2018-06-26 10:35:21 -0300 2018-06-26 10:35:21 -0300
diegogonz Diego Gonz

Como criar um servidor de Minecraft com um VPS

No que diz respeito a jogos eletrônicos, o Minecraft é hoje em dia um fenômeno que conquista uma legião de fãs, fazendo sucesso tanto entre os adultos quanto as crianças. A razão para isso não é difícil encontrar: o game é divertido e estimula a criatividade.

O funcionamento básico desse jogo consiste na montagem de objetos e cenários fazendo uso apenas de blocos. Apesar de parecer simples, é notória a diversidade de elementos que podem ser criados pelo jogador.

No Minecraft não há limite para a criatividade, pois até mesmo naves espaciais e dragões medievais podem ser modelados.

Sendo uma espécie de Lego virtual, o Minecraft é um dos games mais vendidos hoje em dia para plataformas Mac e PC, bem como é um bem sucedido jogo online, contando com adeptos do mundo inteiro.

Minecraft em um servidor VPS

Se o conceito do jogo já é muito interessante por dar asas para a criatividade, a jogabilidade dele fica ainda mais interessante quando ele é utilizado em um servidor VPS, que são os chamados Virtual Private Server.

Ao utilizar esse tipo de servidor, existe a possibilidade de jogar o Minecraft em conjunto com os amigos. Inclusive, por desempenhar uma função lúdica ao estimular a criatividade, jogar Minecraft em grupo pode ser uma alternativa para as escolas.

A criação de um servidor de Minecraft deve ser feita com a alteração do seu sistema operacional no painel de controle. Para isso, você deve selecionar uma distribuição Linux.

Para que o jogo funcione é necessário abrir as portas do Minecraft no IPTABLES do Linux. É necessário também instalar o Java em sua máquina. As etapas são as seguintes:

Instalar Java e Screen

Esse procedimento é feito conectando o seu servidor via SSH. Para efetuar o login em seu servidor é necessário abrir o terminal Putty SSH. Quando você estiver logado nesse terminal, é possível realizar a configuração do seu servidor.

Executar o Servidor Minecraft

O jogo necessita de 1GB de memória RAM disponível para a inicialização do servidor. Porém, é possível obter mais memória substituindo os parâmetros 1024 no -Xmx e -Xms com 2048 (2GB), por exemplo.

Com o servidor rodando, você pode sair do fundo screen pressionando Ctrl + A e depois d. Para concluir, é possível vasculhar as configurações do seu servidor por meio do arquivo de propriedades do servidor Minecraft.

Vantagens do Servidor Virtual Privado para o game Minecraft

Quando o assunto é jogar Minecraft, a utilização do VPS proporciona mais recursos, pois um ocupam apenas uma parte exclusiva do servidor. Por isso, com um VPS, o Minecraft ganha em velocidade e espaço de armazenamento.

O VPS é recomendado especialmente para aqueles jogadores que já contam com um volume muito grande inserido em seu servidor Minecraft e, devido a isso, já notam uma queda de desempenho em sua hospedagem compartilhada.

Ao perceber esse desempenho abaixo do esperado, já é hora de pensar em migrar para um servidor VPS.

Com isso, você vai ter a possibilidade de aproveitar toda a jogabilidade que esse game proporciona. Entre os benefícios do servidor VPS para o seu Minecraft, é possível citar:

Velocidade

Graças a Servidor Virtual Privado, o seu Minecraft tem condições de se tornar 30 vezes mais rápido. Com um servidor compartilhado, por exemplo, a obtenção de um desempenho desses é muito difícil.

Mais jogadores

Outra vantagem interessante que o VPS proporciona para o jogo Minecraft é possibilitar a atuação de jogadores de vários mundos no game, tornando assim a experiência de jogar mais interativa.

Sem dificuldades na hora da instalação

Hoje em dia você já pode contar com planos de hospedagem que oferecem um painel de controle adequado para esse tipo de servidor. Por causa disso, você estará apto a personalizar o seu servidor com os temas e os plugins que considerar mais adequado.

Um servidor VPS destinado para o Minecraft é caracterizado pela segurança e por sua fácil administração, possibilitando que qualquer usuário tenha condições de efetuar as alterações necessárias.

Segurança dos dados

Quem joga Minecraft não vai querer perder todas as etapas desenvolvidas ao longo de meses ou até anos. Isso seria muito frustrante. Por isso, ao adotar uma hospedagem VPS, os seus dados se tornam mais seguros.

Nesse caso, os dados dos jogos podem ser restaurados em questão de segundos em um servidor VPS, utilizando para isso apenas o painel de controle para ter acesso aos seus backups.

A presença do disco SSD

O disco SSD proporciona para os jogadores de Minecraft um sistema de carregamento com mais estabilidade, o que facilita também para obter um maior ganho na velocidade do carregamento.

Conclusão

O Minecraft é um jogo interessante em que a criatividade é uma das principais ferramentas. Por isso, para que você possa aproveitar ao máximo a sua capacidade criativa e ter uma experiência satisfatória com o seu jogo, utilize um servidor VPS.

E então, o que você está esperando? Muitos mundos e cenários esperam por você dentro do sensacional Minecraft.

1
Continuar lendo → Reduzir ←
Carregando...