2019-08-07 09:58:48 -0300 2019-08-07 09:58:48 -0300
historia_dos_games Denis Lisboa Dos Reis Featured

Os mais importantes portes dos anos 80

Single 3738251 featured image

Voltando para 1980, o porte de Space Invaders para o Atari 2600 foi o primeiro caso de licenciamento de um Arcade para um console doméstico da história e foi responsável por quadruplicar as vendas do aparelho. Ele também foi o primeiro cartucho a vender mais de 1 milhão de unidades. Pac-Man, mesmo saindo 2 anos depois do original e tendo uma qualidade questionável, foi o título que mais vendeu na plataforma, 7 milhões de cópias. A Atari foi a campeã de sua geração graças aos portes de seus próprios Arcades, como Asteroids de 1981, que vendeu 3,8 milhões de cópias e Missile Command, também de 1981, com 2,5 milhões. A concorrência começou a se mexer para licenciar títulos de renome dos Arcades para suas plataformas.

 A Coleco conseguiu a licença de títulos da Nintendo e adotou uma estratégia curiosa. Desenvolveu portes de qualidade de Donkey Kong e Zaxxon (da Sega) para seu Colecovision e nas concorrentes, portes de péssima qualidade. Ela não conseguiu vender mais consoles com isso, muito devido ao seu alto preço e não vendeu bem os jogos nas concorrentes. A empresa faliu em 1988. No Japão, em 1983, nascia a nova geração. Tanto o Famicom quanto o SG-1000 apostaram em portes de seu sucessos do Arcade, como Mario Bros. e Congo Bongo, mas com a chegada de Super Mario Bros., a Sega teve que apostar em outra plataforma 8-bit. Os títulos inovadores nos Arcades continuavam aparecendo e as adaptações ainda tinham grande relevância para todos.

 A plataforma Nintendo, sendo a mais vendida em todos os territórios, recebeu adaptações de alta qualidade de quase todas as empresas. Os maiores destaques vão para Contra e Double Dragon. O novo Master System da Sega também se destacava com seus portes, como After Burner e Wonder Boy in Monster Land. O PC Engine teve grande apoio de portes de Arcade, com R-Type e Street Fighter, usando o CD. O Mega Drive chega ao mercado com a proposta de trazer o Arcade para dentro de casa. O porte quase perfeito de Altered Beast saia junto com o console, que também teve destaque com Golden Axe, ambos saindo no mesmo ano do lançamento do Arcade.

 E não foi apenas os portes de Arcade que fazia sucesso nos consoles, pois os computadores também tiveram jogos de grande relevância para as plataformas domésticas. Títulos de ação rapidamente ganhavam portes para consoles, como Metal Gear para NES e California Games no Master System. Alguns conseguiam migrar dos computadores para os Arcades, como Choplifter e Lode Runner. Títulos de RPG como Ultima III: Exodus no NES de 1987 e Ys I & II para o PC Engine de 1989 demoravam mais para sair, bem como os adventures, como o Maniac Mansion para NES em 1989 e King’s Quest no Master System também em 1989. E claro, não podemos esquecer de Tetris, o jogo de computador que foi sucesso em todas as plataformas.

@andre_andricopoulos, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @joanan_van_dort, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @kb, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @rogerlopezx [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

47
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 16 days ago · 3 pontos

    Bem legal ver essa corrida em trazer bons consoles pra dentro de casa, ou seja, praticamente trazer o ARCADE pro conforto da sua casa.
    ...

    2 replies
  • Micro picture
    leandro · 16 days ago · 3 pontos

    A grande referência para os consoles, pelo menos ali ate os 16 bits, eram os arcades. Se não eram totalmente igual, mas, pelo menos que fossem próximo a isso.

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 16 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    darlanfagundes · 16 days ago · 2 pontos

    Muitos jogos excelentes! É uma pena que a cultura Arcade tenha caído em desuso... toda vez que vejo uma máquina em qualquer lugar fico com vontade de parar e jogar... e meu sonho de consumo é montar uma super máquina em meu quarto...

    1 reply
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 16 days ago · 2 pontos

    Tive a fita da versão brasileira do Pac-Man pro Atari, era o jogo mais jogado antes do SNES, fui conhecer bem depois quando o SNES foi pra manutenção e o Atari teve de sair da gaveta. Não conhecíamos o Pac-Man de arcade, então nunca percebemos nenhum problema nesse port.

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 13 days ago · 2 pontos

    Arcades poderosos, com games que eram severamente "demakezados" para irem para os consoles de mesa...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...