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  • estevam_garcia Estevam Garcia
    2014-12-16 00:33:09 -0200 Thumb picture
  • 2014-12-05 23:39:53 -0200 Thumb picture
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    Final Fantasy - Uma franquia desnorteada?

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    Eu sou um fã de longa data de Final Fantasy. Comecei a jogar ainda na época do SNES e não parei desde então. Cresci jogando, continuei jogando durante a adolescência e não parei na fase adulta. FF sempre teve seu espaço na minha vida. No entanto, cá estou, olhando para trás, refletindo sobre como eram os jogos e tentando entender o que está se passando pela cabeça da SquareEnix (antiga SquareSoft). 

    Antigamente, todo Final Fantasy (exceto spin offs) compartilhava de um grupo de elementos comuns. Todo jogador estava familiariazado com certos elementos e sabia que, mais cedo ou mais tarde, eles surgiriam na história. Uma guerra ou disputa como pano de fundo para uma história mais complexa e profunda, um sistema de batalha em turnos, summons (ou aeons ou qualque outro nome), chocobos, moogles, um mapa a ser explorado, airships, gráficos excelentes, personagens marcantes (tanto os NPCs quanto os jogáveis), trilha sonora com composições lindas - todo jogador sabia que qualquer lançamento de FF traria isso.

    Ao ler o paragráfo anterior, talvez você fique com a impressão de que FFs são jogos repetitivos, que pouco se reinventaram ao longo dos anos. Acredite: este não é o caso - cada jogo tinha características únicas, trazia inovações, personagens diferentes, melhorias no sistema de batalhas, músicas novas, mundos novos que podiam tanto te remeter à uma época estilo medieval quanto à uma idéia futurista... cada FF era um jogo único - não há como olhar, digamos, para o Final Fantasy IX e enxergar um Final Fantasy VIII reciclado. Não. Cada jogo tinha um um individualismo pungente. 

    O quê eu (e acredito qualquer outro fã de FF) gostava era da idéia de sempre saber o quê esperar de um novo lançamento da série: um jogo com elementos familiares, porém único, marcante e fantástico. Uma experiência inesquecível. Era como uma zona de conforto para os fãs: nós sabíamos que podíamos confiar na SquareEnix para entregar um jogo decente, digno de carregar o nome Final Fantasy. Era simples assim. 

    No entanto, a chegada de Final Fantasy XIII causou agitação na nossa zona de conforto...

    Final Fantasy XIII e o início de alguma coisa

    FF XIII foi chocante. Alguns elementos tradicionais da série foram descartados - a começar por aquele que talvez seja o mais notável: o sistema de batalhas. FF XIII não tem batalhas baseada em um sistema de turnos, mas em um sistema chamado sinergia de comando (Command Synergy Battle - CSB*). Nós, fãs, não fomos pegos de surpresa pelo jogo porque já havíamos assistidos à trailers e previews, porém houve várias discussões à época sobre se mudar o sistema de batalhas era mesmo uma boa ideia. Houve quem torcesse o nariz e abandonasse a franquia. 

    *Não vou explicar como esse sistema funciona porque não é relevante para o artigo, basta saber que não é um sistema baseado em turnos.

    O tempo passou e os ânimos se acalmaram. Hoje, boa parte dos fãs (eu inclusive) reconhece que o novo sistema é muito bom e que foi uma mudança bem vinda.  

    No entanto, nem só o sistema de batalha mudou em FF XIII - ele também não tem airships, tampouco tem um mapa livre para exploração e, embora decente, a história é extremamente linear. O próximo jogo da saga Nova CrystallisFF XIII-2, resolveu o problema da linearidade, mas não de maneira tradicional: ao invés de ter um mundo livre para exploração, você pode viajar no tempo. É bacana? É, mas não é "FF típico". 

