ago · 1 ponto

    Fanboy tem mente fechada e é irritante hoje em dia, diferente do fã que além de ter a cabeça aberta para discussões sabe aceitar quando existen algo ruim naquilo que ele ama, o fanboy não sabe e a todo momento vai tentar achar uma justificativa (mesmo que sem sentido) para dizer que aquilo que é ruim na verdade não é.

    1 reply
  • Micro picture
    jugemu · over 3 years ago · 1 ponto

    O importante é se divertir e ter respeito. A pessoa posse ser muito fã de algo, mas ela tem que saber respeitar a opinião dos outros, e não ser limitada achando que o que gosta é pura perfeição.
    Isso é que mais me irrita com os fanboys atuais, a agressividade com os outros, e a incapacidade de reconhecer os defeitos do próprio.

    1 reply
  • Micro picture
    brunobreezy · over 3 years ago · 1 ponto

    Meu primeiro console foi o mega drive mas meus colegas tinha o super Nintendo e logo se tornou um desejo meu, que agora consegue realizar, tive ps1,ps2,ps3 e o 4 sempre gostei de playstation já tentei jogar o xbox mas não curti mas mesmo assim não fico metendo o pau na Microsoft é questão de gosto mesmo.

Keep reading → Collapse ←
Loading...