ezaah

Pesquisadora de transmídia em games. http://www.uchihachan.com/

You aren't following ezaah.

Follow her to keep track of her gaming activities.

Follow

  • ezaah Maria Tereza Borges
    2016-01-05 11:09:38 -0200 Thumb picture

    CCXP 2015

    Yoooo! Depois de anos resolvi voltar aqui pra Alvanista, hehe.

    E começo falando um porquinho sobre a Comic Con Experience 2015 <3

    Lá no meu blog tem um texto contando sobre o evento e um monte de fotinhas. Mas, pra deixar todo mundo cheio de saudades (ou inveja haha), tá aqui a fotinha mais especial de todas: com o Jhon Rhys-Davies *-*

    http://www.uchihachan.com/comic-con-experience-2015

    2
    • Micro picture
      fonsaca · over 1 year ago · 1 ponto

      Se um dia voltar, dá um toque!
      Abraço!

  • 2014-05-19 15:36:05 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Criadores de Chocobos - A transmediação de Final Fantasy (4)

    @ezaah

    Oi galera! Peço perdão pelo meu sumiço e por ter ficado sem postar na semana passada, mas era semana de evento de anime aqui e eu tava atolada com um cosplay. Além disso, fui a um evento de entretenimento transmídia, na Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos (SP), o que me trouxe tanta coisa boa e, ao mesmo tempo, muito o que fazer e não consegui postar aqui na persona. 

    Aproveitando que citei o evento, quero compartilhar com vocês que eu fui lá para apresentar os principais resultados do meu TCC e posso dizer que fiquei muito feliz e realizada por ter ido (mesmo estando muito cansada até hoje q). No grupo em que apresentei, havia outro trabalho sobre games, o que me deu uma alegria tão grande, por saber que existem mais pessoas que encaram estudar sobre games, apesar de tudo. Além disso, as pessoas se mostraram bastante interessadas nos temas que abordei, fizeram questionamentos e me parabenizaram pela forma como carrego o meu tema comigo e apresento tão bem esse nosso universo. 

    Hoje, vou compartilhar com vocês dois elementos fundamentais da minha análise, que complementaram todos os meus estudos e compilaram os meus dados coletados: os gráficos transmídia. Como expliquei em um dos posts passados, utilizei duas metodologias de análise para abordar o processo transmídia e uma delas trata da construção de gráficos que indicam o local em que se encontram os produtos dentro do universo narrativo dos jogos. Lembrando que foquei minhas análises em Final Fantasy VII e Final Fantasy XIII e que o Final Fantasy I é o ponto inicial, que originou a franquia. Look!

    - Final Fantasy VII

    - Final Fantasy XIII

    Não sei se vocês conseguem entender, mas, por exemplo, no gráfico de FFVII, temos o jogo principal, que é onde está o conteúdo principal do qual se pode expandir a narrativa para outras mídias. Antes de sua linha, está as linhas dos spin-offs Before Crisis e Crisis Core, que acontecem ambos antes do jogo principal. Há também os OVA Last Order, que se passa em dois momentos antes do jogo e On the way to a smile, que conta o jogo e o filme sob a perspectiva de um dos personagens. Depois do principal, temos, saindo da linha da franquia, o spin-off Dirge of Cerberus, que conta a história de um dos personagens do jogo principal, e o filme Advent Children, que conta a sequência da história. Além disso, aparecem as produções dos fãs e os Easter eggs, que levam a franquia a outros lugares e trazem possibilidades de se contar novas histórias. 

    Para quem quiser entender melhor, o trabalho completo está disponível neste link!  E as outras postagens estão reunidas aqui

    Espero que gostem! Ja ne! 

    Chocobo Collection

    Platform: Playstation
    8 Players
    1 Check-in

    11
    • Micro picture
      fonsaca · over 3 years ago · 1 ponto

      Não sei se ainda utiliza a rede (seu último post foi do fim do ano passado depois de um hiato sem usar) mas gostaria de dizer, novamente, que seu trabalho sobre FF é muito bom.
      Vou citá-lo em artigo sobre transmídia que estou escrevendo! =D

      4 replies
  • ezaah Maria Tereza Borges
    2014-05-19 15:44:30 -0300 Thumb picture

    [OFF] Cosplay FMA <3

    Heei! Não sei se alguém aqui curte Fullmetal Alchemist, o melhor anime do mundo, mas vim mostrar meu cosplay, que fiz com um grupo de amigos este fim de semana! Eu sou a Trisha Elric, o meu namorado @bim é o Van Hohenheim e tem muito mais gente que entrou no grupo conosco! Espero que gostem!