    FF XIII: Lightning Returns continua acentuando as mudanças na série com uma história que tem momentos mais sombrios que o normal. Além disso, o jogo não tem um conflito ou uma guerra como pano de fundo, tampouco tem mais de um de personagem jogável: em Lightning Returns, você joga tão somente com a Lightning. Por fim, LR é totalmente aberto: você pode fazer as missões principais da maneira como bem entender, algo que até então não existia nos principais jogos da franquia.

    Agora, o que realmente me motivou a escrever este artigo foi o vídeo abaixo:

    O vídeo é um trecho de Final Fantasy Type-0 e foi um dos vídeos mais impactantes que já assisti de FF. Violência, sofrimento, guerra, sangue, dor, desespero e, o mais chocante para um fã de FF, o assassinato de um chocobo (que tipo de criatura desnaturada assassina um chocobo?!). Como mencionei antes, guerras e conflitos sempre estiveram no coração da franquia, porém eram usados apenas como pano de fundo para uma história que ia muito além do combate. A guerra em si era apenas a motivação dos personagens e era não era explorada de maneira visceral como em Type-0. O lado cruel e sanguinário não era mostrado nos jogos. Não havia necessidade para isso e, honestamente, tenho minhas dúvidas que agora exista. 

    Para onde agora?

    Está claro que FF está mudando, tentando criar uma nova identidade para si próprio - mas por que? 

    As vendas de FF sempre foram boas, o quê descarta as mudanças como medidas para corrigir um problema comercial. Mudanças envolvem riscos - elas podem tanto funcionar bem como causar um rombo no orçamento da empresa se não houver aceitação de público. Ou seja, mudanças são perigosas, mas a SquareEnix resolveu correr o risco mesmo assim. Por quê? Como não havia um problema de venda, pode-se descartar a ideia de que a SquareEnix está tentando resolver um problema imediato - em outros palavras, ela não está fazendo isso como uma medida comercial de curto prazo. 

    No entanto, a SquareEnix talvez não seja adepta da ideia de em time que está ganhando não se mexe porque ela entende que time que está ganhando um dia perde. Logo, ela pode estar preparando a franquia para o futuro dos video games - um futuro onde talvez um jogo com o estilo tradicional de FF não tenha espaço. Essas mudanças estão sendo introduzidas em doses homeopáticas para não assustar os fãs mais velhos. Desta maneira, os planos são parte de uma medida comercial de longo prazo e refletem o amadurecimento da franquia. 

    Amadurecer a série faz sentido. Na época do SNES, não era comum encontrar adultos que gostassem de video games, o público era predominantemente infantil ou, no máximo, juvenil. Era compreensível, afinal jogos de 8 ou 16 bits eram simplicista demais devido à limitações técnicas e muito da diversão propiciada pelo jogo dependia de quão facilmente o jogador se divertia. Olhar para vários pixels gigantes e conseguir enxergar ali um carro de corrida, um monstro, um chocobo, ou um whatever, demandava imaginação dos jogadores e - como bem sabemos - normlamente apenas crianças têm imaginação fértil.  

    A chegada do Playstation e outros consoles da chamada geração 32-bits começou a mudar esse cenário. Os jogos passaram a ser mais bonitos e as limitações ténicas finalmente não impunham tantas restrições aos desenvolvedores - logo, video games começaram a se tornar atraentes para o público adulto.

    Tempo continou passando e, hoje em dia, há uma quantia relevante de adultos que jogam video games. Logo, as desenvolvedoras têm o desafio de agradar tanto aos mais novos quanto aos mais velhos. E, talvez, esta necessidade de se adaptar à uma nova realidade seja o fator motivacional para as mudanças. 

    Possivelmente após alguma análise de mercado, a SquareEnix chegou a conclusão que um jogo nos moldes clássicos de FF não agradará as próximas gerações e, para reverter esse cenário, será necessário tornar a série mais violenta, mais dinâmica, menos fantasiosa, com histórias que, de certa maneira, se identifiquem um pouco com o mundo real. 

    Mas será que não agradará mesmo? 

