emu_club

Persona sobre emuladores e algumas dicas.

You aren't following emu_club.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • 2020-09-17 04:31:42 -0300 Thumb picture
    22
    • Micro picture
      porlock · about 1 month ago · 1 ponto

      é.. isso foi uma mão na roda mesmo...
      só lembrando. no mini guia q eu postei aqui, deixei o patch mais completo ateh o momento disponivel pra download. com os patches do god of war e o spu crash fix do the last of us... rsrsrs

  • porlock Bruno Tavares de Carvalho
    2020-09-15 22:31:23 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    RPCS3 - Guia rápido para melhor desempenho.

    Galera, recentemente fiz uma postagem com gameplays do RPCS3 e vi que algumas pessoas tiveram duvidas em relação a quais as melhores configurações pra se usar nos jogos. Então resolvi fazer um pequeno guia, pra ajudar a tirar melhor proveito do emulador.

    Segue os passos.

    *HABILITAR GUIA DEBUG

    Algumas opções só são acessíveis na guia debug, que é escondida por padrão. para habilitar, procure o arquivo dentro da pasta onde está o RPCS3 \GuiConfigs\CurrentSettings.ini. Nele, mude o parametro showDebugTab de false para true.

    *PATCHES

    Muitos jogos que estão com o status "ingame", necessitam de patches pra dar uma melhorada no desempenho, ou consertar glitches, que normalmente são causados por funções ou recursos do jogo que ainda não foram tratados no emulador. Estou com o arquivo de patches mais completo até agora, que contém os últimos patches do illusion para o The Last of Us. (mais pra frente falo do illusion) 

    Os patches estão dentro do arquivo patch.yml que deve ser colocado na pasta \patches, dentro da pasta do emulador (se não existir, crie). Deixo o meu arquivo pra download.

    https://drive.google.com/file/d/1MtFXj3zPPhXjJ2_FU...

    Pra ativar os patches vá em Manage -> Game Patches. Selecione o jogo que quiser e habilite os patches que achar necessário, caso tenha algum.

    A "Infra" ta ok. Agora estamos chegando nas configs. 

    Primeiramente devemos procurar na wiki do RPCS3, se o jogo que vamos jogar tem alguma configuração especifica já conhecida.

    https://wiki.rpcs3.net/index.php?title=Category:Ga...

    Na wiki, é só buscar o jogo pelo nome. Olha por exemplo o que a wiki diz do The Last of Us:

    Só esse dado da wiki, já te evita perder um tempo. E deve ser a primeira coisa a ser verificada.

    Depois da wiki, a gente pode tentar um "ajuste fino", tentando algumas outras opções pra tentar um melhor rendimento ainda.

    Agora vamos pras configs propriamente ditas. Destaquei e vou falar sobre as configurações mais relevantes, que são as que podem melhorar desempenho, ou consertar falhas.

    *CPU

    Na aba CPU, não devemos mexer nos recompiladores. o LLVM sempre são as opções mais rápidas. 

    Enable thread scheduler: é uma opção feita pros processadores ryzen, mas mesmo pra eles, é uma config controversa. vai ter jogo que ela aumenta o desempenho, e jogo que diminui. por exemplo, no The Last of Us, o desempenho cai. No Red Dead Redemption, o desempenho aumenta com essa config. o ideal é testar em cada jogo...

    Lower SPU thread priority: Se o seu cpu for intel core i3 ou core i5, você pode tentar essaa opção, que também deve ser testada em cada jogo.

    SPU Block Size: O "Safe" é o default, mas o "Mega" pode te render uns fps. Teste em cada jogo também. Ela pode causar crashes/glitches, mas se funcionar, show de bola.

    *GPU

    Anti-Aliasing: Recomendo sempre desativar. O anti-aliasing é a causa da maioria dos problemas dos jogos. E a maioria dos patches são justamente pra desabilitar o anti-anliasing MLAA. Pelo sim, pelo não, desabilitar ele tende a render uns fps.