    Essas são as fotos que tiramos de nossas câmeras, quando saírem as oficiais do evento, eu posto mais ^__^ 

    Fullmetal Alchemist: Brotherhood

    Platform: PSP
    118 Players
    5 Check-ins

    13
    • Micro picture
      solidrenan · over 5 years ago · 0 pontos

      Ficou muito legal!!! Parabéns!!!! E lembrar da morte e "renascimento" da Trisha me fez suar os olhos...

    • Micro picture
      soragamer · over 5 years ago · 0 pontos

      Muitooo legal! Parabéns! :-)

    • Micro picture
      ezaah · over 5 years ago · 0 pontos

      Obrigada, gente !

      @solidrenan, nem me fale, como chorei vendo o anime! É de longe o meu preferido <3

  • 2014-05-06 11:27:25 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Criadores de Chocobos - A transmediação de Final Fantasy (3)

    @ezaah

    Olá, fãs de Final Fantasy! Como disse na semana passada, estou no capítulo de análise do TCC, no qual estão os resultados dos dados coletados. Essa parte vocês já conhecem bem, pois são os elementos que compõem o universo narrativo transmídia da franquia Final Fantasy.

    Para quem não sabe do que estou falando, fiz uma sequência de postagens apresentando meu trabalho de conclusão de curso/monografia sobre Final Fantasy e transmídia, que estão nesses links:

    Criadores de Chocobos!

    Criadores de Chocobos: Introdução

    Criadores de Chocobos: Transmídia

    Criadores de Chocobos: Cibercultura

    Criadores de Chocobos: História dos Games

    Criadores de Chocobos - Game e cultura

    Criadores de Chocobos: A transmediação de Final Fantasy (1)

    Criadores de Chocobos: A transmediação de Final Fantasy (2)

    E se alguém se interessar por ler o trabalho completo, basta clicar aqui

    PRODUTOS TRANSMÍDIA

    Depois das apresentações, vou elencar abaixo alguns dos principais elementos analisados como parte dos produtos transmídia elaborados para a franquia Final Fantasy.

    "A franquia Final Fantasy trata-se de um projeto de jogos eletrônicos para consoles de videogame e para computadores pessoais, que visa a criar um ambiente imersivo, em um cenário de jogos de RPG, para serem jogados individualmente. Todos os seus títulos apresentam histórias fictícias, de fantasia, com elementos baseados em mundos medievais. (...) Além dos jogos, também foram produzidos outros itens, que foram condicionados pelo crescimento de vendas e pelo avanço das técnicas, devido à demanda dos fãs."

    - Filme Advent Children (Final Fantasy VII): distribuído em DVD e UMD e, recentemente, em Blu-ray, que sepassa depois da história do jogo, mostrando o futuro dos personagens e que apresentareferências claras a elementos conhecidos pelos jogadores.

    - Filme The Spirits Within: o filme não conseguiu atrair o público e gerou prejuízos à empresa. Um dos motivos foi a falta de relação clara com a franquia, para além do nome, pois não existiam elementos marcantes como os Chocobos, ou as armas ou mesmo as habilidades.

    - Anime Final Fantasy Unlimited: incorpora várias características presentes nos jogos, como os summons, airships e personagens como os Chocobos, Cid, Moogles, Cactuar e o Chaos. A história conta sobre duas crianças, Ai e Yu, que viajam em um trem fantasma àprocura de seus pais desaparecidos e recebem a ajuda de Kaze e Chobi, um chocobo.

    - Easter Egg em Detona Ralph: a frase“Aerith Lives”, uma referência clara à personagem do jogo FFVII.

    - OVAs de FFVII: Last Order, cuja trama se passa em dois momentos anteriores à ação do jogo, e On the Way to a Smile, que conta os fatos da história do jogo e do filme, sob a perspectiva de Denzel, uma das crianças que aparecem em Advent Children.

    Distant Words: Music from Final Fantasy: apresenta a gravação de uma seleção de músicas dos jogos, tocadas pela Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo.

    Como vocês podem perceber, esses são somente os itens produzidos em outras mídias, que não os jogos. Em outra postagem, vou apresentar as relações observadas entre os próprios títulos da franquia.

    Ja ne! 

    Final Fantasy XIV Online: A Realm Reborn

    Platform: Playstation 3
    365 Players
    47 Check-ins

    14
    • Micro picture
      leodroid · over 5 years ago · 0 pontos

      Vou tirar tempo e ler todos, muito interessante o trabalho...

    • Micro picture
      montanaro · over 5 years ago · 0 pontos

      Muito interessante o trabalho, ainda que eu não tenha lido tudo. Mas a Narrativa Transmídia tbm é tema do meu doutorado, então certamente é uma recomendação muito boa para mim.

      Só tenho uma observação a princípio: cuidado ao chamar todos os elementos da franquia de elementos transmídia. "The Spirits Within", por exemplo, está tão distante do universo medieval da franquia que não pode ser considerado uma expansão daquele universo (princípio básico da transmidiação). O mesmo vale para o Easter Egg em Detona Ralph. São elementos de expansão da marca, ou até da propriedade intelectual, mas a narrativa Transmídia trata de design de universos explorados em diferentes mídias e que expandem o entendimento do mesmo. Alguém pode pegar no seu pé por conta disso, ok?

