2015-05-21 05:50:46 -0300 2015-05-21 05:50:46 -0300
darleysantos676 Darley Santos

Ministro da Cultura defende investimento em setor de games!

Durante o XXVII Fórum Nacional: a hora e a vez do Brasil, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), que tinha como tema norteador a Economia da Cultura, o ministro da Cultura, o Sr. Juca Ferreira, falou sobre a importância do setor cultural como gerador de riquezas para uma nação, salientando a relevância da indústria de videogames na diversificação da economia.

Isso lembra uma coisa: qualquer política que seja ganha importância quando se envolve o bolso! Isto é, quando se envolve $$$ qualquer preconceito com videogames ou desvalorização cultural se dissipa!!!

hehehehe!

O ministro afirmou ainda que se trata de "uma cadeia de produção que fatura mais que o cinema e que obtém o dobro do lucro que a música", citando também dados divulgados pela ONU que indicam que a economia de cultura já representa 7% do PIB mundial!!!

O Sr. Ferreira fez menção ao projeto Cidade Multimídia, em Montreal, no Canadá, enquanto exemplo bem-sucedido de política na área de videogames (tornando-se referência), que fez com que o país ocupe hoje o terceiro lugar desse tipo de indústria no mundo, sendo superado somente pelo Japão e Estados Unidos.

O ministro levantou ainda a problemática dessa indústria no Brasil, citando os dados de que a produção cultural brasileira representa apenas 2,84% do PIB do país. O Brasil estaria atrasado em relação aos demais países, pois não estaria preparado para competir nesse mercado que está em indubitável expansão.

Ainda como parte dessa problemática, afirma que existe a falta de uma devida compreensão do conceito de economia criativa, não se sabendo delimitar onde começa e termina o processo criativo de determinada atividade econômica, o que por sua vez dificultaria a elaboração de estratégias para o setor no país...

Fontes:

http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/ass...

http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2015/05/2...

33
  • Micro picture
    artoriasblack · over 4 years ago · 3 pontos

    mas ainda vão taxar games como "jogos de azar"?

  • Micro picture
    netosensei · over 4 years ago · 2 pontos

    \o/ Opa! Estou vendo uma luz no fim do túnel!

Keep reading → Collapse ←
Loading...