2018-07-26 10:48:47 -0300 2018-07-26 10:48:47 -0300
diegogonz Diego Gonz

Isso é um RPG? Os mais incomuns jogos de RPG (até agora)

Single 3655360 featured image

Assumir o papel de um personagem em um RPG e completar as missões deste não tem que ser algo comum e simples quando o único limite para esse tipo de videogames é a imaginação.

RPGs que misturam realidade com fantasia

A produtora que ficou famosa por dar espaço na TV para desenhos animados focados num público adulto - Adult Swim - agora está apoiando os videogames independentes, e em julho de 2017 lançou um videogame do desenvolvedor Andrew Morrish chamado Kingsway, que está agora disponível para PC via Steam. Neste jogo de RPG a interface é um primitivo sistema operacional tipo Windows/MacOS, onde os monstros são pop-ups, as missões a completar são e-mails, e uma pasta de arquivos se torna o lugar para salvar itens preciosos para usar nas batalhas do dia-a-dia. Em qualquer dia rotineiro no trabalho o jogador viaja pela terra do Rei através da janela do World Navigator, lutando contra monstros quando eles aparecem em sua área de trabalho. O videogame tem tudo a ver com personalizar o desktop para otimizar melhor o fluxo de trabalho, para salvar o mundo de um monstro terrível que ameaça apagar o sol. Uma tarefa perfeita para um trabalhador bem organizado! Outro RPG que combina aplicações do mundo real em um videogame é o Ragnarok Online. Desde o seu lançamento em 2002 este MMORPG aumentou em popularidade no Steam devido às múltiplas classes de guerreiros que os jogadores podem encontrar nele. Um deles é o TaeKwon Masters, que são especialistas em artes marciais, mas seus poderes e habilidades exigem forte conhecimento astronômico por parte dos gamers, já que suas habilidades podem ou não ser utilizáveis dependendo do dia, da localização do personagem no mundo do jogo e do alinhamento que tem um monstro em relação a um corpo celeste. Em outras palavras, a data do calendário do mundo real afeta o modo como essa classe se comporta no jogo. Saber o equilíbrio certo entre as habilidades Solar, Lunar e Estelar do personagem requer que o jogador esteja em sintonia com o próprio universo - ou pelo menos esteja ciente que dia é em quando jogar.

RPGs que jogam com a sorte

A companhia desenvolvedora finlandesa Grand Cru, lançou em agosto 2017 um RPG que usa Blackjack para lutar contra titãs. A ideia pode ter parecido confusa no início, mas Battlejack é um jogo de batalha - RPG, onde as disputas são feitas com cartas e as mesmas regras de pontuação do Blackjack, que podem ser facilmente encontradas na Betway Casino, onde o vencedor é quem ficar mais perto do número 21 depois da repartição de cartas. O objetivo deste jogo é libertar a árvore-da-vida Yggdrasil das mãos dos titãs e restaurar o equilíbrio na mítica terra de Midgard. Este videogame permite criar times de combate, misturando as vantagens oferecidas por cada um dos personagens do jogo, como trolls, piratas, gatos ou unicórnios, para derrotar os titãs e recuperar a árvore-da-vida. O videogame está disponível na App Store de Apple para iOS, e tem entrado na lista dos jogos mais inovadores de 2017, da Google Play para Android. Outro jogo que acrescenta opções como lançamentos de moedas, jogadas de dados e cartas de tarô às possibilidades de um personagem, é Wakfu. Neste MMORPG, desenvolvido pela Ankama Games, elementos e jogos de azar são as ferramentas dos personagens Ecaflip. Dentro de Wakfu, esses gatos peludos são alguns dos guerreiros mais interessantes nos videogames de RPG, já que dependendo da sorte o ataque deles pode machucar ou curar seus inimigos, além de dar a eles a chance de testar as chances num jogo de dados. As habilidades icônicas dos Ecaflip envolvem incertezas, e o fato de que eles possuem um baralho de cartas em vez de uma espada ou besta é um dos fatores que atrai mais atenção a este jogo que está disponível para PC através do Steam.

Magia e alquimia para combater monstros

Dentro do Dragon Age: Inquisition, um jogo desenvolvido pela BioWare e disponível para Playstation 4, existe uma subclasse de guerreiros que se destacam dos demais. Diferente dos Assassinos tradicionais, que rastejam silenciosamente nas sombras, ou os Artífices, que se especializam em armadilhas explosivas, os guerreiros da Tempestade têm um método de ataque muito mais elaborado, engolindo misturas alquímicas caseiras para imbuir seus corpos com efeitos elementares. Assim, os guerreiros da Tempestade têm a capacidade de atacar com um braço de nitrogênio líquido e o outro de querosene acesso, oferecendo uma interessante variação do tradicional especialista em empunhadura da espada que é comumente visto em RPGs. Já a oferta do Puzzle Quest 2, da Namco, também vai para o lado mítico dos jogos de RPG, permitindo aos jogadores selecionar entre ser um feiticeiro, templário, bárbaro ou assassino, mas no contexto de um jogo de conecta 3, similar ao Candy Crush. Dentro deste jogo, a medida que o personagem progride através dos níveis também evolui dentro do videogame. É um extra que este jogo oferece como também seu modo multijogador, além de que está disponível para Nintendo DS, Xbox Live Arcade, iOS, Android, Windows Phone, e Microsoft Windows via Steam.

A lista de RPGs que saem do convencional e incorporam detalhes que os tornam únicos continua a crescer, aparecendo como tesouros para os jogadores que mantêm os olhos abertos quando navegam entre as múltiplas opções disponíveis no mercado.

0
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...