    • Micro picture
      ezaah · over 5 years ago · 0 pontos

      @montanaro que legal que está trabalhando também! Bom trabalho para você! Quanto aos itens da franquia, no meu trabalho eu digo que o filme não se relaciona com o universo, mas que ele tem elementos do universo, assim como o easter egg, que eu disse que é apenas uma referência a Final Fantasy que aparece em um outro produto de mídia, para que as pessoas visualizem as coisas. Mas tudo isso é uma forma de trabalhar a franquia e expandir a marca, como vc disse.

      Obrigada pelas dicas, graças a Deus, até hoje, em todo lugar que vou, as pessoas mais ficam felizes com o trabalho que pegam no pé, mas sei que tem muito disso, hauehuaheuaeh

  • tiagotrigger Tiago Prado Oliveira
    2014-05-05 09:58:44 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Batalha de Games - Uberlândia - UFU

    E ae galera, essa semana acontecerá a 3ª Batalha de Games na UFU (Santa Mônica) em Uberlândia. Sei que isso é algo bem específico, mas vou postar aqui mesmo porque sei que tem um povo de Uberlandia aqui na Alva. xD

    E o que é isso? É uma competição de criação e desenvolvimento de jogos, que as equipes criam um jogo em um tema e as pessoas jogam e votam nos seus preferidos. Se não me engano, estão participando 10 jogos, inclusive o meu. o/

    Por isso vou marcar aqui as pessoas que acho que sei que moram em Uberlândia. Das pessoas de Uberlândia e que ainda aparecem aqui na Alva, conheço a @ezaah e o @tuliofm. Então, se puderem ir e chamar mais pessoas para ver os jogos, no dia 07 e 08 eles vão estar disponíveis para jogar e votar. É no Laboratório 07 no Bloco 1B, UFU - Santa Monica.

    Mais informações em http://www.comppet.ufu.br/batalha.

    Datas:

    - 06/05/2014 (das 17h às 19h): apresentação dos jogos pelas equipes - auditório 5R-C/D

    - 07 e 08/05/2014: os jogos ficarão disponíveis, no Lab07 bloco 1B, para o público jogar e votar nos seus preferidos

    - 09/05/2014 (às 16h): cerimônia de premiação - auditório 5R-C/D

    13
    • Micro picture
      tchecao · over 5 years ago · 0 pontos

      Sou de Uberlândia tb. Bom conhecer mais gente da terrinha. =)

    • Micro picture
      ezaah · over 5 years ago · 0 pontos

      Nossa, que legal!! Vou compartilhar sim, pode deixar! E vou tentar aparecer por lá!

    • Micro picture
      ezaah · over 5 years ago · 0 pontos

      @tiagotrigger o link aqui não abriu o site do Comppet!

  • harrylee Willian Lee Iwasaki
    2014-04-27 21:44:13 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    56
    • Micro picture
      jonyfontele · over 5 years ago · 0 pontos

      coisa @matsu yana (sic)

    • Micro picture
      aryel · over 5 years ago · 0 pontos

      <33333

    • Micro picture
      carlos_gamer115 · over 5 years ago · 0 pontos

      eu preciso chama-las para uma festinha aqui em casa...

  • 2014-04-27 23:46:23 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Irmãos americanos produzem documentário baseado em Earthbound

    Post : (@julio777

    Dois irmãos norte americanos Jeff and Robbie Benson, decidiram contar a história do enorme amor dos fãs americanos de Earthbound em um documentário chamado "EarthBound, USA".

    O documentário é "inspirado" no fã site Starmen.net, que é dedicado a amada mais um pouco negligenciada série Earthbound. Durante o ano passado Jeff Benson entrevistou vários fãs no intuito de documentar os sues sentimentos em relação à série e de como eles ajudaram populariza-la na terra do Tio San desde os anos 90. 

    Os dois tentaram manter por mais tempo em segredo a existência do projeto, porém "Nosso último entrevistado tinha muitos seguidores no Twitter" disseram, este ultimo entrevistado foi Shigesato Itoi criador da série Earthbound, que postou sobre a entrevista a dois meses atrás em seu Twiter.

