2018-02-08 18:42:06 -0200 2018-02-08 18:42:06 -0200

Jogos cada vez maiores em termos de espaço.

Single 3599193 featured image

Amigos do Alva, fiz uma  pesquisa com finalidade de conhecer os maiores jogos para algumas plataformas de videogame em termos de armazenamento/espaço. 

Como curiosidade podemos acompanhar um pouco da evolução da capacidade das mídias e jogos ao longo das gerações.

Na geração  8 -16 bits era muito comum vermos em revistas de games e em capas de alguns cartuchos (Master System/NeoGeo) estampado o numero de Megas de determinado jogo, muitas vezes era usado para impressionar os jogadores.

* Importante lembrar que a palavra "Mega" que constava nos cartuchos 8-16bits era abreviação para Megabit (Mb) e não Megabyte (MB).

O Megabit era utilizado para especificar a capacidade de armazenamento dos  cartuchos de jogos na época.

Legenda:

1Byte = 8 bit

1Kilobyte=1024Byte

Megabit (Mb)

Megabyte (MB)

_____________________________________________________________________________

Os consoles de 8 bits Nese Master System tiveram seus maiores jogos com até 8 Mb (Megabits) de memória. 

Para se ter uma ideia a capacidade máxima que chegava os cartuchos de Atari 2600 era 32 Kilobytes (0,031MB) de tamanho, cerca de 32 vezes menor que os maiores jogos de Nes e Master.

______________________________________________________________________________

O SNES e Mega Drive começaram a sua geração recebendo jogos entre 8 e 16Mb , com o tempo apareceram jogos maiores como Super Street Fighter II com 32Mb (Snes) e 40Mb (Mega Drive).

O Mega Drive recentemente recebeu seus maiores jogos, na figura abaixo podemos observar os maiores jogos das duas plataformas:

______________________________________________________________________________

Neo-Geo e o Nintendo 64 conseguiram colocar jogos com grande capacidade em seus cartuchos, fato impressionante para a época.

O Neo-Geo AES possuía cartuchos grandes em tamanho, a maioria indicava uma capacidade de memória de 330 megabits.

_______________________________________________________________________________

Os consoles que utilizavam CD/DVD apresentavam jogos maiores em capacidade de armazenamento.

O PS1 usava mídia de CD (700 MB), na pesquisa que fiz os maiores jogos que encontrei foram "Fear Effect 2" (4 CDs) e Riven (5 CDs).

O Dreamcast tinha seu formato proprietário de disco o GD-ROM com 1,2GB, o maior jogo que encontrei foi "Shenmue II" (4 discos) .

O PS2 usava DVD (4,37GB) e DVD9 com 8,5 GB pela adição de uma segunda camada de dados.

Com dois discos os maiores jogos que encontrei de PS2 foram "Xenosaga II" e "Devil May Cry 2". Com apenas 1 disco DVD9 o maior jogo que encontrei foi "Xenosaga Ep 1" (8,05GB).

______________________________________________________________________________

O Wii usava discos DVD e DVD9, seus maiores jogos foram "Metroid Prime Trilogy" e "Metroid Other M".

O WiiU usa mídias baseadas no BD-ROM (Blu-ray) com até 25GB por camada o maior jogo que encontrei foi "Xenoblade".

O Nintendo Switch até o momento possui cartuchos com capacidade de 32GB, os maiores jogos que encontrei (sem contar update  e modo multiplayer) foram "Doom" e "Xenoblade" ambos com aproximadamente 14GB. O jogo "Doom" com adição do modo multiplayer por download vai para 22.4 GB.

______________________________________________________________________________

O Xbox 360 também usava DVD e DVD9 , o maior jogo que encontrei foi "Lost Odyssey" com 4 discos.

O PS3 usava discos Blu-ray com até dupla camada, o maior jogo que encontrei foi "Uncharted 3"  (sem contar adição de mapas/multiplayer).

___________________________________________________________________________

Xbox One / PS4 é complicado achar o tamanho real em disco, pois ambos os consoles não leem os jogos diretamente do disco, precisando que o mesmo seja instalado em HD.