    Resolution Scale: Se a sua placa de video for mediana, já da pra usar resolution scale em 200%, que dá a resolução de 1440p. A perda de desempenho é pouca e o ganho de qualidade compensa. Quase todos os meus videos, eu jogo em 1440p. Exceto os playables, que rodam 4k quase sempre de boa. Como dica, sugiro começar no default mesmo, e se o jogo tiver rodando bem, vá tentando as resoluções mais altas.

    Shader Mode: Não vi diferença de desempenho em usar o Async (multi threaded), ou Async with Shader Interpreter, pode ser que em jogos específicos uma ou a outra fique melhor, mas na duvida, deixe no padrão mesmo.

    Write Color Buffers: Essa função sempre diminui o desempenho, mas é necessária em alguns jogos pra resolver principalmente problemas com iluminação. no God of War 3, por exemplo, o cenario externo fica com brilho intenso, e no Red Dead Redemption, a noite fica com brilho muito alto também. Então, se o jogo que você tiver jogando, tiver um problema com iluminação e não tiver mapeado na wiki, essa opção é a primeira coisa que vc deve tentar habilitar.

    *ADVANCED

    Acurate RSX Reservation access: Se o seu CPU não tiver instruções TSX, (os Ryzen não tem.  Os intel acho que 8ª e 9ª geração tem. Elas foram removidas na 10ª geração) Essa opção pode ser necessária pra alguns jogos, como o The Last of Us. Provavelmente vai estar na wiki. Ela sempre diminui o desempenho.

    Relaxed ZCULL Sync: Não tendo nada na wiki, essa opção, junto com a opção Disable ZCULL, da aba Debug, podem trazer ganhos de performance, ou cagar o rolê todo. Teste as duas juntas, ou uma de cada vez e veja se alguma melhora a performance. No RDR por exemplo, Ela da um boost de performance. Já no TLoU, diminui o desempenho.

    Driver Wake Up Delay: Deve ser usada com o menor valor possivel. Mas se o jogo começar a crashar e congelar muito, vá subindo o valor. Tente 40, 80, 100... Não é recomendado deixar acima de 500, porque vai impactar muito na performance. 

    Vblank Frequency: Essa opção normalmente é usada pra destravar o FPS dos jogos. o padrao dessa opção é 60, mas se o cap do jogo for 30fps, você dobrando o vBlank, (setando em 120), deve deixar o jogo em 60fps.

    *DEBUG

    Por último temos a aba debug, que a gente habilitou no inicio. A unica config interessante aqui é:

    Disable ZCULL Occlusion Queries; Pode trazer ganhos de desempenho e pode ser combinada com a Relaxed ZCULL Sync, da aba anterior. Essa opção quebra totalmente o RDR, mas da boost em outros jogos. É uma opção a ser testada. 

    Use GPU Texture Scaling: Vejo muita gente usando essa opção, e até eu já usei, mas nunca reparei diferença com ela ligada ou desligada.

    Agora vamos falar rapidamente das builds custom. 

    Esse mini guia foi feito em cima da versão oficial do emulador. Mas existem dois carinhas por ai que fazem builds tops. O illusion e o ZEROx.

    Tenho usado as builds do illusion, e tenho alguns fps acima da original. Ela tem umas opções a mais na guia Debug, bem como a do ZEROx.

    Vocês conseguem mais informações no canal do YT dos dois:

    Canal do illusion:

    https://www.youtube.com/channel/UCJ6vXQI813m2QLjHf...

    Releases do illusion:

    https://github.com/illusion0001/rpcs3

    No github do illusion tem instruções pra baixar as builds. Procure o "How to download build", porque não é trivial.

    Canal do ZEROx:

    https://www.youtube.com/user/ZEROx2085

    As builds do ZEROx são postadas diretamente nos videos, por links do gdrive.

    Essas builds custom devem ser jogadas em cima do emulador oficial. (Eu faço backup e mantenho uma pasta pra cada build).