    Não consigo me convencer que não haverá espaço para jogos mais tradicionais no futuro. Jogadores de gerações antigas sempre vão gostar do formato clássico... mas será que a geração mais nova não irá também? Creio que há a possibilidade de gostar porque, de um modo geral, RPGs sempre encontram um mercado mais restrito que jogos de franquias populares, como Call Of Duty ou Assassin's Creed - no entanto, o mercado RPGsista parece estar sempre disposto a consumir vários tipos de jogos, desde algo com um visual mais perculiar como o fantástico Ni No Kuni ou um jogo mais enérgico como Dragon's Dogma. Isso demonstra que jogadores de RPG estão abertos - logo, será mesmo que não há espaço nessa abertura para jogos estilo FF clássico? Será mesmo que a Square irá abocanhar uma fatia maior de mercado com o amadurecimento da franquia? 

    Existe uma outra possibilidade para explicar as mudanças:

    Pode ser que a Square esteja simplesmente tentando definir uma nova identidade para a franquia pelo simples desejo de mudar, de dar vazão à criatividade das pessoas que trabalham no desenvolvimento do jogo. Neste caso, as mudanças teriam que ser feitas da maneira como estão sendo feitas, ou seja, lentamente para reduzir os riscos de não-aceitação. 

    Embora a possibilidade acima seja válida, ela é pouco provável de ser verdadeira. Empresas grandes têm aversão à qualquer coisa que traga risco desnecessário - então, um argumento como "nossos funcionários desejam ter mais liberdade criativa para desenvolver um jogo" certamente não seria suficiente para convencer os diretores a liberarem o dinheiro para financiar o projeto de desenvolvimento. 

    Seja quais forem os planos, hoje me parece que FF é uma franquia que perdeu sua identidade e está tentando desperadamente se redefinir. Parece que a SquareEnix está dando tiros no escuro, tentando encontrar uma fórmula que conduzirá os jogos à uma nova glória.

    Honestamente, eu gostaria muito de ver uma entrevista com algum dirigente da Square na qual ele ou ela fosse questionado sobre o futuro da franquia e quais são os planos exatamente.  Enquanto isso não acontece, só nos resta especular sobre o quê o futuro nos reserva.

    Só de uma coisa eu tenho certeza: 

    Apesar do futuro de FF ser nebuloso e os jogos recentes da franquia terem deixado muito a desejar em vários aspectos, eu estou absurdamente ansioso por FF XV. 

    Fã não faz sentido, né? 

    ----------------------

    Fonte:

    A carismática imagem do Moogle nas costas de um Chocobo eu kibei daqui ó http://fav.me/d6d629x

    Final Fantasy XV

    Platform: Playstation 4
    2164 Players
    575 Check-ins

    75
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      seufi · over 4 years ago · 4 pontos

      "Seja quais forem os planos, hoje me parece que FF é uma franquia que perdeu sua identidade e está tentando deseperadamente se redefinir. Parece que a SquareEnix está dando tiros no escuro, tentando encontrar uma fórmula que conduzirá os jogos à uma nova glória."

      Fato... perdeu a identidade, o que RPG nenhum que sustente o mesmo nome pode.

      Apesar de cronologicamente ser verdadeiro que os FF deixaram de ter a mesma competência desde a fusão com a Enix, não acho que a fusão em si seja o problema. To mais propenso a imaginar que seja a mudança nos times de criação.

      Que eles tentem mudar, tudo bem. Acho válido, justo e certo. mas muda com outro nome. Nâo usa o estandarte de FF, porque vai nos fazer esperar um jogo e nos dar outro sem as mesmas características.

      Enix continua fazendo jogos excelentes. O último Star Ocean (PS3) é excelente, traz elementos típicos da série, sem contudo mudar a abordagem ou apelar para a violência.
      Não acho que a Squareenix deva mudar tanto para agradar o grande público. No fim, o maior erro de uma empesa é tentar agradar a todos. Taí os Tales da Namco que sempre tiveram seu público fiel, e sempre com os mesmos elementos; Taí Persona, que mudou um pouco mas traz as mesmas características. São nichos. Não digo nunca, mas é quase impossível agradar um público como nós, que conheceu Cecil, o Dream team de Chrono Trigger e Final Fantasy VI, tanto quanto o que conheceu somente o mais novo Call of Duty. Agradar os dois vai resultar em não conquistar efetivamente nenhum.

