2015-06-04 17:19:19 -0300 2015-06-04 17:19:19 -0300
danthrash Danilo

Jogos de terror e suas transformações

Single 3082474 featured image

Eu sempre fui um amante de filmes e jogos de terror, lembro de noites depois de assistir Brinquedo Assassino o medo era tão grande a ponto de se enrolar no  cobertor e não sair até amanhecer. Inacreditável como o medo é tão real quando se é criança e com este artigo vou tentar mostrar como os jogos de terror estão recriando este medo.

Começamos com este clássico do Atari Halloween que no Brasil ficou conhecido como Sexta-feira 13.

O jogo foi lançado em 1983.

Halloween foi um jogo baseado no filme de mesmo nome, vemos que a produtora fez uma abordagem nova para época colocando uma personagem feminina e crianças que deveriam ser salvas antes que o assassino as matassem.

Outro destaque foi a trilha sonora que foi totalmente retirada do filme e introduziram umas luzes que piscavam toda vez que o assassino estivesse perto. A personagem podia também se defender com um machado.

Este outro jogo que foi considerado o Pai do Terror nos games, foi lançado em 1992 originalmente para PC e depois foi lançado um reboot do jogo em 1997 que é este da foto.

Foi um marco devido a colocar um personagem que já tinha conhecimento no desconhecido e sim mostrar uma mansão com segredos e inimigos que deveriam ser derrotados com armas tipo as do Winchester.

Percebemos que diferente do jogo Halloween não temos o mal em carne e sim sobrenatural tudo isso sem contar a mansão que não permite o personagem sair dela, junto a tudo isso ainda temos sacrifício humano e rituais de ressurreição.

O jogo explora o medo do escuro um medo comum porque todos temos principalmente quando não se conhece o lugar.

Voltamos com o sexo frágil neste jogo lançado em 1995 para o Super Nintendo chamado Clock Tower.

Este jogo volta com tudo que os outros jogos tiveram e ainda mais pesado, temos uma mansão, um psicopata e assassinatos.

Um jogo com uma temática bem pesada mostrando uma personagem feminina de apenas 14 anos de idade que morava em um orfanato junto com suas 3 amigas, que por sorte ou azar foi adotadas por um casal que morava em uma mansão.

Neste jogo não temos nada para se defender ao contrário dos outros citados, a única escolha é se esconder do Scissorman para não ser morto.

O jogo conta com um terror psicológico baseado que a qualquer instante você pode ser uma vítima do Assassino da tesoura gigante.


E que vem o divisor de águas Resident Evil lançado em 1996.

A transformação que vemos neste título é que tudo referente aos outros jogos foi intensificada, como a mansão com segredos, armadilhas e zumbis.

Isto sem contar os dois protagonistas do jogo Chris e Jill, algo inédito até então dois pontos de vista diferentes com encontros aleatórios.

Resident Evil é um jogo onde o medo vêm da falta de conhecimento dos protagonistas e o medo de se tornar um zumbi, desta vez não estamos a mercê dos nossos medos sendo assim quer dizer podemos matar.

Então galera queria mostrar como os jogos foi mudando a cada geração. Estes foram jogos que eu joguei se puderem colocar os jogos que vocês jogaram seria legal.

Irei fazer mais 2 artigos mostrando depois de Resident Evil.

13
  • Micro picture
    mastershadow · almost 5 years ago · 2 pontos

    Muito bom texto, compartilhado na @retroninjas!

    1 reply
  • Micro picture
    onai_onai · almost 5 years ago · 1 ponto

    Quando eu era criança vi esse Halloween pra vender. Na minha mente infantil achava que o jogo era semelhante ao filme. Hehehe...
    Conheci Resident Evil na época do lançamento, foi o segundo jogo de Playstation que joguei na vida, até então não conhecia nenhum jogo de terror. Alone in the Dark conheci bem depois e achei razoável...

    1 reply
  • Micro picture
    riki_samejima · almost 5 years ago · 1 ponto

    Peguei ontem a coletânea dos 4 games de Alone in the dark no GOG :D

    6 replies
  • Micro picture
    mastershadow · almost 5 years ago · 1 ponto

    E realmente o final canônico é o que ele se suicida, parece q foi confirmado no Book Of memories, uma espécie de bíblia da série feita pela Konami.

    Tanto que no Silent Hill 4, no apartamento que pertenceu ao Pai do James, tem um quadro do lago toluca, e é dito pelo pai do James que seu filho saiu para Silent Hill e nunca mais voltou...

Keep reading → Collapse ←
Loading...