2019-09-18 09:39:30 -0300 2019-09-18 09:39:30 -0300
historia_dos_games Denis Lisboa Dos Reis Featured

Versões e acessórios do Famicom/NES

Single 3745914 featured image

Em 1983, a Nintendo lança seu Famicom no Japão, porém, para uso do nome, tiveram que fazer uma parceria com a Sharp que lança a Sharp Nintendo Television no mesmo ano, que unia o hardware da Nintendo com uma televisão embutida. Em 1985, o NES chega ao mercado e salva a indústria americana. Em 1986, a Sharp lança o Twin Famicom, que une o Famicom ao Disk System em um único aparelho. Em 1989, durante a estreita parceria da Sharp com a Nintendo, ela lança o ambicioso e poderoso Famicom Titler, sendo o único capaz de gerar sinais de vídeo RGB e saída S-video, dando maior nitidez a imagem. Além disso, era possível criar demos dos jogos, adicionando legendas com uso do touchpad do console e voz com uso do microfone.

 Agora vamos falar dos controles. Em 1984, a Beam Gun ou Zapper simula os efeitos da tradicional pistola de luz. Em 1987, a Nintendo lançou o NES Advantage, que simula um controle de Arcade e traz opções de turbo. No mesmo ano, a Bandai lança o controle Mega, com uma série de funções, como contador, travar botão, memorizar passwords e até um jogo secreto em sua tela de LCD. Em 1989, a Acclaim lança o Remote Controller sem fio. Vários outros controles simples foram lançados como o Super Controller para encaixar o controle comum, o Arkanoid Controller que vinha com paddle, o Turbo Touch 360, que substitui o D-pad para um controle de toque, o Quickshot Joyball que vinha com uma trackball e o NES Max, que trazia um pegador ergonômico.

 De periféricos auxiliares temos o Famicom Data Recorder de 1984, que permitia gravar fases e músicas de jogos alguns simples em fita cassete. Em 1986, a Nintendo introduz o Disk System em substituição aos cartuchos para armazenar jogos em disquetes. No mesmo ano, a ASCII lança o Turbo File para gravar saves de seus jogos. Em 1988, ainda no Japão, temos o Network System, que dava ao Famicom a possibilidade de acessar a internet por meio do cabo telefônico para receber dicas, piadas e pequenos conteúdos para download. Nos EUA, em 1989, temos o NES Satellite, um adaptador sem fio para 4 jogadores. A versão com fio chega no ano seguinte, o Four Score. Em 1990, o Game Genie da Codemasters permitia introduzir códigos de trapaças nos jogos enquanto o HES Unidaptor enganava o 10NES chip para permitir jogos piratas e contornar a trava de região.

 De controles curiosos temos o R.O.B. de 1985, um robô de plástico para operar o segundo controle de forma bem limitada. O tapete Power Pad de 1986 permitia jogar qualquer jogo com os pés. Em 1987, temos o óculos 3D System, que era capaz de criar visão 3D de alguns jogos compatíveis e o Karaoke Studio, que vinha com microfone para uso de 2 jogos de karaokê. Em 1989, temos a Super Chair, uma cadeira de ferro com botões de ação nos braços, a Power Glove, que permitia controlar qualquer jogo usando apenas gestos, semelhante ao U-Force, lançado no mesmo ano e parecia um laptop. Em 1990, o Miracle Piano Teaching System permitia gravar músicas em formato MIDI e por fim, em 1991, o headset LaserScope funcionava como a Zapper, mas o jogador gritava “fire” para disparar.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

46
  • Micro picture
    leandro · 27 days ago · 2 pontos

    Sera que a SNK pegou uma referência desse Nes Advantage pra desenvolver o controle do Neo Geo AES ? Pois tem uma semelhança no formato. E não sei onde eu li que teve uma versão do Nes, lançado na França, que tinha entrada RGB. Depois vou procurar informações sobre isso pra ver se é verdade

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 27 days ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 27 days ago · 2 pontos

    Quanta tranqueirada! Lembrei que tem alguns episódio de Angry Video Game Nerd só sobre acessórios, e é excelente.

    1 reply
  • Micro picture
    mastermune · 27 days ago · 2 pontos

    Quanta coiseraiada que ia nos consoles antigos né? hoje em dia qualquer porcariazinha aí cabe qualquer centena de jogo dentro D:

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...