    É isso, galera. Acho que é tudo o que sei do RPCS3. Espero poder ajudar vocês a tirarem melhor proveito dele.

    Vou marcar todos que interagiram na postagem anterior. Espero que não se importem, e que de repente esse mini guia ajude em algo. E claro, se alguém tiver alguma sugestão, ou alguma config que não abordei, ou ainda, que eu tenha abordado de forma errada, é só avisar que eu conserto o que tiver que consertar aqui.

    @jailsonbraga, @santz, @_gustavo, @lordsearj, @tassio, @wilford_fernandes, @eduardo_wrzecionek, @kess

    The Last of Us

    Platform: Playstation 3
    11853 Players
    1172 Check-ins

    42
  • tassio Tassio Pinheiro
    2020-08-02 12:00:37 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Emulador Duckstation

    Emulador de playstation nos mesmos moldes do dolphin (parece que um cara envolvido no dolphin é o mesmo que trabalha nesse duckstation). Interface bem parecida, lembra também as interfaces do citra e do yuzu.

    E tem o desempenho muito bom! Fácil fácil de usar. Já vou coloca-lo como primeira opção pra emular playstation (nunca tive um "emulador principal" de play porque nunca foi um console que me interessou muito). Mas assim de cara já achei bem mais conveniente esse emulador do que os ePSXe e PSX.

    46
    • Micro picture
      le · 3 months ago · 4 pontos

      O ePSXe tem sido sempre a minha última opção. Não sincroniza áudio direito (o que é fatal pra jogos de ritmo), se você coloca o plugin pra melhorar jogos 3D, tudo que é 2D (tipo huds e tal) fica cagado.

      Tenho ido com o Beetle/mednafen mesmo pra ele, pra emular como o console original, sem melhorias.

      5 replies
    • Micro picture
      thiagoreis · 3 months ago · 2 pontos

      Interessante !! Depois vou testar aqui. Dizem que é bem leve esse emulador né

    • Micro picture
      onai_onai · 3 months ago · 2 pontos

      Esse emulador não tem uma página oficial?

      3 replies
  • 2020-04-05 12:01:29 -0300 Thumb picture

    Spine, primeiro emulador de PS4 já vai in-game em mais de 50 jogos

    Ainda muito bugado como esperado, Spine que é o novo emulador de PS4 já consegue ir in-game (o jogo inicia e pode ser jogado mas com muitos bugs) em mais de 50 títulos, incluindo títulos completamente em 3D, o que é um avanço impressionante considerando que até mês passado o máximo que o emulador ia era Boot de jogos.

    Quanto tempo vai levar até jogos pesados como os ex-clusivos da Sony passarem a rodar nele? Impossível dizer, mas provavelmente entre meses e alguns anos. Lembrando que a parte mais complicada de se fazer um emulador é o Boot (o jogo inicia), depois o In-Game, normalmente do In-game para o Playable não costuma demorar muito, já o perfect costuma tomar bastante tempo.

    Shovel Knight Showdown

    Platform: Playstation 4
    Players

    30
    • Micro picture
      ramzarify · 7 months ago · 1 ponto

      wow., massa. tomara que o pessoal possa jogar bloodborne 120fps 4k logo. (ou que saia no pc)

      1 reply
    • Micro picture
      santz · 7 months ago · 1 ponto

      Tá porra! Esses caras que fazem emuladores são realmente incríveis.

  • nicholasaraujo0 Nícholas Araújo
    2020-03-13 17:11:50 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Dúvida

    Existe save state no emulador blastem ?Me refiro a tecla.. 

    20
  • luchta Ewerton Ribeiro
    2019-10-07 17:48:43 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    Post by luchta: <p>Pessoal vocês conhecem páginas do <strong>Facebo

    Pessoal vocês conhecem páginas do Facebook ou mesmo grupos, que são dedicados a emulação ou a configurações de jogos de PC (não dicas de jogos, ou hardware e sim mais parte de jogos e melhorias técnicas mesmo) para indicar? Tem um grupo muito bom sobre emulação que sigo chamada Arquivista.exe, me ajudou bastante a configurar os emuladores e achar ROMs. Tem algum ai parecido que vocês conhecem? Pode ser site dedicado a isso também.