    O site irá lançar ainda este ano um Kickstarter para angariar fundos. O lançamento do documentário esta planejado para 2015.


    fonte: Nparty

    EarthBound

    Platform: SNES
    1449 Players
    224 Check-ins

    15
  • 2014-04-28 11:27:00 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Criadores de Chocobos - A transmediação de Final Fantasy (2)

    @ezaah

    Olá, Final Fantasy fãs! Como estão? Vamos começar a semana com mais informação e conhecimento sobre nossa franquia preferida? Bom, hoje eu vou começar um processo bem interessante: vou apresentar os resultados da minha pesquisa para vocês. A maioria dos dados que coletei, são do conhecimento de vocês e estão espalhados nas postagens desta persona. Mas, como eu fiz um levantamento para observar os elementos transmídia, a análise não só apresenta os produtos que vocês conhecem, como reflete sobre o que ele acrescenta para a franquia. Vamos lá!


    O PROCESSO TRANSMÍDIA

    Bom, em primeiro lugar, minha análise seguiu os tópicos de perguntas elaborados pela pesquisadora Gambarato, que apresentei no post da semana passada. Basicamente, fui elencando os produtos da franquia Final Fantasy, à medida em que ia respondendo às questões propostas. Dessa forma, primeiro expliquei do que se trata o objeto analisado, quais são seus objetivos, em que consiste seu enredo, público-alvo, sua relação com os conceitos abordados anteriormente no trabalho, plataformas de mídia  e, claro, a apresentação dos produtos que expandem a narrativa dos jogos. 

    Um dos aspectos mais importantes da análise de uma pesquisa é justamente conseguir linkar os produtos e dados coletados aos conceitos e teorias utilizados para embasar o projeto. Assim, ao longo de toda a apresentação dos resultados, busquei sempre retomar as relações entre Final Fantasy e o enfoque teórico, para demonstrar a importância e a coerência da pesquisa. Além disso, busquei apresentar imagens de produtos e elementos que compõem o contexto do objeto, para facilitar aos leitores e aos avaliadores a visualização dessa transmidialidade. 

    Além das perguntas de Gambarato, outra metodologia utilizada foram os gráficos transmídia, que localizam os produtos no universo narrativo, em seu lugar correspondente. Para facilitar a construção dos gráficos, utilizei cores diferentes para marcar cada produto transmídia apresentado, o que torna mais claro sua importância na narrativa. 

    Na próxima postagem, vou mostrar para vocês como se constroi essa tal de transmídia. Se quiserem conhecer o trabalho, não esqueçam, é só clicar aqui! ;)

    Ja ne! 

    Crisis Core: Final Fantasy VII

    Platform: PSP
    3062 Players
    220 Check-ins

    9
  • ezaah Maria Tereza Borges
    2014-04-25 16:59:06 -0300 Thumb picture

    Procura algo para ler?

    Oi galera! Sei que vocês devem estar de saco cheio dessa sexta-feira que não acaba nunca (assim como eu x.x). Por isso, que tal darem uma passada no meu blog e conferirem o que escrevo sobre animes, mangás, cosplays e outras nerdices? Garanto entreter vocês, para passar o tempo! haha

    Acessem o Uchiha-chan: http://uchihachan.wix.com/blog

    2
  • ezaah Maria Tereza Borges
    2014-04-23 12:09:32 -0300 Thumb picture

    Tools Challenge - Faltam 3 dias!!

    Oi gente! Vim fazer um pedido para vocês!

    Ano passado, um cara aqui de Uberlândia lançou uma campanha no Catarse para imprimir o primeiro volume de seu mangá. E, agora, ele tá lá de novo, para a impressão do segundo volume: http://catarse.me/pt/ToolsChallenge2 .

    Sei que aqui tem muita gente bacana, que gosta dos trabalhos nacionais e que apoiam esse tipo de iniciativa. Por isso, vim pedir a ajuda de vocês para que mais esse projeto saia do papel.

    Vocês devem estar se perguntando se eu ganho alguma coisa com isso, ou se eu sou ligada a ele, ou qualquer coisa assim. Não, eu não ganho nada e eu não sou amiga do Max, mas tive a oportunidade de conhecê-lo no lançamento do primeiro volume, num evento aqui da cidade, e também de entrevistá-lo para uma reportagem que fiz. E digo mais, a história é muito legal mesmo, eu colaborei com o primeiro e, claro, colaborei novamente agora! O autor é um cara super tranquilo, muito legal, esforçado e sonhador, como muitos de nós. E ele merece que isso dê certo! Há alguns dias, ele levou um tombo jogando futebol e teve um sério problema no crânio, uma rachadura, o que deixou um dos lados de seu rosto paralisado e também o obriga a parar de desenhar por um tempo. Assim, toda a campanha que ele tinha planejado para divulgação foi meio frustrada. E é por isso que todo mundo tá se unindo para ajudar o segundo volume do Tools a sair. 

    O link para o projeto no Catarse é esse: http://catarse.me/pt/ToolsChallenge2 .

    Acessem, leiam sobre o projeto e ajudem, se puderem!! Quem puder ajudar a divulgar, também é importante!! Obrigada!! :)

    6
    • Micro picture
      tuliofm · over 5 years ago · 0 pontos

      Apoiado!

Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...