      1 reply
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      lavosierbarbosa · over 4 years ago · 4 pontos

      a Questão não foi a união da Square com a Enix foi a saída de um dos mestres .Hironobu Sakaguchi, somente ele sabe fazer um final fantasy que tanto amamos.

      2 replies
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      fabiomoreira · over 4 years ago · 2 pontos

      então galera, eis aqui um empasse, pois somos todos fãs da série (com excessão do @zir0 ), eu nasci no ano do game, mais necessariamente no mesmo mês, me identifico demais com ele, e não vejo as mudanças atuais como ruins, pois o mercado infelizmente está forçando muitos games a se adequarem ao público, para buscar mais vendas, pois caso contrário, as empresas entram em falência.

      Sobre FF13, gostei muito do n ovo sistema de batalha, o game parece mais vivo, pois os personagens ficam se movendo pela tela e tal. Concordo piamente sobre a falta de mundo aberto no primeiro 13, e também a falta de airships. Porém, gostei muito da história e do desenrolar que aborda crítica politica e religiosa.
      Já o LR ficou lindo demais, em vários sentidos, concordo que não parece nada com final fantasy além dos elementos que usam. Gostei da personagem Lightning (Claire), não é carismática, mas tem seu valor, heróica, corajosa, aquele dever que ela quer cumprir e tal.

      Já no final de seu post @jrcld , você falou que o Type Zero lhe chocou.
      Vejamos... este game eu joguei quando foi lançado para psp em 2009 se não me engano, também usando a mesma abordagem politica e tal.
      Acho que o port e remasterização deste game é uma boa jogada deles, pois com certeza vou comprar novamente para a geração atual, pois o jogo lhe permite muita ação, batalhas que você não espera os turnos (eu gosto dos turnos, mas o tempo mudou e precisamos entender que as coisas vão mudar em nossos games preferidos e que devemos ao menos entender o pq disto) dando assim mais vontade da galera em geral jogar.

      Type Zero leva você ao comando de um exercito que lembra um pouca as Gardens de FF8, você escolhe entre os soldados disponiveis e joga com eles os evoluindo e tal. Recomendo a todos ;)

      6 replies
  • estevam_garcia Estevam Garcia
    2014-10-19 04:20:49 -0200 Thumb picture
    Post by estevam_garcia: <p>https://www.youtube.com/watch?v=x1gq-4UOsus&list

    Chrono Trigger

    Platform: SNES
    13334 Players
    425 Check-ins

    1
  • tony56 Tony
    2014-06-11 19:07:42 -0300 Thumb picture
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    17
    • Micro picture
      jcelove · about 5 years ago · 0 pontos

      Trilha awesome. Vou recomeçar no PSP em breve.

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      guivalquer · about 5 years ago · 0 pontos

      Melhor soundtrack <3

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      tony56 · about 5 years ago · 0 pontos

      Pego qualquer dia desses de novo, mas tô afim de jogar antes Grand Knight Story, Valkyria Chronicles 3 e Vagrant Story ^^

  • estevam_garcia Estevam Garcia
    2014-10-16 14:44:43 -0300 Thumb picture
    Post by estevam_garcia: <p>https://www.youtube.com/watch?v=b3KUyPKbR7Q</p>

    0
  • estevam_garcia Estevam Garcia
    2014-09-30 00:40:45 -0300 Thumb picture
  • estevam_garcia Estevam Garcia
    2014-09-29 01:19:32 -0300 Thumb picture
    Post by estevam_garcia: <p>https://www.youtube.com/watch?v=J4fUdY1PGhY</p>

    Grandia

    Platform: Sega Saturn
    84 Players
    1 Check-in

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