    28
    • Micro picture
      thiagoreis · about 1 year ago · 3 pontos

      Eu sigo o Arquivista também !! Pessoal lá muito bacana ! Acho que qualquer dúvida vc pode perguntar por lá mesmo ! Sempre vai ter alguém que saiba te responder !!

    • Micro picture
      noblenexus · about 1 year ago · 2 pontos

      A unica coisa que conheço semelhante a isso é esse site https://pcgamingwiki.com/wiki/Home tem várias dicas de como configurar e melhorar jogos de PC, mas não sei se é isso que vc precisa

    • Micro picture
      luis_f · about 1 year ago · 2 pontos

      Eu indico o fórum Nes Archives, cavoca ele e encontrará de tudo!

  • luchta Ewerton Ribeiro
    2019-09-30 06:34:08 -0300 Thumb picture
    Thumb picture
    Post by luchta: <p>Saiu o <strong>PPSSPP 1.9.0</strong>, o emulador

    Saiu o PPSSPP 1.9.0, o emulador de PSP. Sempre quando sai uma nova versão, eu sobreponho os arquivos novos com as configuração de jogo, personalizado e saves da versão mais antiga. Não sei até hoje se isso é o certo a se fazer, mas é a unica forma de manter os saves e as configurações sem dor de cabeça de fazer tudo de novo.

    27
    • Micro picture
      santz · about 1 year ago · 1 ponto

      Depois que zerar o Burnout do PSP, vou instalar essa nova versão no meu PC. Ainda estou com a 1.7.

    • Micro picture
      willguigo · about 1 year ago · 1 ponto

      @emu_club manja.

    • Micro picture
      wiegraf_folles_ · about 1 year ago · 1 ponto

      A versão é ótima e o problema com save é coisa do firmware do PSP que afeta mais os saves convencionais se tiver na dúvida usa savestate carrega o jogo na nova versão e salva nela.

      3 replies
  • carlospenajr Carlos Pena
    2019-08-27 07:43:07 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    RetroArch agora faz tradução automática (edit)

    Com o lançamento da versão 1.7.8 eles implementaram o esquema de tradução de máquina a lá "Google translator" pra jogos em japonês pra inglês.
    Claro que não é uma maravilha, mas já ajuda. Eu ainda não testei, faz tempo que não jogo retro e nunca usei direito esse emulador, mas é bom espalhar a noticia XD

    Segue link direto deles:

    https://www.libretro.com/index.php/retroarch-1-7-8...

    EDIT:
    Tem o guia de como fazer funcionar, mas ainda não fiz ele, quem quiser tentar, segue o link direto:

    https://www.libretro.com/index.php/retroarch-1-7-8-ai-service-how-to-set-it-up/

    56
  • 2019-08-04 16:25:24 -0300 Thumb picture

    RPCS3 - Implementação do MSAA melhora compatibilidade em vários jogos

    Nas novidades para Julho no RPCS3 temos a implementação do MSAA, utilizada em vários jogos do PlayStation 3. Embora no papel o MSAA seja apenas mais uma técnica de anti-aliasing para melhorar a qualidade da imagem, muitos jogos até então apresentavam glitches gráficos devido a ausência do algoritmo, confira no vídeo:

    Outras novidades incluem uma taxa de quadros mais estável nos jogos da franquia Yakuza e Metal Gear Solid 4, que antes travava logo no boot, agora chega até os menus principais.

    17
  • 2019-08-01 17:16:55 -0300 Thumb picture
    23
    • Micro picture
      tassio · about 1 year ago · 2 pontos

      Vou dar uma olhada aqui!

    • Micro picture
      santz · about 1 year ago · 2 pontos

      Enquanto isso, o emulador Xbox original tá paradaço.

      7 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...