Muitos jogos também se encontram compactados no disco e muitas vezes quando passados para o HD  ficam maiores.

Ambos utilizam como mídia  Blu-Ray de dupla camada.

Abaixo os maiores jogos que achei para as duas plataformas sem contar atualizações/DLC etc.

*O jogo NBA2K17 superou por muito pouco Doom e Uncharted 4 para PS4.

__________________________________________________________________________

Os campeões de Tamanho dos Consoles:

Abaixo os dois campeões de tamanho instalados no HD com todas atualizações, DLC (Season Pass), bonus/mapas.

______________________________________________________________________________

Podemos observar que com a evolução das Mídias ópticas/Cartuchos os jogos foram crescendo exponencialmente de tamanho.

A medida que os consoles foram evoluindo e recebendo HDs/Mídia Digital e com sua arquitetura se assemelhando a PCs, seus jogos também passaram a ficar gigantes em armazenamento. 

A tendencia parece ser jogos cada vez maiores, isso pode ser influência de diversos fatores como jogos mais complexos, + resolução,  + realismo, +produções milionárias etc etc...

E então qual opinião de vocês? 

Valeu pessoal....!

78
  • Micro picture
    rax · about 1 year ago · 4 pontos

    caramba 300 GB O_O

    4 replies
  • Micro picture
    ederpezawm · about 1 year ago · 3 pontos

    Algum tempo atrás vi que aumentou o tamanho dos jogos pela localização em tudo que é idioma, texto e áudio.
    Agora com os jogos saindo com texturas e tudo mais para o 4k vão ficar nessa faixa de tamanho. Provavelmente vai aumentar mais quando saírem com texturas em 8k pra mais.

  • Micro picture
    artigos · about 1 year ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    santz · about 1 year ago · 2 pontos

    Mano, que texto maravilhoso. Parabéns aí pela pesquisa, deve ter dado um trampo do cacete.
    Venho lendo revistas antigas e realmente e desde aquela época, a quantidade de bits nos cartuchos Atari fazia toda diferença na qualidade dos jogos. Tanto que tinha premiações que separavam os jogos em categorias de tamanho para ficar uma disputa mais leal.

    1 reply
  • Micro picture
    chimianopao · about 1 year ago · 2 pontos

    300GB! não pode se

  • Micro picture
    sadlucas2 · about 1 year ago · 2 pontos

    as memórias estão evoluindo o suficiente pra acompanhar essa evolução no tamanho dos jogos?

    2 replies
  • Micro picture
    kess · about 1 year ago · 2 pontos

    Lembro que isso funcionava como uma forma de especificar e mensurar os games, como uma forma de ver qual era mais poderoso por ter mais que os outros... Mas que no final nem era tão verdadeiro assim...

  • Micro picture
    manoelnsn · about 1 year ago · 2 pontos

    Muito informativo! Eu penso que a tendência é cada vez os jogos ficarem maiores mesmo... E os discos caírem no esquecimento.

    1 reply
  • Micro picture
    willguigo · about 1 year ago · 1 ponto

    Minha opinião, espero que meu pedido da net se concretize. . .

    1 reply
  • Micro picture
    deathcorps · about 1 year ago · 1 ponto

    300GB PQP

  • Micro picture
    oswaldo_br · about 1 year ago · 1 ponto

    Caramba! Gears of War tem 300GB! E eu achando que WoW era grande haha

  • Micro picture
    muser · about 1 year ago · 1 ponto

    Haja internet...

  • Micro picture
    marceloaccel · about 1 year ago · 1 ponto

    Jogo de 300GB sendo que meu console só é 500GB , lascou =/

  • Micro picture
    adrisenna2 · 11 months ago · 1 ponto

    Enquanto isso, a Nintendo faz milagres com o tamanho dos seus jogos

  • Micro picture
    michbros · 8 months ago · 1 ponto

    Para os consoles e jogos atuais ter "meros" 500 Gb de espaço em disco não quer dizer nada, pois além dos games precisarem instalar certos conteúdos no próprio aparelho tem a questão de DLCs, material extra etc

Keep reading → Collapse ←
Loading...